OE 2020: Portugal vai ter mais radares de velocidade

111 Comentários

Por estes dias o tema em debate são as novas medidas propostas para Orçamento de Estado para 2020 (OE)… onde se incluem, radares de velocidade! As novidades são muitas para as famílias portuguesas e, como é natural, não agradam a todos.

Além dos incentivos à compra de veículos verdes, o OE 2020 também destaca a segurança rodoviária. Portugal vai ter mais radares de velocidade para apanhar quem goste de acelerar muito!

OE 2020: Portugal vai ter mais radares de velocidade para apanhar os aceleras


O Governo vai aumentar a rede de Radares de Velocidade!  De acordo com o documento que foi entregue na passada segunda-feira no Parlamento…

Será reforçada a fiscalização das condições de segurança das infraestruturas e das infrações por velocidade, através da expansão da Rede Nacional de Fiscalização Automática de Velocidade

Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) automático

O Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) teve a sua estreia em julho de 2016 e desde essa altura que estão em funcionamento novos radares. Ao todo são 30 os radares móveis que poderão estar numa das 50 cabines que estão distribuídas por 26 estradas.

OE 2020: Portugal vai ter mais radares de velocidade para apanhar os aceleras

sistema SINCRO tem como objetivo a promoção do cumprimento dos limites de velocidade legalmente estabelecidos. Consequentemente, este sistema prevê o combate à prática de velocidades excessivas, através da fiscalização contínua e automática da velocidade de cada veículo em cada local de controlo. 

Ainda não se sabe quantos novos radares de velocidade serão instalados.

Segundo informações, o governo espera obter 87,2 milhões de euros, entre serviços integrado e fundos autónomos, resultante das multas e coimas por infração do código da estrada.

Relativamente ao alerta de radares, o Waze foi uma das primeiras plataformas a fazê-lo. Recentemente o Google Maps também anunciou tal funcionalidade. A Waze foi ganhando um bom número de utilizadores em solo luso, muito graças a esta característica específica, o alerta das zonas controladas habitualmente por radar. Destaca-se também o alerta de acidentes, bem como zonas de trânsito congestionado, entre outras.

Leia também…

Radares de velocidade já apanham quem vai ao telemóvel

Comentários

111

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Se os carros saissem de fabrica limitados é mais fácil.

    1. Avatar de bukowski
      bukowski

      limitados para que situações? auto-estrada? cidade? obras? ou o carro identifica as situações por si só…? custa assim tanto ter civismo e respeito pelas normas, quando se conduz? o ser humano está cada vez mais preguiçoso…

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Limitado à velocidade máxima do pais, por exemplo 120 em Portugal.
        Isto já é aplicado a camionetas de passageiros à muitos anos. (Vi com os meus olhos a funcionar)
        O povo portugues não sabe fazer rotundas quanto mais respeitar limites de velocidade, só vejo anormais na estrada.
        O limite por radar é uma treta, abrandar apena sno local, ponham o limitador no com a multa automatica que o pais fica rico em menos de um mês.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Se limitares todos os carros a 120 km/h, como é que as marcas vendiam carros?
          Andávamos todos de renault clio ou de twingo

          1. Avatar de eu mesmo
            eu mesmo

            O problema nem é esse, porque a qualidade de um BMW irá sempre ser diferente de um renault.

            A cena é que ás vezes por alguma emergencia qualquer se precisares de passar os 120, não passas…

          2. Avatar de Marco Oliveira
            Marco Oliveira

            O Intelligent speed assistance não é um limitador é um sistema que dá feedback (sonoro e/ou visual) quando passas o limite em determinada. O limite é determinado pela tua localização gps. Ou seja, podes passar dos 120h à vontade.

          3. Avatar de Joao
            Joao

            ” ISA (Intelligent Speed Assistence): limitador de velocidade automático que vai cruzar informações do GPS com dados locais da via em que o condutor está, o motorista será IMPEDIDO de exceder os limites de velocidade; “

        2. Avatar de xoninhas
          xoninhas

          …esqueceste do pormenor : “se o pessoal pagasse” …

    2. Avatar de Infinity
      Infinity

      Havia de ser bonito, ias a meio de um ultrapassagem e se precisasses de fazer a manobra o mais rapidamente possível já não dava.

