Quando vai “morrer” a rede social da Google?

77 Comentários

Por mais que se pense o contrário, a Google está longe de dominar tudo no mundo da Internet e um bom exemplo é a sua rede social, o Google+.

Apesar da empresa das pesquisas ter feito nos últimos anos váris remodelações e querer alcançar um sucesso idêntico ao Facebook ou twitter, a verdade é que o Google+ tem cada vez menos utilizadores  e corre mesmo o risco de acabar!

rip-google-plus1

Com um novo ano quase à porta, a Google tem certamente vários problemas em mão. Um dos mais evidentes é a sua rede social que cada vez tem menos utilizadores. Como podemos ver pelo gráfico partilhado pelo site betanews, o Google+ está a perder “população virtual” e a continuar assim arrisca-se mesmo a acabar.

De acordo com a Compete, empresa responsável pelo estudo, desde Março a Junho o G+ caiu cerca de 15%. Se avaliarmos o período Março/Novembro, a queda foi na ordem dos 40%.

Google-Plus-Unique-Visitors

Mas porque os utilizadores abandonam o G+?

Ao contrário do Facebook, o G+ é uma rede complexa e com uma organização “estranha”” (comunidades, colecções, etc). É verdade que alguns utilizadores têm experimentado a rede social mas também rapidamente a abandonam.

Contra factos não há argumentos e a Google terá mesmo de resolver tal problema. Chamada já de “cidade fantasma” a rede social da Google poderá morrer brevemente a mantar-se o índice de abandono dos utilizadores.

É utilizador do G+? O que acha que vai acontecer à rede social?

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sandro
    Sandro

    O problema é que não há ninguém lá. Está tudo no Facebook e recusam-se à mudança. Acho que o Plus é das melhores redes sociais. Tem potencial, mas…

    1. Avatar de Mario Silva
      Mario Silva

      ” não há ninguém lá” “melhores redes sociais” para ti? Logicamente nunca gostei dessa rede social é me inútil, não serve de nada para mim, e como ainda por cima “forçam” o utilizador ou bem dizer forçavam a utilização da mesma.. não utilizo, nem vejo graça aquilo verdade seja dita, o Google+ não é uma boa rede social, PARA TI, volto realçar.. para ti! pode ser bom, para a maioria não é.. eu não gosto nem nunca iria usar..

      Ninguem se recusa a mudança, simplesmente não querem, porque ninguem gosta de ser forçado e o nicho das redes sociais já esta demasiado alto e com muita concorrencia, é instagram é tumblr etc etc.. é DEMASIADO!

      Não uso nem instagram nem tumblr, não vejo utilidade nelas também, o unico que uso é o Facebook e o Twitter e não não utilizo porque gosto da rede social, mas sim só porque sim..

      Boa sorte, agora não fales de uma forma geral, Google+ nunca foi bom, já várias pessoas se queixavam devido a google “forçar” a sua utilização juntamente com a do Youtube, tanto forçou que acabou por ficar as moscas.. 😉

      É o KARMA a funcionar!

      1. Avatar de Francisco C.
        Francisco C.

        Ele deu a sua opinião; se para ele é das melhores, ele é que sabe. Eu também não aprecio (nem nunca me dei ao trabalho de…), mas respeito a opinião dele.

      2. Avatar de JV
        JV

        Aqui está um opinador que devia estar calado. Respeita as opiniões dos outros…

      3. Avatar de RMiranda
        RMiranda

        KARMA pro teu lado por certo!

    2. Avatar de Yes Man
      Yes Man

      Mas o que? Completa a frase meu…

  2. Avatar de Luna Thomas
    Luna Thomas

    Na verdade até há certas pessoas no Google Plus, especialmente pessoas que se recusam a utilizar facebook. Conheci o meu parceiro lá, se não houvesse Google Plus nunca o tinha conhecido 🙂
    Espero que não acabe assim tão cedo!

