Qualidade do ecrã do iPad mini 2 desilude…

81 Comentários

… face aos concorrentes mais próximos: Nexus 7 2013 e Kindle Fire HDX 7.

Pioneira no conceito de ecrã Retina desde 2010 no lançamento do iPhone 4, a Apple tem vindo a actualizar também os ecrãs dos iPads, duplicando a resolução mas mantendo o mesmo tamanho. Começou no iPad de 3ª geração e o iPad mini ganhou também a densidade “retina”, recentemente na sua 2ª geração.

O iPad mini 2 apresenta agora uma densidade de píxeis por polegada soberba para o seu tamanho de 7.9″ (326 ppp), equivalente à existente nos iPhones, contudo a qualidade da imagem apresentada parece ter sido comprometida. Comparando com outros dispositivos, quer da concorrência ou mesmo de outros iPads, a qualidade é inferior em vários aspectos.

ipadmini


Têm surgido, na última semana, algumas críticas por parte de utilizadores relativamente à gama de cores apresentada pelos ecrãs do novo iPad mini, principalmente quando comparado com no iPad Air. Na sequência destas críticas, já foram feitas várias análises ao ecrã, incluindo comparações entre outros dispositivos.

A DisplayMate, especialista em análises a ecrãs, divulgou a sua análise ao iPad mini 2. Nesta análise foram tidos em conta vários parâmetros, nomeadamente a nitidez, o brilho, e a precisão na gama de cores apresentada.

Na verdade, os resultados não são depreciativos, muito pelo contrário. A DisplayMate remete a análise para a impressionante qualidade do ecrã, que consegue ter tantos píxeis incorporados como o iPad Air, mesmo sendo 2 polegadas mais pequeno. Contudo, comparando com outros dispositivos da mesma gama, o iPad mini 2 surge com uma qualidade de ecrã inferior ao Nexus 7 e ao Kindle Fire HDX 7.

ipadmini_4
O Kindle Fire HDX 7 e Nexus 7 têm gamas de cores superiores às do iPad mini.

Um dos resultados avançados diz respeito à gama de cores. A conclusão da DisplayMate é clara e directa: “Dois ecrãs de tablet impressionantes e uma desilusão”, concluindo assim que os dois modelos referidos como impressionantes conseguem fornecer 100% da gama de cores, enquanto que o iPad mini 2 apenas fornece 63%. Este valor consegue ser mais baixo que modelos anteriores do iPad.

Este terceiro lugar, que o mantém bem distante dos restantes, não sendo sinónimo de um mau desempenho de desenvolvimento deste ecrã revela que a concorrência começa a atropelar a Apple naquilo que sempre a distinguiu no mercado: a qualidade. Apenas se espera que este resultado tenha como consequência a elevação da fasquia nesta área por parte da Apple, como até agora sem vindo a ser apanágio.

ipadmini_3

O primeiro lugar nesta análise foi entregue ao Kindle Fire HDX 7 que se revelou impressionante em todos os testes, sendo também o primeiro ecrã de tablet a usar a tecnologia Quantum Dot, capaz de produzir cores primárias de elevada saturação, similares às produzidas pelos ecrãs OLED.

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Soundsyt
    Soundsyt

    Os testes não querem dizer nada. Que tem qualidade tem. O hora o resto cabe ao utilizador saber o que quer.

    1. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      Os testes não querem dizer nada? hum

      Concordo com a tua opinião de que cabe a cada utilizador decidir se gosta ou não. Mas o testes apenas revelam que as espectativas que se tinha na realidade desiludiu.

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        desilude quem? Quem está preocupado reviews de “analistas de cor” ou a opinião de pessoas que lhes passam os equipamentos pela mão e olham na perspectiva do utilizador? Lê os reviews e depois vê se alguem fala em desilusão.

        1. Avatar de João Pereira
          João Pereira

          Pronto, falar com fanboys não dá mesmo…. começam a ler coisas nas entrelinhas que ninguém diz mas tudo bem.

