Quer de volta o chat no Facebook do Android? Já é possível!

16 Comentários

A decisão de retirar da aplicação do Facebook a função de chat deixou descontentes a grande maioria dos utilizadores desta rede social. A razão já foi explicada mas, muitos utilizadores, continuam a não “aceitar” tal alteração que ao que parece é uma decisão irrevogável e sem retorno.

Mas agora surgiu para Android uma forma de reverter este processo, trazendo de novo para aplicação Facebook o chat, voltando a integrá-los como sempre estiveram.

fb_messenger_1

O Facebook não tem parado de enaltecer e explicar as vantagens de ter a função de chat fora da aplicação Facebook, mas os utilizadores dificilmente a aceitam.

São já mais de 500 milhões os utilizadores mensais desta aplicação, o que para o Facebook expressa bem a aceitação. A verdade é que esta aplicação tem um conjunto de problemas, já diversas vezes apontados, a que se juntam as permissões “estranhas” que a aplicação necessita.

Mas um utilizador do XDA conseguiu reverter a decisão do Facebook e apresenta agora uma solução para trazer de volta à aplicação Facebook a função de chat.

Com o nome Facebook Chat Re-Enabler, esta pequena aplicação apenas precisa de ser executada uma única vez para reverter a necessidade de ter o Facebook Messenger.

O seu criador recomenda que seja removido o Messenger antes de aplicar esta solução, sendo depois usada a aplicação Facebook.

A aplicação que realiza este processo que será do agrado de todos pode ser encontrada aqui, e deve ser executada directamente no Android.

Lembrem-se de activar temporariamente a opção de instalação de aplicações de fontes não conhecidas. Depois da aplicação do Facebook Chat Re-Enabler podem reverter esta activação.

fb_messenger_2

É importante ter em atenção que esta solução apenas pode ser usada na versão 20.0.0.25.15 ou anterior da aplicação Facebook, e em particular na versão 21.0.0.23.12, que é a que está disponível na Play Store. Pode ser usado na versão 2.3 do Android ou superior, Lollipop incluído, e em qualquer smartphone onde a aplicação Facebook possa ser instalada.

Outro cuidado a ter em conta é a realização de futuras actualizações, que vão de certeza quebrar esta solução, obrigando a que surja uma nova versão do Facebook Chat Re-Enabler.

Se são os muitos utilizadores que estão descontentes com a aplicação Messenger e querem ter de volta o chat na aplicação Facebook então esta é a solução mais adequada. Existe uma outra solução, mas recorre ao browser, o que não é tão prático e leva à perda de funcionalidades.

Vão testar esta solução? O Messenger é uma aplicação para ser esquecida ou já se habituaram a ela?

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ccruz
    Ccruz

    Se limpar a cache ou os dados, fica a funcionar durante mais uma temporada…nao precisa instalar nada…no caso de ter pouca ram!

  2. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Este “enabler” só deverá funcionar até o Facebook remover definitivamente da aplicação o código do chat. Quando este for removido, duvido que se possa “reverter”.

  3. Avatar de Vanessa
    Vanessa

    Nunca senti falta disso pois uso pelo browser. É lidarem.

    1. Avatar de One_Nuno
      One_Nuno

      +1 a versão browser faz tudo o que fazem as apps sem ser necessário instalar nenhuma.

  4. Avatar de Vitor
    Vitor

    O Facebook tem de perceber que a palavra final é dos utilizadores. Eu pessoalmente, alem de não ter instalado o chat facebook, desinstalei a propria aplicação do facebook para android. Actualmente uso apenas via browser.
    Com tudo isto, ainda consegui poupar bateria…

  5. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    eu no smartphone como só uso pra falar com chat nem preciso de face, uso o messenger, não tenho qualquer problema.

  6. Avatar de Dc
    Dc

    Eu já nem tenho facebook há 2 anos!

  7. Avatar de Bond
    Bond

    “as permissões “estranhas” que a aplicação necessita”

    Não são estranhas Pplware/Pedro Simões, são apenas estas:
    http://i.imgur.com/KzRw7cW.png
    -Alterar o estado de conectividade de rede do telefone
    -Ligar para os números de telefone e enviar mensagens SMS
    -Gravar áudio e tirar fotografias e vídeos, a qualquer momento
    -Ler registo de chamadas do seu telefone, incluindo informações sobre as chamadas recebidas e efectuadas
    -Ler seus dados de contato, incluindo o que você chama e-mail e quantas vezes
    -Ler as informações de perfil pessoal armazenada no dispositivo
    -Aceder aos recursos de telefone do dispositivo, como seu número de telefone e ID do dispositivo
    -Obter uma lista de contas conhecidas pelo telefone, ou outros aplicativos que você usa.

    E o problema é que no caso dos telefones android o google tambem tem culpa no cartório: http://www.androidcentral.com/new-google-play-store-4820-greatly-simplifies-permissions

    a verdade é a que ambos usam os nossos dados e comunicações privadas apenas para venderem a terceiros e lucrarem com isso mesmo que abusivamente, disso já ninguem duvida.

    Outra coisa que nao percebi neste artigo foi quando referiste que “esta solução apenas pode ser usada na versão 20.0.0.25.15 ou anterior da aplicação Facebook, e em particular na versão 21.0.0.23.12”

    Então mas se só é possivel usar nas versões anteriores à 20 como dá tambem na 21? Ou é a 21.0.0.23.12 em particular é que dá?

  8. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Gostaria de saber como é que as pessoas recebem notificações de mensagens se estão a utilizar pelo browser.
    Nunca percebi está polêmica. Eu quando recebo mensagens não estou no Facebook. Interessa-me que o acesso seja rápido e que não tenha outras informações no display a distrair-me.
    Depois existe ainda aquela situação contraditória. Muita gente usa o whatsup porque é mais rápido. Mas se lhe dão uma forma mais rápida de acederem ao Messenger já começam a barafustar.

  9. Avatar de Alex
    Alex

    Eu prefiro de longe só a app de chat, é muito mais leve e rápida.
    Nem tenho a principal instalada, prefiro usar a versão web.

  10. Avatar de DoubleM
    DoubleM

    Agora só falta arranjar forma do estado não passar a OFF quando o telemóvel entra em standby..

    Sinceramente nunca percebi a ideia. Se a aplicação está a correr, mesmo que seja em background e o telemóvel está ligado, pronto a receber notificações, porque é que o estado não continua como ON e passa a OFF? Duvido que isso tenha alguma influência (ou pelo menos muita) no uso de bateria mas..

  11. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    Eu preferia usar só a app do chat, isto se ela funcionasse bem e não fosse tão pesada.

  12. Avatar de Eduardo Oliveira
    Eduardo Oliveira

    Não funciona no Android 5….

  13. Avatar de pmf
    pmf

    Não instalei e não tenho intenção de instalar… mas como na informática o que é uma verdade hoje, amanhã é mentira… nunca se sabe se não vou “ter” de instalar.
    Por agora, esqueci o chat do FB no tablet.
    Paciência… conversa, só no pc.