Quarta fuga de gás detetada no Nord Stream! NATO ameaça…

104 Comentários

Tal como já referimos recentemente, o gasoduto para transporte de gás natural através do Mar Báltico, conhecido como Nord Stream têm sido alvo de “ataque”. A Suécia detetou inicialmente duas explosões submarinas, “muito provavelmente devido a detonações”, perto dos locais onde foram detetadas fugas nos gasodutos que transportam gás russo para a Europa.

Com a deteção de uma quarta fuga, a NATO ameaça intervir.

Quarta fuga de gás detetada no Nord Stream! NATO ameaça...


Suécia detetou nova fuga no gasoduto Nord Stream

Os países membros da NATO manifestaram hoje profunda preocupação com os danos nos gasodutos Nord Stream no mar Báltico e advertiram que “qualquer ataque deliberado contra as infraestruturas críticas dos Aliados” merecerá uma “resposta unida e determinada”.

De relembrar que as autoridades dinamarquesas e suecas detetaram fugas no gasoduto Nord Stream 1, que a Rússia encerrou no início de setembro, e no gasoduto Nord Stream 2, que nunca foi posto em funcionamento devido à falta de autorização da Alemanha, na sequência da invasão russa da Ucrânia.

Apesar de não estarem operacionais, os dois gasodutos estavam cheios de gás. Mais recentemente a Suécia detetou e denunciou uma quarta fuga.

Quarta fuga de gás detetada no Nord Stream! NATO ameaça...

Numa declaração divulgada em Bruxelas, o Conselho do Atlântico Norte, principal órgão de decisão política da organização da NATO, começa por apontar que “os danos causados aos gasodutos em águas internacionais no Mar Báltico são motivo de profunda preocupação” e sublinham que “toda a informação atualmente disponível indica que são resultado de atos deliberados, imprudentes e irresponsáveis de sabotagem”, revela a Lusa.

As fugas estão a causar agitação marítima significativa na superfície da água, ao longo de várias centenas de metros, o que impossibilita a inspeção imediata das estruturas, segundo as autoridades.

Suécia, Dinamarca, Alemanha, União Europeia (UE) e NATO alegaram que as fugas do Nord Stream foram causadas por um “ato intencional” e “sabotagem”.

O primeiro Nord Stream, com capacidade de bombeamento de 55.000 milhões de metros cúbicos de gás por ano, foi interrompido após a Rússia alegar uma fuga de óleo na única estação de compressão russa que ainda estava em operação.

Já o Nord Stream 2 nunca entrou em operação devido ao bloqueio da infraestrutura por parte de Berlim, mesmo antes do início da invasão russa da Ucrânia em fevereiro.

Comentários

104

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    O comunismo é muito amigo do povo, tanto é que o quer eliminar. Quando vão acordar desse pesadelo chamado comunismo ?

    1. Avatar de asdrubal
      asdrubal

      O que é que a Russia tem a ver com cumunismo nos dias de hoje? Os apoiantes de Putin na EU sao maioritariamente de extrema direita lol

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Que mentira. Têm como simbolo o martelo e a foiçe. O proprio presidente foi um agente do KGB

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Olha que sim! Como por exemplo, a Rússia apoiou financeiramente Rassemblement National, AfD, Fidesz, FPÖ,… A Rússia também não utiliza o símbolo do martelo e foice na sua bandeira, nem no seu brasão. Sim, o atual presidente foi um agente da KGB, agente este que ajudou Gorbachev e Yeltsin a dissolver a união soviética.

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Primeiro, a Rússia utiliza sim os simbolos que falei. Volta atrás, em Maio penso eu, na parada militar deles e vê os simbolos. Segundo, isso são suspeitas levantadas pelos media para as pessoas odiarem os partidos nacionalistas. Engraçado, são financiados pela Rússia, mas criticam severamente a Rússia. Já o PCP e o BE, é o que vemos.

          2. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            A única instância em que o símbolo do martelo e foice são usados por parte do estado Russo é nas celebrações da derrota da Alemanha Nazi, celebrado no dia 9 de Maio. Dá para ver que desconheces um bocado a história, mas em 1945, a Rússia era socialista. Daí a presença da bandeira. Em mais nenhuma instância a bandeira é usada em capacidade oficial na Rússia.

            Não, não são suspeitas, existem registos das várias transferências. Por alguma razão muitos dos membros desses partidos defendem Putin. Até mesmo o Chega têm membros do seu partido que defendem Putin. O próprio Ventura disse que esperava que os seus partidos-irmãos cortassem relações com Putin.