      A única vantagem seria os carros descaracterizados da policia ou os carros com que os governantes andam as 200 Km/h já só davam 120 Km/h.

    3. Avatar de Alex
      Alex

      Limitado? Você é um cómico Meu caro, o que vem limitado, “deslimita-se”. Nada que preocupe. Barato, rápido e ainda dá para ir para uma esplanada esticar as pernas (se for no verão, claro).

    4. Avatar de nop90
      nop90

      LOL, cá temos a solução fácil.

      E que tal: educar, banir de vez escolas que aceitam subornos, examinadores incompetentes, fazer exames mais complicados? aumentar o número de aulas? inserir a componente “Psicologia” nas aulas? etc, etc, etc… Ah pois, se calhar metade nunca ia tirar a carta e essas medidas não dão dinheiro. Mas sim, o papá estado que limite os carros e varra o verdadeiro problema para baixo do tapete, espertos, xico-espertos em todo lado…

      1. Avatar de Andre
        Andre

        comentario interessante, mas sendo profissional de conduçao, camionista, internacional por sinal. Se tiver um azar de pingar fora da sanita, porque vou a 30 a mais, tou lixado da vida. Tenho aqui ao lado de casa a famosa Via Norte no Porto que o limite é 70, mas muito pessoal vai a 100 ou mais, eu ja fui apanhado a 100, porque eles simplesmente metem radares onde sinistralidade é zero.

        Eles simplesmente nao metem radares onde ha acidentes, mas sim onde há facilidade de apanhar infratores.

        Sabe o que faço a todas as multas (que foi esta) mas numa outra que possa vir aparecer. Meto no aviso de recepçao ou na carta “Desconhecido, mudou-se”

        Tudo devolvido ao remetente. Passado 2 anos prescreve

    5. Avatar de Louro
      Louro

      Ao invés de limitar os carros a determinadas velocidades, porque nao aumentar os valores de multas e acrescentar outras penanlizacoes.

      – Multas sem tecto máximo e correspondentes a uma percentagem do salário anual,
      – Menos pontos na carta a implicar seguros mais caros, pois claro que se apanhas multas há mais provabilidade de teres acidentes,
      – É apanhado a mais de uma determinada velocidade (por ex. 2 vezes o limite máximo do local), é retirar a carta, se voltar a fazer o mesmo é retirar a carta e nao a tira mais.

      Iam ver se os Portugueses nao andavam mais na linha e respeitavam mais os outros na estrada.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Tem que ir buscá-lo algum lugar……
    Xulos

    1. Avatar de fc
      fc

      Se não concorda com o código da estrada porque é que tirou a carta? Agora a única solução é fazer uma petição para a assembleia da republica alterar a lei e a velocidade ficar em consonância com o que deseja.

      1. Avatar de João
        João

        Convém saber porque em Portugal a velocidade está limitada a 120Km/h.
        Todos os pressupostos para os 120 Km/h já foram superados à décadas, como tal deveria ser limitada a uma velocidade superior, por ex: 140 ou 150Km/h.
        Neste caso é mesmo a caça à multa.
        Temos que ir buscar dinheiro seja onde for, desde que mexa, há dinheiro.
        É curioso observar Governos de esquerda gostarem tanto de dinheiro.

        1. Avatar de Louro
          Louro

          A velocidade máxima é determinada pela distancia que um carro demora até conseguir ser imobilizado em seguranca.
          Claro que há carros que conseguem fazer isso em metade do espaco defenido, mas vamos deixar os meninos andarem de clio a 200 quando aquilo a 120 já parece que se vai desfazer?

          Ainda por cima em Portugal onde os carros sao extremamente caros e os salários baixos?