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      A minha actual namorada tinha já sido namorada há 21 anos. Há quase 20 que não a via. Bem cruzei-me uma vez com ela por uns segundos há 8 anos no Forum Algarve. Se não fosse o facebook jamais voltariamos a encontrarmos pois ela vive actualmente a mais de 50km. A minha anterior namorada também conheci pelo facebook. O meu grupo de amigos da Universidade voltou-se a unir à custa do facebook. Tenho primos em França que não tinha grandes relações e agora a relação entre todos nós mudou e encontramo-nos mais vezes. O Facebook pode ter os seus defeitos mas é uma rede de PESSOAS, o Google+ é apenas uma rede de nerds (e algumas pessoas) que se esconde atrás de um computador e partilha interesses em comum. Por isso o Facebook tem sucesso e o G+ está moribundo.

      1. Avatar de Ciro Espítama
        Ciro Espítama

        Excelente comentário.

      2. Avatar de Xinuo
        Xinuo

        Assim como Facebook, o G+ pode ser usado da mesma forma, assim como o falecido Orkut que tinha a mesma funcionalidade e era muito usado aqui no Brasil. Infelizmente o Facebook tomou o mercado mas creio eu estava a cair na utilização, por isso eles compraram o WhatsUp.

        1. Avatar de Xinuo
    2. Avatar de jorgeazevedo1
      jorgeazevedo1

      Tambem me recuso a ter FB. Mantenho-me no G+.

  3. Avatar de Manuel Azul
    Manuel Azul

    Chegar primeiro mais uma vez fez toda a diferença.

  4. Avatar de Tiago Conceição
    Tiago Conceição

    É das tais coisas, o facebook nasceu primeiro e era bom na altura, está lá tudo e mudar significa portar tudo, fotos, os amigos, links, comentários, etc. O factor de habituação também tem um peso grande, a maior parte das pessoas recusam-se a aprender novas tecnologias (ex: o start menu do 8 ou do 10) basta mudarem uma coisa que estão habituados já não querem. De facto o G+ tem potencial e a meu ver é melhor que o facebook, mas para mudar é preciso ter amigos lá e quase ninguém adere.
    É como o Whatsapp e telegram. Sem duvida nenhuma o telegram dá 10 a 0 ao whatsapp e no entanto toda a gente usa o whatsapp, nasceu primeiro, logo angariou os utilizadores e mudar significa que todos mudassem.

    1. Avatar de Nei
      Nei

      Se esqueceram do orkut? Entre outras redes sociais que já existiam e foram devoradas pelo Facebook?

      1. Avatar de jose
        jose

        Também era da Google

  5. Avatar de Wagner Albuquerque Braga Filho
    Wagner Albuquerque Braga Filho

    O maior erro do Google foi ter abandonado o ORKUT, isso sim era uma bela rede social com suas maravilhosas comunidades. Se o Google ressuscitasse o Orkut e aperfeiçoasse pegando o que o Facebook tem de bom então acho que o Google sairia na frente. Google se quiser me contratar eu tenho a receita do sucesso!!! 😀 meu email é: wagnerfilho@msn.com

    1. Avatar de XXXXX
      XXXXX

      Queres que a Google te contrate ao menos usa um e-mail da Google 🙂 lol

      1. Avatar de Wagner Albuquerque Braga Filho
        Wagner Albuquerque Braga Filho

        lol verdade…. então segue meu email gmail: jwagnerfilho@gmail.com ¬¬

    2. Avatar de Mario Silva
      Mario Silva

      ORKUT? isso era uma rede social do brasil, cá em Portugal poucos a usavam, o ORKUT era conhecido como “comunidade” brasileira em vez de Portuguesa, alias eram bem poucos o que tinham ORKUT

      Por tanto foi bem terem abandonado o ORKUT..

      1. Avatar de sujeito
        sujeito

        Foi bom porque ninguém cá em PT usava? Isso não faz sentido nenhum e roça algumas ideologias menos simpáticas.