            Já o PCP e o BE, nunca os vi uma única vez a defender Putin. Consegues demonstrar alguma posição de defesa a Putin? Não aceito artigos de opiniões, aceito as tomadas de posição destes partidos, ou discursos dos seus membros centrais.

          3. Avatar de PovoManso
            PovoManso

            @Nuno V
            “Já o PCP e o BE, nunca os vi uma única vez a defender Putin.” Não?

            -PCP votou contra a resolução do Parlamento Europeu de condenar a Rússia pela invasão à Ucrânia!
            -Bloco de Esquerda e PCP são contra a NATO!
            -O Bloco de Esquerda decidiu unir-se ao Podemos (Espanha) num movimento internacional criado por este com o objetivo de evitar o envio de armas à resistência ucraniana!
            -Refugiados ucranianos recebidos por russos na Câmara de Setúbal (Presidente da Câmara de Setúbal Comunista)!
            -Catarina Martins afirma que expansão da NATO não é solução nem dá mais segurança à Europa!

            Andas a dormir!

          4. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            -Leste por acaso a resolução? Claro que não porque isso dá muito trabalho, é preferível engolir o que a comunicação social diz. A resolução não era nenhuma condenação da guerra na Ucrânia, mas sim um pacote de sanções a aplicar à Rússia.
            -Ser contra a NATO não significa ser a favor da Rússia.
            -Ser contra o envio de armas também não significa ser a favor da Rússia.
            -Os refugiados ucranianos em Setúbal não foram recebidos por russos, mas sim pela associação de imigrantes dos países de leste, que neste momento é presidido por um russo, mas têm membros de outros países de leste, incluindo ucranianos. Esta associação, ainda agora se concontra listada e apoiada pelo alto comissariado para as migrações. A queixa foi dada pela embaixadora ucraniana que já o tinha feito em 2016. Já nessa altura a câmara de Setúbal tinha inquirido a ACM, se mantinha confiança nesta associação ao qual não obteve resposta. No entanto não achas que é uma grande falácia mencionares apenas a câmara de Setúbal? É que esta associação também colaborava com a câmara de Albufeira (PSD, CDS-PP, MPT e PPM), Aveiro (PSD) e Gondomar (PS). Setúbal, em resposta a isto, solicitou que o ministério da administração interna investigasse as acusações, as câmaras mencionadas em cima limparam para de baixo do tapete.
            -Quando há falta de argumentos repete-se os anteriores. Este argumento é o mesmo que o teu segundo ponto.

            Sabes quem é contra a expansão da NATO, a blocos político-militares, o envio de armas e sanções como forma de resolução de conflitos? O Papa Francisco. Se calhar a igreja católica também é a favor da Rússia. Deixa de ler Milhazes e cultiva-te.

          5. Avatar de PovoManso
            PovoManso

            @Nuno V

            “Ser contra a NATO não significa ser a favor da Rússia” LOLOL
            Deves pensar que eu nasci ontem! Ou que sou hipócrita.
            Alguém que acredita nisso ou é muito burro, ou então é sadomasoquista.

            Não abras o olhos não!

            Se não fosse a NATO hoje estarias a comer misseis soviéticos.
            Mais ser inculto do que ser hipócrita.

          6. Avatar de PovoManso
            PovoManso

            @Nuno V

            Vai perguntar aos Finlandeses e aos Suecos porque é que querem fazer parte da NATO LOLOL
            Eles também são uns incultos LOLOL andam a comer gelados com a testa e a rezar ao Papa Francisco! Jesus, deus te perdoe, não tens nada na cabeça!

          7. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Não sei porquê, mas noto uma tendência nos ignorantes em serem incapazes de escrever uma resposta sem recorrer constantemente a adendas.

            Correto, quem é contra algo, não significa que é automaticamente a favor de algo que não é diametral. Apenas um autentico idiota pensa o contrário. Não serás tu que precisas de abrir os olhos, ou pelo menos consultar um oftalmologista? O mundo não é apenas preto ou branco.

            Queres que eu faça uma lista das intervenções externas perpetradas pela URSS e comparar esta com as praticadas pela NATO e os seus membros, para ver quem mais forçou povos soberanos a comer mísseis?

        2. Avatar de darksantacruz
          darksantacruz

          Não é mentira, o Putin é de extrema direita, não é por acaso que ele apoiou vários partidos de extrema direita na europa.

