Quanto custará a utilização dos supercarregadores da Tesla?

36 Comentários

Tal como informamos a 13 de Novembro de 2016, a Tesla vai acabar com as borlas ao nível da energia. O objectivo é obviamente reduzir custos, mantendo a confiança total dos seus clientes.

Recentemente a empresa apresentou mais detalhes sobre esta posição e até apresentou preços para a utilização dos supercarregadores.


A Tesla tem em marcha um novo programa de disponibilização de energia para os seus clientes. Na prática todos os Tesla Model S e Model X que tenham sido comprados até 15 de Janeiro de 2017 vão poder continuar a usufruir de energia grátis nos 735 postos de carga, disponíveis à escala mundial, e que possuem 4,625 “Superchargers“. Na Europa existem 261 postos com supercarregadores.

Mas porque vai a Tesla cobrar pela utilização dos supercarregadores?

De acordo com a empresa, o pagamento para a utilização dos supercarregadores tem com objectivo duas situações:

  • Evitar o abuso da utilização dos postos de carregamento
  • Conseguir dinheiro que permita ajudar na expansão da rede de supercarregadores

E quais os preços praticados?

Apesar de não existirem ainda preços específicos para Portugal, até porque também não existem ainda supercarregadores em funcionamento, a Tesla deu dois exemplos bastante interessantes e que nos permitem ter uma ideia dos preços praticados. Segunda a fabricante de carros:

  • Utilizar um supercarregador numa viagem de Los Angeles a Nova Iorque (4 490 Km) custará cerca de 120 dólares (~113 €)
  • Para viagens curtas, como por exemplo, entre Los Angels e São Francisco (616 Km), o preço é de apenas 15 dólares (~14 €)

Tendo em conta os valores apresentados, facilmente concluímos que continua a existir uma clara vantagem na utilização de carros eléctricos comparativamente à utilização de carros que funcionem com combustíveis fósseis, como é o caso da gasolina, gasóleo ou gás.

Via HardOCP

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mestis
    mestis

    não querem dizer “Evitar o «abuso» dos postos de carregamento” ??

  2. Avatar de wishmaster
    wishmaster

    E um dia não muito distante, os preços da energia eléctrica nestes postos alcançarão os preços da gasolina e gasóleo, o que quer dizer que o ambiente sairá beneficiado, o consumidor é que não terá ao seu alcance preços justos.

    1. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      Mais caro que os combustíveis fósseis? Só se o governo obrigar a um imposto energético . Podemos contornar com painéis solares em casa.

  3. Avatar de ruiuda
    ruiuda

    “Tendo em conta os valores apresentados, facilmente concluímos que continua a existir uma clara vantagem na utilização de carros eléctricos comparativamente à utilização de carros que funcionem com combustíveis fósseis, como é o caso da gasolina, gasóleo ou gás.”

    Comparativamente com um veículo GPL até ao momento não conseguiu destroná-lo em termos de economia.

    Esqueceram-se do pormenor da viciação das baterias. A garantia pode ser longa (8 anos), mas se venderem um elétrico com as baterias de origem e com essa mesma idade quanto será o impacto na desvalorização?

    Eu consigo arranjar um automóvel recente, colocá-lo a GPL e ter tanto conforto/tecnologia (à exceção da condução autónoma)/… por um valor global mais baixo ao KM. O Tesla pode ser muito mais potente, mas se aqui estamos preocupados com economia num Tesla não a temos de certeza.

    Este valor global entende: PVP do automóvel já com KIT GPL, valor do mesmo após 12 anos e 300.000KM, manutenção, seguro, selo,inspeção, pneus e combustível.
    0,18852€
    Veículo em questão: Mazda CX-5 2.5 Skyactiv-G
    Seu equivalente a Diesel dá um valor global de 0,21736€/KM.

    Só em combustível conseguimos um valor de 0,05€/KM. No Tesla nem metade temos (0,028€/KM) mas se as baterias tiverem que ser trocadas durante os 12 anos são ~10.000€ gastos por umas novas (valor atirado para o ar uma vez que no Nissan Leaf custa ~6.000€, mas um Tesla tem muito mais disponibilidade para armazenar eletricidade e 10.000€ poderá ser pouco).
    O motor elétrico não leva óleo e outras peças várias que existe num veículo a combustão. No caso que mencionei conseguimos 0,01563€. O motor elétrico também poderá necessitar de manutenção, mas com o problema das bateria mais uma vez ficamos muito ela por ela.

