Quão anónima é a Bitcoin?

32 Comentários

Nos últimos anos temos assistido ao crescimento das moedas virtuais, nomeadamente da Bitcoin. Para além disso, é cada vez maior o número de comerciantes que estão a aceitar esta criptomoeda como método de pagamento. Mas apesar de ser uma moeda descentralizada será que é anónima?

Vamos conhecer um pouco mais da realidade.


A Bitcoin é muitas vezes descrita como sendo uma moeda anónima porque é possível enviar e receber Bitcoins sem deixar escapar informação que revele a identidade de uma pessoa. No entanto, alcançar o anonimato na rede Bitcoin pode ser uma tarefa bastante complicada e em alguns casos completamente impossível.

 

Uma moeda pseudo-anónima

A Bitcoin é uma moeda virtual pseudo-anónima. Enviar e receber Bitcoins pode ser comparado a publicar um livro utilizando um pseudónimo. Se a verdadeira identidade do autor alguma vez for ligada a esse pseudónimo, tudo o que ele escreveu até à data poderá ser ligado a si.

Deste modo, no mundo da Bitcoin o pseudónimo é o endereço Bitcoin utilizado para receber as Bitcoins e, dado que existe uma tecnologia chamada Blockchain, todas as transações ficarão gravadas para sempre. Se o endereço alguma vez for ligado a uma única carteira (Wallet) que por sua vez está ligada a uma única pessoa, então qualquer transação em que esse endereço esteja envolvido poderá ser ligado a essa pessoa.

Para clarificar, uma carteira (Wallet) é um programa que gere as chaves privadas ligadas aos vários endereços. O programa verifica cada um dos endereços na carteira para saber se existem transações no Blockchain que estão associadas a eles.

No artigo original acerca da Bitcoin, publicado por Satoshi Nakamoto, o criador desta criptomoeda recomendou que os utilizadores de Bitcoin usassem um endereço diferente para cada transação, evitando assim que no futuro todas as transações pudessem deixar pegadas que conduzissem a uma única pessoa. Serviços como a Coinbase adotaram esse procedimento para proteger a privacidade dos seus utilizadores.

 

O que pode tornar a Bitcoin anónima?

Para verdadeiramente percebermos o anonimato por detrás da Bitcoin, primeiro é necessário entender como é que a Bitcoin funciona a um nível mais básico.

É importante ter em mente que uma transação envolvendo Bitcoins nada mais é do que uma estrutura de dados que representa a transferência de um certo valor proveniente de uma ou mais fontes de fundos chamadas inputs, para um ou mais destinos chamados outputs.

Deste modo, existem três razões pelas quais, muitas vezes, a Bitcoin é referida como sendo uma moeda anónima.

Em primeiro lugar, ao contrário de Bancos e de outros sistemas de pagamento, os endereços de pagamento não estão necessariamente ligados à identidade de uma pessoa. Isto porque, qualquer pessoa pode criar um novo endereço (e a chave privada que lhe corresponde) a qualquer momento sem ter que revelar qualquer informação pessoal.

Em segundo lugar, para realizar uma transação de Bitcoins não é necessário que a identidade dos dois utilizadores esteja envolvida. Assim, qualquer pessoa pode transferir Bitcoins a partir de qualquer endereço que controle, isto é, tendo a chave privada, para outro endereço, não sendo necessário revelar qualquer informação pessoal.

Finalmente, os dados de uma transação são transmitidos e enviados por e para nós escolhidos aleatoriamente através da rede P2P. Mas, mesmo que os nós da rede Bitcoin estejam conectados entre si, não se sabe se foi um nó específico que criou a transação ou se apenas está a permitir a passagem dos dados.

Mesmo assim, a privacidade da Bitcoin não é à prova de bala e, por isso, existem várias formas de saber a verdadeira identidade das pessoas envolvidas numa transação.