          1. Avatar de Manuel Joaquim
            Manuel Joaquim

            Vá…. uma lição de politica:

            Quanto mais à esquerda: Mais Estado e Menos Povo
            Quanto mais à Direita: Mais Povo e Menos Estado
            Quanto mais ao centro, é um equilíbrio entre os dois.

            Como é que a Russia que é TODO estado e NADA Povo, pode ser de direita??? quanto mais de extrema direta?

          2. Avatar de darksantacruz
            darksantacruz

            @Manuel Joaquim grande lição de política em teoria na prática você está claramente desfasado da realidade e já agora uma ditadura fascista é diferente de uma comunista mas se calhar é demasiada informação para si.

        3. Avatar de César Oliveira
          César Oliveira

          Sim, o putin é um anjo para os comunistas Portugueses. Eles que vão para a Rússia. Portugal ficava bem melhor sem eles.

        4. Avatar de FAR
          FAR

          Primeiro, é foice. Não leva cedilha.
          Segundo, um simbolo não faz a ideologia. Muito menos a aplicação prática da mesma. Uma coisa é a perceção geral, outra coisa é a realidade das coisas (pense na origem do simbolo da suástica, por exemplo, que é bem diferente daquela pela qual é percecionada hoje).
          Terceiro, o individuo em questão claramente evoluiu desde os tempos de agente pau-mandado, não lhe parece?

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Curiosamente são apoiados pela Coreia do Norte, Cuba e Venezuela. Todos eles comunistas… E têm o hábito de colocar bandeiras com da URSS nas cidades ocupadas. Bem podem não ser comunistas no sentido económico, mas em tudo resto são exatamente iguais: imperialistas, opressores, ditadores…

        1. Avatar de supersilva
          supersilva

          Esses países são comunistas, sério?

          1. Avatar de Manuel Joaquim
            Manuel Joaquim

            Vá…. uma lição de politica:

            Quanto mais à esquerda: Mais Estado e Menos Povo
            Quanto mais à Direita: Mais Povo e Menos Estado
            Quanto mais ao centro, é um equilíbrio entre os dois.

            Os comunistas são de esquerda, defendem um governo que “controle” o povo, um governo que “defenda” o povo, um governo que “pense” pelo povo. O povo só tem que existir e seguir ordens, mais nada…

            Agora pensa lá que tipo de países são esses…

          2. Avatar de FAR
            FAR

            @Manuel Joaquim
            Pela sua lógica uma ditadura fascista é… comunista.

            Engraçado…

            Ah, e a parte do “Quanto mais à Direita: Mais Povo e Menos Estado” é deliciosa – especialmente o detalhe do “Mais Povo”. É lindo! Pena que seja de outra dimensão, porque desta de onde escrevo estas linhas não é tão tão bem assim quanto isso.

        2. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          A Coreia do Norte, Cuba e Venezuela apoiam a Rússia nesta matéria? E já agora a Venezuela não é governada por um partido comunista.

      3. Avatar de :-)
        🙂

        O que é que tem a ver? É que a sucessão natural do comunismo é a ditadura, e quando mais cedo o pessoal que apoia o comunismo perceber isso, mais cedo acabamos com essa conversa de uma vez.

      4. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        Nada mesmo os tipos so limitam-se a repetir o que os midia lhes diz, principalmente a cnn!
        O comunismo e muito mais forte no ocidente do que na Russia!

      5. Avatar de Avante camarada
        Avante camarada

        Fiquei confuso. Pelos menos em Portugal quem apoia Putin é o PCP (partido Comunista Português). Então o PCP é de extrema direita?

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          É normal teres ficado confuso. Até agora não vi um único partido português a defender Putin. Mas se achas que não, consegues demonstrar tal usando as posições desse partido e os seus discursos? Nada de artigos de opiniões, apenas estou interessado em factos.

      6. Avatar de César Oliveira
        César Oliveira

        Não, nem pensar o Putin, não, não é comunista, não, claro que não.
        O partido comunista Português não defendeu o Putin, não, claro que não. Ironia, Ironia, Ironia.

    2. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      A que país comunista te referes?