        1. Avatar de Orkutas
          Orkutas

          Ainda bem que o ORKUT acabou! Era bem pior que o Badoo, só gente duvidosa e engates foleiros! Ainda bem que acabou!

        2. Avatar de d
          d

          Este disse tudo no Nick dele. O Orkut era uma rede de SUJEITAS. A maioria delas brasileiras.

  6. Avatar de censo
    censo

    Morto à nascença.

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    As pessoas se “existem” no facebook ,não vão existir noutra rede,isso era um bocado complicado.

  8. Avatar de Daniel
    Daniel

    Conheci muitos amigos lá espero que não acabe

    1. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      Concordo! Eu ainda uso! Esperemos que não acabe… 🙁

  9. Avatar de Ftp
    Ftp

    É incrível não ter acabado já…

  10. Avatar de Porreiro
    Porreiro

    A partir do momento que obrigaram as pessoas a aderir, morreu.

  11. Avatar de rui
    rui

    espero que acabe depressa, porque actualmente só atrapalha!!!
    Ontem tentei deixar um comentario no google maps num determinado restaurante e não pude porque tinha que ter uma conta no google plus. Não tenho, não posso melhorar os mapas para que os outros vejam os meus reviews. So atrapalha actualmente. Eu não quero, e não quero ser obrigado a ter uma rede social para participar em mapas, comentarios de youtube, entre muitas outras coisas que obrigavam ou continuam a obrigar a adesao do google plus.

    Por isso acabo depois por usar o yelp e foursquare que integram com o apple maps e que acaba por beneficiar com tudo isto.

    é apenas um exemplo do fardo que é essa pseudo rede social que nunca ninguem usou.

    1. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Então não uses youtube nem maps.
      Queixa se da integração num lado e elogia a integração de outros. Queres que te levem a serio?

      1. Avatar de Carlos Santos
        Carlos Santos

        +1

        Muitos acabam por falar do G+ quando até tªêm Gmail e não vivem sem o youtube!

        1. Avatar de Khidreal
          Khidreal

          quando te registas para gmail, em principio não te estas a registar para G+, digo eu, não sei… são coisas diferentes…

  12. Avatar de Scheldon
    Scheldon

    G+ é uma coleção de erros do começo ao fim, não foi feito para dar certo, se o Google quisesse mesmo uma rede social não tinha fechado o orkut.

  13. Avatar de Mondraker95
    Mondraker95

    O Google+ acaba e a seguir é logo criada outra app do género

  14. Avatar de Pedro Carvalho
    Pedro Carvalho

    Espero que não acabe, conheci lá bons fotografos de todo o mundo e aprendi muito. Não considero uma rede social pura, é mais vocacionada para quem tem interesses especifico.

    1. Avatar de Cesar
      Cesar

      Subscrevo, há lá muitos bons fotógrafos.

  15. Avatar de Carlos Gomes
    Carlos Gomes

    Quando lançaram a rede era boa e diferente. Mas com estas últimas alterações vieram matar tudo. Possivelmente irá terminar, não seria nada de ficar admirado.

  16. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    RIP G+ e não voltes nunca mais!

  17. Avatar de Mário jorge
    Mário jorge

    Utilizo o G+ desde a fase beta.
    Desde 2013 que não tenho conta no Facebook. Aliás, detesto o facebook. A cada dia que passa, mais digo, que ainda bem que não tenho facebook.
    Já do G+ não digo o mesmo.
    É uma rede social tranquila. Não é uma rede social intrusiva, como é o facebook. Refiro-me à publicidade que existe na pagina do Facebook e que é uma intrusão, e que não existe no G+. Aliás, já perguntaram à Google, porquê que o G+ não tem publicidade na página. E a Google respondeu que o G+ não tem publicidade por respeito para com os seus utilizadores, pois considera que se colocasse publicidade na pagina do G+ estaria a ser intrusiva para com os seus utilizadores.
    Não sinto falta nenhuma do Facebook. Disse e repito, que detesto o Facebook.
    Como gosto de redes sociais que não sejam intrusivas com a colocação de publicidade na sua pagina, gosto do G+!
    Como gosto de redes sociais tranquilas, gosto do G+!
    Acho, portanto, o G+ melhor do que o Fecebook. E não vai morrer.
    Mas se morresse, não iria para o facebook. Isso, nunca mais, pois quero distância dessa rede social, que pessoalmente considero, uma porcaria!

