Qual o tamanho da Internet?

25 Comentários

Há dias comentava com um blogger da nossa praça que achava curioso o facto do Google ter atribuído ao Pplware PageRank 6, tendo em conta que o nosso país pesa um ínfimo pedaço nos milhões de utilizadores da Internet por esse mundo fora.

Questionávamos o tamanho da Internet. Mas afinal quantos sites, blogs e outros que tal, existem na Internet?

A Internet tem 186,7 milhões de sites

Segundo o site TGDaily, a Internet era povoada por mais de 186.7 milhões de websites no final de 2008, de acordo com os dados do Netcraft. Comparando com os anos anteriores chega-se também à conclusão que o crescimento tem abrandado.

A Netcraft aponta para um total de 186,727,854 até ao final de Dezembro de 2008. Isso traduz-se num aumento de 1.56 milhões de sites desde Novembro de 2008 e um aumento face a Dezembro de 2007 na ordem dos 31.1 milhões de sites.

Em 2007, a Internet cresceu 48.7 milhões para 155,583,825 sites; em 2006 o número subiu 31.6 milhões para um total de site de 106,875,138. A percentagem de crescimento caiu drasticamente quando comparada com os anos anteriores.

Em 2006 deu-se um aumento de 42%, em 2007 a Internet cresceu 46% e apenas 17% em 2008! Contudo podemos ver que o numero de sites duplicou desde finais de 2005 quando a Netcraft apresentou uma estimativa de 75,251,156 sites existentes nessa altura.

Outro dado interessante apresentado é a distribuição das plataformas de alojamentos de sites. Mais uma vez o Apache domina tendo o valor estabilizado após uma queda em 2007

E a distribuição é a seguinte:

  • Apache – 51.24%
  • Microsoft IIS – 31.24%
  • Google – 5.6%
  • Nginx – 1.80%
  • Lighttpd – 1.63%

Em números absolutos a distribuição é a seguinte:

  • 95,251,327 sites correm Apache
  • 63,114,252 Microsoft IIS
  • 10,450,496 Google GF

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Ribeiro

    bem quando se fala em sites é em dominios privados ou incluem os subdominios dos blogs e coisas como twitter etc, que andam por ai a aparecer como cogumelos ?

  2. Avatar de João Canudo - Twin_head
    João Canudo – Twin_head

    Google GF? desconhecia

  3. Avatar de Nastase

    Fala-se num abrandamento, que na minha opinião até é compreensível. Penso que isto se deva à quantidade cada vez maior de domínios que se encontram comprados.

    É claro que seria impossível de fazer, porque as possibilidades para domínios é infinita, mas seria interessante poder comparar a evolução de criação de sites com a evolução da disponibilidade de domínios “viáveis”.

    [ http://www.revolucaodigital.net ]

  4. Avatar de Rolando Almeida
    Rolando Almeida

    Caros,
    peço desculpa pela dúvida deslocada. Recentemente instalei o programa que recomendaram no people de backups do gmial. Não vendo grande utilidade desinstalei-o. Acontece que continua a aparecer-me uma pasta de backup no ambiente de trabalho sempre que recebo um novo mail do gmail. por mais que a apague volta a aparecer fazendo o backup, mesmo com o programa desisntalado. Podem dar-me uma dica sobre o que se possa estar a passar? agradeço

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Vai ao executar e escreve regedit. Dá uma olhada por aí e vê se tem o nome do programa algures. Pode demorar um bocado, mas se não encontrares(acho improvável, mesmo com o programa desinstalado) instala o programa outra vez. Vê se tens a conta configurada no programa. Desconfigura-a, logo não a vai aceder. Outra solução é ires ao Disco do teu PC e procurares na pasta programas pelo nome do programa e apagares a pasta “dele”.
    Cumprimentos,
    Pedro (Everybody’s best friend)

  6. Avatar de Vítor M.

    Se fizessem uma auditoria aos sites que não actualizados há mais de 3 anos, deveriam reduzir o numero de sites em 30%.. estamos a falar de milhões de sites fantasmas.