    3. Avatar de João
      João

      a Rússia já não é comunista desde a união soviética, a china é um capitalismo estatal, você está a ter pesadelos com fantasmas

    4. Avatar de WTF
      WTF

      “É complexo definir com precisão se a Rússia é comunista, socialista ou capitalista. É simplista enquadrá-la totalmente em uma única definição ou lado ideológico. Para análises mais abrangentes, é necessário considerar as instituições russas.”

      source: https://www. brasilparalelo. com.br/artigos/a-russia-e-comunista-socialista-ou-capitalista

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Não é nada complexo, as palavras têm significados específicos. Socialismo é um modelo económico caracterizado pela maioria dos meios de produção serem propriedade pública, seja através do estado, ou colectividades. Capitalismo é um modelo económico caracterizado pela maioria dos meios de produção serem propriedade privada. Comunismo é uma sociedade sem classes sociais, dinheiro e governo. A Rússia, neste momento, sem qualquer sombra de dúvida, é capitalista. E a Rússia nunca foi comunista foi sim socialista durante parte da sua história. Até á data de hoje, não houve uma única civilização comunista no mundo.

        1. Avatar de RicM
          RicM

          Correto, até porque aqueles que saboreiam o poder numa sociedade “comunista” não aceitam ser iguais aos seus “camaradas” e ter as mesmas posses que estes

        2. Avatar de Manuel Joaquim
          Manuel Joaquim

          Estavas no bom caminho, a explicar as diferenças entre Socialismo, Capitalismo e Comunismo (apesar de te focares apenas na economia, quando tem mais que as caracteriza)

          Mas depois espatifaste-te todo ao largo, quando dizes “A Rússia, neste momento, sem qualquer sombra de dúvida, é capitalista” a sério??? mas tu leste o que escreveste?

          E depois, para fechar com chave de oiro, ” Até á data de hoje, não houve uma única civilização comunista no mundo.” mas que enorme falacia aqui vai, que grande confusão…

          Sem entrar em detalhes, faz uma pesquisa por “stalinismo leninismo trotskismo” e aprende alguma coisa

          1. Avatar de FAR
            FAR

            “stalinismo leninismo trotskismo”
            Ideologias deturpadas e aplicadas por individuos/organizações corruptos e com uma agenda muito diferente daquela que seria a ideologia comunista “pura”.

            Tudo isto é debatível, e muita documentação desmente-me, apelidando de comunismo várias “eras” e regimes, mas em concreto não houve uma única implementação decente, funcional e fiel às ideias centrais do comunismo.

          2. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Resumindo concordas, pelo menos parcialmente, com as minhas definições, mas depois quando estas são aplicadas à realidade já não gostas do resultado.

            A Rússia é capitalista, os meios de produção estão na mão dos oligarcas, tal como no nosso país, bem como qualquer outro país da Europa.

            Acusas-me de cometer falácias quando és tu que as cometes ao misturar nome do partido com política praticada por este partido. Portugal nunca foi socialista porque tivemos o PS no governo. Também nunca fomos sociais democratas porque tivemos o PSD no governo. Portugal, desde o I governo constitucional de Portugal que é neoliberal. A URSS nunca foi comunista porque era governada por partidos comunistas, foi sim socialista, está inclusive escrito no nome, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. O mesmo se aplica à China,…

            Já agora, alguma vez leste alguma obra de Lenin, Stalin ou Trótski? Claro que não porque isso dá trabalho.

        3. Avatar de PTO
          PTO

          “Comunismo é uma sociedade sem classes sociais, dinheiro e governo. ”

          Ahahahahahaha! A piada do milénio!

          Nunca, porque nunca mesmo, existiu um regime comunista sem dinheiro, sem governo ou sem classes sociais.

          Nunca!

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Correto, nunca existiu um regime comunista sem dinheiro, sem governo ou sem classes sociais. Isto porque,nunca existiu um regime comunista, ponto final. Existiu e existem regimes socialistas. Existe diferença entre nome do partido e política praticada por esse partido. Os comunistas, têm o socialismo como estágio necessário para atingir o objetivo de uma sociedade comunista. Eu, em cima, dei exemplos, aqui no nosso próprio país, de partidos cujas políticas praticadas diferem das políticas implícitas nos seus nomes.

    5. Avatar de Hugo
      Hugo

      Procura o significado de extrema esquerda e de extrema direita e verás as diferenças entre os dois e depois podes verificar qual o pesadelo que melhor se ajusta.

      1. Avatar de Manuel Joaquim
        Manuel Joaquim

        Para ajudar os mais preguiçosos:

        Quanto mais à esquerda: Mais Estado e Menos Povo
        Quanto mais à Direita: Mais Povo e Menos Estado
        Quanto mais ao centro, é um equilíbrio entre os dois.

