Realizada a primeira chamada holográfica 5G em Portugal

39 Comentários

A Vodafone e a TVI realizaram a primeira transmissão holográfica 5G em tempo real, um marco inédito no nosso País.

O momento pioneiro na televisão nacional aconteceu durante a emissão em direto do ‘Jornal das 8’, quando o pivô José Alberto Carvalho foi teletransportado do estúdio da TVI através da rede 5G da Vodafone para o recinto do festival Vodafone Paredes de Coura, a mais de 400 km da estação de Queluz.

Realizada a primeira chamada holográfica 5G em Portugal


Para a concretização desta operação, a Vodafone contou com 100MHz de espectro temporário na faixa dos 3,6GHz cedido pela ANACOM e com a tecnologia de ponta da Ericsson, parceiro estratégico da Vodafone Portugal para o desenvolvimento do 5G.

Para o efeito foi utilizado equipamento Ericsson AIR 6488 5G, em cima do reforço habitual de capacidade da rede móvel 4G no recinto, que este ano duplicou em comparação com o ano passado.

Realizada a primeira chamada holográfica 5G em Portugal

No estúdio da TVI, a imagem do pivô foi captada em alta definição a 60 frames por segundo e transmitida através da rede móvel 5G da Vodafone para o estúdio em Paredes de Coura. A imagem foi depois descodificada em 3D para um projetor holográfico e transmitida em direto e de volta para Queluz, para que José Alberto Carvalho conseguisse ver o que se passava no recinto do festival e conduzisse, sem qualquer interrupção de comunicação, o ‘Jornal das 8’.

Veja o vídeo…

https://www.youtube.com/watch?v=zpTJSndS6gA

Para garantir a eficácia desta chamada holográfica, a resposta da rede da Vodafone foi inferior a dez milissegundos, uma latência que garante uma fluidez de comunicação sem pausas.

Leia também…

5G já chegou a Lisboa! Vodafone Portugal colocou primeira antena

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Holo
    Holo

    O que é um projector holografico?

    1. Avatar de AV-Pack.com
      AV-Pack.com

      Boas, Esta história do “holográfico” já existe há mais de 10 anos e é apenas uma imágem projectada no chão e reflectida por uma película a 45° tal baseada no princípio do periscópio como podem ver nesta explicação https://www.youtube.com/watch?v=pSICZ_7hpho. Existe uma banda chamada Gorilazz que já utiliza esta “tecnologia” há mais de 10 anos. A GRANDE diferença é que os conteudos projectados estavam gravados e neste evento a imagem estava em tempo real.

      1. Avatar de Luis Carlos
        Luis Carlos

        “tecnologia” já tem quase 200 anos. Antes fazia-se com um projetor de luz, vidro e pessoas reais

  2. Avatar de Radamel
    Radamel

    pena ter sido com o pedro “porco” pinto

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Não foi com esse.A esse eu também tenho-lhe um pó do caraças por causa disso que o “Radamel” falou,da história do “porco”.Foi com o José Alberto Carvalho e o José Carlos Araújo.Este artigo diz tudo—»(https://insider.dn.pt/inovacao/vodafone-chamada-holografica-5g/).

      1. Avatar de Radamel
        Radamel

        Tem toda a razão. My bad.

  3. Avatar de nuno
    nuno

    Parabéns Vodafone
    Parabéns Ericsson AIR 6488 5G
    Parabéns Europa
    Somos capazes de investir em nós próprios.

    1. Avatar de Priscila Dória
      Priscila Dória

      Eu posso trocar o meu por esse mais novo!

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Que montagem tão mal feita.

    1. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      Que montagem? Vai pesquisar antes de dizer asneira

    2. Avatar de Paulo L
      Paulo L

      Não foi montagem, mas fica algo por explicar, fiquei com a ideia que havia “fumo e espelhos”, não literalmente, mas talvez não seja tão real para os dois lados como quiseram fazer parecer.
      Acho que houve muito ensaio, ficou por mostrar o que se via no estúdio da TVI mas parece que o José Alberto não via o palco como tentou passar a idea. Ele não focava o olhar nos indivíduos no palco, ele esticou a mão para dar o hi five mas não se mexeu e ficou à espera que do outro lado dissesse a palavra chave, até lá ficou feito parvo com a mão no ar.
      Para finalizar, estavam os três com muito cuidado às marcações posicionais.

      Sem tirar o mérito do impressionante e realista e que foi no palco, acho que no estúdio não foi a mesma coisa como quiseram dar a entender.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        tens razão. “smoke and mirrors”

        Eu já trabalhei com esta tecnologia há uns 4 anos – continua a ser baseado em imagens 2D e projeções 2D, eles no estúdio não viram nada além da transmissão em directo que estavam a fazer.

        http://www.musion3d.co.uk/

        A parte significativa é a transmissão em tempo real do conteúdo a ser projectado, por 5G.

        1. Avatar de Holo
          Holo

          Joao, podemos trocar contactos e falar sobre esta tecnologia?
          Tenho interesse em investigação científica nessa área.

          Aqui a malta do “blog” fala em projector holografico como as canais de televisão falam do que não sabem.

    3. Avatar de Filipe Rafael
      Filipe Rafael

      Montagem?, isto chama-se evolução! Muito boa a chamada holográfica

    4. Avatar de Luciano
      Luciano

      Sabio é aquele que nao diz nada

  5. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    A tecnologia avança.
    A moral do é que estagnou um pouco.

