Quem entregar IRS na Net…

49 Comentários

tem reembolso no mês seguinte.
O Ministério das Finanças promete reembolsar até ao final de Maio os contribuintes que entregarem o IRS através da Internet. A entrega de declarações pela Web começa hoje.


O Ministério das Finanças acaba de criar um novo incentivo para a utilização da Net na entrega de declarações de rendimentos e despesas para efeitos fiscais.

Segundo notícia do Correio da Manhã, os serviços do Fisco estão preparados para reembolsar os contribuintes no final do mês seguinte à entrega da declaração na Net. Uma vez que a entrega de declarações de IRS termina a 15 de Abril, os contribuintes que recorrem à Net serão reembolsados, na pior das hipóteses, até ao final de Maio.

Estes prazos só não são aplicados, caso as declarações fiscais tenham sido seleccionadas pelos técnicos do Ministério das Finanças para efeitos de análise.

Os incentivos agora anunciados têm dois objectivos: aumentar o número de declarações entregues por via electrónica (3,3 milhões em 2008) e dispersar a entregas temporalmente, evitando os congestionamentos do site da Direcção-Geral de Impostos, que se registaram em anos anteriores.

Antes de preencher a declaração de IRS por via electrónica, o contribuinte terá de solicitar um senha de validação, que demora seis dias a ser entregue por correio tradicional.

Este ano, os contribuintes vão poder recorrer à ajuda de 800 juntas de freguesia para preencher as declarações de IRS por via electrónica.

As declarações com falhas detectadas pelo sistema poderão valer coimas de 250 euros. Exame Informática

Partilhar:
Tags:

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Santos
    Santos

    O meu já esta !!

  2. Avatar de Morbus

    Eu faço-o desde sempre. É muito mais fácil. E agora é melhor noutros aspectos 😀 O que não quer dizer que eles não sejam uma cambada de ladrões!

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  3. Avatar de Alexandre Kulcinskaia

    O meu só estará amanhã. Mas o meu também é muito fácil de fazer.
    É 0 a tudo. 😐
    ___________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

  4. Avatar de Francisco
    Francisco

    O meu já está 🙂 estou a espera que venha :).
    Vamos ver se eles cumprem mesmo o que dizem

  5. Avatar de Joaquim Almeida
    Joaquim Almeida

    Bom, assim não vou deixar para o último dia como um bom português… Isto assim vai alterar a típica cultura portuguesa 🙂

  6. Avatar de Spulva
    Spulva

    Joaquim nao penses que e tipica portuguesa, axo que e universal XD eu ando por espanha e tinhamso 5 dias para entregar um relatorio, tive 1 hora na fila so para pousar a folha e dar o nome, e atençao fui cedo 😉

  7. Avatar de Diogo Guedezz
    Diogo Guedezz

    O meu já está:)

  8. Avatar de UKN
    UKN

    Fds … o ano passado não consegui fazer isso sozinho por causa dum qualquer dado teimoso em que não era identificado o erro para eu saber o que estava mal … a ver se este ano não me acontece o mesmo … ou tenho de ir chatear alguém pra mo fazer.

    O (des)governo já cagava era nisto de reembolsos e declarações. Se eles quiserem sabem bem o que se compra (ou não, mas tb o que não é declarado tb não será de outro modo) e podiam deduzir logo os reembolsos nas compras …

    Enfim …

  9. Avatar de Marlene
    Marlene

    Eu tentei ontem pedir a senha e diz-me que a minha morada está mal! To a ver que tenho que ir às Finanças só para confirmar a porcaria da morada :s

  10. Avatar de marlene
    marlene

    @marlene

    O mais certo é a morada que as Finanças tem ainda não estar completa, ou seja sem nº de porta por exemplo.
    Tente pôr a morada simples e vá tentando porque depois de acertar 🙂 pode completar/alterar a morada sem sair de casa.

  11. Avatar de Agustin Gomes
    Agustin Gomes

    como se preenche isto?? o sujeito passivo A e a pessoa a que respeita os rendimentos? neste caso só eu ?? tou baralhado pá

  12. Avatar de marlene
    marlene

    @ Agustin Gomes

    Num casal existe um sujeito passivo A e um sujeito passivo B quando só há uma pessoa preenche apenas a coluna correspondente ao A.