  3. Avatar de Rodrigo Da Silva
    Rodrigo Da Silva

    acho bem! A velocidade mata. Ponto final

    1. Avatar de Tomás Pacheco Mendes dos Santos
      Tomás Pacheco Mendes dos Santos

      Há uma diferença entre prevenção e caça. A Velocidade deve ser controlada de forma preventiva, da forma que consciencializa e que faz com que as pessoas andem mais devagar. Todos sabemos que os radares são o oposto disso, servem simplesmente para faturar. Não é por acaso que a maioria deles está no final de descidas, entre as quais algumas há carros que nem em cruise control conseguem manter a velocidade. Este é um estado que persegue para encher os cofres e isso está totalmente errado. É repugnante e de terceiro mundo! O interesse por cá não é que as pessoas andem mais devagar. É que sejam mais apanhadas.
      Sim radares não reduzem sinistralidade nenhuma, é só uma desculpa para echer os cofres e para dizerem que estão a fazer alguma coisa contra a sinistralidade, mas não estão de todo!

      1. Avatar de fc
        fc

        Qual é então a sua sugestão para a prevenção?
        Deixo a questão, se o objectivo do estado é a caça à multa como é que deixam prescrever tantas multas de transito?
        E ainda deixo uma prenda de natal, é aproveitar a acelerar porque o papa vem a portugal em 2022 e é prática dar indulto a esse tipo de infracções.

        1. Avatar de Carlos Correia
          Carlos Correia

          Na última visita papal não tive direito a indulto por infracção de excesso de velocidade (+11 Km/hora num limite de 100). Passados quase seis meses após a infracção, chegou a notificação e foram-se 2 pontos e 60€.

        2. Avatar de 3434
          3434

          Pôr mais polícia de trânsito na rua em vez de estarem a coçar os tomates no escritório.

        3. Avatar de Tomás Pacheco Mendes dos Santos
          Tomás Pacheco Mendes dos Santos

          A sugestão do 3434 é obviamente uma das coisas que devia de acontecer, mas muitas outras existem que devem, em conjunto ser implementadas.
          Por exemplo:
          – Polícia visivel nas autoestradas para fazer cumprir e dar apoio a possíveis problemas durante os percursos (Consigo fazer Lisboa Porto a 200 e abrandar apenas nos 4 radares pelo caminho, isto não deveria ser possível)
          – Anunciar operações stops e zonas de fiscalização (Tal como em espanha)
          – Deixar de meter radares moveis escondidos em descidas para evitar que a população os veja ainda mais como uma força opressora em vez de uma força de fiscalização e auxilio ao cidadão.
          – Podia ficar aqui o dia todo…

          1. Avatar de Louro
            Louro

            Em parte concordo e adiciono.

            Multas e consequencias muito mais graves para os infractores. 😉

            Assim as pessoas pensavam antes

          2. Avatar de Joao
            Joao

            E os ricos safam-se sempre

      2. Avatar de radamel
        radamel

        A verdade é mesmo essa. Os policias já saiem para a rua com os objetivos definidos: “X multas esta manhã”

        Apanhei uma multa por ir a 91 numa zona que tem uns 70 metros em que se tem de ir a 60kms/h. Antes dessa zona de 70 metros pode ir a 90 e depois também. Onde o policia se vai colocar a apanhar a velocidade? Na zona de 90, a ver se aparece algum em excesso? Claro que não. Vai fazer caça a multa no curto espaço em que se deve ir a 60.

        1. Avatar de fc
          fc

          Se o policia tivesse na zona de 90Km/h quando mesmo ao lado existe uma de 60Km/h era um convite às pessoas circularem sempre a 60Km/h. Se fosse num emprego qualquer esse empregado levava logo uma repreensão. Se não existe razão para estar lá o sinal de 60Km/h é tirar o mesmo, e é verdade que existem sítios onde os sinais não fazem sentido.