    Mas agora falando disto é um passo à frente

  6. Avatar de ENDER FERMIN AREVALO AREVALO
    ENDER FERMIN AREVALO AREVALO

    5G a destruçao da saude humana mais de 3000GHz es altamente forte para organismo humano

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Portanto a luz visível (aquela que nós vemos naturalmente) de 400000 a 700000 GHz também é “altamente forte” para o organismo humano? :facepalm:

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Se ficar durante um período extenso não ficará muito saudável.
        Todavia não seria isso que estaria em causa mas os efeitos adversos de longo prazo.
        Sendo totalmente a favor da evolução tecnológica, não acho que seja correcto introduzir uma tecnologia na qual nem os informados sabem se é prejudicial porque é preciso efetuar estudos.
        Há que notar que as entidades que investem no 5G tão se borrifando e só querem saber das margens de lucro.

  7. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Já viram isto—»(https://www.meo.pt/pacotes/fibra/gaming?utm_source=facebook&utm_medium=promotedpost&utm_content=eng&utm_campaign=meo-pacotes-gaming-2019&fbclid=IwAR0HSW7BBMho5MeFo3NmqApSEKMGJZ03oNJcrBlPwRoI1gy6juupNjdpOvA) ?? Os novos pacotes da MEO ?? Aquele pacote M3(TV+NET+VOZ),está mesmo a chamar por mim(50,99€ mês). 1Gb em download e 400 Mb em upload+150 canais com MEOBox inluída+telefone fixo com chamadas nacionais e para 50 destinos internacionais.E MAIS—»com oferta de 1 Mochila e 1 Headset gaming.Se quando chegar a Maio/Junho do próximo ano a minha operadora,a Vodafone,não tiver as condições ao nível da velocidade da Internet que a MEO aqui oferece já tenho para onde me mudar.Para já tenho 1 Gb em download mas só 200 Mb em upload.Se a Vodafone não se mexe e não iguala estas velocidades não sei não…

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Já agora,esqueci-me de referir que são os novos Pacotes Fibra Gaming Edition da MEO,virados mais para quem anda no mundo do gaming,YouTubers,etc. O que é que vocês acham sobre estes novos pacotes,já agora ??

      1. Avatar de Radamel
        Radamel

        Aqui já acho que estás a fazer publicidade à concorrencia, desnecessaria neste artigo.

      2. Avatar de Mario
        Mario

        Oh hefesto, bluebeast etc. podes mudar de nick mas o nível dos comentários e sempre o mesmo…inutil. Vai fazer publicidade para outro lado pá

  8. Avatar de Vitor Afonso
    Vitor Afonso

    Isto é tudo muito lindo e tal, contudo ainda há zonas onde mal se apanha rede e a velocidade 4G não vai além dos 5 megas….

    1. Avatar de Eddy Parera
      Eddy Parera

      Ainda não entendeu mas eu explico. A rede 5g vai transformar a rede 3g e 4g obsolotas… Enquanto que a banda larga do 4g são apenas entre os 400Mb e os 800Mb de velocidade (isto antes da divisão pelos equipamentos).
      O 5g permite bandas largas com várias dezenas de Gb o que elimina esse problema de rede com baixa velocidade.
      Ping ainda mais baixo que na fibra.
      E por último, vai ser necessário menos antenas para fornecer mais 5g do que a quantidade de 4g

      Ainda pouco do potencial do 5g se viu… Durante 2020 vai perceber que é muitissimo superior que o 4g

  9. Avatar de Guilherme Lino
    Guilherme Lino

    5G fartam-se de investir dinheiro e não têm nada para mostrar, depois andam a mostrar hologramas e drones que não precisam de 5G para nada.

  10. Avatar de Paulo Alexandre
    Paulo Alexandre

    Exatamente, desde quando é preciso o 5G para isto? Enfim, ainda fazem publicidade a isto.

    1. Avatar de José Trigo
      José Trigo

      5G é precisa devido à baixa latência… Se fosse 4G eram mais de 100ms de latencia. Secalhar no futuro vão existir pacotes sem router visto que a net 5G vai ter uma boa latencia para se jogar casualmente. Claro que por cabo Ethernet é sempre melhor.

  11. Avatar de Rui Santos
    Rui Santos

    Está brutal, então estar em 480p no canal da TVI é do outro mundo.

  12. Avatar de Tim
    Tim

    5G oara as comunicacoes, muito bem.
    Mas o que me desperta mais curiosidade é que aparelho foi usado para projectar a imagem do Alberto em palco? A imagem dele era 3D?

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Sim claro, caso contrário seria impossível o hi5. Ele só via o que a transmissão em directo mostrava, um holograma não consegue ver as pessoas do outro lado

      1. Avatar de Tim
        Tim

        Não quewtionei isso.
        Questionei qual o apareho qhe usaram para mostrar a inagem dele ali. E se a imagem era projectada em 3D no chao, ou em 2D num placar por tras dele.

  13. Avatar de Luis
    Luis

    Enfim nem 3g conseguem fornecer aos clientes qto mais… viva Vodafone

    1. Avatar de Eddy Parera
      Eddy Parera

      Quer o 3g para quê? Mais Obsoleto que sei lá o que… O 3g é o ADSL das redes móveis…

  14. Avatar de Andre Santos
    Andre Santos

    Ninguém questiona a real utilidade do 5G nesta demo? Se havia mesmo 5G, qual o seu papel? E atenção, não há 5G entre a Lisboa e Paredes de Coura, quanto muito apenas neste último mas não faz sentido. Não havia qualquer terminal móvel na demo. Treta?

    1. Avatar de Anon
      Anon

      Treta sem qq duvida

  15. Avatar de Anon
    Anon

    A verdadeira ilusão é achar que isto foi feito através de 5G.