Já é conhecida a razão do apagão da operadora NOS

64 Comentários

Durante a manhã a operadora NOS registou um apagão ao nível do serviço de voz e internet móvel. Nas redes sociais foram muitos os clientes que começaram a reportar falhas da operadora. Além desse canal, o site downdetecor mostrava que algo não estava bem.

Através da página de ocorrências, a operadora confirmou os problemas ao nível da telefonia móvel e internet móvel. A razão para tal apagão já é conhecida.

Já é conhecida a razão do apagão da operadora NOS


Problema da NOS deveu-se a sistemas de processamento de tráfego…

A operadora já deu a conhecer o que originou tal apagão nos serviços de voz e internet móvel. Segundo a empresa houve “uma anomalia simultânea de dois sistemas de processamento de tráfego”. A empresa confirma que os seus serviços estão atualmente “integralmente repostos”.

A operadora liderada por Miguel Almeida referiu ainda que situações destas “têm uma probabilidade absolutamente ínfima, dados os múltiplos níveis de redundância: lógica, física e geográfica”.

Já é conhecida a razão do apagão da operadora NOS

“A NOS ativou de imediato os procedimentos de gestão de crise, juntamente com os parceiros tecnológicos, o que permitiu a rápida resolução da situação e a reposição gradual dos serviços”, referiu a operadora em comunicado.

Segundo dados, a operadora tem cerca de 4 milhões clientes ao nível dos telemóveis, 1,5 clientes de televisão, 1,6 milhões com telefone fixo e 1,1 milhões de clientes com Internet de banda larga fixa.

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Essa empresa é um fiasco

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Não esqueçao que a empresa Nos ou WTF e a Antiga Optimus até os cartões móveis são os mesmos a Zon utilizava os cartões e as antenas da Vodafone

    2. Avatar de Carlos Alberto fernandes da Cunha
      Carlos Alberto fernandes da Cunha

      Pedro leia q n foi só a nos e por acaso tenho e tou bastante contente…quem n tem problemas…

  2. Avatar de Sergio
    Sergio

    De manhã sem poder fazer chamadas, agora a noite já faço chamadas mas a minha Net Fibra:

    PING ms: 13
    DOWNLOAD Mbps: 2.56
    UPLOAD Mbps: 0.00

    Nem detecta o upload de tão lento …

    1. Avatar de José
      José

      A minha internet fibra da Vodafone também está em baixo

      1. Avatar de Just saying
        Just saying

        Não está. É apenas o servidor de dns. Use o da google ou outro que volta a funcionar 😉

        1. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          Confirmo que é apenas o servidor dns.
          No pc com dns alternativo funciona 100/100
          Na box android nada funciona 😛

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Se for uma zona partilhada pela nossa normal

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Isso quase de certeza que não é fibra, mas sim a famosa “fibra” (cabo) da nos

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        A NOS não tem fibra pelo que me disseram e tudo por cabo e comprovei isso agora que meti a NOS

        1. Avatar de Pedro Sousa
          Pedro Sousa

          Até podem usar pastilha elástica em vez de fibra…
          Desde que a velocidade seja a que pagamos, por mim está-se bem!

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Nunca será um serviço minimamente decente até ser fibra

        2. Avatar de George
          George

          A NOS partilha infraestruturas com a Vodafone!
          e mesmo antes disso também já tinha FTTH em maior parte dos sítios.

    1. Avatar de UserX
      UserX

      Não sei… Mas a desculpa deles… Nenhuma empresa destas tem a coragem de dizer que foi alvo de ataque, mas ainda hoje na TV referiram que mais de 30 instituições públicas foram atacadas nos últimos tempos…

      1. Avatar de Xico
        Xico

        Foram atacados e nao admitem. Fala-se disso! O mm aconteceu à Vodafone!
        Sao os 2..lixo!
        Saiam desses lixos!

        1. Avatar de José Carlos da Silva
          José Carlos da Silva

          São todos lixo. O melhor mesmo é não usar nenhuma e voltar aos pombos-correio.