          1. Avatar de Tomás Pacheco Mendes dos Santos
            Tomás Pacheco Mendes dos Santos

            Das duas uma, ou nao conduzes ou tens um microcar concerteza. Eu tambem saio as 18h do trabalho, mas as vezes as 19, 20h o que seja, e as vezes tambem saio ás 17h45, é razao de despedimento tambem por essa logica. Tudo o que é regra tem de ter contenção. Se tens carta o código que estudaste diz que as regras devem ser cumpridas mas em primeiro liugar está a segurança e outras coisas. Se reduz de 90 para 60 num sitio dêm pelo menos tempo de um gajo tirar o pé e o carro chegar la, evitanto assim uma travagem brusca pondo em risco a viatura em circulação e as que vem atrás dela, não?

        2. Avatar de Vitolas
          Vitolas

          Ou seja és apanhado a mais 31km/h do que o permitido no local aproximadamente 35% a mais do que devias e pior,aparentemente sabes que existem vários limites no mesmo troço e num curto espaço e ainda consideras que é caça a multa.Se existem variantes de velocidade nesse local existe um motivo não é só porque sim.

          Espero que não te aconteça a ti o que aconteceu a um amigo meu que era tal como tu um dos tais que se a policia faz o seu trabalho quando as pessoas não cumpre largam logo o “caça a multa”,mudou logo o discurso quando infelizmente o filho foi atropelado e acabou por falecer por um anormal que ia a 80 numa zona de 50.

          1. Avatar de radamel
            radamel

            Expliquei abaixo. Não se trata sequer de uma estrada apta para peões. É o IC2 e tem duas faixas no mesmo sentido – sem passeio.

          2. Avatar de Louro
            Louro

            As pessoas só percebem com consequencias graves.

        3. Avatar de Joao
          Joao

          Voce passou mais 50% do que é permitido, o que esperava?
          Numa autoestrada voce anda a 240?

          1. Avatar de radamel
            radamel

            Não, nunca passo dos 130. Se medissem na autoestrada normal, nem me importava, mas normalmente aproveitam para medir nos pedaços em que fazem algumas obras e obrigam a abrandar. Claro, apanham as pessoas no processo de desacelaração.

          2. Avatar de eu mesmo
            eu mesmo

            Processo de desacelaração? Se o limite anterior era 90 como foste apanhado a 91?
            é que desacelaração significa o contrario! Ou seja passares de 90 para 60 e não de 60 para 90

          3. Avatar de Infinity
            Infinity

            50% a mais de 120 não são 240… mas sim 180!

          4. Avatar de Joao
            Joao

            50% * 240 = 120 = 100% da velocidade permitida.

          5. Avatar de Infinity
            Infinity

            @Joao,

            “Voce passou mais 50% do que é permitido” o permitido é 120, logo 120 * 1.5 = 180

          6. Avatar de Joao
            Joao

            Infinity, muito bem sabes ler. parabens.

          7. Avatar de Infinity
            Infinity

            @João,

            Pelos vistos matemática não é contigo.

          8. Avatar de Joao
            Joao

            Já te dei os parabens Infinity, pelos vistos ser impertinente é consigo….
            E pelo contrário, matematica é comigo, quer fazer analise de conhecimentos ou só a tabuada basica?

        4. Avatar de 3434
          3434

          Foi em Leiria? Já me aconteceu a mim lá no N1/IC2.

          1. Avatar de radamel
            radamel

            Foi mesmo. Para quem diz que eu ia a mais de 50% do que é permitido, volto a frizar que ia a 91 numa zona de 90 – com duas faixas no mesmo sentido. Passa para 60, durante uns 70 metros e depois de volta a 80 ou 90. Ninguém conhece os limites de uma estrada ate la passar. Quantas vezes vou em estradas (por exemplo no Alentejo) que não têm placas e nem consigo perceber qual o limite?

      3. Avatar de Fyh
        Fyh

        Concordo consigo.

      4. Avatar de dgfgfdg
        dgfgfdg

        Andam por aqui e por muitos lados ignorantes a defender um estado autoritário e repressivo em vez de um estado justo e razoável.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          e voce a chamar ignorante as pessoas não é nada autoritario e repressivo…

    2. Avatar de Leite Pão
      Leite Pão

      Nossa que inteligente, fumar mata e contínua a ser vendido!
      De que adianta subir o imposto sobre o tabaco?