    Resta pesar outros fatores como tempo de recarga, autonomia total, CO2 produzido (nunca deveremos pensar que os elétricos são ∅ CO2, o fabrico das baterias e a origem da eletricidade consumida também é importante).

    Nota: o valor obtido/KM no Mazda é num automóvel adquirido com um máximo de 4 anos de idade e 50.000KM feitos. Um Tesla estaria com metade da sua vida na bateria nestas condições.

    1. Avatar de RIcardo Costa
      RIcardo Costa

      trabalhas para alguma gasolineira??

    2. Avatar de Andy
      Andy

      Achei interessante a tua análise., mas tens que ver isto na realidade americana, visto ser este o grande mercado da Tesla e onde os preços das viaturas a gasolina e do combustível é cerca de metade do que em Portugal.
      Tendo em conta um cenário de uma viatura a gasolina cujo o consumo médio é de 35MPG ( = 8L/100 kms) e o preço médio do Galão Americano (3.78 L) de gasolina é de 2.3 US$ – o que faz o preço de 0,60$ por litro. Para os 616 Km de um curta viagem é necessário 49L de gasolina. O que dá ~= 29$ vs os 15$ do carregamento Tesla.
      Se fizer 50000KM/ano isto dá 4000 litros = 2400$. E em carregamentos Tesla ficaria a 1217$
      Assim o custo de gasolina é o dobro do carregamento do Tesla.

      1. Avatar de ruiuda
        ruiuda

        Sim, eu sei que nos EUA 1L de Gasolina custa sensivelmente o mesmo que 1L de GPL cá em Portugal e que eles não cobram tantos impostos nos automóveis.

        Em Portugal um Mustang V8 custa ~96.000€, em Espanha nem metade disto e nos EUA ~25.000$ (Novo).

        Mas no dia em que tivermos que substituir as baterias dará um enorme prejuízo. E o receio das pessoas em comprar um elétrico de 2a mão poderá aumentar. Já existem bastantes receios na compra em 2ª mão atualmente. O Nissan Leaf comparativamente com o Tesla tem uma bateria 5x inferior (20kW vs 100kW). Depende também do Tesla, mas a grande autonomia dos Tesla baseia-se na quantidade de baterias que tem, não é milagre. Se o fosse não pesariam >2Ton (penso).

        Prefiro os veículos a Hidrogénio, tal como o Toyota Mirai ou o Hyundai IX35 FuelCell.

        Quando os combustíveis fósseis forem abolidos os motores de combustão em alumínio poderão ser adaptados para funcionarem a Hidrogénio.

      2. Avatar de Tico
        Tico

        Os carros custam o mesmo? Demoram o mesmo tempo a atestar? Ao fim de quantos anos se consegue “auto pagar” cada um dos investimentos?

        1. Avatar de Antonio Ferreira
          Antonio Ferreira

          É o ambiente? Quando andamos todos com máscaras para poder respirar vão pensar quanto estariam dispostos a pagar para poder respirar livremente! Esqueçam as equações de custo/benefício. Tirando a desvantagem do custo no investimento inicial um carro elétrico é só vantagens!

      3. Avatar de Filipe Santos
        Filipe Santos

        Boa analise…mas muito errada ainda.

        Para fazeres uma análise equiparável ao Tesla, terias que por um carro da construção, qualidade, tecnologia, conforto e potencia que seja semelhante….ah…pois…não há… e os que há…são muito mais caros que o Tesla. Por isso vamos por um carro género Panamera que é o mais parecido. Pois…mas lamento informar mas já andei em Panamera e Teslas, e por muito bom que o Panamera seja, está a anos de luz do Tesla. Agora faz as contas ao que o Panamera gasta a fazer essa viagem, ao preço do Selo …ah..o Tesla não paga 🙂 não gasta CO2. O Preço das revisões….ah…pois..o Tesla não tem revisões, não tem manutenção…ah..desculpa..tem sim, tem que se encher o depósito do limpa vidros de vez enquanto. (Um familiar meu tem um, e já com 115.000kms e nunca pagou um cêntimo em revisões e manutenções porque simplesmente não é preciso.)