          1. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            A tua ultima frase diz que os testes revelam desilusão. Eu pergunto-te desilude quem? É que se defacto há alguns utilizadores descontentes isso não é desilusão. Se eu disse num forum que não gosto do formato do Nexus 7 isso contar como desilusão? Haverá sempre utilizadores descontentes com isto ou com aquilo. O que interessa não é a tua opinião ou a minha na ora de definir um review. Uma opinião do Victor M ou dountros membros do pplware, ou de outros blogs é que sao opinião válidas pois passam pelas mãos deles todos os equipamentos. Não conheco um único review destas pessoas fale mal do ecra do ipad mini 2. É isso que estou a falar. Não estou a ler nas entrelinhas.
            Como te disse opiniões de utilizadores normais valem tanto como a minha…

          2. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            e sim os reviews falam que o microfone ou as colunas podiam ser melhores

          3. Avatar de João Pereira
            João Pereira

            Desilusão mas não para mim porque nem tenho. O que eu disse era do tipo. Estou a cozinhar e para mim vai ficar muito bom, mas quando provo não está como eu queria mas está excelente à mesma. Talvez não seja a melhor forma de explicar mas pelo que viam ia ser melhor, mas não é. Não falei em desiludir a troianos xD Apenas esperava-se uma coisa e saiu outra, que continua boa.

        2. Avatar de golias17
          golias17

          Na noticias dizem que as pessoas se estão a queixar, quando comparam o mini com o air, não precisas de interpretar como um ataque apenas o outro tem melhor ecrã.
          Isto apenas ajuda as pessoas as decidirem o que preferem para as suas necessidades.

          1. Avatar de Vítor H.
            Vítor H.

            Não é só o caso do Ipad air ter um ecrã melhor, pois diz na notícia que este Ipad mini, tem menos gama de cores que os próprios ipads anteriores… isto só diz algo: em vez de progredirem, regridem…

          2. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            eu não estou a ver como um ataque. Como já disse acima não conheço um único review sério que fale mal do ecran do ipad mini. Por isso perguntei desilude quem?

            Já reparaste que não há nenhum equipamento que agrade toda a gente? É normal a ver pessoas que não gostem disto ou daquilo

        3. Avatar de Reler
          Reler

          “Dois ecrãs de tablet impressionantes e uma desilusão”

      2. Avatar de soundsyt
        soundsyt

        Sim se tiveres vários tables algum vai ressaltar mais mas não quer dizer que em testes é o melhor.
        Ora é como tudo os americanos tem o muscle car mas não é tao refinado como um carro alemao com metade da potência..
        Isto fala se da crise mas sinceramente estamos na era das modas. “u tens um eu também quero” e todos os outros vão querer”
        E depois dizem que não há dinheiro tem que se cortar…. lol

    2. Avatar de golias17
      golias17

      Os testes dizem tudo, o ecrã é pior que o mini e outros em relação a gama de cores, quer queiras quer não.

      Agora claro que cada um decide o que quer. O Ipad air vair ganhar ainda mais pontos.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Pronto, amigo…

        Digamos de outra maneira, o iPad mini retina está para o iPad Air, como o Nexus 10 está para o kindle fire HDX

        http://www.displaymate.com/Gamut_16.html

        Se calhar, até pior…

        1. Avatar de golias17
          golias17

          Tentas te mas falhas te pois estas a comparar produtos com um ano de diferença. Mas foi boa tentativa, devias esperar pelo novo nexus para fazer essas comparações.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            “tentas te”?

            Então com que outro produto posso comparar?

            Foi o melhor que encontrei no site… podias contribuir…

    3. Avatar de Diogo R.
      Diogo R.

      Exatamente, os apple users nunca sabem o que compram, é pelo preço, se custa mais é porque é melhor.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Sabem os android users, então aqueles ridículos “ah, mas o iPhone só tem dual core a 1.3 ghz”… Lol

    4. Avatar de PTO
      PTO

      Concordo. Quase de certeza que 99,9% dos utilizadores nunca conseguirão ver a diferença, quanto mais não seja por falta de termo de comparação directo e que, caso exista, seja evidentemente perceptível em visualização directa.

      Por outro lado acredito que 99,9% desses utilizadores vão achar o iPad Mini 2 como absolutamente satisfatório e superior aos anteriores.

      Estes testes são importantes do ponto de vista técnico e de estatísticas concorrenciais, mas en relação aos utilizadores finais não alteram praticamente nada.

      Just my 2 cents 🙂

  2. Avatar de cesar
    cesar

    WARNING: flamewar ahead.

    Enfim… É um excelente aparelho, mesmo nao tendo um ecrã tao bom como os seus concrrentes. Antes queixavam-se que o ecrã nao era retina, agora queixam-se que o ecrã nao dá “cores bonitas”, eu ao menos queixo-me que nao tira cafés.

    (A questão que se coloca é: o ecrã do IPAD MINI 2 é melhor do que o do ipad mini 1? Sim? Optimo. Não? Então nao compro. Cada um sabe de si.)