      1. Avatar de Tomás Pacheco Mendes dos Santos
        Tomás Pacheco Mendes dos Santos

        adienta para encher os cofres

      2. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        podes nao acreditar mas o numero de fumadores tem vindo a decrescer de ano a ano..portanto o imposto esta a resultar.

    3. Avatar de xoninhas
      xoninhas

      Nada, mas nada mais errado. E por isso vamos continuar a discutir para sempre este problema, até porque isto interessa manter assim, pois é fonte de receita. Mas não é a velocidade que mata.

      1. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        nao ‘e a velocidade qua mata? ai sim?! Então ‘e o que? O carro? O muro que apareceu do nada?

        Se tiveres um acidente de carro a 20 km/h sairás vivo. Agora duplica ou triplica essa velocidade e veras o que acontece ao corpo humano.. ‘E com cada um!

        1. Avatar de xoninhas
          xoninhas

          Não consegues ver mais do que isso, pois não? Os que nos governam, fazem-no deliberadamente, já tu, devias pensar. E é por isso que vais continuar a ver cada vez mais radares por aí. O que mata é o comportamento humano perante a condução que pratica. O estado não quer gastar dinheiro em educação. Isso é caríssimo. Portanto, lancem-se campanhas com eficácia zero para a malta ficar contente e assim cobrar mais uns trocos. Por isso, a velocidade não mata. O teu comportamento é que é na tua desgraça.

          1. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            nao fazes sentido nenhum ou então nao queres perceber. A velocidade mata como referi em antes no meu exemplo de 20 km/h ou de 40 ou 60.

            Se todos fôssemos pessoas civilizadas andaríamos todos a conduzir com cuidado e com atenção. Se fossemos todos civilizados nao haveria necessidade de por radares em lado nenhum porque o povo civilizado andaria conforme a velocidade.

            Podem por um radar a cada km de estrada que eu nao me preocupo porque eu vou conforme a velocidade estipulada pela lei. Se sentes que os radares estão cada vez mais presentes ‘e porque fazes parte do problema.

            Ora explica-me como ‘e que o meu comportamento mata? Ou o comportamento do governo que tem de governar pessoas como tu que nao sao civilizadas?

          2. Avatar de xoninhas
            xoninhas

            Não faço sentido? Tu falas da velocidade e depois argumentas com “se todos fossem civilizados”. Então o que mata ? A velocidade ou o comportamento? Tens de refletir melhor sobre esse assunto. Revelas pensamento manipulado.

      2. Avatar de Joao
        Joao

        Não é a velocidade, são os otários que não a respeita.
        Quem não deve não teme…

        1. Avatar de xoninhas
          xoninhas

          O problema é comportamental. Excesso s de velocidade são consequências de mau comportamento.

        2. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          olha outro…ha bastantes videos no YouTube a demonstrar o que acontece ao corpo humano quando ha um acidente com diferentes velocidades. Esta mais do que evidente que A VELOCIDADE MATA!!!!

          1. Avatar de xoninhas
            xoninhas

            Estás errado. És vítima de manipulação. Não é a velocidade que mata. A velocidade que tu dizes que mata é a consequência de algo muito mais completo e essa sim a verdadeira causa da morte: comportamento

    4. Avatar de João
      João

      ” A velocidade mata. Ponto final”
      Brilhante… é melhor nem sairmos da cama, nunca saberei se á velocidade que me levanto. posso escorregar, bater com a cabeça no chão e morrer.
      Mais vale prevenir e ficar deitadinho.

      1. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        Sim ‘e melhor ficares deitado sem duvida.

  4. Avatar de Lesma Acelerada
    Lesma Acelerada

    Prevenção rodoviária aplicada da única forma que nós entendemos.
    Mas mesmo assim não cumprimos.
    Assim junta-se o útil ao desagradável.

  5. Avatar de Bruno
    Bruno

    Só à espera do típico comentário à notícia “sou contra, eu conduzo como quero”…

    1. Avatar de xoninhas
      xoninhas

      Não é “como quero”, mas não é assim que se resolve o problema. Até porque isto não pretende resolver o problema. A ideia de instalar os radares é exatamente essa: explorar ao máximo a clientela. É como abrir uma loja : #ali há clientes, vamos lá montar o negócio ! É a mesma coisa. Ninguem está interessa em acabar com os excessos de velocidade.