 

Derrotar o anonimato

Um dos pontos mais fortes da Bitcoin é também uma das suas maiores fraquezas. Todas as transações na rede Bitcoin são completamente transparentes e é possível liga-las a qualquer pessoa. De facto, é esta transparência que permite relacionar vários endereços e, por extensão, liga-los a um único utilizador.

Os serviços mais utilizados hoje em dia, pedem ao utilizador para verificar a sua identidade antes de poder comprar Bitcoins. E a partir daí acabou-se o anonimato. Mas existem sempre aqueles que estão dispostos a arriscar um pouco mais de modo a comprar Bitcoins de forma anónima.

 

Portanto, quão anónima é a Bitcoin hoje em dia?

Qualquer utilizador deve estar ciente de que, atualmente, a Bitcoin pode ser muito menos anónima do que dinheiro físico. De qualquer modo, aqueles utilizadores mais ávidos que estão dispostos a esforçarem-se ao máximo para manter o anonimato das suas Bitcoins podem andar um pouco mais escondidos, mas a natureza aberta da tecnologia Blockchain e das transações pode fazer com que de um momento para o outro a máscara caia.

Mas o futuro é ainda muito incerto. Com a adoção da Bitcoin a crescer à velocidade que temos visto é uma questão de tempo até que alguém se lembre que é necessário ter controlo total sobre quem tem Bitcoins. Com os mecanismos de Data Mining (mineração de dados) a ficarem cada vez mais poderosos, novos esquemas serão desenvolvidos de modo contornar todas as tentativas de esconder a identidade daqueles que possuem Bitcoin.

De facto, o exemplo mais flagrante de que a Bitcoin não é tão anónima como todos pensam é o caso de justiça de Ross Ulbricht, acusado de gerir o império Silk Road, que vende todo o tipo de drogas e não só. As autoridades foram capazes de encontrar milhões de dólares em transações que iam parar à carteira Bitcoin que estava no seu computador.

 

Conclusão

Ainda assim, existe muita coisa que pode mudar de um momento para o outro. E de certo modo está tudo nas mãos das pessoas que mantêm a rede Bitcoin a funcionar. Será que algum dia o código fonte da rede Bitcoin será modificado de modo a proteger o anonimato dos utilizadores ou para tornar mais fácil a sua regulamentação?

Tudo aquilo que podemos dizer é que, para já, a Bitcoin e as outras moedas virtuais que andam por aí ainda são umas crianças. Só a longo prazo saberemos se a revolução iniciada pela criação de Satoshi Nakamoto irá mudar (ou não) o Mundo para sempre.

Acompanha este assunto no grupo pplware @ Bitcoin

 

Leia também:

Bitcoin – Uma breve história do nascimento da criptomoeda

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jafostes
    jafostes

    mas agr coloco uma questao…quando se cria uma conta na coinbase por exemplo tens de dar sempre um documento de identificação (BI ou Carta de cond.) comono paypal….

    ou seja….como podemos ficar anonimos se nos podem sempre dados para poder obter um endereço das cryptomoedas???

    1. Avatar de MICHAEL CINTRA
      MICHAEL CINTRA

      So ficas anonimo se mineirares as moedas.

    2. Avatar de Kripton
      Kripton

      Qual o contributo desse comentário? Mera caixa de ressonância daquilo que foi escrito no texto.

    3. Avatar de rui
      rui

      Não sou pro mas penso que isso é porque estás a confiar o anonimato no coinbase mas ninguém te obriga a ter a carteira lá, podes ter no teu computador.

    4. Avatar de Simplex
      Simplex

      Se forçarem o coinbase a divulgar dados, sim, estas la na lista.
      Se criares a tua carteira privada e tirares as moedas da carteira do coinbase para a tua nova privada, acaba-se os problemas, e se te vierem chatear, dizes que doaste as moedas ou as ofereceste ao teu afilhado informatico…

      E só para adicionar, se tiveres moedas, sejam elas quais forem, em sites tipo coinbase, as moedas NAO SAO tuas!!!!! Se o site fechar ficas sem nada…. Se tiveres as moedas em carteiras privadas, podes usa-las em qualquer outro site caso o site onde as compraste (coinbase neste exemplo) feche

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Mas é fácil criar algoritmos que identifiquem essas contas, basta analisar o padrão dos movimentos para se saber quem é o dono da conta.