  13. Avatar de SATO
    SATO

    E que tal um tutorial para ajudar os mais esquecidos como a preencher a declaração

  14. Avatar de Agustin Gomes
    Agustin Gomes

    @ marlene

    Obrigado… é a primeira vez que faço o IRS. não me dou muito bem com questões burocráticas, campos para preencher… etc.

  15. Avatar de Rui
    Rui

    Muito bom mesmo…Só não sei quando irei receber o valor que pguei em Dezembro último pela multa de falta de entrega da Declaração Anual de 2007 e que depois o MF voltou atrás. Também disseram que o valor pago era restituido, mas até hoje nada, nicles batatoides.. Porreio pá!!

  16. Avatar de marlene
    marlene

    @ SATO

    Está quase quase a sair.

  17. Avatar de marlene
    marlene

    @ Rui

    Como as dívidas são descontadas no REEMBOLSO pode ser que receba um crédito.
    Já viu no site se consta alguma coisa na sua conta corrente?

  18. Avatar de Rui
    Rui

    @marlene

    Já consultei e não consta nada. Aliás, nem queria isso, apenas que me enviassem uma nota de crédito para depositar na Conta MB.

    Te mais alguma informação sobre este assunto?

  19. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    Podia o artigo acabar com o aviso que as coimas serão aplicadas se forem detectadas falhas, ultrapassado o que esteja, prajo de 30 dias para correcção da dita declaração…

  20. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    Podia o artigo acabar com o aviso que as coimas serão aplicadas se forem detectadas falhas, ultrapassado o que esteja, o prazo de 30 dias para correcção da dita declaração…

  21. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    2x asneira…

  22. Avatar de Mário Cruz
    Mário Cruz

    A minha filha passou alguns recibos verdes em 2008, de pequeno montante. O agregado familiar de que ela é dependente pode entregar já a declaração? Não me parece que o Anexo B esteja disponível na declaração on-line…

  23. Avatar de marlene
    marlene

    @ Mário Cruz

    Ela tem de entregar a declaração na 2º fase.

    O anexo B só fica disponível quando estiver em vigor a entrega, ou seja, a segunda fase.

  24. Avatar de Bruno

    venho fazer uma única e simples pergunta.
    como se envia as despesas de farmácia por exemplo pela Internet?

  25. Avatar de marlene
    marlene

    @ Bruno

    Como se envia? ou como se declara?

  26. Avatar de Bruno

    declarar as despesas da farmacia 🙂

  27. Avatar de marlene
    marlene

    @ Bruno

    Aqui podes encontrar essa e outras informações:

    http://www.pplware.com/2009/03/19/guia-para-entrega-de-irs-parte-v/

  28. Avatar de Bruno

    marlene muito obrigado pela dica 😉
    não tinha reparado que estava disponibilizado o guia para o preenchimento

  29. Avatar de Carla Dias
    Carla Dias

    Eu gostava que me dissessem como preencher o IRS na internet porque eu nao sei..

  30. Avatar de marlene
    marlene

    @Carla Dias

    Podes ver estes artigos relacionados com a entrega/preenchimento do irs:

    * Guia de entrega de IRS

  31. Avatar de ana martins

    Eu gostaria de saber o k poso fazer para me pagarem o irs de 2006 pois esta retido desde dessa data e agora tb me kerem reter este k posso fazer?

    1. Avatar de bertolina
      bertolina

      entreguei o meu irs pela net no dia 5 de Abril e até agora NADA,estou a ficar preocupada,será que é entregue por ordem alfabética?O meu marido chama-se Rui sendo assim será dos últimos?alguém que me diga alguma coisa.

  32. Avatar de Sónia Tavares
    Sónia Tavares

    eu preenchi e validei e enviei tudo como deve de ser pois já tinha enviado no ano passado pela net e coreu tudo bem mas este ano como não consegui imprimir porque tenho um problema na impressora não si se foi enviada correctamente, como posso saber isso

  33. Avatar de paulo souto
    paulo souto

    boa noite
    para fazer o IRS via net ao inicio aparece passivo A e passivo B depois á 3 hipoteses qual e que devo por?

  34. Avatar de marlene
    marlene

    @ paulo souto

    A escolha de uma das três opções depende da forma como pretende preencher ou preencheu a declaração.