    1. Avatar de Xinuo
      Xinuo

      Embora eu tenha perfil no Facebook, ele está as moscas. Prefiro o G+ e sempre posto lá.

  18. Avatar de Renato
    Renato

    Já é certo e sabido que a Google só tem sucesso quando não tem concorrência.

    1. Avatar de LRibaz
      LRibaz

      Não sabes o que dizes. A google não tem concorrência???
      Para ti a Googe é o motor de busca e mesmo aí o que não falta é concorrência.
      O G+ é mais virado para as comunidades e interesses específicos. Considero uma boa rede nesse aspeto, se fosse igual às outras provavelmente eu não a utilizava.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Foi o primeiro motor de pesquisa no mercado, e a malta é demasiado ceginha e leal para testar alternativas. Logo não tem concorrência nesse sector, o que não falta são alternativas melhores.

        Quando compraram o Youtube já dominava o mercado, e desde que a Google adquiriu o mesmo só tem vindo a perder mercado devido a mudanças como a obrigação do Google+.

        Gmail não domina o mercado também, Hotmail tem essa frente.

        Queres que continue? Google não tem sucesso nenhum quando tem concorrência como afirmado pelo o Renato.

        Google faz dinheiro da informação que vende e publicidade, quer tudo menos saber dos utilizadores nunca ouve a comunidade, desde do dia 1 que se pediu para remover a obrigação do Google+ e até hoje não fez caso.

        Podias também mencionar o Google Chrome, mas esse projecto é mais um que a Google não criou.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          E o Android? já existiam SOs no mercado, mas foi a Google a revolucionar a coisa.

          1. Avatar de Roberto
            Roberto

            O Android foi outro projecto que a google adquirio e injetou “esforços” para o tornar no que é.. É bom? Até é, mas será o melhor? 🙂

          2. Avatar de Zaark
            Zaark

            Tornou-se um sucesso porque era o “iOS dos pobres” (desculpem a expressão, mas resume bem o que quero dizer).

        2. Avatar de LRibaz
          LRibaz

          Eu não quero sair do tópico do G+, mas vocês não têm mesmo noção do que estão. Altavista, yahoo, não te diz nada? Quem disse que a google dominava em tudo? o gmail não é dos serviços de correio mais utilizados? Android, sabes o que é??? não tem concorrência??? Eu não sou fã da google, mas dou-lhes valor pelao serviços prestados e à Apple e Microsoft também. Agora dizer que a google só é boa quando não tem concorrência é para rir.

  19. Avatar de Luis Carlos
    Luis Carlos

    Mas algum dia chegou a nascer?

  20. Avatar de David
    David

    Eu gosto do google plus não uso o facebook como rede pessoal. Penso que é verdade no que dizem sobre a rede da google mas também acabar penso que é um exagero…

  21. Avatar de tiago
    tiago

    Desde o primeiro dia que achei estranho o G+… tal como o proprio artigo diz… “Ao contrário do Facebook, o G+ é uma rede complexa e com uma organização “estranha”” (comunidades, colecções, etc)” eu cheguei a ver o G+ de um amigo e realmente achei parvo o que eles fizeram… isso é para quê? colecções? de cromos? lol

    Ou mudam totalmente ou então acabem com isso de vez…

  22. Avatar de Justiceiro
    Justiceiro

    Super curioso, eliminei ontem a minha conta no Google+.
    Se existe rede social que deveria voltar é o Hi5, uma rede muito mais personalizada que a porcaria do FaceBook.