        1. Avatar de Simplex
          Simplex

          Wrong… Sabes onde estao as moedas, certo, mas nao sabes de quem é a carteira… Ate podes ter ‘apanhado uk virus’ e ficaste sem elas todas…
          E contas bancarias e cartoes de credito que gastam crypto sem passar pela tua conta bancará é coisa que ja nao falta 🙂

    5. Avatar de BlinZk
      BlinZk

      Essa pergunta, revela que não leram o texto atentamente, ou não o entendera.
      Eles até dão o exemplo da Coinbase, dizendo que eles criam um endereço para cada transação, exactamente para proteger a identidade dos seus clientes.

      Mas é sempre possível criar carteiras de hardware e enviar/receber para e de outros users, sem ter que recorrer às exchanges.

  2. Avatar de Mario
    Mario

    O Bitcoin nao e anónimo. Utilizem Monero se quiserem alguma moeda verdadeiramente anónima.

  3. Avatar de Simplex
    Simplex

    Se forçarem o coinbase a divulgar dados, sim, estas la na lista.
    Se criares a tua carteira privada e tirares as moedas da carteira do coinbase para a tua nova privada, acaba-se os problemas, e se te vierem chatear, dizes que doaste as moedas ou as ofereceste ao teu afilhado informatico…

    E só para adicionar, se tiveres moedas, sejam elas quais forem, em sites tipo coinbase, as moedas NAO SAO tuas!!!!! Se o site fechar ficas sem nada…. Se tiveres as moedas em carteiras privadas, podes usa-las em qualquer outro site caso o site onde as compraste (coinbase neste exemplo) feche

  4. Avatar de Hugo Nobre
    Hugo Nobre

    Para quem procura uma moeda anónima o aconcelhável é Monero ou Dash e não bitcoin.

    1. Avatar de johny
      johny

      aconselhável*

    2. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      E porque alguém quer fazer transações anónimas ?

  5. Avatar de Antônia
    Antônia

    Anônima é a XMR

    1. Avatar de Simplex
      Simplex

      Anonimas, todas sao…. Simplesmente no Monero nao consegues ver o valor dentro de cada endereço…
      Se eu te der 50 moradas de bitcoin tu nao sabes qual delas é a minha… Portanto… Anonimo….

  6. Avatar de TrolhaMen
    TrolhaMen

    Epah pessoal tenho 117 bitcoin ali bem do tempo de 2011 agora quero converter em euros chegou mais cedo a minha reforma mas para isto tudo ser legal as fianças quer apanhar uma boa fatia do bolo.

    1. Avatar de PinaColada
      PinaColada

      Que treta! 🙂

      1. Avatar de Qwerty
        Qwerty

        pode ser verdade…
        uns 10 anos atrás minerar uma bitcoin e entender como funciona e assim era muito trabalho para o ganho… e não se podia comprar nada na altura que eu descobri as bitcoins honestamente… eu desisti da ideia tinha eu 2 bitcoins… mas tive um amigo que não desistiu. ele começou por minerar no pc pessoal, eu desisti da ideia, mas ele tinha um PC magalhães lá em casa que não usava, e ele na altura meteu o magalhães a minerar bitcoins, o que era verdadeiramente facil de fazer nesse tempo (como eu disse, a bitcoin dava tão pouco que nem valia o esforço – se bem me lembro na altura o racio era meia moeda por semana e dava uns 2 centimos cada moeda, acho)… quando veio essa noticia da moeda bitcoin valer 15k dollars eu até fiquei parvo…. algures numa wallet tenho 30 mil dollars, ou tinha… o meu amigo ele estimou que tivesse mais de 50 bitcoins, mineradas no magalhães… se 2 são cerca de 25 mil euros, imagina 50… mais de meio milhão de euros? nem fiz a conta…

    2. Avatar de Ricardo Almeida
      Ricardo Almeida

      Não precisas, usa um cartão de débito bitpay, ao tema de carregar o cartão com os bitcoin que quiseres, e ao fazer pagamentos ele converte em euros. No fundo um cartão de débito normal.