  6. Avatar de Tomás Pacheco Mendes dos Santos
    Tomás Pacheco Mendes dos Santos

    Alguem tem de pagar as contas dos chulos não é?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Quem é que vai pagar as contas deles?

  7. Avatar de LA
    LA

    Muito pior que o excesso de velocidade é enviar mensagens e jogar a conduzir. Mas para isso não há radares, nem fiscalização.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Atualização: os novos radares vão conter sistema de deteção de utilização de dispositivos moveis na condução. Já não há o que reclamar. vamos ser felizes.

      1. Avatar de xoninhas
        xoninhas

        Não vão nada. Confundes as noticias que lês.

          1. Avatar de xoninhas
            xoninhas

            E então? São esses radares que vão ser instalados???

          2. Avatar de Joao
            Joao

            Alguem disse que iam ser estes?
            ” Atualização: os novos radares vão con…”
            Diferente de:
            Atualização: Estes novos radares vão con…

          3. Avatar de xoninhas
            xoninhas

            Então vens para aqui mandar laranchas fora de contexto, é isso? Aqui fala-se da instalação de novos radares não das características destes.

          4. Avatar de Joao
            Joao

            Para além de ser limitado ainda és orgulhoso a querer ficar com a razão de uma limitação tua.
            Pronto não chores, aqui só se fala de radares sem caracteristicas.
            Vais longe…

          5. Avatar de xoninhas
            xoninhas

            Espera: tu despejas observações fora do contexto do artigo e da discussão e, pasme-se, eu é que estou aqui mal… E humildade, a quem a deves?

          6. Avatar de Joao
            Joao

            Fora do contexto? O tema não são radares ou eu confundi? Humildade? é o que não estás a ter, como já te disse ficas com a razão e não faças mais birra. Escusas de estar sempre a insistir no mesmo quando já te dei razão, estás a ser importuno e mal educado.

          7. Avatar de xoninhas
            xoninhas

            De certeza que estás a falar para um espelho. Tentas inverter a história, mas está tudo aqui escrito. Quem foi mal educado? Quem veio para aqui falar de assuntos fora do contexto? Quem veio dar informação desprovida de fundamento? Quem veio fazer insinuações? Quem não mostra humildade? Quem se defende com argumento fácil? Quem tentou desvirtuar a discussão com informação enganadora?

          8. Avatar de Joao
            Joao

            Como continuas a ser mal educado e nem foste capaz de responder à pergunta: ” O tema não são radares ou eu confundi? ” que desmistifica toda a tua treta nem mereces mais respostas.
            Adeus, que o proximo ano te torne mais adulto e aceites a opinião dos outros.
            (não respondo mais a este tópico.)

      2. Avatar de xoninhas
        xoninhas

        Queres a todo o custo inverter a ordem das coisas. O tema são radares sim, como sabes. Mas não são as características dos mesmos como de forma enganadora quiseste introduzir na discussão, pois não vão ser instalados em Portugal ( tema desta discussão) os radares que estão a ser testados no outro lado do mundo. Queres discutir com elevação, fa-lo. Queres ofender fa-lo. Queres me calar, nao conseguirás. A atitude é toda tua, pois desde o primeiro momento que mostras não ter capacidade para discutir um tema. A resposta á tua questão foi dada há muito tempo. Tu próprio a deste.

  8. Avatar de David
    David

    A velocidade máxima devia ser aumentada para pelo menos 150klmh nas autoestradas como já e em Itália a muitos anos. Os nosso limites de 120klmh são da época em que os carros pouco mais davam que os 120 e não tinha segurança nenhuma. Já evoluímos tanto a nível de segurava e potência que o normal era os valores de velocidade em ( Autoestrada) deveriam ser actualizados

    1. Avatar de radamel
      radamel

      Os carros deveriam ter chip e as velocidades máximas de cada carro deveria ser medida no centro de inspeção. Há carros que parece que se desmontam a 120 e outros que parece que vão devagar a essa velocidade.