        Portugal tem, desde o estado novo, sido um pais moderado (ie: ao centro), tal como a maioria dos países europeus (eu disse maioria, não disse todos)

        Nos extremos temos:

        No extremo esquerdo,
        Temos um regime liderado por um ditador e uma classe política que dominam todos os aspetos da sociedade, desde a educação à cultura, passando pela informação, pela economia e pela restrição das liberdades.
        Geralmente o povo não possui direitos nem bens, o estado é que providencia tudo.
        As pessoas trabalham não para o seu sustento mas para o sustento do estado e deste, depois, distribui “igualitariamente” pela população os dividendos do esforço colectivo

        No extremo direito,
        Temos um governo mínimo, sem qualquer controlo sobre as pessoas e as empresa, em que impera o mercado livre, a livre concorrência entre empresas, o estado não está presente em nada da sociedade, tudo é privado, a saúde, a educação, a informação, a economia, etc.
        Até as forças de segurança como as forças militares e a polícia são privados.
        Este tipo de estados geralmente são apelidados de “anarquia” pois não é direito nem ordem. O estado é, ou deve ser, praticamente inexistente.
        Muitas vezes não existe sequer a cobrança de impostos, por isso a criação de infraestruturas (como estradas, saneamento, etc) é deixado ao critério privado.

  2. Avatar de john
    john

    A Europa se tivesse líderes não deixava que os EUA a arrastassem para o precipício. Os EUA destruíram o NS1 e 2 tal como o Biden tinha prometido. Hoje a Ucrânia atacou um pipeline em Kherson. Depois dizem que as coisas não são concertadas pelos EUA. Eu não quero saber da Rússia nem dos EUA. A mim preocupa-me a Europa que deixou que destruíssem a sua moeda e a sua economia. Os EUA estão bem e ainda ganham dinheiro com isso ao vender gás para a Europa a um preço exorbitante. Europa, um vassalo dos EUA!

    1. Avatar de G.
      G.

      De quem é a culpa da Europa ter ficado dependente de um fornecedor?

      1. Avatar de andre
        andre

        do putin que andou a subsidiar os ambientalistas extremistas europeus que colocaram a europa nesta situação ao darem um paço maior que a perna.

    2. Avatar de Ó que catano...
      Ó que catano…

      Temos noção que os EUA nos eliminam num piscar de olhos certo?

      1. Avatar de G.
        G.

        E os russos não? Que eu saiba eles tem mas armas nucleares.

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Gás dos EUA para a Europa? O gás que está a abastecer a Europa está a vir do norte de África e Nigéria. E o gás vindo dos EUA terá de ser caro mesmo, devido aos custos de transporte pelo Atlântico. O mal da Europa foi ter-se metido com um fornecedor, que ainda por cima é imprevisível. O Trump, que todos chamam maluco, avisou que estavam a cometer um erro, na época riam-se… Agora parece que a vontade de rir já passou.

    4. Avatar de PTO
      PTO

      “Os EUA destruíram o NS1 e 2 tal como o Biden tinha prometido.”

      A sério? Extraordinário! As coisas que tu sabes! És da CIA?
      Vocês, teoristas da conspiração, são uns cómicos do caraças!
      Só paleio e zero evidências e provas!

  3. Avatar de maxim
    maxim

    Não vejo como a nato pode intervir contra ela mesma.

    1. Avatar de manuiel
      manuiel

      iluminado ? ? ?

      1. Avatar de Renato
        Renato

        Não entendeu o senhor?

  4. Avatar de Sabe-se lá
    Sabe-se lá

    Sou só eu que acho uma irresponsabilidade Ambiental de todo o tamanho esta situação? Estão a poluir o mar, e consequentemente a atmosfera.
    Está tudo montado para rebentar com o planeta de uma vez… a velha máxima do “Não é meu, não é de mais ninguém…”

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Então? Em vez de beberem água das pedras…. comem um dourada com gás… ou robalo com gás…

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Só irá sair o gás que está nas tubagens, que é limitado, não é propriamente algo que vai ficar a sair durante anos…

    3. Avatar de Manuel Joaquim
      Manuel Joaquim

      O gás metano não polui a agua, aliás até existem na natureza fontes de gás metano que libertam à milhares de anos gás debaixo de agua, por exemplo nos pântanos.
      Alguns animais (como as vacas e os porcos) também libertam gás metano.

      Não sei, desconheço, se estas libertações em grande escala (serão em grande escala?) sejam realmente perigosas.