    Modo que deseja utilizar para efectuar a entrega da declaração:

    Entregar declarações a partir de sistemas com software compatível – entrega utilizando uma ligação contínua à internet ou seja: será feita em modo online, isto é, estaremos a preencher a declaração directamente no portal.

    Entregar declarações via Aplicação IRS – Modelo 3 (obtida através de download)- Entrega utilizando uma aplicação autónoma que apenas necessita de uma ligação à internet no momento da submissão.

    Entregar declarações previamente gravadas e validadas
    Aconselhável para quem tenha criado e validado uma declaração utilizando a Aplicação IRS – Modelo 3.

    A 1ª e a 3ª opção são, para mim, as mais simples.

    1. Avatar de paulo souto
      paulo souto

      Muito Obrigada Marlene, pala Dica acho que vou optar pela 1ª opção

  35. Avatar de paulo souto
    paulo souto

    boa tarde,
    estou a tentar fazer o IRS 2009 e não consigo abrir a pagina, o Java roda mas não abre,gostava de saber se alguém sabe o porque?obrigado

  36. Avatar de sandra
    sandra

    Estou com o mesmo problema… ao carregar em irs modelo 10 a pagina fecha-se… tento fazer download , a pagina fecha-se automaticamente, e tenho de voltar a abrir o firefox! Tanto acontece no firefox como no explorer! Se alguém souber o que é e puder ajudar agradecia!

  37. Avatar de Ana Silva
    Ana Silva

    Boa tarde,
    Para quem já entregou, já têm o comprovativo de entrega?
    é que na página das finanças o meu diz “prova entrega”, já não seria suposto dizer “comprovativo”, normalmente, depois de entregarmo leva dois dias para termos os comprovativos!!
    Se alguém estiver na mesma situação..
    Obrigada,
    Ana

  38. Avatar de fernando ramos
    fernando ramos

    estou actualmente no brasil e quero fazer a minha declaração.acontece que só posso fazer pela sistema java, não sei porquê,não consigo estabelecer esse sistema no meu comp. porque os passos que são recomendados não aparecem e desta forma não posso fazer a declaração. Não consigo tambem saber qual o montante mínimo para que a dita decjaração seja obrigatória pois que ~só tenho a reforma como rendimento que por sinal é bem pequena. que posso fazer?

  39. Avatar de Alpes
    Alpes

    Já fiz entrega da Declaração on-line, mas com o firefox não consigo fazer o download/abrir o comprovativo da declaração, por motivos de software java, penso eu.!!!
    Agradeço ajuda.

  40. Avatar de claudia sofia da silva ramos paixão
    claudia sofia da silva ramos paixão

    sera posivel enviar a declaração do irs de 2010 urgente

  41. Avatar de vanexa
    vanexa

    como faço o irs aki na internet alguem sabe o site

    1. Avatar de marlene
      marlene

      Para entregar o IRS:

      http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/home.action

      Declarações enviadas pela internet

      * Durante o mês de Abril para declarar exclusivamente rendimentos das categorias A e H
      * Durante o mês de Maio, nos restantes casos

  42. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boa Noite a todos

    Reparei há poucos minutos num Workshop chamado “Preencha o seu IRS”, a ser realizado no Cybercentro de Guimarães.

    O link é este: http://www.migfradesolutions.com/migfrade_Solutions/Workshop_Preencha_o_seu_IRS.html

    Cumprimentos a todos

  43. Avatar de António José Pisco da SILva
    António José Pisco da SILva

    Conheço a minha senha, mas ao pretender entrar no portal das finanças não me pedem nem NIF nem a senha Porquê??????

    1. Avatar de António José Pisco da Silva
      António José Pisco da Silva

      Conheco o meu NIF e a minha sennha, porque não me pedem estes elementos quando estou a tentar entrar na minha área
      Não é um comentário, é um solicitação, que me ensinem a entrar. Sou cumpridor de prazos será que haverá tanta sensibilidade.
      Para mim a pergunta, não é ofensiva
      >Aguardo que V.Exª me faça favor, como especialista na matéria, me ajude pra que eu possa fazer entrega do IRS atempadamente
      Com meus melhores cumprimentos
      Agradeço antecipadamente o favor de me ajudar

      asilva