    3. Avatar de Simplex
      Simplex

      Fala com um bom contabilista que isso não é exactamente assim… 🙂
      Se precisares de info manda msg privada.

  7. Avatar de ricardo
    ricardo

    quando a bolha rebentar já não é preciso ser anonimo

    1. Avatar de Simplex
      Simplex

      A anos e anos que ouço falar na bolha… A minha casa esta paga à pala do bitcoin, agradeço a pessoas como tu que nao aceitam o futuro… Assim da tempo de acumular mais moedas antes de voces todos entrarem e depois as comparem a sabe deus a que preço…

  8. Avatar de Ricardo Marques
    Ricardo Marques

    Vão surgir os movimentos: Lesados do bitcoin

    1. Avatar de Qwerty
      Qwerty

      isso nunca ira existir porque a bitcoin não está afiliada a bancos, nem a dinheiro fisico sequer… basicamente é a “moeda ilimitada”, enquanto o teu dinheiro vem das plantas (sim, as notas são feitas com plantas, não papel) e o teu suor é que corta as plantas, basicamente, enquanto houver computadores, eletricidade e Internet sempre haverá bitcoins… a raça humana pode extinguir-se que a bitcoin vai continuar a ser minerada e vai existir sob forma digital, embora nós já não estejamos cá para a usar, entao não teria valor…
      imagina meteres os servers da google à 10 anos a minerar bitcoins… hoje em dia se calhar não havia dinheiro fisico que chegasse para cobrir o valor de todas as moedas bitcoin que terias hahahahah

    2. Avatar de S
      S

      Piada desactualizada… Já existem… MT.gox

    3. Avatar de Simplex
      Simplex

      Este comentario revela um extremo desconhecimento da tecnologia e do futuro…
      tambem existem movimentos lesados da apple cada vez que as accoes da apple (ou outra empresa qq) desce de valor?

      1. Avatar de Ricardo Marques
        Ricardo Marques

        Então mete lá as tuas poupanças.
        Acredito que as criptomoedas / blockchain sejam o futuro, mas não estas! Algumas que sejam lançadas pelos UE ou pelo BCE.

        1. Avatar de Simplex
          Simplex

          Se meto la as minhas poupanças? Eu paguei a minha casa com isto!!!!!!!!!
          So nao meto mais porque nao tenho… Mas ainda bem que voces nao aderem, assim da tempo para eu ir comprando todos os meses mais barato
          E qualquer moeda controlada por entidades derrota o proprio principio da criacao das mesmas… Deves ser banqueiro e andas aflito né ? Abraço e boas festas!

        2. Avatar de nop
          nop

          qual era o objectivo de reinventar a roda?! que interesse tem o BCE e/ou a UE ou seja qualquer pais/uniao de paises em criar uma cripto moeda? o unico problema de todos os mencionados acima e nao terem controlo sobre as criptomoedas.
          O bitcoin e anonimo ate se associar o endereço à pessoa, isso e tambem o que torna o bitcoin transparente, isso tambem e um problema para quem quer controlar, visto que tambem pode ser controlado.

  9. Avatar de Simplex
    Simplex

    Se meto la as minhas poupanças? Eu paguei a minha casa com isto!!!!!!!!!
    So nao meto mais porque nao tenho… Mas ainda bem que voces nao aderem, assim da tempo para eu ir comprando todos os meses mais barato 🙂
    E qualquer moeda controlada por entidades derrota o proprio principio da criacao das mesmas… Deves ser banqueiro e andas aflito né ? 🙂 Abraço e boas festas!

  10. Avatar de Aguero
    Aguero

    TorBrowser + carteira Bitcoin https://bitcoinofficial.org/pt/ = 100% de anonimato.