          1. Avatar de Paulo L
            Paulo L

            Imagina, em vez de e-mails, poderíamos enviar e-pombos…

          2. Avatar de Marry
            Marry

            Então volte e não publique aqui mais nada….

          3. Avatar de OAK
            OAK

            Pombos Correio é o método mais eficaz nos dias de hoje para passar informação com segurança!

          4. Avatar de Carlos Alberto fernandes da Cunha
            Carlos Alberto fernandes da Cunha

            És o meu herói…deves ser um frustrado

        2. Avatar de scp
          scp

          Admitir… para quem fez o ataque ganhar mais força? Nestes casos não se deve dar tempo de antena.

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Se for uma zona partilhada pela Nos e Vodafonenossa normal Hover falhas há zonas que a fibra pertence a NOS e há outras que e da Vodafone e partilhadas entre eles por isso é que há falhas nos dois operadores

        3. Avatar de Pedro Silva
          Pedro Silva

          Tipo são atacados e por isso são lixo?

  3. Avatar de Onfire
    Onfire

    A minha namorada também estava com problemas na net.
    Alterem o DNS para 8.8.8.8 e 8.8.4.4
    O problema fica solucionado. Aliás até conseguem ver as páginas teoricamente bloqueadas pelos operadores.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Prefiro o adguard. Não ter de hramar com anúncios e ainda ter as páginas a abrir mais rápido como consequência é uma benção. Não falando ainda na poupança de dados móveis por não estar a carregar anuncios

    2. Avatar de Maike
      Maike

      Obrigado por lhe teres resolvido o problema, não estava a conseguir receber mensagens dela.

    3. Avatar de Carlos Costa
      Carlos Costa

      Recomenda antes DNSs que têm alguma privacidade e são mais rápidos: 1.1.1.1 e 1.0.0.1

  4. Avatar de Joao
    Joao

    Não me cheira que tenham dito realmente o que foi….

  5. Avatar de Pedro Figo
    Pedro Figo

    E como fazer isso? Onde? Obrigado

  6. Avatar de Daniela França
    Daniela França

    Já não é a primeira vez que isto acontece, pelo menos este ano já é a segunda vez… Da outra vez enviaram pedido de desculpa via SMS, desta vez nada… Nós é que ficamos lesados! Que falta de qualidade!

    1. Avatar de Sofia
      Sofia

      Desta vez recebi ainda disseram que,além dos meus 4 gigas ofereciam 2,gigas no mês de novembro

    2. Avatar de Susana Almeida
      Susana Almeida

      Bom dia, eu e várias pessoas que conheço recebemos um SMS com pedido de desculpa e oferta de 2 G NET.

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    Mas que grande “treta” a explicação dada e que falta de respeito pelos clientes…um verdadeiro insulto à inteligência e ao conhecimento. Quanto ao autor, optaria por não publicar…a publicar “no sense”
    Não acrescenta nada

  8. Avatar de RC
    RC

    Murphy strikes again!

  9. Avatar de Carlos Ervedoso
    Carlos Ervedoso

    Já para não falar da NET fixa que cada vez tem mais falhas e falta de sinal.

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      Foi exactamente por isso que deixei essa empresa ahahah
      É muito má.
      Já deixei há anos….a internet sempre a falhar…estou a ver que continua igual.

      1. Avatar de htr
        htr

        Eu leveio-os a tribunal ha mais de dois anos por algo recorrente e smelhante. Quebras constantes de serviço. Os operadores portugueses são uma nódoa mas a NOS ganha-os a todos em incompetêmcia, falta de serviço e mentiras

      2. Avatar de Carlos Alberto fernandes da Cunha
        Carlos Alberto fernandes da Cunha

        Deixaste? O q tás aqui a fazer?

  10. Avatar de HSa
    HSa

    Aos NOSenses peçam desconto na factura!!!!
    No mês passado na minha zona fiquei sem serviço das 2 da manha até ás 15:30 e foi-me descontado quase 5€ no valor do serviço.

