Quem disse que o tempo não volta para trás?

31 Comentários

O tempo talvez nem por isso, mas a forma como se faz os downloads talvez…
Actualmente os utilizadores têm andado algo dispersos ou talvez até “meio perdidos” a partir do momento em que os trackers e os servidores começaram a ser encerrados.


Os downloads em tráfego nacional não desapareceram, quer seja da rede eMule ou por torrents. O TucowsPT é um site onde aborda esse tema na sua totalidade.

Mas eu não vou falar aqui de P2P Nacional mas sim do geral. As redes actualmente estão muito fracas e devido à dispersão por parte dos utilizadores pelas diversas redes, estas têm tendência a enfraquecer em relação a conteúdos. Muitos abandonaram a rede eMule uma vez que deixaram de ter servidores onde se pudessem ligar, virando-se para as redes antigas ou seja, Gnutella e FastTrack.

Muitos também pensam que o KaZaA já não funciona mas o certo é que muita gente o continua a usar em alternativa à rede eMule.
A rede Gnutella quando apareceu, muitos como eu próprio, achou que seria uma rede sem futuro mas o certo é que agora é uma das redes mais procuradas a nível mundial.

Resumindo, muitos estão a deixar a rede eMule e a moverem-se para a rede KaZaA e Gnutella como se tivéssemos voltado para o passado (2002) ou então usam dois ou três programas (ou 4) para encontrar o que querem.

Os 5 programas mais populares actualmente têm sido o eMule, Limewire, Ares, KaZaA e Shareaza e depois vai da preferência do utilizador uma vez que existe outros famosos.

– O eMule usa a rede eDonkey e Kad.
– O Limewire usa a rede Gnutella.
– O Ares usa uma rede própria com o mesmo nome.
– O KaZaA usa a rede FastTrack.
– O Shareaza usa 4 redes ao mesmo tempo, a eDonkey, Gnutella 1 e 2 e ainda tem suporte para a rede BitTorrent.

Estes são só alguns programas de exemplo. Na minha opinião, ainda não nasceu um programa que consiga reunir todas as redes para reunir todos os utilizadores.

A minha escolha actualmente para simplificar esta situação passa pelo uso de dois programas, o Shareaza e o programa brasileiro K-Lite Nitro.
O Shareaza como disse anteriormente reúne a rede eDonkey (eMule), Gnutella 1 e Gnutella 2 (esta última é a rede principal do Shareaza) e ainda serve para o uso da rede BitTorrent.

O K-Lite Nitro é baseado no KaZaA mas numa geração diferente. Também funciona com 4 redes ao mesmo tempo. As redes que este programa usa são a FastTrack que é originária do KaZaA original, a OpenFt que é a rede principal do K-Lite Nitro, a Ares que é originária do Ares Galaxy e Gnutella.

Vamos fazer aqui um resumo:
Com o Shareaza temos as redes: eMule, Gnutella 1, Gnutella 2 e BitTorrent
Com o K-Lite Nitro temos as redes: FastTrack, OpenFT, Ares e Gnutella 1
O ideal seria um programa que reunisse todas estas redes, mas sempre é melhor do que estarmos a usar 7 programas (respectivamente às 7 redes) ao mesmo tempo.

Agora quem está um pouco informado vai me dizer que isto é tudo muito bonito mas não existe servidores para a rede eMule (eDonkey), não é? Mas os servidores de eMule embora sejam poucos mas continuam a existir. Visitem esta página.
Em relação à pesquisa de torrents internacionais, vejam este artigo.

Sites Oficiais:
Shareaza
K-Lite Nitro
Servidores de eMule

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de raca

    Não sei se conhece o MLdonkey…

    Ora bem suporta ele suporta:
    eDonkey2000 and Overnet:
    BitTorrent
    Gnutella (LimeWire)
    Gnutella2
    FastTrack
    FileTP: HTTP, FTP and SSH
    Kad Network
    DirectConnect – dc++-support since version 2.8.7

    OpenNapster – not in working state
    SoulSeek – not in working state
    OpenFT – not in working state

  2. Avatar de PJGM

    Na minha opinião, para quê P2P, quando há warez?

  3. Avatar de Paulo Ribeiro

    http://www.loveddl.com -> direct downloads (DDL)
    http://www.isohunt.com -> maior site de torrents que existe

  4. Avatar de ToNNy
    ToNNy

    E que tal o KCeasy?

    ———————————————–
    What is KCeasy?

    KCeasy is a windows front end for the giFT filesharing system. Plugins allow giFT to support different kinds of filesharing networks.

