Quanto vão poupar os consumidores com o carregador único?

30 Comentários

A grande notícia de hoje é relativa à imposição de carregador único para telemóveis, por parte da União Europeia, já partir do outono de 2024.

A interface USB Tipo-C será obrigatório nos smartphones e o carregador será vendido à parte. Mas quanto irão os consumidores poupar com tal mudança?

Quanto vão poupar os consumidores com o carregador único?


Poupança com carregador pode chegar aos 250 milhões de euros aos consumidores

A Comissão Europeia prevê uma poupança de 250 milhões de euros aos consumidores da União Europeia (UE) pela introdução de um carregador universal. Face a tais avanços, a  Comissão Europeia considera um “passo importante” para maior comodidade e menos desperdício.

Thierry Breton, comissário europeu do Mercado Interno referiu que…

O acordo que alcançámos esta manhã trará cerca de 250 milhões de euros de poupança aos consumidores e permitirá também o surgimento de novas tecnologias, tais como o carregamento sem fios, […] sem deixar que a inovação se torne uma fonte de fragmentação do mercado e de inconvenientes para os consumidores

Thierry Breton assinala que “um carregador comum é um resultado comum para os muitos dispositivos eletrónicos da vida quotidiana”.

Graças ao nosso forte empenho político, chegámos a um acordo em menos de nove meses” após a apresentação da proposta, permitindo que “os consumidores europeus possam utilizar um único carregador para todos os seus equipamentos portáteis

Quanto vão poupar os consumidores com o carregador único?

A União Europeia prevê adotar, no outono de 2024, o carregador USB tipo C para todos os telemóveis, ‘tablets’ e câmaras, dado o acordo hoje alcançado entre o Parlamento Europeu e os Estados-membros.

Ao abrigo das novas regras, os consumidores deixarão de precisar de carregadores e cabos diferentes para os vários aparelhos eletrónicos portáteis de pequena e média dimensão.

Para os computadores pessoais, há um prazo de 40 meses para adaptação após a entrada em vigor da nova legislação da UE. As novas regras não se aplicarão aos produtos colocados no mercado antes da data de aplicação.

Leia também…

União Europeia: USB Tipo-C será obrigatório nos smartphones e carregador será vendido à parte

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Infinity
    Infinity

    Algum, com a excepção dos consumidores da Apple

  2. Avatar de schwrink3r
    schwrink3r

    Provavelmente a Apple irá optar por ter equipamentos completamente livres de cabos do que usar o usb-c

    1. Avatar de Márcio Pego
      Márcio Pego

      +1 pela certa

    2. Avatar de Stanley
      Stanley

      Não tem como. Infelizmente, tem que haver uma conexão física, nem que seja interna, escondida dentro do aparelho, para assitência técnica.

      No mais, magsafe carregando a 20w, 35w? Vai derreter o aparelho!

  3. Avatar de Thomas
    Thomas

    Nao so nos vamos poupar como ja nao serao necessarios os telemoveis virem com carregador. Eu ja uso o mesmo ha anos.

    1. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      Qual a potência? Carregar, carrega sempre…. Mas carregar uma bateria de 5000mA com um carregador 5V1A é uma eternidade hoje em dia! Se deixares durante a noite, é indiferente 🙂

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        O carregador único não vai ter potência infinita…
        Vai ser mais um…
        Aliás, o “U” do USB era para isso mesmo…
        Isto é mais para uniformizar a porta para evitar que marcas como a Apple deixem de fornecer o carregador mas forneçam um cabo incompatível com o carregador anterior obrigando os clientes a comprar um carregador novo, numa embalagem nova, forrada a plástico…

  4. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Nenhum porque os carregadores vão ser mais caros e se ele avariar mais dinheiro a sair da carteira.

  5. Avatar de abdu
    abdu

    O preço dos smartphones não vai baixar. apenas o lucro dos fabricantes é que aumenta. Foi o que aconteceu com os iPhones.

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Isto!

    2. Avatar de Stanley
      Stanley

      Não esqueca da inflação e do aumento real do custo dos chips.

  6. Avatar de Js
    Js

    Quanto vão poupar os consumidores com o carregador único?
    Como tudo o que tem acontecido
    Nada

    1. Avatar de LG
      LG

      Inicialmente anda. A longo prazo sim. A natureza igualmente. O mais certo é que a maioria dos utilizadores já tem um carregador USB-C em casa… É escusado tanto drama

  7. Avatar de Simao
    Simao

    Poupar nada. Vou dar mais lucro a marca do telemovel. Pois ao comprar um novo modelo com o carregamento rapido, 65W ou 80W, necessito de um carregador competente. Ou seja, terei de comprar um.

