Quando ligar SNS 24 ou INEM? Há um guia disponível online

7 Comentários

Ligar SNS 24 ou INEM? O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24 publicou um Guia de Saúde “Quando ligar SNS 24 ou INEM”. O guia esclarecer dúvidas e responde a questões sobre o uso adequado de cada um destes serviços.

Se tem dúvidas quando deve ligar SNS 24 ou INEM então fique esclarecido.

Quando ligar SNS 24 ou INEM? Há um guia disponível...


Entender as diferenças entre a linha 112 do INEM e a linha do SNS 24 (808 24 24 24) é absolutamente fundamental para que os cidadãos utilizem corretamente estes serviços.

Qual a diferença entre o INEM e o SNS 24?

O INEM garante a prestação de cuidados de emergência médica a vítimas de acidente ou de doença súbita. Enquanto o SNS 24, como serviço telefónico e digital, garante a Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento em problemas de saúde não emergentes.

O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24 através do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento é responsável por avaliar e orientar os cidadãos perante um problema de saúde não emergente (por exemplo, tosse, febre). Ou seja, através do contacto telefónico é feita a triagem de acordo com a situação clínica e o respetivo encaminhamento para o nível de cuidados adequado– autocuidados, cuidados de saúde primários, serviços de urgência, INEM ou Centro de Informação Antivenenos.

Imagem saúde 24

 

O Instituto Nacional de Emergência Médica é responsável por garantir a prestação de cuidados de emergência médica a vítimas de acidente ou de doença súbita, desde o local da ocorrência até à unidade de saúde. Através do número europeu de emergência – 112, o serviço dispõe de múltiplos meios para responder com eficácia a situações de emergência médica.

O guia “Quando ligar SNS 24 ou INEM” pode ser consultado aqui.

Leia também…

SNS: Sente-se doente? Faça uma pré-análise do seu estado de saúde

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    O mal do SNS24 é que passou a ser pago com o nr 808, antes era gratuito. Numa altura que vao acabar as taxas moderadoras em centros de saude, é triste uma linha que até pode evitar as ”falsas” urgencias a centros de saude e hospitais, ser a pagar. Devia ser gratuita como já foi

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Não. É bom que seja paga para os malandros não abusarem.

      1. Avatar de Nelson Costa
        Nelson Costa

        Infelizmente os “malandros” para não pagarem vão utilizar o 112 porque é grátis…

  2. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    É punível por lei a utilização indevida / abusiva de qualquer linha de emergência governamental

    1. Avatar de Mário Nogueira
      Mário Nogueira

      Nem toda a chamada indevida para o 112 é abusiva! Há casos em que as pessoas pensam que é uma emergência e só mais tarde se verifica que não, como tal o SNS24 deveria ser também gratuito pra evitar a sobrecarga do 112!

  3. Avatar de João M
    João M

    Pena é não serem eficientes, por falta de pessoal principalmente.
    Já fui bem esclarecido pela saude 24 quando tive um problema mas o INEM é que acho que deixa mais a desejar no serviço que presta. No passado dia de NAtal um familiar teve o que achamos (na altura) ser um enfarte e ligamos para o 112. Quem estava do outro lado, depois de se dizer o local, desligaram o telefone sem darem mais instruções nem ajudar em como nós poderíamos lidar com a situação para ajudar o nosso familiar (o que nos valeu foi a esposa saber primeiros socorros….). A ambulancia demorou 20min a chegar porque veio de uma cidade a quase 20km de distancia enquanto que a ambulância do hospital da zona não saiu do sitio durante o dia inteiro. É apenas um caso, entre outros, que faz com que uma pessoa desacredite destes sistemas… a falta de investimento e preparação dos profissionais dá em situações assim. Mas o SNS está pelas costuras em todos os sectores, infelizmente.

  4. Avatar de NunoR
    NunoR

    É obviamente absurdo que uma linha de emergência seja paga! Naturalmente que este facto desincentiva a sua utilização.
    Mas à parte este “pequeno” senão, não é razoável esperar que seja o utente a ter que decidir se deveria ter ligado para o serviço A, ou para o serviço B! O 112 é o serviço nacional de emergência, é gratuito (como deve ser!) e é apenas para este número que as pessoas se lembram de ligar em situação de emergência! O operador pode, e deve, com calma, bons modos e preferencialmente com alguma dose de paciência, encaminhar a pessoa para outro serviço mais adequado se for esse o caso.