    1. Avatar de diogo
      diogo

      queixo-me exatamente do mesmo que tu, para mim tudo o que é aparelho de topo deveria de tirar cafés 😀

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        Ja ha e isso chama se “maquina de cafe”….. no entanto nao são as tecnologias mais avançadas no mercado…. 😀

  3. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Já ontem tinha lido uma notícia sobre este tema e perguntei-me se ela iria aparecer aqui.

  4. Avatar de fabio
    fabio

    Vamos aguardar pela “visão crítica” do Nelson…lol

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      lolololol.
      Já virou um mito!! 😀

      1. Avatar de fabio
        fabio

        Ele podia fazer parte da equipa do pplware para escrever artigos apenas sobre a apple!

        1. Avatar de Miguel Ribeiro

          Quando o Vitor M. se reformar!

          1. Avatar de Rochita
            Rochita

            Palavras sábias.

          2. Avatar de fabio
            fabio

            estava a ser irónco…

          3. Avatar de fabio
            fabio

            irónico*

          4. Avatar de cesar
            cesar

            @fabio
            ironia=/=sarcasmo

          5. Avatar de João Pereira
            João Pereira

            Eles perceberam, apenas estavam a mandar “1 pescada” ao Vitor xD

  5. Avatar de Quim
    Quim

    Acho que em termos práticos ninguém se vai queixar..nos testes é inferior, mas até que ponto isso é notado e criticado pelos utilizadores? (Principalmente os que não sabem deste resultado).

    Bom era o Nexus 7 ter as 8 polegadas do Mini..

    1. Avatar de Quim
      Quim

      O seu comentário aguarda moderação………..

      1. Avatar de Quim
        Quim

        Isso é que era de lei 🙂

        Estive quase para ir para o Mini, mas acabei por aguentar mais uns tempos o actual.

  6. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    e depois lemos os reviews de sites como o engadget ou the verge e dizem que é de longe o melhor ecran que já viram. Em que ficamos? Eu sei :D, quando o tiver na minha mão digo. Pessoalmente estou muito inclinado para o air.
    Por vezes inclino-me para o nexus 7, mas nao gosto do formato do ecran. Quando tiver o mini nas mão decido. Já agora coloquei o mini ao lado do air e abri as mesmas coisas, que diferença brutal. Visto de forma individual parece excelente, mas depois pondo um ao lado do outro…

    1. Avatar de Quim
      Quim

      Estás a dar mais valor a opiniões de jornalistas do que a testes científicos..acho que não é preciso dizer mais nada..

      Os outros são superiores, ponto final. Se isso se nota para um utilizador normal é que é diferente. Aí a diferença de qualidade pode ser mínima, nula, ou para alguns ainda melhor que todos os outros 🙂

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Numa empresa quando queres uma apresentação de um produto a quem é que pedes opinião? É um erro tipico pedir a opinião à equipa de desenvolvimento. Não são os detalhes técnicos que vão importar, mas sim o resultado final. Isto é válido para tudo

        1. Avatar de Quim
          Quim

          Erro típico? Depende se estamos a falar de produtos para a população em geral ou para profissionais.

          Basta olhar para a diferença de preço nos monitores especializados para foto e para os normais.. Para um utilizador normal é igual, para quem percebe e precisa a coisa difere.

          Agora, em termos tecnológicos não há dúvida que o Mini 2 é inferior. Agora se isso afecta o “mundo real” é outra questão.

    2. Avatar de Jorge Vieira

      Oh Quim, não devemos basear as nossas compras exclusivamente em hardware e benchmarks. se assim for raramente compramos algo que realmente gostamos. Pessoalmente dou muito mais valor às reviews e às opiniões de utilizadores do que a este tipo de teste. até agora não me senti desiludido.

      1. Avatar de Quim
        Quim

        Depende dos reviewers e dos utilizadores, especialmente em produtos Apple em que tudo é maravilhoso =)

        A questão foi dizerem que uns jornalistas disseram que era o melhor ecrã que já tinham visto..Como é que é melhor se os outros aprsentam uma gama de cores superior? (Do pessoal do endgadget já se esparava tal comentário).

        Continuo a dizer, em termos tecnológicos os outros têm melhor ecrã, se para o consumidor banal essa diferença se nota não sei (provavelmente não).

        Se fosse um ecrã para fotografia até gostava de saber se o critério era o mesmo 🙂

  7. Avatar de António
    António

    A mim também me desilude! Mas é por não ter dinheiro para comprar um.

