Questão Semanal: O novo Mac Pro da Apple é…

78 Comentários

Semanalmente colocamos uma questão sobre um tema pertinente, onde esperamos que os leitores colaborem, para que consigamos ter uma noção mais fiel do público que nos acompanha, mas também a opinião e tendências mais evidentes no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

A questão desta semana é: O novo Mac Pro da Apple é…



O novo Mac Pro da Apple é…

  • Um produto caro demais (80%)
  • Um produto que desafia o mercado (12%)
  • Um grande investimento (8%)

Total Votos: 3.793

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!

Partilhar:
Tags:

Comentários

78

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rrrrrr
    Rrrrrr

    É um produto específico, para um novo de mercado específico, super potente e configurável.
    Não é de todo para o consumidor comum.

    1. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      *para um nicho

    2. Avatar de TD
      TD

      Loooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooool.

    3. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      “Não é de todo para o consumidor comum.”—»Bastava ter dito esta última frase. 🙂

  2. Avatar de Ze
    Ze

    A opção correcta não está aí. É para um tipo de mercado altamente específico. Não é para o consumidor comum.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Subscrevo. E dentro daquilo que há para aquele tipo de utilizador, é sim, MUITO competitivo nível das características. Por favor, 12 vídeos 4K RAW com efeitos em tempo real… numa caixa do tamanho de um desktop.. 1.5TB de RAM… 128GB de memória gráfica e 28 núcleos, naquele tamanho é um desafio que muitos fabricantes ainda têm que andar para conseguir!

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        O problema é que os 6000$ não te dão nada disso, esse Mac que dizes deve estar mais próximo dos 30000$ que os 6000$.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Para o valor base, mais vale comprar o iMac pro

        2. Avatar de José Carlos da Silva
          José Carlos da Silva

          É estimado que ultrapasse os $45 mil

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Garantidamente que para qualquer uso que dês ao Mac Pro encontrarás uma marca ou loja que te vende ou monta um computador com especificações idênticas ou melhores e a muitíssimo melhor preço. A Apple neste momento já nem sequer tem o exclusivo no que toca a software de edição profissional (i.e. longe vai o tempo que o Avid Media Composer era Mac-only, por exemplo, resta somente o facto de ter o AVFoundation e só o Final Cut Pro tirar vantagem disso…), descurou esse nicho durante quase uma década, pelo que já nem a desculpa de ser MacOS e o software ser todo para esse SO existe.

        A ver vamos até que ponto a Apple consegue estancar a sangria que ela própria iniciou ao ignorar esse nicho de mercado durante tanto tempo.

      3. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Conheça as Workstations da Lenovo e da HP. Que estão nesse mesmo segmento e tem preços até similares.

  3. Avatar de João
    João

    É para quem n sabe o q fazer ao dinheiro!

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Disse tudo. 🙂

    2. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      ‘E para empresas que queiram investir. Como foi dito antes..Uma pessoa nao vai comprar esta maquina.

      1. Avatar de smfc
        smfc

        Que queiram investir ou perder dinheiro? Como foi dito antes, consegues os mesmos componentes para pc por quase metade do preço e os mesmos softwares em windows e desempenho a dobrar!

        1. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          desempenho a dobrar? muito inventes tu! nao ha nada mais estável do que um mac(linux) e as empresas pagam para ter essa estabilidade.

          1. Avatar de smfc
            smfc

            ESTÁVEL???????? deves estar a gozar!!! com transferências de 60GB essa treta bloqueia logo, há uns tempos, cheguei atrasado a um teste e só me sobrava um mac, posso dizer que aquilo em 2 horas perdi o trabalho 4 vezes!!!

          2. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            @smfc e la estas tu a bater na mesma tecla.

            Sim ESTAVEL!! eu nao me lembro da ultima vez que reiniciei o meu Mac por causa da lentidão..nem sequer o formatei uma única vez desde que comprei. Agora com o meu PC que teoricamente ‘e mais potente nao posso dizer o mesmo.