    1. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      Eu já tenho um de 65W que foi “oferecido” com o telemóvel, e acredito que será mais que suficiente durante uns bons anos se os novos telemóveis conseguirem tirar partido disso…

  8. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    P: “Mas quanto irão os consumidores poupar com tal mudança?”
    R: ZERO!

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    Isso são carregadores de baixa potência. Para quem quiser fastcharge vai ter que comprar da marca…

    1. Avatar de Mapril
      Mapril

      Errado, os carregadores rápidos usam protocolos universais, não têm que ser da marca. Excepto talvez os da Apple, aí não sei…

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Protocolos universais claro, potências não…
        Quer dizer que irá haver um carregador que dá até 100W para todas as marcas? Duvido….

        1. Avatar de SergioA
          SergioA

          A norma QC e bastante adoptada por varias marcas, ja e quase um standard.
          E melhor ainda, para quem brinca com DIY, a norma QC e uma maravilha.
          Um carregador QC da 20, 15, 12 e 9 Volts, ja nao e preciso teres carregadores para voltagem especifica. logo mais uma vantagem.
          Procurem por “PD module board” e poupem nos vossos carregadores (atencao, so funciona cabo USBC para USBC)

  10. Avatar de LA
    LA

    Não vão poupar nada, porque o valor da carregador que não vem na caixa, vai ser lucro, para os acionistas.

    1. Avatar de Mapril
      Mapril

      No mercado dos smartphones a concorrência é feroz – por isso é expectável que haja de facto uma baixa de preço por não estar incluído o carregador

  11. Avatar de Sergio
    Sergio

    Tenho um telemovel, um relogio, um portatil, phones sem fios, um sensor da diabetes e uma maquina fotografica.

    em todos o equipamento de carregamento vinha incluido e adaptado com devida potencia para nao afectar as varia baterias.

    Com esta medida em 2024 teria que comprar tres carregadores com potencias diferentes para nao correr o risco de danificar os aparelhos.
    Por isso em 2024, iria perder dinheiro.

    Mas aprovo a medida, ha um consumo desenfreado nos carregadores

    1. Avatar de Wicked Omega
      Wicked Omega

      Ainda se o carregador se conseguisse adaptar à potencia necessária para o aparelho a ele ligado…

  12. Avatar de Juvenal
    Juvenal

    ZERO. Porque vão ser obrigados a comprar carregadores compativéis com os seus equipamentos, logo aumentar o lucro ás empresas, e ajudar a destruir o meio ambiente.

  13. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    Vão poupar “ZERO”.
    Esta medida só vai fazer com que as marcas acelerem o desenvolvimento dos telemóveis sem entradas, livres de cabos. E nessa altura todos terão que comprar carregadores para carregamentos wireless, sendo que muitos deles custam mais que 20 ou 30 euros.
    Achavam mesmo que esta medida era para o bem dos consumidores? Anjinhos.

    1. Avatar de Mapril
      Mapril

      A grande maioria dos smartphones já carregam por USB-C. Por que diabo esta medida os levaria a abandonar o que já têm?

      1. Avatar de Manuel Costa
        Manuel Costa

        Referi-me ao desenvolvimento de NOVOS telemóveis. A razão para isso? Lucro, puro e duro, com o consentimento dos nossos “amigos” da UE.

  14. Avatar de secalharya
    secalharya

    Poupar? LOL

    Mas ainda acreditam no Pai Natal?

    Quem vai lucrar com isto são as marcas. Smartphones ao mesmo preço e nem se têm de preocupar me desenvolver um carregador para o mesmo.

  15. Avatar de Reis
    Reis

    Mas que porcaria – falam de carregador, depois falam de cabo … eu já hoje carrego o que quer que seja com um carregador Apple ou de outra marca . Carregador é aquela peça que é responsável pela carga !!! Não é o cabo !!! Se a ideia é um cabo único , conto poupar ZERO com esta medida. Se a ideia é carregador único, conto entre poupar ZERO a perder dinheiro porque os fabricantes vão todos achar que já teremos um desses carregadores universais e ninguém os vai fornecer na caixa . Quando avariar vou ter de comprar outro . Se tiver meia dúzia de coisas que podem precisar de carregamento em simultâneo vou ter de comprar meia dúzia de carregadores . Sinceramente não vejo poupança . Nos cabos também podemos correr esse risco: se todos os aparelhos usam o mesmo cabo, porque razão não hão os fabricantes deixar de os colocar na caixa ? Que maravilhosa legislação