        O Tesla não é carro económico…é simplesmente um carro familiar de conforto incrível com performance de super desportivo, não é para se estar a comparar com Mazdas.

        Quando sair o Model 3 …aí já se pode comparar melhor….

        1. Avatar de Joao Nunes
          Joao Nunes

          Filipe Correcto!
          O meu Tesla é superior em tudo! Ter um ICE fumarento nem pensar.
          O custo de carregar em casa bate qq GPL.

          E para quem está a pensar trocar baterias… Bom um ICE com 10 anos está em fim de vida. Um electrico dura bem mais que 20 anos se for bem cuidado.

        2. Avatar de ruiuda
          ruiuda

          O Tesla Model S não é OffRoad.
          O Tesla Model X levanta as portas e no estacionamento isso é uma grande desvantagem.
          Não nego que o Tesla é mais confortável mas será muito mais? Hoje em dia os familiares são muito confortáveis (principalmente os bem construídos, como os últimos Mazda), pelo que duvido que a diferença seja elevada. Só se for pela rotação do motor, mas isso é música para os meus ouvidos. Ainda para mais num 2.5 Atmosférico. Os motores turbo reduzem o ruído, o GPL também reduz o ruído. Basta clicar num botão e temos mais com Gasolina.
          Tecnologia já existe bastante e alguma dela eu não necessito. O Mazda já vem com muita coisa, o que o tesla tem para mim é acessório. As suas performances também. Eu se quero performance compro um supercarro ou um desportivo a Gasolina, não um elétrico que não tem envolvência nenhuma. Prefiro cumprir os limites de velocidade e esse Mazda já anda bem (~210Km/h) e tem uma boa aceleração 0-100 Km/h (8s).

          Relativamente à manutenção, o não ser preciso é uma resposta muito redutora. Haverá com certeza um livro de revisões dado pela marca. O motor elétrico por muito bom que seja (não conheço a sua resistência) pode ceder/partir como os outros. O Mazda é Japonês (reconhecida fiabilidade dos Nipónicos) mas tenho plena noção que pode partir também. O motor do Mazda pode ser mais caro, mas o Tesla tem 2. É difícil partirem os 2 ao mesmo tempo, mas mesmo que parta 1 já temos um custo significativo. O GPL contribui na longevidade, dadas as suas propriedades. Automóveis sem manutenção têm vida prematura. Isso é certo.

          1. Avatar de Antonio Ferreira
            Antonio Ferreira

            É o ambiente?

        3. Avatar de ze
          ze

          E pneus também não gasta? sou a favor dos carros eletricos, mas dizer que não tem custos …..

    3. Avatar de BG
      BG

      Sim é verdade, eu já tenho dito a muita gente que o GPL, é o meio de transporte mais barato e o que emite menos co2 para atmosfera.

      1. Avatar de Joao Nunes
        Joao Nunes

        Não n é. Eletrico é o meio mais verde.

        1. Avatar de BG
          BG

          Prove o com números…..

          1. Avatar de Joao nunes
            Joao nunes

            Prova tu q gpl è melhor…

          2. Avatar de APereira
            APereira

            Ainda precisas de numeros?

            Quais sao as emissoes de c02 e NOX nos carros eletricos?

            Zero…

            E nos GPL?

    4. Avatar de gomes
      gomes

      boa analise da situacao, pros e contras. eu ainda penso que veiculos electricos no momento continuam sendo brinquedinhos pra ricos e excentricos que tem ao lado do electrico um outro veiculo de luxo a combustao

      1. Avatar de Joao Nunes
        Joao Nunes

        estás errado.

  4. Avatar de Jose lopes
    Jose lopes

    O ruiuida disse tudo…

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Falta referenciar no artigo que os primeiros 400kw são gratis, renovando anualmente.
    Já agora as tarifas variam de país/estado, sendo ou por Kw ou por minuto…

  6. Avatar de Cruz
    Cruz

    Entre um tesla de lixo com 500km de autonomia e um panamera hybrido, fiquem la com o tesla. Com mais de 3200km de autonomia com deposito cheio 80€ para n falar dos acabamentos e da construçao em geral. Ja tenho feito encomenda do novo panamera e tambem pensei num tesla, mas digo vos n tem vantagem absolutamente nenhuma.

    1. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Híbrido != Eléctrico

      1. Avatar de danny
        danny

        Não é igual.