            Quando fores dono dum Mac e dum PC e utilizares os dois durante algum tempo – ai dou valor ‘a tua opinião. Ate la nao dizes nada de jeito.

          3. Avatar de smfc
            smfc

            ok, mas eu com a experiência que tenho com isso e com tudo o que leio e vejo nunca irei mudar de opinião, não é o iluminado fanboy tuga que me vai fazer mudar de opinião, basta fazeres uma busca no google ou youtube, aposto que nunca viste um unico video do linus ou louis rossman, não é só a minha opinião, onde trabalhei havia uns 5 macs parados por serem mais lentos que os pcs, e no curso de engenharia informática que estou a tirar, há uns 20 macs parados e o pessoal chega a estar aos pares nos pcs só para não irem para os macs… eu desde sempre que tive pcs e ainda nunca tive problemas, desde que saiu o windows 10 nunca travou uma única vez, nem nunca tive que reiniciar (excepto por minha causa, experiências desnecessárias com overclocks e programas criados por mim).

  4. Avatar de Gonçalo Correia
    Gonçalo Correia

    Nao é um artigo assim tao caro como isso se formos a ver o preço das peças uma a uma e a qualidade que a apple geralmente poe em cada artigo.
    Nao sou de todo um apple fan boy, tenho android e windows, ai um grande problema foi o design que escolheram para a caixa, ainda vai ai alguem com um queijinho tentar ralar 😀

    1. Avatar de ItsMeMickey
      ItsMeMickey

      Em termos da configuração de entry-level Só para o Mac so $6000 + VAT(iva) por
      8-core, 16 threads, 3.5GHz, 4.0GHz TB, 24.5MB cache.
      32GB ram com 4x8GB DIMMs ECC

      Storage
      The Mac Pro ships with flash storage. The entry-level model offers an 256GB SSD .

      Graphics options include the Radeon Pro 580X at the entry-level .

      Isto tudo por $6000 +VAT (iva) é um roubo.

      O preço dos componentes, maquina montada com hackintosh Não ultrapassa os 3000$ +VAT.

      Isto quer dizer que a malta que compra só a torre esta a pagar $3000 extra por R&D (Research and Design) no modelo base. O que é um tremendo roubo.

      Mas estamos a falar da mesma empresa que vai cobrar $1000 por um suporte de monitor em alumínio. Estes senhores vão vender um monitor de $5000 sem qualquer tipo de suporte.

      Aparentemente a Apple esta a tentar transformar-se no IKEA.

      E eu a julgar que tinha sido roubado pela Dell quando comprei um 2º suporte de monitor à DELL por 75€.

      Olha ir-se à BMW, eles apresentam-te um carro excelente por 9999€ mas o carro é-te entregue sem rodas e caso as queiras, estas são + 2999€ e + 1999 pelos pneus…
      Queria ver a vossa reacção! 😀

      Realmente a Apple arrebenta com a escala.

      Portanto a sua analise está errada.
      A maquina está cara.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        “Mas estamos a falar da mesma empresa que vai cobrar $1000 por um suporte de monitor em alumínio.”

        Ou que cobra 300 dolares pelo livro de 450 fotos dos produtos da Apple… “Design”… A mim é mais Hans Christian Andersen e a “Roupa nova do Rei”.

      2. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        Nao percebes mesmo nada do assunto.!! Estes equipamentos sao para profissionais..tipo aqueles que trabalham em Hollywood.

        Quem comprar este monitor ja terão os seus próprios suportes! Nem que o suporte da Apple custasse €100 ninguém compraria pq aqueles que vao comprar o monitor sao profissionais com o seu próprio sistema.

        Ora entre comprar um monitor equivalente a da Apple por €30 mil ou comprar este for €5 mil…a escolha ‘e fácil.

      3. Avatar de smfc
        smfc

        A maquina base custa 6000 e se comprar por fora custa pouco mais que 3000, contas feitas pelo linus https://youtu.be/PPiEpSMkzoo

    2. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Eu também tinha essa ideia até ver mais concretamente aquilo que virá com a versão base e realmente é muito caro para o produto que é, se o preço da versão base fosse à volta dos 4000$ aí até concordava contigo.