    2. Avatar de Infinity
      Infinity

      Verdade,

      Na Alemanha há estradas sem limites de velocidade e há menos acidentes que em Portugal, é claro que não se podia aplicar a todas as auto-estradas

      Outro exemplo
      https://www.sabado.pt/vida/detalhe/140-kmh-austria-aumenta-limites-de-velocidade-para-diminuir-acidentes

      1. Avatar de radamel
        radamel

        Retirado do artigo:

        “Não há qualquer relação entre a velocidade em auto-estrada e os acidentes, como prova o facto de hoje a percentagem de acidentes ser a mesma na Alemanha (onde não há limite nas maior parte das vias) e na Áustria, onde a velocidade máxima está fixada nos 130 km/h”

      2. Avatar de xoninhas
        xoninhas

        Os alemães não tem o mesmo nível de civismo e educação que o tuga. Querias o quê ?

      3. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        Mas na Alemanha cerca de metade das autoestradas nao tem limite máximo mas tem limite de velocidade recomendada.
        Ora se tiveres um acidente e for provado que estavas a conduzir acima dessa velocidade recomendada o seguro do carro recusa-se a pagar qualquer coisa.

        1. Avatar de xoninhas
          xoninhas

          E porque é assim? Alemães com educação muito acima do tuga.

          1. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            acredita que so o seguro tivesse que pagar haveria mas mais acidentes nessas auto-estradas. Tem tudo a ver com o dinheiro

  9. Avatar de Toto
    Toto

    Eu compreendo estas regras afinal estamos a viver em comunidade. Tem que existir regras de segurança. Mas Poderiam também aumentar a velocidade nas autoestradas, afinal os carros de hoje em dia tem mais segurança. Ou então limitar a velocidade conforme as carateristicas/ano dos carros.

    1. Avatar de xoninhas
      xoninhas

      Podiam era investir sim em educação para o civismo e educação para a condução. Também não deveria ser permitido que a escola de condução fosse mais um negócio a coberto da lei e do qual muitos se aproveitam.

  10. Avatar de Silva
    Silva

    E baixar o preço das portagens nas SCUT’s não? É que é mais caro ir de Lisboa à Guarda do que apanhar um avião para qualquer cidade europeia.
    SCUT, que nome tão curioso para autoestrada sem custos para os utilizadores…

    1. Avatar de xoninhas
      xoninhas

      Paga quem lá anda. Não vejo mal nenhum no principio do utilizador- pagador.

  11. Avatar de King Banido
    King Banido

    Uma coisa é serem radares periodicos(caça a multa), a outra é serem radares fixos…
    Aprovo sem duvida os radares fixos, pois sem eles, de que forma se vai controlar a velocidade? Metemos “mil” carros da PSP de transito em patrulha?

    Sem radares, a malta tasse nas tintas pa velocidade(Cada um tem a sua responsabilidade, mas há doidos para tudo) em zonas ditas “perigosas” ou de muitos acidentes… É por isso que os radares estão na final de uma descida, numa curva, etc…

  12. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Se realmente fosse para “para apanhar quem goste de acelerar muito” seria bom, o problema é que normalmente é para apanhar uma distração ou alguém que não conhece o local e acaba apanhado numa das muitas ratoeiras das nossas estradas, porque é aí que costumam colocar os radares e não nos locais de maior sinistralidade.

  13. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Parece que as únicas contra ordenações na estrada são a velocidade. Podiam investir em mais ativos para atuar noutras regras tais como circular na faixa do meio, não respeitar a prioridade do peão nas passadeiras, utilização de telemóveis durante a circulação, etc. Mas como não existe formas automáticas de aplicar a multa já não interessa os outros casos

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    Muito fácil controlar a velocidade. Leitor de matricula a entrada da portagem e à saída e fazer os calculas e já sabem se passou dos 120km/h.
    O problema está em que as pessoas deixavam de andar nas auto-estradas, porque pela nacional ia ser mais rápido.