    KCeasy currently supports the following networks:
    Gnutella (Shareaza, Gnucleus, LimeWire, Bearshare, XoloX)
    Ares (Ares Galaxy, Warez P2P)
    OpenFT (A new network developed by the giFT project)
    And of course KCeasy is completely spyware free and Open Source.
    ———————————————–

    http://www.kceasy.com/

  5. Avatar de Morbus

    utorrent para mim é o melhor. Mas também não sou um expert.

  6. Avatar de exgrooviado
    exgrooviado

    Isso de não haver servidores na rede emule (ed2k) não é bem assim… É um facto que vários servidores têm vindo a ser fechados pelas autoridades mas ainda existem servidores “seguros” aos quais é possível ligarmo-nos. Mas também existem servidores “inseguros” e que, aos quais é aconselhável não nos ligarmos!
    Se me é permitido, acho que este tutorial irá ajudar:

    http://ex-grooviado.blogspot.com/

    À parte dos servidores, temos, o que quanto a mimvai ser o futuro da rede ed2k, a rede Kad(melia).

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Kademlia

    E acreditem que, tendo a Kad ligada, não são precisos quaisquer servidores. Ajudam (e muito!), é certo, mas não são imprescindíveis. Tomara é que todos os utilizadores do emule ligassem também a Kad…

    Cumpz!

  7. Avatar de xavalo
    xavalo

    O KazaA morreu!
    Nem consigo conectar.

  8. Avatar de mpmont
    mpmont

    e trackers nacionais alguém conhece? e tem convites?lol

  9. Avatar de Digão™ Tigrão™
    Digão™ Tigrão™

    DreaMule pra mim é o melhor, as redes ed2k + Kad, entre todas essas outras citadas no texto são as quem tem a maior quantidade de arquivos, onde vc encontra de tudo, e é um programa democratico, quanto mais upload mais creditos para download vc tem… isso sim é JUSTO.

  10. Avatar de André
    André

    @mpmont

    Acho que o artigo logo ao início responde a isso:

    “Os downloads em tráfego nacional não desapareceram, quer seja da rede eMule ou por torrents. O TucowsPT (http://tucowspt.coresp.com/) é um site onde aborda esse tema na sua totalidade.”

  11. Avatar de Sílvio Horta

    Bom post André! Gostei de ler. Continua o bom trabalho.

  12. Avatar de fwhyunt
    fwhyunt

    @offtopic

    Iminente a disponibilização do milestone 1 do Windows 7?

    http://livebetas.net/2008/01/19/windows-7-milestone-1-procura-se/

  13. Avatar de Sérgio A.
    Sérgio A.

    tb ja quase não uso a mula…, chega de pc ligado 24 sobre 24.
    os trackers de bittorrent estão muito mais rápidos!
    warez tb está em força!
    mas, ainda há “matéria” que só a mula resolve, por isso volta e meia vai ao pasto!!!

  14. Avatar de mpmont
    mpmont

    @andré
    mas o link nao funciona! pelo menos aki…

  15. Avatar de Tiago Pereira
    Tiago Pereira

    Sim é verdade…ficheiros mais antigos e bons, só na mula. Bittorrent so pa coisas recentes.

  16. Avatar de Hugo Morais
    Hugo Morais

    Bom post !

    Pa quem gosta de series aki fica um site pa os sacar à pala…
    http://www.isfree.tv

    abx

  17. Avatar de Nuno A.
    Nuno A.

    O eMule ficou sem servidores holandeses mas tem agora servidores americanos (os eDonkeys). Eu por acaso uso o uTorrent e o eMule (e neste ligo-me ao Razorback 3.0) que funciona lindamente!

  18. Avatar de knozer
    knozer

    eu simplesmente uso Torrent e em escassas exepçoes uso o emule, anyway a realidade e que a comunidade anda algo dipersa, por acaso ja tinha pensado nisso, era bom que voltasse aos tempos de autrora, onde tudo concentrado, onde se encontrava tudo num sitio

  19. Avatar de Muleta Junior
    Muleta Junior

    Fiz o download do nitro e na configuração, da erro do CEP, o que fazer?

  20. Avatar de Diogo Lemos
    Diogo Lemos

    Eu uso torrents e emule. Mas uso mais o eMule, é o melhor para sacar filmes e series, porque está td lá, mm coisas antigas e eh mt mais facil para procurar o que quero sacar e ver as releases q ha. Não tenho quaisquer problemas com os servidores. Se usarem a lista de servidores do gruk (http://www.gruk.org/list.php), não ha problema algum. Os servidores são testados e seguros, é so ligar ao q tem mais gente. Mas como ja disseram, o essencial do eMule é o Kad, usem sempre a rede Kad.
    De kk forma tambem uso torrents porque gosto e há certas novidades q quero ter logo.

