Recibos Verdes: Se não atingir os 9 156 euros não paga IRS

12 Comentários

Se trabalhar a recibos verdes então fique a saber que há novidades já para 2019. A nova alteração vai chegar a 54 000 trabalhadores que trabalham com recibos verdes e que recebem cerca de 642 euros por mês, o equivale a 9.156 € por ano.

Se está enquadrado nestes números, fique a saber que estará isento do pagamento de IRS.


De acordo com o DN, o indexante de apoios sociais deverá aumentar cerca de sete euros em janeiro e com ele sobe também o mínimo de existência, que passará dos atuais 9006,9 euros para 9156 euros. Mas antes de os contribuintes com rendimentos mais baixos sentirem o impacto desta nova atualização, cerca de 57 mil recibos verdes vão beneficiar do facto de, pela primeira vez, estarem abrangidos por este mínimo de rendimento livre de impostos. O efeito desta medida chegará na primavera, com a entrega da declaração anual do IRS, e para muitos significa não pagar qualquer imposto.

Segundo o jornal, em termos práticos, isto significa que quem ganha até nove mil euros por ano (ou cerca de 642 euros por mês) fica isento de IRS, o que até agora não acontecia. Estão nesta situação cerca de 54 mil agregados, a que se juntam mais três mil cujo rendimento se situa numa “zona de fronteira” do limite do mínimo de existência e que irão pagar menos imposto.

A sobretaxa acabou em 2017, mas a verdade é que os trabalhadores a recibos verdes só vão sentir efeito em 2019 mais concretamente na primavera, aquando da entrega da declaração anual do IRS.

Simulações realizadas pela Deloitte mostram que quem ganha 1500 euros por mês ainda teve de pagar 57 euros de sobretaxa em 2018 e que os agregados que contam com três mil euros mensais a recibos verdes pagaram 336 euros. O que significa que em 2019 terão um reembolso reforçado face ao deste ano.

Leia também…

Trabalha a Recibos Verdes? Já pode simular quanto vai descontar

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel dinis
    miguel dinis

    estas informações são engraçadas, mas atenção o orçamento de estado ainda está em discussão, e até isto ser aprovado e ratificado, muita tinta irá correr, pelo que pode-se estar a dar informações incorretas só porque um jornal decidiu fazer esse artigo….

    1. Avatar de Ismael Guimarães
      Ismael Guimarães

      Isto já foi aprovado em 2018. Não é do OE de 2019.

      Aprenda sobre política, economia e fiscalidade um pouco mais antes de dizer asneiras!!

      1. Avatar de miguel
        miguel

        De acordo com o DN, o indexante de apoios sociais deverá aumentar cerca de sete euros em janeiro e com ele sobe também o mínimo de existência, que passará dos atuais 9006,9 euros para 9156 euros.
        caso não saiba ler… deverá é algo que poderá ou não acontecer.
        obrigado mas não preciso de aprender muito mais, afinal o mestrado em auditoria e especialização em fiscalidade chegam… mas o sr é que deve ser o rei da politica, se calhar e daqueles que nunca trabalhou e vive da politica…

  2. Avatar de R
    R

    E entretanto há quem vá ser obrigado a criar empresa por não saberem legislar.

    1. Avatar de Miguel Dinis
      Miguel Dinis

      Ninguém é obrigado a criar empresa… Pode é não compensar estar no regime de independentes…

      1. Avatar de R
        R

        Indirectamente já é e vai piorar.
        Quando uma entidade patronal tem de pagar à SS uma taxa porque o trabalhador independente (verdadeiro) factura mais de 80% na empresa (vai piorar e agora também de 50-80%), quem lhe parece que vai sofrer? Para continuar a prestar serviços, obrigam a pessoa a constituir empresa.
        Depois as estatísticas melhoram e há cada vez menos recibos verdes… hipócritas.

        Conheço vários casos em que isso já aconteceu – um técnico de radiologia por exemplo

    2. Avatar de Ismael Guimarães
      Ismael Guimarães

      Sim. Acho muito bem. Só favorece a pessoa pois evita que, futuramente, perante uma dívida responda com o seu património pessoal e familiar.

  3. Avatar de Louro
    Louro

    Querem ver que afinal de contas Portugal está a abrir os olhos e a quantidade absurda de impostos que se paga nesse jardim a beira mar plantado vai baixar para os mesmos niveis dos restantes paises europeus?

    Oh espera… se ganhares abaixo de 642Euros/Mes nao vais pagar IRS… ui…que fartura…

    No entanto ganhas uma miséria,
    Pagas combustiveis a precos altissimos,
    Pagas Eletrecidade e gás acima da média,
    Pagas saúde,
    Pagas educacao,
    Pagas portagens para te deslocares,
    Pagas IVA altissimo,

    Epah Brutal Portugal…

    1. Avatar de R
      R

      Olhe que deve estar enganado. Não se passa nada… tudo sossegado… não se vê nada nas notícias…

      1. Avatar de Fabiano Araujo
        Fabiano Araujo

        hahahahah se mude para o Brasil que tu vai ver o que é Imposto de verdade hahah

  4. Avatar de Philleas
    Philleas

    Já cheira a eleições ….

    1. Avatar de BC
      BC

      Sabes que os OE acontecem todos os anos, certo…?