    1. Avatar de Khidreal
      Khidreal

      Hi5 é uma rede social pra conhecer pessoas desconhecidas, e não passa disso pra muita gente… o Hi5 ainda existe by the way, mas tornou-se uma rede social fantasma

  23. Avatar de Cesar
    Cesar

    Por acaso, é uma pena. A plataforma está excelente, em termos de funcionalidades e interface mto à frente do facebook, o problema é que ninguém a frequenta assíduamente

  24. Avatar de Vitor Lima
    Vitor Lima

    Uso o G+ apenas para as comunidades de fotografia e era uma pena se acabasse. Mas como tudo nestes dias tem uma evolução parece k vai acabar. As realidades são cada vez mais dinâmicas.

  25. Avatar de Felipe Teixeira
    Felipe Teixeira

    É uma excelente rede e não vai acabar. O google plus não é para postar fotos de duck face, nem para escrever toda a porcaria que se passa na nossa vida, é para quem tem interesse em aprender mais sobre algo e para seguir novidades, é um conceito diferente do facebook, e sinceramente, ainda bem que poucos a usam, se aquele tipico user de facebook a descobre, aquilo deixa de valer para alguma coisa.

    1. Avatar de jsp
      jsp

      +1
      a google so tem de perceber no que as pessoas mais gostam no G+ e apostar nisso.
      É uma boa rede social, ainda bem que nao tem a dimensão do Facebook porque se nao ja sabíamos como ficava.
      Só comentarios em cima odiosos a google nao sei porque ! engraçado como a google é muito odiada nestes tempos mas o mais engraçado é as pessoas que usam serviços dela e algumas que nem sabem que pertence a google ou que utiliza tecnologia da google, mas enfim.

      1. Avatar de Mário Jorge
        Mário Jorge

        Concordo totalmente!

      2. Avatar de Khidreal
        Khidreal

        a unica coisa da qual gosto que seja criação da google, é o motor de busca e é apenas por uma simples razão: devido à sua colheita de info sobre o utilizador, apresenta resultados mais relevantes, mais personalizados.
        gosto também de android e youtube, mas isso não fou criação da MS, ela já comprou a papa pronta a comer.

  26. Avatar de Men
    Men

    Nunca usei nem nunca irei usar. Para quê se já tenho o facebook com todos os meus amigos? Coisas em duplicado? Não! Chegaram tarde!

  27. Avatar de sujeito
    sujeito

    @PPLware: Os artigos poderiam ter um pouco mais de cuidado na língua. Bons artigos mas as construções frásicas deveriam ser ou português PT ou português BR. Ambas misturadas, como neste artigo, fica algo aquém,

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Será que estou a ficar brasileiro??? 🙂

      1. Avatar de Xinuo
        Xinuo

        Vocês fazem estatísticas de local dos utilizadores do blog? Quantos usam a partir do Brasil?

  28. Avatar de Mário Jorge
    Mário Jorge

    Gostaria que esta mensagem fosse aceite!

    Sou utilizador do G+. E não sou utilizador do Facebook.
    O G+ não vai acabar.
    É uma rede social tranquila.
    Não tem publicidade na pagina inicial. Aliás a Google não irá colocar publicidade na pagina inicial do G+, pois considera que se o fizesse, estaria a ser invasiva para com os utilizadores do G+.
    Acho o G+ uma rede social de muita qualidade!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Porque não devia ser aceite? 🙂

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Pq estão a falhar mensagens aos magotes. Não acredito que seja por censura, pois, por exemplo, a esmagadora maioria das minhas mensagens são inócuas e passam a vida a não ser publicadas. Acredito que estejam com um problema técnico. Há muita gente a queixar-se do mesmo.