  8. Avatar de Nelson
    Nelson

    O título desta noticiam tem a palavra chave “desilude”, e é isso mesmo, se fosse outra marca qualquer, mesmo a este price point, não importava, mas como é a Apple, já se espera, e bem fique bem claro, que tudo seja mais que perfeito, e neste caso, como é visível, não é, é só “okayish”, se bem que os fandroids, já apregoam aos sete ventos que é “foleiro”… Acho que o pplware fez bem em espera por dados concretos, e não só WOM…

    Já se fosse um dispositivo da concorrência “o não tem mal e tal, só custa X”… Lol, e nem sequer era notícia, por exemplo,as câmeras nesses concorrentes são mesmo “só para dizer que têm” câmera de X megapixels…

    Porém, ok, a Apple aí falhou.

    1. Avatar de Rochita
      Rochita

      Desilude sim, se o preço é tão superior e vocês por muitas vez valorizam demais uma marca e a acham perfeita, existe certos pontos onde não pode falhar, claro que o teste pode não querer dizer nada mas se tiver um ecrã pior que o nexus 7 chega a ser vergonhoso, o ecrã foi sempre um dos maiores + na apple. Mas já colocaram aqui a questão, o ipad 2 mini têm um ecrã pior que o 1º? Isso não acharia normal.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Pois não, mas a Apple não te obriga a comprar nada, pois não? E também tens direito a experimentar antes, em qualquer loja que venda oficialmente produtos Apple, não podes? Qual é o teu problema? Vai protestar ao Tim Cook com o teu nexus 7 que é melhor… Não diz nas especificações nada sobre as cores do ecrã, e ao contrário do que dizes, estão a par do iPad 2, por exemplo.

        Falas bem na Apple o ecrã é geralmente um +… Assim como outras coisas, o que é que é geralmente um + em qualquer produto da concorrência? NADA! LOL…

        1. Avatar de Rochita
          Rochita

          Se achas que estava a apoiar o nexus 7 estás muito enganado… se reparares disse pior que o nexus 7, o que não quer dizer que o nexus 7 seja bom. Apenas que se espera mais da apple, não digas que segundo este teste está bom porque isso seria mentir… pode é ser do teste. E para de dizer que as outras tablets não têm qualidades já é cair no ridiculo.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Porque é que se espera mais da Apple?

            Se fosse produto X que tivesse um resultado mau a qualquer um dos milhentos testes… ninguém dava um pio…

            Um produto Apple teve um mau resultado face á concorrência, num teste isolado, pronto, cai o carmo e a trindade, eu não estou a apoiar a Apple, eu disse:

            “a Apple aí falhou”

            E sim, eu cometi o erro de vir chamar o Nexus 7 á baila, foi só um exemplo. Mas não disse que os resultados deste teste foram bons, onde disse isso?

            Por fim, “E para de dizer que as outras tablets não têm qualidades já é cair no ridículo.”, o que eu falei, não tem nada a ver. Eu disse que geralmente as outras marcas são inconsistentes, que tanto têm, por exemplo, ecrãs muito bons, como ecrãs foleiros, que tanto vêm com CPU’s rápidos como lentos, software idem… e é claro, como não é a Apple, desculpa-se tudo…

          2. Avatar de engate frustrado
            engate frustrado

            Deixa, ele hoje dormiu mal a sesta. Teve pesadelos com o Bill Gates.

          3. Avatar de portas
            portas

            Deixa, ele hoje dormiu mal a sesta e esta mal disposto. Teve pesadelos com o Bill Gates .

          4. Avatar de profect
            profect

            tens que meter na primeira frase do comentário que es a favor da Apple.. se não ele não entende..

          5. Avatar de Rochita
            Rochita

            Mas eu não sou a favor da apple, e neste caso de ninguém. Apenas constatei um facto. Mas há que admitir que a apple é supostamente a melhor marca no segmento dos ecrãs (atualmente já não tanto), e têm uma reputação a manter, até pode ser que seja um teste tendencioso e que não dite a verdade o que não era de estranhar.

          6. Avatar de hook_id
            hook_id

            “Porque é que se espera mais da Apple?”

            Até já o Nelson (maior fanboy Apple da zona) acha que a Apple “é uma marca como as outras”…

            Ventos de mudança!

