Comissão Europeia aplica multa de 242 milhões de euros à Qualcomm

13 Comentários

Entre 2009 e 2011, a norte-americana Qualcomm vendeu chips 3G a preços considerados abusivos. Por conseguinte, a tecnológica está agora adstrita ao pagamento de uma multa de 242 milhões de euros. A decisão da Comissão Europeia foi hoje dada a conhecer pela comissária Margrethe Vestager.

As práticas da tecnológica norte-americana levaram ao desaire da então rival, Icera.

Qualcomm Quick Charge 4.0 smartphones Android Xiaomi Comissão Europeia Margrethe Vestager

A tecnológica foi assim multada pela prática de preços propositadamente baixos com o intuito de suprimir a então concorrente, Icera. A empresa britânica competia também no fornecimento de chips e semicondutores, entre outros componentes para smartphones e dispositivos móveis.

A Comissão Europeia multou a Qualcomm em 242 milhões de euros

A Comissão Europeia concluiu que a Qualcomm utilizou a sua posição de dominância para praticar preços impossíveis de replicar pela concorrente. Uma prática constatada e reiterada entre os anos de 2009 e 2011. Agora, pela mão de Margrethe Vestager encerra-se uma investigação de 4 anos.

A representante máxima deste órgão europeu afirmou que o “comportamento estratégico da Qualcomm impediu a competição e inovação nesse mercado. Por conseguinte, houve uma restrição nas hipóteses de escolha para o consumidor num setor com imensa procura e potencial de inovação.”

 

 

Ainda de acordo com a comissária Margrethe Vestager, a Qualcomm vendeu chips 3G abaixo do preço de custo. Fê-lo com o intuito de maximizar o impacto negativo nos negócios da Icera. Além disso, a Comissão Europeia descobriu que estes componentes foram vendidos sobretudo à Huawei e ZTE.

A multa representa 1,27% das receitas anuais da Qualcomm em 2018

Com efeito, as práticas de que a Qualcomm foi acusada e sancionada, levaram a que a então concorrente, Icera, fosse adquirida pela Nvidia em 2011. Entretanto, esta empresa viria a suspender todas as operações em 2015 por ordem da casa-mãe. Em síntese, a Icera deixou de existir.

Ainda assim, a mais recente multa aplicada pela Comissão Europeia é apenas uma de várias já recebidas pela Qualcomm. Relembramos, ao propósito, que ainda recentemente um tribunal norte-americano considerou que as taxas (royalties) eram demasiado altas.

Por sua vez, com base nessa mesma prática, a Qualcomm foi posteriormente multada pela Comissão Europeia, em 997 milhões de euros. Nessa instância, em janeiro de 2018, Margrethe Vestager também supervisionou todo o processo de inquérito, bem como a subsequente sanção.

O mesmo cenário, de sanções aplicadas à Qualcomm, repetiu-se em vários outros pontos do mundo. Seja na China, na Coreia do Sul, bem como em Taiwan, a tecnológica norte-americana tem já um longo histórico junto das entidades reguladoras de mercado.

A Qualcomm já respondeu a Margrethe Vestager

Por sua vez, Margrethe Vestager justifica esta multa com a necessidade evitar situações similares e recorrentes no futuro. Por outras palavras, para que tal não se volte a repetir e o mercado não volte a perder o potencial concorrente, diminuindo também o seu potencial de inovação.

A Comissão Europeia conclui ainda que esta prática ocorreu durante dois anos, fator de relevo para o cálculo da sanção. Por sua vez, esta foi calculada pelo protocolo da Comissão Europeia para a aplicação de multas em casos deste género, com mais detalhes constantes desta ligação.

 

 

A Comissão Europeia faz ainda saber que o cálculo da multa teve em consideração as receitas obtidas pela Qualcomm no decurso das suas operações no espaço comunitário. A partir daí chegou-se à percentagem final de 1,27% das receitas auferidas pela Qualcomm na Europa ao longo de 2018.

Relembramos ainda que a investigação formal foi aberta a 16 de julho de 2015. Já a primeira peça procedimental foi posta em curso a 8 de dezembro de 2015. Agora, perante a multa imposta pela Comissão Europeia, a Qualcomm já fez saber que iria recorrer desta decisão.

De acordo com a tecnológica norte-americana, o caso diz respeito a factos com mais de uma década. De igual modo, rejeitam a tese avançada pela Comissão, bem como os seus argumentos de práticas anticoncorrenciais.

Leia mais…

 

Amazon investigada pela Comissão Europeia por concorrência desleal

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Foge,agora é cada multa que eles até abanam !! Olhem o caso do Facebook,que não há muito tempo(penso que nem uma semana passou),que também levou uma multa de mais de 5 mil milhões de dólares !! Minha nossa senhora !! Eu até fico parvo com o dinheiro que anda por esse mundo fora. 😐

    1. Avatar de João Raimundo Costa Lemos
      João Raimundo Costa Lemos

      Até abanam? “chegou-se à percentagem final de 1,27% das receitas auferidas pela Qualcomm” … o crime compensa

    2. Avatar de Rui Bacelar

      Sobretudo no caso do Facebook, esse foi o melhor cenário possível para a empresa. A quantia eles recuperam em questão de dias e assim evitam sanções ou novas regras estatais. Acho que dificilmente o Facebook poderia ter saído melhor desse caso.

  2. Avatar de Abreu
    Abreu

    Só não entendo o porque de uma tecnologia privada nao pode ser vendida ao preço que o dono quer!
    A concorrência que desenvolve-se tecnologia!

    1. Avatar de Rui Bacelar

      Nesse ponto creio que também existam limites para a chamada concorrência saudável. Aqui temos um caso em que provavelmente a Qualcomm vendeu componentes abaixo do custo de produção, só para sorver todos os parceiros e “secar” as fontes da concorrentes. Para todos os efeitos fê-lo com sucesso pois a concorrente já não existe desde 2015.

    2. Avatar de Ron
      Ron

      Existem vários métodos para a formação do preço de um produto, que são alimentados por dados tangíveis, como por ex: matéria prima, mão de obra, margem etc, etc.

  3. Avatar de Rui Gonçalves
    Rui Gonçalves

    Qualquer dia, a Europa vai ser um continente do 3ºmundo, com tantas multas a empresas que nos usamos e não “vivemos” sem elas, qualquer dia deixam de investir na Eeropa, e lá vao os milhoes com que eles(CE) roubam com o C******

    1. Avatar de Rui Bacelar

      Repara que, apesar de choruda, a multa representa menos de 1,3% das receitas anuais da empresa, obtidas em território europeu. Por outras palavras, praticamente insignificante tendo em conta a escala da Qualcomm.

    2. Avatar de Ron
      Ron

      Essas palavras só revelam desconhecimento da realidade.
      O que as tecnológicas Americanas investem na Europa em comparação com aquilo que ganham ? Um investimento residual.
      Porque interessa tanto a Europa ás tecnológicas ? Porque a Europa é o 2º maior mercado de consumo do mundo, segundo dados do Banco Mundial dados de 2016.
      Europa 1º ! Se as empresas prevaricam, as multas deviam ser uns 30% sobre a facturação, para tornar a coisa mais interessante.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    A União Europeia precisa de financiamento….

  5. Avatar de nacho vidal
    nacho vidal

    As lojas dos chineses não andam a fazer o mesmo?

  6. Avatar de Marcos
    Marcos

    O Europa está se tornando um Brasil da vida, sugando as empresas com o pretexto de estar fazendo um “bem para a sociedade”.

    1. Avatar de Ron
      Ron

      No caso das tecnológicas, só pecam por as multas serem muito baixas na Europa.