  11. Avatar de M
    M

    Mentira que já estão restabelecidos, ainda estou sem internet (fazem 24h já).
    Má fé da empresa

  12. Avatar de Polo
    Polo

    Traffic shaping failed

  13. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    va lá, não disseram que foi a sra. da limpeza que desligou uma ficha……..

  14. Avatar de ze
    ze

    So nao ha apagao na publicdade da noz…., parece 1 disco riscado

  15. Avatar de André
    André

    A NOS dizer isto ou não dizer nada vai dar ao mesmo. Não adiantaram grande informação.

  16. Avatar de Renato Farinha
    Renato Farinha

    O serviço de comunicação de uma país n pede ir abaixo assim… Deveria haver um protocolo entre empresas, caso ocorra uma situação destas, automaticamente passaria para as antenas da concorrência Depois pagariam à concorrência o tempo de aluguer das torres.

    1. Avatar de rui
      rui

      e eventualmente até pode fazer, para quem paga mais 300 ou 400€ por mês para ter um SLA de 4 horas agora para quem tem o SLA de 2 ou 3 dias úteis de consumidor normal nem 1/3 do tempo esteve ser serviço

  17. Avatar de Victor Amorim
    Victor Amorim

    A dita explicação não me convence, visto que sempre tive e continuo a ter falhas constantes na Net. Se me falarem em falta de qualidade dos serviços, então já compreendo.

  18. Avatar de Jkim_Lopez
    Jkim_Lopez

    “probabilidade absolutamente ínfima” na Nos significa várias vezes ao ano.
    Só neste ano já foram 3 situações semelhantes.
    Enfim…

  19. Avatar de Paulo
    Paulo

    Se for uma zona partilhada pela Nos e Vodafonenossa normal Hover falhas há zonas que a fibra pertence a NOS e há outras que e da Vodafone e partilhadas entre eles por isso é que há falhas nos dois operadores

  20. Avatar de Paulo
    Paulo

    Se for uma zona partilhada pela Nos e Vodafonenossa normal Hover falhas há zonas que a fibra pertence a NOS e há outras que e da Vodafone e partilhadas entre eles por isso é que há falhas nos dois operadores

  21. Avatar de Francisco
    Francisco

    Só a Nos e a Vodafone? Também houve problemas com a Internet Móvel da Vodafone, ou será que a rede da Vodafone é a mesma da Nos?

  22. Avatar de Bento
    Bento

    Não consigo receber chamadas de voz

  23. Avatar de Patricia Miranda
    Patricia Miranda

    Eu sou cliente da NOS e ontem queria falar ou ligar para alguém e por causa da rede já tive que deixar passar até a rede móvel estivesse operacional!!!

  24. Avatar de Miguel
    Miguel

    Volto repetir a NOS não usa fibra garantidamente

  25. Avatar de Lídia
    Lídia

    A Vodafone teve o mesmo problema.

  26. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas pessoal, o problema é este… Para mim pode ser cheio…

  27. Avatar de João Santos
    João Santos

    A NOS teve ontem uma instabilidade da rede movel. Foram ativados de imediato os procedimentos que permitiram a reposicao total dos servicos. Lamentamos o sucedido e agradecemos a sua compreensao. Para agradecer a sua confianca a NOS oferece as chamadas e SMS este fim de semana. Saiba mais em nos.pt/vozsms

  28. Avatar de Pedro Sousa
    Pedro Sousa

    2 das 3 operadoras nacionais tem “avarias de software” nos 2 sistemas de gestão do raio que os parta…
    E o burro sou eu?
    O meu primo David Daniel orlando Silva não acredita nisto…

  29. Avatar de Fernan Ferreira
    Fernan Ferreira

    Reponham a antiga TDT que ficamos melhores servidos ,tenho parabólica da ZON e é uma me€#%.

  30. Avatar de Joianha
    Joianha

    Pensava que era 99% uptime mas tenho de ver no ‘downdetecor’

  31. Avatar de Jonithu
    Jonithu

    Da minha parte nada a dizer e sou cliente desta operadora há uns aninhos largos e satisfação total, quer nos serviços quer no apoio técnico ou outro. TOP