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      Queres uma lista da amazon com um pc que abafa completamente esse que em princípio vai custar 45 mil dólares por cerca de 16 mil? Se quiseres coloco-te aqui o link.

      E uma máquina com um processador de 8 cores, 32 gb de ram, um ssd(zito) de 256gb e uma radeon pro 580x nunca na vida custa 6000 dólares.

      Estamos em 2019. Acho que era altura de abrirem os olhos.

      1. Avatar de smfc
        smfc

        O linus ja fez um video, se comprares as peças por ti fica-te em 3160dolares mas sem a maçã que vale 2840 dolares
        https://youtu.be/PPiEpSMkzoo

      2. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        aqueles que irão comprar este Mac Pro nem sequer vai olhar para a versão base de $6000.

        Qualquer coisa me diz que esta versão base vai ser a que vende MENOS!

  5. Avatar de Bruno F.
    Bruno F.

    Eu diria que este post perde por falta de opções. As corretas não estão aí

    1. Avatar de eu
      eu

      +1.
      Por isso é que não votei.

  6. Avatar de Donaldo Trumpas
    Donaldo Trumpas

    O novo Mac Pro da Apple é… um ralador de queijo hi-tec !

  7. Avatar de sakura
    sakura

    Eu gosto da maquina mas o T2 ……. apple politica…. Xcode, ok. esta sim é PRO. e vale a pena $$$$ para estar no ecossistema apple.

  8. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    A versão base de 6000$ é muito caro, o processador foi anunciado 2 dias após a WWDC pela Intel e custa 750$, a Radeon Pro 580X custará menos de 500$, 32gb de RAM ECC custam menos de 300$ e 256gb SSD custa menos 100$, total e puxando valores para cima os componentes configuráveis valem 1650$, isto faz com que a motherboard, caixa, fonte de alimentação e refrigeração valham 4350$. Tendo em conta que uma board topo de gama da ASUS para os Xeon W custa 1700$ deixa 2650$, novamente exagerando e assumindo que a fonte de alimentação custe 450$ dá 2200$ para caixa e sistema de refrigeração, se alguém não considera isto caro é porque realmente não tem que se preocupar com dinheiro.

    E eu tenho perfeita noção que o Mac Pro foi pensado para profissionais, pessoas que gastarem 30K num PC e consideram um investimento aceitável, mas isso não invalida que tendo em conta as opções no mercado 6000$ pela versão base do Mac Pro é muito caro para a performance que oferece.

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      Exacto… Aí é que está o problema…
      A versão base está exagerada.

      A versão de topo não… Porque a Intel cobra 9 mil euros pela versão do processador com 28 núcleos…
      Quem compra um computador com esta capacidade não quer saber de mais 3 mil, 5 mil euros. A noção do dinheiro (porque têm muito….) é completamente diferente da nossa. É bem vistas as coisas, a Intel cobra quase dez mil euros por um processador……

      1. Avatar de smfc
        smfc

        7500 pelo processador, e na versão top a apple certamente não vai cobrar o mesmo em lucro que a versão base, será percentual, ora se na base o lucro é +-200% faz as contas para a versão top

  9. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Claro que isto não é para o consumidor comum, o caseiro…é para um nicho de mercado.
    E a questão tem que ser debatida aí… 6 mil euros por um processador de 8 núcleos é chulice.
    Mas…. Se virem o preço de um processador da Intel de 28 núcleos a ser vendido a 9 mil euros (e não é o preço da Apple) , e que o Mac de topo custará 30 mil euros… Com duas gráficas, memória RAM que não acaba, já será diferente…. Quem compra este computador não sente o dinheiro da mesma forma que nós.

    Só acho que pela versão base de seis mil euros, exageraram… Nos 3 mil e tal é que estaria bem…

    1. Avatar de smfc
      smfc

      Esses 30k era com o mesmo hardware num pc, num apple iria ficar nos 60k! O cpu 28 cores é ~7500 dolares, 9/10k é o mesmo cpu mas preço apple!!!