  5. Avatar de abelmartins
    abelmartins

    Nato ataca estados unidos?

    falta tomates á suecia para destruir os engenhos americanos

    1. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      NATO ataca Estados Unidos?!?! Mas se os Estados Unidos fazem parte da NATO.

  6. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Os gasodutos não foram feitos para estar encerrados e com milhares de milhões de metros cúbicos de gás lá dentro.
    Os media guincham tanto que nem notaram que 4 (e são 9 fugas) dos locais são as válvulas de segurança para despejar gás, para o oceano, em caso de sobre-pressão. A Rússia usava essas mesmas para despejar milhões de m3 para o oceano, por não os poder armazenar nem transferir para os gasodutos orientais. A coisa correu mal e as válvulas explodiram. Não foi nenhuma sabotagem, pelo menos como os média anunciam. Se existiu algo, foi do lado russo, que deviam ter parado de despejar gás para os gasodutos e abrir as válvulas de segurança para o despejar no mar.

    1. Avatar de manuiel
      manuiel

      já que sabes o futuro, diz-me se amanhã vai chover pff

      1. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        “futuro”?! Ele falou do passado e deu uma explicação plausível, ao contrário dos vários comanyarios aqui “foram os americanos porque são sempre os maus da fita”.

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          O que na realidade querias dizer :
          Ele falou do passado e deu uma explicação anedótica , ao contrário dos vários comanyarios aqui “.

          Abc

          1. Avatar de Jane Doe
            Jane Doe

            Argumentum ad lapidem.

    2. Avatar de Jiminy
      Jiminy

      Tens algum media a suportar esta teoria? Se sim, partilha o URL, sff.

    3. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      Se foram registados “sismos” no momento que as fugas apareceram, e se as valvulas estão realmente a disparar, os tecnicos não lhe iam chamar “uma fuga”.

      Os únicos a ganhar com isto são os EUA.

  7. Avatar de irritadiço
    irritadiço

    De certeza que foram os russos? Vejo ali grafitis e escritas o que me faz pensar que muita malta se junta ali à noite na paródia, a jogar à bola talvez? E aqueles danos parecem-me ser de vandalismo. Agora é tudo os russos!!

    Qualquer dia alguém explode a casa e diz que foram os russos para terem indenização da UE.

    1. Avatar de manuiel
      manuiel

      malta a jogar a bola mergulha milhares de metros para chegar aos canos? não me parece

    2. Avatar de G.
      G.

      Para ser justo ele tem razão, ainda ninguém sabe (publicamente), até pode ser realmente pelo facto de terem ficado parados tanto tempo sob pressão ou até mesmo porque não foram compridas as normas de segurança. (eu não percebendo nada sobre como isso funciona) Mas que é estranho ter acontecido agora lá isso é.

  8. Avatar de PauloS
    PauloS

    Foram os americanos e tenho provas concretas disso, os americanos que fartam se de enganar toda a gente dizendo que existe universo la fora e a terra é uma esfera. Manter as pessoas na ignorancia sempre foi mais facil para as manipular mas quando descobrirem que afinal o presidente dos EUA nao e mais do que um avatar de um Deus Egipcio vao perceber o porque disto tudo acontecer. A religiao sempre explicou todos os eventos na terra e este é apenas mais um…o proprio putin é um avatar de Ares. Isto é uma guerra de Deuses e nada podemos fazer pois estamos limitados a 3 Dimensoes de tempo e lutamos contra criaturas 5 dimensionais com poderes ilimitados atraves de quasares quanticos e nubelosas exotericas.

    1. Avatar de RicM
      RicM

      Deves ter ido nadar para os lados das fugas de gás e parece que inalaste quantidade em excesso. Vai deitar-te um pouco que isso passa…

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Isso, e o Elvis está vivo, na área 51 ha Ets, o Walt Disney foi sepultado por baixo do parque…
      Acertei as teorias todas?

    3. Avatar de O Coiso
      O Coiso

      Fiquei curiosíssimo com essas “provas concretas”. Quer partilhá-las com o resto do mundo?

    4. Avatar de Luis Rosalino
      Luis Rosalino

      ahahah que grande teatro ahaha mt bom

    5. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      10 pontos pela cena dos deuses e de putin ser um avatar. Já não lia algo tão tresloucado há algum tempo!

    6. Avatar de Manuel Joaquim
      Manuel Joaquim

      Finalmente alguém que fala do que sabe!!!
      E, já agora, que fique bem claro que o José Figueiras não tem nada a ver com isto

  9. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Adoro estas conversas, do lado da Rússia um ditador que mata quem não vai com ele … E conseguem mandar as culpas para os EUA ….