    2. Avatar de Edgar Alves
      Edgar Alves

      Cruz não tens mesmo noção da realidade nesse segmento, nem podes acreditar no que vêm nas brochuras das marcas. São valores obtidos em testes realizados em situações controladas e em laboratórios…
      3200Km de autonomia com 80€… Se atirares para 1/4 (na melhor das hipóteses) dessa autonomia estarás muito próximo da realidade…
      A Porsche também diz para 918 Spyder um consumo de 3,1l/100km.
      Estes comentários não fazem sentido… Quem compra um carro desses não esta preocupado com o dinheiro que gasta em abastecer… Neste momento a Tesla ainda é uma marca de Status social… Quem têm dinheiro para adquirir um não se importa com o que gasta na luz para carregar as baterias.
      Ainda pior, a questão dos consumos é meramente para o comum dos mortais… Quem pode dar-se ao luxo de gastar mais de 100mil num carro, não se vai preocupar, se na vida útil do mesmo vai gastar mais 5mil em combustíveis/manutenção…
      GPL para esses valores? isso é anedótico…

    3. Avatar de JorgeM
      JorgeM

      Pois. Nem todos conseguem ter a sua dúvida (só por uma questão de somenos importância… O saldo da conta bancária). Conservar o ambiente para as gerações vindouras, não deveria estar directamente relacionado com valores claramente imputados a viaturas de luxo.

    4. Avatar de Chico Esperto
      Chico Esperto

      Eu prefiro uma mota a uma bicicleta

    5. Avatar de Joao Nunes
      Joao Nunes

      Eu comprei um Tesla e não vejo nada no panamera que bata o Tesla.
      Esses 3200km são mentira. Mas mesmo assim, a autonomia, é mesmo a única vantagem do panamera.

    6. Avatar de Ruben
      Ruben

      E o Panamera tem Auto-Pilot? Muito boa piada.

  7. Avatar de Filipe Teixeira
    Filipe Teixeira

    Acho curioso que todos olham para si, uns dizem que o panamera é que é, ou outros que os custos são semelhantes.
    Vocês já pararam de pensar por um momento que seja, que aquilo que gostam ou o que querem não tem comparação, com a importância de preservar um planeta que já está muito destruído?

    Os eléctricos continuam a poluir indirectamente, mas poluem menos que os baseados em combustão, é só isso que me interessa.

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      +1 agora só falta um 4×4 eléctrico. ..

  8. Avatar de Alvega
    Alvega

    “Evitar o abuso da utilização dos postos de carregamento”, que significa isto ?
    Que raio é o abuso na utilização de postos de carregamento, ou precisa de carregar ou nao precisa, abuso?
    A Tesla é uma JOGADA DE MARKETING de todo o tamanho, em bom Português, querem meter Lisboa pelos olhos dentro dos consumidores.
    Que tem a Tesla de MUITO INOVADOR ?
    Sao carros eléctricos, com puoquissimo peso estrutural, e com baterias ENORMES, e colocam umas mariquises, que para me convencerem que fazem falta, INJECTAM NOTICIAS constantes nos media e AMIGOS, de molde a fazer passar a mensagem.
    Deixo uma pergunta: supondo que a bateria dura 8 ANOS, (nao fui ver as características e respectiva estimativa), QUAL DE VOS estaria disposto a comprar por exemplo um carro destes com 5 ou 6 Anos de vida em 2ª mao ?
    Pois eu nao estaria comprador de uma CARCAÇA, com um valor supostamente elevado de mercado, e com uma bateria a dar as ultimas, bem sei que tudo é uma questão de Nºs, e poderia colocar uma bateria nova, mas quanto me custaria ?
    Quem compra o carro novo, estaria disposto a perder um valor substancial, para me vender o carro a preços aceitáveis ?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      A Tesla tem várias coisas muito inovadoras que nem irei enunciar porque iria perder demasiado tempo a escrever. Queria só e esclarecer a sua dúvida sobre ““Evitar o abuso da utilização dos postos de carregamento”, que significa isto ?”, resumidamente as pessoas começaram a utilizar os postos de carregamento como lugar de estacionamento onde deixam o carro todos os dias enquanto vão trabalhar por exemplo. Isto trata-se de um abuso pois o objectivo destes postos de carregamento é conseguir realizar viagens sem ter problemas de autonomia pois estes postos carregam os carros muito rapidamente.