          7. Avatar de Rochita
            Rochita

            Ora ai está um comentário em consigo entrar em acordo (talvez porque só agora percebi), é normal esperar-se mais da apple, por algum motivo existem users como tú que a protegem com toda a garra que têm e concerteza que não é pelos vagos erros que possam acontecer por parte da marca, mas sim pela qualidade que oferecem face a um produto, digamos a verdade que não é para todas as carteiras. E não é só da Apple, espero mais de todos os produtos top do seu segmento, por exemplo (sei que é considerado pc) o surface. “o que é que é geralmente um + em qualquer produto da concorrência? NADA!” que eu saiba aqui nesta frase estavas a exagerar um pouco e não a dizer que eram inconsistentes.

      2. Avatar de justanotherone
        justanotherone

        Dispenso qualquer tipo de tablet, tenho o portatil para isso, MAS:

        A noticia diz que tem menos gama de cores, não diz que é pior, e se diz, é dúbia a questão. 90% ou mais dos utilizadores não ligam as cores, pois se ligassem, não andavam com 90% dos telemoveis/tablets do mercado.

        Ligam ao brilho, se tem muito brilho ou não, se as cores cativam (independentemente de serem apresentadas erradamente) e alguns angulo de visão.

        Isto é atirar pau ao lume, e ficar a espera que as fagulhas dêem em incêndios.

        Têm em consideração a diferença do “ponto branco” dos diferentes ecrans?
        É que de repente ve-se que há um (ipad) que tem o ponto mais azulado (ou talvez seja mais branco, e por sua vez os outros mais amarelados) que o resto. Se comentam gama de cores, também podem comentar a diferença do “branco”..

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Também ligam ao contraste, e acho que a qualidade das cores, também se nota bem, mas sim, se fosse decisivo, muita gente não comprava a maioria dos tablets…

          Já, quanto ao ponto branco, é bastante simples, o standard são os 6500K, que é o “branco” do sol, por exemplo, o branco que se vêm nas nuvens. E os iPads, são, como se pode ver no gráfico, os mais ou dos mais próximos do tal branco puro.

    2. Avatar de SexOnaSal
      SexOnaSal

      LOL, não se apanha nenhuma do que dizes!

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Lol, compra um dicionário…

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Não faz sentido, puto

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Não tenho culpa de ter crashado o “android” de ninguém…

  9. Avatar de PMR

    Excelente artigo é pena é ser sobre o iPad mini e não sobre o iPad mini 2…. Acho que o titulo é no minimo enganador…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Enganador é o teu comentário. Lê com mais atenção o artigo da DisplayMate:

      “The iPad mini with Retina Display is Apple’s second generation Mini Tablet. The first generation iPad mini was disappointing because not only did it have a low resolution low PPI display, but its small 62 percent Color Gamut was the same as the older iPad 2, instead of the 100 percent Color Gamut on the iPad 3 and iPad 4 (and the new iPad Air). The new iPad mini with Retina Display has a high resolution high PPI display like the other two Mini Tablets that we test here. But shockingly, it still has the same small 63 percent Color Gamut as the original iPad mini and even older iPad 2.”

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Só reparei agora que o link é que estava errado, e apontava para o ipad mini 1.

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Acho que deverias ir ler a fonte da notícia no site do displaymate e vais ver que se estão a referir ao iPad Mini com o ecrã retina. Que eu saiba o único iPad Mini com ecrã retina é o iPad Mini 2.

      http://www.displaymate.com/Tablet_ShootOut_4.htm

  10. Avatar de 

    O link da DisplayMate está errado e refere-se ao iPad Mini 1ª geração e não ao novo com écran Retina. O link correct é: http://www.displaymate.com/Tablet_ShootOut_4.htm

  11. Avatar de Nuno Vieira
    Nuno Vieira

    “Pioneira no conceito de ecrã Retina desde 2010 no lançamento do iPhone 4″

    A Apple foi pioneira em utilizar o nome ecrã Retina, mas não foi pioneira em utilizar ecrãs de alta densidade de pixeis. A Sony Ericsson em 2008 já tinha lançado o Xperia X1 com 311 ppi, e esta também não foi a primeira. O mesmo se passou em portáteis. E o mesmo se passará com os Desktops se a Apple alguma vez lançar um ecrã retina, isto visto que a IBM teve em 2001 um monitor WQUXGA (3840×2400) de 22”.