  29. Avatar de Mário Jorge
    Mário Jorge

    Quem entra pela primeira vez no G+ depara-se com uma pagina inicial limpa, depara-se com uma pagina inicial sem publicidade. E considero esse aspecto muito importante. Considero esse aspecto uma das mais valias do G+.
    E também eu, direi que ainda bem que o G+ não tem a popularidade do Facebook. Se o G+ tivesse a popularidade do Facebook, rapidamente deixaria de ser uma rede social fantástica, tal como é. Por essa razão, ainda bem que o G+ não tem a popularidade do Facebook!

    1. Avatar de Rudolfo
      Rudolfo

      Limpa, sem publicidade, mas incrivelmente difícil de navegar com browser em alguns dispositivos, designadamente, netbooks e smartphones. Houve alturas em que até conseguia navegar melhor noutros browsers que não o Chrome, que ficava empancado no G+ inexplicavelmente.

      1. Avatar de RMiranda
        RMiranda

        Não mistures dois produtos da Google num problema só. Discordo totalmente, o google+ em smartphones chegou a ser mais rápido e a gastar menos dados móveis como memória do equipamento que o facebook…. por bastante tempo que foi assim, agora não sei como isso anda…

  30. Avatar de Maudo
    Maudo

    Eu acho que o fracasso do google reside no facto de não se focar muito nos dispositivos móvel, uma fatia composta por África e Ásia..

  31. Avatar de Alex Fabiano Longo
    Alex Fabiano Longo

    Deveriam ter reformulado o orkut, melhorado a interface, não ter abandonado para criar um sistema confuso de usar, a atual interface ta muito melhor mas a primeira se não fosse da área de TI não conseguiria usar, o facebook foi quase que uma migração obrigatória do orkut e se o google tivesse sido mais esperto essa migração podia ter ido para o plus.

  32. Avatar de Sergio Ruy
    Sergio Ruy

    Eu utilizo o G+, o problema não é a rede social e sim os usuários do Facebook q são em sua maioria alienados q seguem moda digital. Falar mal do G+ sem utiliza-lo é a mesma coisa q falar mal do Vimeo se vc só usa o Youtube. Eu pessoalmente acho q o melhor caminho para o G+ seria mudar para uma rede social de nicho, como uma rede social só para usuários de Android por exemplo. E desta forma parar de competir com facebook e atrair apenas os usuários q realmemte querem parcticipar. Essa é apenas a minha opinião.

  33. Avatar de VC
    VC

    Claramente melhor em tudo que que facebook, só não tem users e por comodismo as mesmas não mudam… Mas mete num bolso o facebook… Enfim, o humano é sempre reticente à mudança mesmo sendo para melhor, daí as vezes ser difícil… Evoluir…

  34. Avatar de Bónus
    Bónus

    A Google viu o sucesso estrondoso do Facebook e fez uma cópia. Sempre fui contra estas atitudes de aproveitamento do sucesso alheio e sempre me recusei a usar.
    Fico contente que tenha fracassado.

  35. Avatar de RMiranda
    RMiranda

    Acho totalmente erróneo dizer-se que o google+ não vale nada (…), porque é uma boa rede social. A questão aqui é: -Porque hei de mudar do facebook para o plus quando esta rede social não difere o suficiente pra melhor que me motive a mudar, quando toda a gente continua no facebook?
    A Google falhou por querer totalmente substituir o facebook quando este recusou a sua venda, falhou em não apostar em diferenças inovadoras que motivassem a utilização da mesma e que fossem difíceis das concorrentes conseguirem implementar em tempo útil. Recordo que o facebook tem muitas funcionalidades inspiradas no Google+. O facebook está primeiro e o plus não vai lá tão facilmente, afinal o facebook continua a prender-nos com novidades todos os dias 😉

  36. Avatar de pedrostrik
    pedrostrik

    G+ é muito mais sociavel e simpático que o asqueroso do FB, onde todos os dias se lava roupa suja.
    Além do mais as noticias que correm no G+ raramente abrem links duvidosos e cheios de publicidade e lixo como no FB.
    Mas diga-se o FB neste momento atingiu o auge, é tau mau que o futuro irá comprovar esta tendência de queda.