Quer testar as versões beta do OS X? A Apple já lhe permite!

8 Comentários

Nos últimos anos as empresas que desenvolvem software e em especial sistemas operativos têm mudado os seus paradigmas de disponibilização de novas versões.

Desde o lançamento de betas públicas e de versões de testes, vários são os casos que depois resultam em situações de sucesso e que têm sido replicadas.

A Apple, que tinha por regra apenas disponibilizar novas versões do seu OSX a programadores que pagavam para terem acesso a elas, acaba de lançar um novo programa em que permite o acesso às versões de testes a qualquer utilizador com um Apple ID.

osx_beta_testes_1

Este novo programa que a Apple lançou vem dar a possibilidade de todos os utilizadores que queiram testar as novas versões do OSX o possam fazer sem que para isso tenham de pagar nada.

Para além do OSX, esses utilizadores vão ainda ter acesso a um conjunto de versões de desenvolvimento das principais aplicações do próprio sistema operativo.

Esta mudança de rumo da Apple em relação à disponibilização de versões de testes do OSX mostra que a empresa está ainda mais aberta e que quer o apoio de todos os que puderem testar as novas versões do OSX à procura de erros e de bugs neste sistema operativo.

The OS X Beta Seed Program gives users the opportunity to run pre-release software. Test-drive beta software and provide quality and usability feedback that will help make OS X even better.

The OS X Beta Seed Program gives users the opportunity to run pre-release software. Test-drive beta software and provide quality and usability feedback that will help make OS X even better.

O acesso a estas versões de testes é extremamente simples e é feito através da própria App Store. Precisam primeiro de se registar para ter acesso a esse programa e é apenas necessário que tenham um Apple ID.

Depois desse registo é necessário instalar uma pequena aplicação que tornará visível as actualizações das versões de testes do OSX.

A primeira versão a ser disponibilizada na App Store ao abrigo deste programa é a OS X 10.9.3, que foi lançada há apenas alguns dias pela Apple para os programadores.

osx_beta_testes_02

Para além das novas versões de teste a Apple disponibiliza ainda uma aplicação para que os utilizadores possam reportar problemas ou bugs que encontrem durante a utilização das versões de testes.

O alargar da base de utilizadores das versões de testes do OSX vai permitir que a Apple consiga desenvolver de forma mais firme e possivelmente mais rápida essas novas versões.

Depois de anos a exigir que os programadores pagassem para ter acesso a essas versões, ficou mais simples a todos testar as novidades que a Apple se prepara para lançar.

Notem que ao aderir a este programa os utilizadores passam a estar sob um acordo de confidencialidade que deverá ser idêntico aos que já é usado nos programadores que antes tinham acesso a estas versões.

Claro que estas versões estão sujeitas a bugs e a problemas normais em versões de testes. Não se dedicam aos utilizadores comuns mas sim a todos os que querem ver o que Apple está a preparar para o futuro do seu sistema operativo.

Homepage: OS X Beta Seed Program

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Flávio
    Flávio

    Estas palavras fizeram-me rir: “…mostra que a empresa está ainda mais aberta…”

    Gosto e uso diariamente OS X, mas a apple não é propriamente conhecida por ser aberta ou ligar muito ás opiniões das pessoas e acho que devia continuar assim…

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      No que diz respeito ao OS X, a Apple é bastante aberta e ouve os clientes, já há muito tempo!

      1. Avatar de ZéTone
        ZéTone

        Pena só ser no OSX com os 3 utilizadores finais que tem 🙂

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          3? parece que fazes jus ao nome

    2. Avatar de xbuzzy
      xbuzzy

      Bem pelo o contrario, a apple preocupa-se com os bugs que são reportados, para não falar do fórum deles 😉

    3. Avatar de Shopify

      Ao contrário do iOS, o OS X sempre foi um sistema bastante aberto.
      https://developer.apple.com/opensource/

  2. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Considero esta alteração de politica da Apple um passo para um futuro mais aberto e promissor 😉

  3. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5