    1. Avatar de PMR

      Estão a comparar com o iPad mini 1, não o segundo vejam o link…

    2. Avatar de Quim
      Quim

      Pioneira no nome atribuido :p

  12. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Acho que sim, o ecrã do iPad mini 2 é a preto e branco 😀

    Como o pessoal está muito entretido a discutir a “gama de cores” dos três ecrãs, só acrescento um pormenor. Os equipamentos usados no teste permitiram determinar que o ecrã do iPad Mini 2 permite reproduzir 63% do total da gama de cores – sendo que a diferença para os 100% são as cores extremamente saturadas e que não são habitualmente usadas num ecrã. O vosso ecrã (qualquer que seja) está calibrado para apresentar a máxima saturação de cor ? Certamente não.

    “Ah, mas um ecrã que reproduza 100% da gama de cores, se eu quisesse via as cores extremamente saturadas !” Lá isso é verdade, não sei é para quê.

    Em todo o caso, para complicar um pouco mais. O teste da gama de cores (2ª imagem do post) refere-se à parte “física” da cor dos objectos. Faltam as partes “fisioloógica e psicológica”. Enquanto utilizadores podem comparar os ecrãs e ver as cores que gostam mais – e é isso que importa.

    Por acaso, em tempos, fiz isso para os ecrãs dos tablets que havia e as conclusões são surpreendentes. Há uma distinção clara entre os tipos de ecrã/cores que se gosta ou não se gosta, independentemente de poderem apresentar 63% ou 100% da gama de cores.

    http://dot-color.com/2013/07/16/how-much-color-gamut-do-displays-really-need-part-2-how-we-perceive-color/

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Continuo a dizer estão a olhar para numeros. Triste é o homem que rege a sua vida apenas em base de numeros.

      Complementando o teu post gostatava apenas de acrescentar aquela velha máxima de muito androidianos radicais: “E usas? não, mas se quisesse podia”

      1. Avatar de hook_id
        hook_id

        Mal está quem despreza os números!

    2. Avatar de Quim
      Quim

      Na parte psicológica o iFan nunca vai ver diferenças para melhro na concorrência..é algo intrínseco no seu ser 🙂

  13. Avatar de Rodrigo Portillo

    100% do Gama de Cores??? Mágica?? Nada consegue produzir 100% do gama humano.

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Estão-se a referir a 100% do Standard sRGB.

  14. Avatar de R
    R

    Tenho lido aqui que as reviews não afectam quase nada o consumidor final.
    Dúvido um bom bocado… a primeira coisa que faço antes de comprar um equipamento é ler várias reviews.
    Se a maioria fala menos bem de um determinado equipamento, começo a perder o interesse nele.

    Além disso este tipo de “notícias” acaba sempre de passar de boca em boca gerando uma opinião menos positiva do produto.

    1. Avatar de BTN
      BTN

      Acredita que a diferença está lá, colocar o air ao lado e vais ver, cores mortas, sem nada a haver, até o Nexus 7 tem melhor qualidade de imagem!

  15. Avatar de hook_id
    hook_id

    Mesmo que aquilo fosse a P&B, os iFans iam adorar e ia continuar a ser o melhor ecran que alguma vez tinham visto, com o bónus de a Apple ser a pioneira nisso, porque até era menos agressivo para os olhos, estimulava a criatividade, etc… Em vez do retina, era o Day & Night, (toma lá uma patente e mais ninguém pode fazer um ecran a preto e branco!).

    1. Avatar de miguelmpn
      miguelmpn

      Ahah concordo com quase tudo, menos no nome 🙂
      (o melhor comentário das centenas…)

  16. Avatar de cois0
    cois0

    Vejo muita porcaria escrita por aqui fora. Dizer que isto não tem importância nenhuma é das maiores asneiras que aqui li.

    Tentem pegar num LCD reles e coloca-lo ao lado de um bom LCD e vão ver que vão mudar de opinião quando repararem que o branco do reles afinal é um amarelo clarinho e o preto um cinza escuro, que o vermelho afinal já parece laranja e quando tentam acertar essas cores nas configs vão acabar por dar cabo das outras todas.

    Depois experimentem por um filme a rolar ao mesmo tempo nos 2, passar umas fotos, uns joguitos também e acreditem que nunca mais vão olhar para o LCD fraco com os mesmos olhos looool

    Eu quase dei em tolo quando troquei o meu bom velho CRT por um LCDzeco em promoção, completamente impossível acertar 1 cor sem dar cabo de outras, desisti por fim e acabei por usar a config que me parecia menos má ao olho.

    Quanto ao ipad mini não sei até que ponto esses 63% fazem diferença, é fazer um comparativo lado a lado com o AIR para avaliar a gravidade disto.

    De números e testes percebo pouco mas sei que as cores é dos aspetos mais importantes num ecrã