    1. Avatar de LUÍS COSTA
      LUÍS COSTA

      Nunca será linear, até porque podes parar na área de serviço, 10 minutos e depois “recuperar” a uma velocidade superior aos 120 km/h. A velocidade média até pode ser 120, mas teve ponta superior…

    2. Avatar de xoninhas
      xoninhas

      Já agora… Não queres mais nada ?

  15. Avatar de Tavares
    Tavares

    Não posso confirmar mas, só na zona de Neuchâtel (Suíça) as multas renderam à comuna, 80 milhões de francos!
    Por que raio acham que todos investem em radares?
    Boa receita, fraca contestação!
    Um dia destes, vou ser apanhado por distracção mas, até lá, a melhor forma de lutar contra isso, é andar minimamente dentro dos limites! É garanto-vos que eles (os radares) são às centenas e não param de crescer.
    Cumprimentos

  16. Avatar de Certissimo
    Certissimo

    O problema é km anda a 50 km/h na autoestrada. Devia haver multa pa km anda abaixo da velocidade minima

    1. Avatar de Joao
      Joao

      ya há, o limite minimo em autoestrada é de 50km/h

  17. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    As autoridades Preocupam-se muito com os Radares em querer passar as multas mas acabar com a Praga dos Iluminados que continuam achar que ultrapassar é pela a Direita (A5, A16, IC19, etc.) conta-se pelo os dedos ;), acabar com a Praga do condutor de fim de semana que acha que andar devagar é na faixa da Esquerda e do Meio 😉 resolvam essas situações pois para mim é a causa da maior parte dos acidentes do dia a dia.

    Radares para mim continuo afirmar 😉 em certos locais é simplesmente Caça à multa.

  18. Avatar de ASilva
    ASilva

    Conduz tudo acima da velocidade permitida e depois acham que os radares estão lá para caçar multas…..

    1. Avatar de xoninhas
      xoninhas

      E estão. Caça à multa é o desporto praticado pelas autoridades. O mercado é tão grande, que em alguns sítios põe-se máquinas. Não servem para mais nada. O objetivo é receita. E não te conto aqui mais coisas porque este não é o sítio adequado.

      1. Avatar de radamel
        radamel

        Conta que vale a pena alertar o povo.

  19. Avatar de JC
    JC

    Pela amostra dos comentários concluo, com satisfação, que a maioria cumpre escrupulosamente os limites de velocidade.

    Então, pergunto: quem são os gajos, mais do que as mães, que passam por mim a voar quando conduzo na autoestrada, em excesso de velocidade, a 130Km/h?

    1. Avatar de xoninhas
      xoninhas

      Excesso de velocidade: falso problema que ninguém está interessado em resolver.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Uma coisa nada tem a ver ocm outra. Sou condutor, sei perfeitamente que não cumpro os limites e mesmo assim sou defensor dos radares e sistemas que limitem os automoveis. Para minha segurança e da minha condução agreciva é uma forma de evitar magoar a mim e aos outros.

      1. Avatar de xoninhas
        xoninhas

        Isso nada tem a ver com velocidade. O que tu receias é o comportamento.

  20. Avatar de iscas
    iscas

    comprem veyrons e outros que andem a mais de 350 e os radares já não vos apanham!

  21. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Isto é daqueles assuntos que além de dar pano para mangas, ou neste caso, muitos paginas de comentarios, nunca ninguem assume a culpa de nada… mas a verdade seja dita… já se começa a ver pelas estradas fora, muita gente que se vê que já foi multada em excesso de velocidade… não é o andarem devagar… é andarem devagar em certas e determinadas estradas, certas e determinadas atitudes que têm… claro que existe sempre aquele chico esperto que ainda não foi multado…até um dia… e depois aprende… e conheço muita gente boa que só á segunda multa de excesso de velocidade, lhe caiu a ficha… pensem bem nisso!

    1. Avatar de xoninhas
      xoninhas

      São conclusões tuas, para mim sem qualquer base de credibilidade.