    1. Avatar de PauloS
      PauloS

      Sabe qual e o maior pesadelos dos estados unidos? Que a europa e a Russia se unissem. Na decada de 90 propos se que a Russia entrasse na UE, seria o casamento perfeito. O Know How europeu aliado ao poco inesgotavel para alimentar a demanda energetica do lado russo. As pessoas olham para a Russia e Ucrania agora e veem paises pobres, olham para a Polonia que era igual e neste momento tem um nivel de vida superior a Portugal e Espanha. A Russia so nao esta na UE porque os americanos sempre demoveram qualquer vontade disso acontecer. Os Americanos mataram o presidente Sa Carneiro portugues por nao ser vassalo deles, e recentemente chegaram a ameacar Portugal caso nao banisse todos os produtos da Huawei, inclusive de ficar com os Acores. Sim os EUA sao uma democracia mas gostam muito do poder e nao querem abdicar dele. Quem leu tolkien sabe que a raca humana sempre foi muito facilmente corrumpida pelo poder.

      1. Avatar de xxx0pt
        xxx0pt

        Podiam fazer esse filme, já está aí um bom argumento.
        Portugal não baniu a Huawei, apenas não utilizou equipamentos deles na rede 5G. Tanto facto distorcido…

      2. Avatar de Nuno Silva
        Nuno Silva

        Este Tolkien : “pai da moderna literatura fantástica” ?!?!
        Que filme ai vai …

        A Rússia nunca entraria para Europa por não ser uma real democracia, tentou ser mais nunca foi …
        Agora os EUA tentam defender o seu modo de vida, podes dizer que a Rússia tb, mas prefiro 1000x mais ser amigo dos EUA que da Rússia …
        Mesmo aqui na Europa não nos entendemos, a Alemanha anos e anos a financiar as suas empresas com energia barata e o resto da Europa que se amanhe, agora vamos todos pagar por isso …

      3. Avatar de Nuno Neves
        Nuno Neves

        Paulo, há pessoas que te podem ajudar! Fala com um psicólogo! Vais ver que isso melhora…não desesperes! Um abraço da 5ª dimensão

      4. Avatar de Manuel Joaquim
        Manuel Joaquim

        NUNCA existiu qualquer intenção, ideia ou sonho de que Russia alguma vez fizesse parte da união europeia.

        O que existiu sim, foi um convite FORMAL (na figura do presidente Bill Clinton) para que a Russia fizesse parte da NATO

        Portanto…

      5. Avatar de PTO
        PTO

        “Os Americanos mataram o presidente Sa Carneiro portugues por nao ser vassalo deles”

        Ahahahahahahah!! A demência já está avançada nesse cérebro. Os EUA mataram Sá Carneiro, ahahahahahah! Que puto de cromo! É de chorar a rir, ahahahaha!

    2. Avatar de abelmartins
      abelmartins

      se percebesses como o marcado se relaciona com estes fatores. os estados unidos ao venderem o gaz de xisto fex com que o pais valorizasse a moeda para o dobro.. facil

      achas que querem que os nordstream voltem?

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Sempre foi assim, ainda desde o tempo da URSS. Na URSS tudo o que sucedia de errado era ingerência americana, a tentar denegrir a URSS. Quando sucedeu o acidente em Chernobyl, diziam que era obra da CIA.

      1. Avatar de Nuno Silva
        Nuno Silva

        Acho que até foram os EUA os responsáveis pela 2ª Guerra Mundial…
        O que aconteceu com os dinossauros ?!? EUA …. (algum sarcasmo nesta mensagem)

        1. Avatar de abelmartins
          abelmartins

          vais dizer que foi a europa que disse que o iraque tinha armas quimicas?

          1. Avatar de Nuno Silva
            Nuno Silva

            Acho que não tinha.

            Mas tinha um ditador que matava só porque sim e apoiava “instituições” terroristas, ou achas que não?

  10. Avatar de Paulo Cruz
    Paulo Cruz

    Não percebi uma coisa: num lado do “tubo” está a Rússia do outro lado está um país europeu… quando a Rússia “fechou a torneira”, o gás que estava dentro do tubo não continuou a “correr” para a outra extremidade do tubo até “secar” tudo o estava dentro do “tubo”? Ou isto não funciona como a água?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O gás necessita ser bombeado, sem isso, fica parado.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Claro que não funciona como a água… é um gás!!! Não “flui” como um líquido!!!