    Portanto não vejo cmo eh q o emule está morto… está até bem vivo. E espero q se mantenha assim e a crescer.

  21. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    Boas!

    Emule morto ?! pode estar um pouco despido de utilizadores mas penso que isto tem a ver com a falta de informação por parte do utilizadores. Sim existem outras soluções mais rápidas de obter oque se pretende, rapidshare, torrents, ares, etc. No caso do rapidsare e semelhantes so vale a pena com conta a pagar e isso de pagar não tem nada a ver com p2p ou com o espirito da coisa, o p2p tem a ver com a partilha e não apenas “leechar” o proximo.

    Vantagens do Emule:
    – a grande quantidade de conteudos antigos e recentes;
    – mais dificil de sacar fakes, se utilizarem foruns;
    – ser verdadeiramente p2p quando utilizarmos todos a rede KAD

    Desvantagens do Emule:
    – mais “lento”, isto é discutivel, vai depender muito se tem o cliente bem configurado(deixo umas dicas abaixo);
    – ter a maquina ligada 24/7, visto levar tempo tempo até obterem fontes e estarem em boa posição nas listas de espera para sacar;
    – ter um bom share nao so em quantidade mas em qualidade(a qualidade vai depender daquilo que sacam mais, gostam de filmes antigos, entao partilhem filmes antigos, etc)

    Dicas pra sacar/configurar o emule a “modos”:
    -limites de trafego: se tem limites a nivel internacional usem um mod portugues por exemplo: bowlfish, koiso, etc; ou o emule official ou mod estranjeiro mas bem configurado com filtros.
    -velocidades: alguns ISP portugueses como a netcabo utilizam actualmente medidas de traffing shapping(moldar o que passa na rede deles, e p2p é inimigo nº1) pra contornar este problema usem clientes que possuem a possibilidade de “ofuscação” sei que o emule oficial faz e outros mods baseados nas releases mais recentes do emule oficial;
    -servidores: antes de mais liguem a rede KAD e deixamos de precisar de servidores pra passar fontes, de qualquer forma existem actualmente servidores quase tão bons como os edonkey que fecharam. Não aconselho o link do post para adicionar servidores porque aquela pagina nao garante servidores fake free(servidores que não enviam fontes apenas servem para fazer logs do que estão a partilhar, ver link abaixo), de qualquer forma se tiverem o emule bem configurado com filtro de rede “inimigas” nem conseguemse ligar a servidores fake.
    -bom share
    -maquina ligada 24/7 epá devem ter prai em casa uma maquina antiga, arranjem um disco externo e toca a rodar emule.

    Tutoriais para fazer isto tudo e links pro emule: http://www.emuleworld.eu/smf/
    Servidores (fake free):
    http://www.server-met.de/

    Hasta!

    PS: VitorM mi liga vai 😛

  22. Avatar de André
    André

    Devido à falta de informação, foi por isso que eu disse que muita gente pensa que o eMule está morto e toquei no assunto tentando esclarecer.

  23. Avatar de Zecalentejano
    Zecalentejano

    Morbus@

    Sou da mesma opinião. Também não sou expert. Mas o utorrente BOMBA!
    Só um reparo, os fornecedores de serviços ADSL já perceberam e ilegalmente fazem cair a ligação de x em x tempo. Mas com o utorrent não há pai! Leva mais tempo claro…

  24. Avatar de Numa
    Numa

    musicas e videoclips = youtube
    series, filmes e jogos = rapidshare e megaupload

    Quem precisa de p2p?

  25. Avatar de jorge
    jorge

    quando tento instalar o k-lite Nitro da-me CEP invalido. Como posso ultrapassar esta cena? obrigado

  26. Avatar de carlos
    carlos

    quem diz q o emule esta morto é pk n conhece isto :http://www.emuleworld.eu/smf/

    com um registo simples têm o melhor do emule… fiquem bem

  27. Avatar de Hariel
    Hariel

    Desculpem-me! Mas o que é isso de Warez ???? Como funciona???

  28. Avatar de Hariel
    Hariel

    warez… isso é o que afinal?
    é algum programa tipo os referidos!

  29. Avatar de daniel
    daniel

    o k é o cep do k-lite

  30. Avatar de pataco
    pataco

    quando tento instalar o k-lite Nitro da-me CEP invalido. Como posso ultrapassar esta cena? obrigado

  31. Avatar de Glace
    Glace

    como fasso para desprogramar o k-lite eu fiz odownload mas nunca usei e estou com o problema de k-lite cep invalido porvor me ajuda estamos ja loucos com isso.Glace