  10. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Não sei… Não faço parte do público alvo a quem se destina.

  11. Avatar de Costa
    Costa

    falta opção um barrete para os fanbois comprar

  12. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Questão Semanal: O novo Mac Pro da Apple é…”—»SÓ PARA RICOS !! Está tudo dito. 😀 😀 😀

    1. Avatar de smfc
      smfc

      nem isso, um rico monta uma estação de trabalho com muito menos € com o mesmo ‘material’, o linus já fez as contas e pelo menos na torre base tem dos 6k quase 3k de lucro!!!!!

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        O Linus que tem o canal no YouTube já fez um vídeo sobre este novo Mac Pro da Apple,”smfc” ?? É que eu tenho subscrito o canal dele e no meu e-mail ainda não me chegou essa notificação.Vou ter que ir lá por mim. 😐

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      O caro e o barato, ou o bom e o mau investimento não dependem do dinheiro que se tem, mas do produto em si (e das alternativas).

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Não dependem do dinheiro que se têm ?? Então depende do quê ?? Que eu saiba o dinheiro é tudo. 😐

        1. Avatar de smfc
          smfc

          o dinheiro é tudo, mas eu nem que fosse um jogador de futebol (ultra rico) iria comprar produtos da apple, com toda a experiência que já tive e com o que leio é mesmo deitar dinheiro fora, ao ponto de ter no trabalho macs de 5k e o meu portatil de 2500€ ser mais rápido nos renders, transferências de ficheiros (gigantes) etc. aquilo com transferências de ficheiros de 60GB bloqueia …. não sei o que vêm nessa marca, só mesmo para mostrar a maça!!! só mesmo para STATUS

          1. Avatar de SANDOKAN 1513
            SANDOKAN 1513

            Sim,nesse sentido compreendo.

          2. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            pelos vistos falas sem saber. convido-te a usares um Mac no teu dia a dia e viras o que as pessoas vem nessa marca 😉

            agora vais dizer – “O que? Eu usar um produto da apple? Fonix nem dada…bla..bla bla”

          3. Avatar de smfc
            smfc

            usar um mac no dia a dia??? para??? com que objectivo? o que faço nisso que não posso fazer num pc? receio que isso nunca seja possível, impossível para mim gastar 1€ que seja para essa marca, ainda tinha que ser pago por isso, a experiencia que tenho foi só de horas e desistir, porque não percebo qual o ponto de dizerem que é melhor, não vi vantagens nenhumas, o meu portátil clevo p755tb1-g i9 9900k de 2500€ consegue ser melhor que macs de 5k€!!!!

          4. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            @smfc Acertei em cheio na tua resposta! Isso so mostra que ‘es um daqueles tais. Falas sem saber para pareceres inteligente.

            ‘Es daqueles que diz que um Porsche nao vale nada mas que nunca andou num! Mas la no fundindo..quem te dera!! Conheço mt gente como tu infelizmente.

          5. Avatar de smfc
            smfc

            a diferença é que adoro porsche, e nunca andei, apple, já experimentei e várias vezes e insiti, que podia ser um dia mau… ate que desisti de trabalhar com aquele lixo, mas nem foi o 1º, ao longo da vida já experimentei muitos macs e iphones, parecer inteligente?? onde é que um nome inventado ‘smfc’ me identifica? hoje é este nome, amanhã posso inventar outro nome! sou amante da tecnologia, adoro tecnologia, tenho experimentado tudo e mais alguma coisa tecnológica, se achasse que esse SO fosse tão bom como pintam, acredita que o defendia! uso linux e windows, raspbian, porque não ios também se fosse bom??

        2. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          “então depende do quê?” – “do produto em si (e das suas alternativas)”.

        3. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Uma pedra qualquer apanhada do chão e vendida por 10 euros é cara ou barata? E se tivesses o dobro do dinheiro? Passava a ser barata?

  13. Avatar de Paulo
    Paulo

    Falta aí a opção : um ralador!