      1. Avatar de Paulo Cruz
        Paulo Cruz

        Penso que o gasoduto deve estar segmentado e que a Rússia controle a abertura de cada um dos segmentos. Se assim não fosse da mesma forma que o gás está a sair neste momento pelo rasgo que foi aberto, também sairia no final do “tubo” se a “torneira estivesse aberta”…

    3. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      Fecharam do lado da russia, mas não vejo porquê que a europa não ia manter a torneira aberta para retirar o máximo partido possível. Mesmo que fechasse, as temperaturas estão a baixar, o que inviabiliza a possibilidade que o gás tenha expandido e as válvulas de segurança tenham aberto.

      Parece-me um bom trabalho por parte dos Seals Assim os EUA ja podem começar a vender LNG para a europa

  11. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Agora já se sabe o que a Rússia andou a fazer com os barcos e aviões no Atlântico Norte e Ártico antes da guerra.

    1. Avatar de G.
      G.

      Em teoria não seria preciso terem feito dessa maneira. Existem uns robôs que são operados dentro dos gasodutos os (PIG), e poderiam simplesmente colocar explosivos dentro do gasoduto e detona-los mais tarde . Usar barcos / aviões era dar muito nas vistas, seriam facilmente detetados pelos satélites. Em caso de sabotagem acredito mais num submarino.

  12. Avatar de JS
    JS

    Mas foi a Nato a criar as fugas

    1. Avatar de G.
      G.

      De onde foste buscar essa ideia? Qual é a vantagem da NATO em danificar dois gasodutos que custaram biliões á Alemanha?

  13. Avatar de Profeta
    Profeta

    Nao ha problema, esta tudo controlado por eles. Devagarinho vao conseguindo os seus objectivos. E maldade que nunca mais acaba. Eles sao todos inimigos ate acabar a festa depois voltam a ser amigos. E nos e que ficamos a tremer pelo meio.

  14. Avatar de secalharya
    secalharya

    Estes governantes são uma fantochada. Deixam o Putin fazer tudo e depois dão umas sanções de meia tigela…

    A Europa precisa de governantes com pulso.

  15. Avatar de incognita
    incognita

    Eu tb não entendo pq a Rússia faria isso, não tem gás sendo bombeado…

  16. Avatar de guedes
    guedes

    Bastava a Russia dizer que não lhe apetecia mandar gas e cortava aquilo .porque raio havia de explodir a coisa ? Não faz nenhum sentido.

  17. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Acho que não é complicado descobrir os responsáveis.
    Just follow the money….
    Quem tem a ganhar com isto?hein?hein?

    PorcoDoPunjab, o encantador de burros e soldador de tubos nas horas vagas…

  18. Avatar de jack
    jack

    OBRIGADO Srs Comentadores (alguns, claro) estava para aqui meio chateado e com tanta idiotice que li ( alguma claro) já ri a bom rir. Não se tratem não estão no bom caminho…….?

  19. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Rússia e a Europa não ganham nada em sabotar os ditos gasodutos.
    Os EUA? Já podem vender de qualquer das maneiras, que os gasodutos estão fora de serviço de qualquer das maneiras.
    A teoria da sabotagem está a custar a entrar, válvulas de segurança a rebentar, ou um outro país tipo China envolvido faz mais sentido… se a Rússia só poder vender para a China o poder de negociação baixa consideravelmente.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      A maior parte do gás que está a vir para a Europa é do Norte de África.

      Os EUA não têm capacidade técnica (terminais e interligações) de exportação para abastecer a Europa como alternativa à Rússia.

  20. Avatar de xpto
    xpto

    e o preço dos pellets?…ninguem fala disso? uma saca já custa quase 10 euros, mais do que duplicou desde o inverno passado.

    A Europa toda está a comprar em Portugal e os preços internos dispararam. O que é que a malta que optou por pellets vai fazer netse inverno??

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      xpto, passe frio, que é para ajudar a Ucrânia.
      Passe fome, que é para ajudar a Ucrânia…
      A inflacção é temporária, só vai durar uns bons anos…
      Os juros estão a subir? Ainda bem é para ajudar a Ucrânia.
      Estamos em vias de ser o país mais pobre da UE?
      É para ajudar a Ucrânia.
      Quem quer ajudar a Ucrânia, em vez de mandar bitaites sentado na cadeira, faça-se à vida e aliste-se no exército Ucraniano.
      Do que estão à espera?

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Mantinhas polares e roupinha quente substitui bem as pellets.