  14. Avatar de JR
    JR

    É para quem precisa de uma Workstation. É caro? Basta comparar com a concorrência Dell Precision 7920 Tower Workstation ou HP Z8 G4 Workstation. O ecrã igual. O stand, bem, é absurdo mas a quem se destina o ecrã provavelmente já tem um (ou vários) adaptado ao seu local de trabalho.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Mas para se utilizar outros stands é necessário um adaptador VESA por 200$.
      Sem adaptador ou suporte o monitor é completamente inútil. A não ser que seja utilizado ao colo como um tablet

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Mas se bem percebi o stand não traz o adaptador, tens de o comprar na mesma. É esperar pelas alternativas a preços decentes.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          O stand não necessita de adpatador. O adaptador só é necessário para se poder utilizar outros suportes

  15. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    …é um ralador de queijo gigante !

  16. Avatar de Bruno
    Bruno

    Brilhante são os 1000 euros ou dollars para o apoio do monitor. Como sempre over priced

  17. Avatar de Marcio Pego
    Marcio Pego

    Há no mercado muitos Portáteis com configurações melhores do que as do macbook… mas há quem opte pelos Apple, mesmo sendo mais caros.

    Neste caso é igual, o preço está inflacionado, é possível configurar máquinas com as mesmas specs e com menos dinheiro, mas vai haver muita gente da área da tecnologia, medicina, investigação cientifica, cinema etc… etc… a adquirir este Mac Pro.

    Não deixa de ser um bom produto, caro… mas bom. Compra quem quer e… pode.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Os MacBook podem não ser um bom exemplo. Não sei se arranjas melhor por muito mais barato.

  18. Avatar de Eladio Climaco
    Eladio Climaco

    Tive de ir ver com os meus próprios olhos essa questão do suporte de 999$ e do livro de 299$. Parecia 1 de Abril. Apesar de ter tudo Android e Windows (tenho o Cubase 9.5 e o meu PC de 600€ chega e sobra para o que faço – não é para jogar óbvio), não tenho nada contra a Apple. Penso que tem ótimos produtos e um excelente design e acredito que o mais importante é termos opções, é poder escolher o melhor para nós. Mas realmente estes preços e esta versão base do Mac Pro, desculpem mas isto não é para um nicho de mercado mas sim para bich0s do m€rcado. Isto não é performance é status. Ponto

  19. Avatar de Português International
    Português International

    … quem desdenha … é só esperar por Óh IVAAA e fica mais barato!

  20. Avatar de Rui Carriço
    Rui Carriço

    Falta aí pelo menos uma opção:
    – É uma aberração

  21. Avatar de Brunooliveira
    Brunooliveira

    É feio….mas mesmo feio que até dói. E nem vou comentar o que vai provocar as pessoas que sofrem de tripofobia!

  22. Avatar de Tiago
    Tiago

    É um computador para o mercado empresarial / Produtoras de Filmes e Música.

    Tentem replicar um computador igual peça a peça e o preço não será muito diferente.

    1. Avatar de PTdoNorte
      PTdoNorte

      montado peça a peça? já foi feito essa simulação e fica o dobro abaixo pedido pela apple 😀

      1. Avatar de smfc
  23. Avatar de DQ
  24. Avatar de JCFB
    JCFB

    Mais vale agarrar num threadripper 2990wx e umas RTX 2080TI ou umas vegas, sei la e ta a andar. sai bem mais barato

  25. Avatar de IRRA
    IRRA

    Aquilo que o Linus fez, foi feito sem: “Afterburner is a hardware accelerator card built with an FPGA, or programmable ASIC.”, é só um mero detalhe que para quem trabalha na area dará um bom uso. Assim como não dizem que o tal monitor de 5000 dolares ter 1000nits constantes não durante minutos como a maioria mas durante horas e horas e horas, perguntem nas produtoras de video profissional se não pagariam os tais 5000 dolares por este monitor para terem nas estações de correção de cor, isto é outra coisa que muitos que vem para aqui mandar bitaites não faz a minima do que seja. Mas voltando ao preço do MacPro, vamos ser sinceros, o base não vai ser sucesso de vendas está lá por estar, os entremédios é que serão usados na industria, são esses que terão o poder de que os profissionais tanto desejam, muitos vem para aqui mandar bitaites “ai que são caros, que são isto e aquilo”, cada minuto que estas máquinas poupem em edição, e produção, pós produção, encoding e mais o caracinhas, são euros que serão abatidos ao custos das máquinas. Para quem ainda não percebeu, aqueles PC’s não são youtubers (tipo o Linus, que se diga de passagem é um Apple hater) são para os grandes estúdios, para as tvs tipo SIC/TVI/RTP, para uma Plural, para quem ainda não percebeu estas máquinas foram feitas em especial e estão desenhadas para este tipo de empresas não é por nada que podem fazer isto:

    Up to 3 streams of 8K ProRes RAW video at 30 fps8
    Up to 12 streams of 4K ProRes RAW video at 30 fps
    Up to 16 streams of 4K ProRes 422 video at 30 fps

    Se não sabem o que é, não discutam mais o sexo dos anjos pq está fora da vossa liga.

    1. Avatar de IRRA
      IRRA

      https://www.youtube.com/watch?v=ayrbWKSFN88&feature=youtu.be
      querem ver que estes gajos sao todos burros, só podem, dar 42000 por monitor, 23000 e as RED tansos, vinham aqui ao pplware que o pessoal arranja soluções mais baratas.

  26. Avatar de smfc
    smfc

    O linus fez o video sem afterburner porque tem que ser comprado à parte, ele mensiona o que vem incluido, gostava de te ver 8 a 10h a trabalhares com 1000 nits, queres me dizer que esse mesmo hardware mas numa caixa diferente sem maçã e comprado peça a peça não faz o mesmo??

    1. Avatar de IRRA
      IRRA

      Mete uma coisa nessa tua cabeça oca, no segmento onde vai ser usado, os mais baratos custam entre 3000 a 4000 dolares. No seguemento onde isto será usado não há espaço para vou ali comprar umas peças e monto a máquina, neste seguemento vai-se aos catalogos das workstations e compra.se ja feito se der o berro manda-se para a grantia ou compra-se outro.

      Deixa-me so contar-te uma história, trabalhei numa empresa onde se fazia maquinação de peças CNC em aluminio de alta qualidade, um dia tivemos uma enomenda para fazer umas jantes em aluminio para uma grande marca (n possso dizer por causa do NDA assinado), as jantes seriam apenas para estar em exposição num salão automóvel num grande carro que seria apresentado ao publico nesse salão automóvel. Na empresa tinhamos pc’s feitos à medida, seriam para o dia a dia, chegou esta encomenda começamos as trabalhar nas jantes e qd iamos para as simulações aquilo demorava horas. Contactamos o nosso fornecedor, “ai e tal muda-se a gráfica para a xpto que resolve isso”, não resolveu. Bora contactar um fornecedor de workstations profissionais, colaca-nos uma para testes e logo nos testes a simulação de passou de horas para meia hora, apos uma alterações na configuração a simulação passou para uns meros minutos, qt demos pela workstation? 5500 euros que foram pagos com o lucro e ainda subrou, assim como se poupou no tempo gasto em futuras simulações noutras peças complicadas.

      1. Avatar de smfc
        smfc

        eu também já tive a experiência de não conseguir movimentar ficheiros maiores que 60GB num mac, fizemos de tudo, repor definições, chamar e pagar bem a técnicos que são pros em macs e não foi resolvido, simplesmente não aguentava, solução: trocar aquele mac de 5k€ por um pc e nunca mais houve problemas, ‘funcionou’ por 8 dias… cabeça oca??? pelo menos não tenho palas nos olhos…. nem sou fanboi, se essa coisa funcionasse e fosse realmente como a pintam podes ter a certeza que dizia maravilhas!! antes preferia trabalhar num raspberry pi que nisso….