  7. Avatar de Rolando Almeida
    Rolando Almeida

    Pedro,
    Agradeço as dicas. É capaz de não acreditar mas nenhuma delas funcionou. A porra da pasta de backups continua a aparecer sempre que recebo um mail no gmail. Irra!!!
    abraço

  8. Avatar de luminoso
    luminoso

    @Vitor:
    a internet tambem é historia.
    La por nao serem actualizados a mais de 3 anos nao tem que propriamente sair da rede

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Então clica com o “botão” do lado direiro em cima da pasta e em “Propriedades”. Onde está escrito Oculto, “põe” um certo e faz ok. A pasta assim fica oculta, já não te incomoda mais. 😉
    Cumprimentos

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ah e desculpem o offtopic todo que eu e o Rolando estamos a fazer.
    Cumprimentos

  11. Avatar de Vítor M.

    luminoso sim tens razão, eu queria dizer os blogs que estão ainda online e não fazem sequer parte da história. São mesmo inúteis percebes?

  12. Avatar de Jordano Santos Cerqueira

    É compreensível este número, Eu por exemplo sou brasileiro e quando se trata de web não se deve julgar por localidade e sim por lingua comun…
    Mas o pagerank foi alterado e até o meu ex site que tinha 0 de pr agora tem 1 sem fazer nada… E sem postar nada…
    Ainda mais quando se trata de textos bem escolhidos e escritos
    Não se esqueça tambem que o google checa os textos duplicado… (site que copiam conteudos são penalizados) se algum grande site copiou de vc eleva ainda mais seu PR…
    E por ultimo a quantidade de feedback de seus posts elevem ainda mais o seu site
    Uma dica te dou Entre no google ferramentas de webmasters e se cadastre lá… Va nos serviços do google e se cadastre lá tbm e coloque um link pra sua página… Um exemplo é meu nome no google
    A 20 dias atras não se achava nada que fosse eu e tinha apenas 2 páginas (1 link era meu)
    Agora vai lá e confira… Eu disse apenas 15 dias… SEO é uma arte… Qualquer coisa se quizer mais dicas e explicações mande me um e-mail…
    T+

  13. Avatar de Rolando Almeida
    Rolando Almeida

    Pedro,
    mais uma vez obrigado. Foi isso mesmo que fiz, apesar de ser mesmo uma solução de recurso já que me está a fazer o backup algures, creio. Esta porra é mesmo estranha. Fiquei sem perceber por que raio me fazia o backup.
    abraço

  14. Avatar de Luis Miguel
    Luis Miguel

    @Rolando Almeida

    Tarefas Agendadas ?

  15. Avatar de cesar_panter
    cesar_panter

    @Rolando Almeida

    tenta

    menu iniciar
    executar
    escreve msconfig
    ok
    no separador arranque procura alguma coisa com o nome da google/gmail e desactiva se tiver

  16. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    É um número enorme de sites. Mas devem existir milhares, senão milhões de domain parkings. Esses deviam ser excluídos das contagens.

  17. Avatar de aver
    aver

    “Por exemplo, se uma página tem PageRank™ de 33% significa que ela é mais importante que um terço de toda a Internet. Se o seu PageRank™ é 99% significa que ela é superior a quase todas as páginas da Internet.” É o que diz a Wikipedia, no link da segunda linha do post.

    Numa escala de 0 a 10 , o 6 do pplware é 60%. Significa que é mais importante que 2/3 de toda a internet (ou perto disso). Ena, ena …. andam dizendo bem do pplware pela internet 😀

  18. Avatar de aver
    aver

    … deu-me a curiosidade e fui ver o PageRank de três dos blogs, certamente dos melhores, e dos motores de busca:

    – Makeuseof – 6
    – Lifehacker – 7
    – Gizmodo – 8 (o mesmo que o Live Search da Microsoft)
    – Yahoo – 9
    – Google 10

    De facto é uma boa questão, como é que um blog em Portugal atinge o 6. Com muitas visitas também do Brasil e de outros países, penso eu … e também com links para posts do pplware espalhados por aí. O PageRank parece ter um algoritmo bastante complexo.

  19. Avatar de Eddie
    Eddie

    Bom, parece-me que tão a exagerar um bocado nos numeros,
    só falta dizerem que a internet tem mais socios que o benfica
    …francamente!

  20. Avatar de João Canudo
    João Canudo

    Em números absolutos a distribuição é a seguinte:

    * 95,251,327 sites correm Apache
    * 63,114,252 Microsoft IIS
    * 10,450,496 Google GF

    O que é o Google GF?

  21. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Já que ninguém responde, também pergunto: o que e google GF?

  22. Avatar de aver
    aver

    Também fiquei curioso.Os Google GFE (falta uma letra) são servidores do Google. Diz a Wikipedia que o “Gmail corre no Google GFE/1.3 server que corre em Linux”.

    É utilizado também noutros serviços do Google como o AdSense ou o Blogger. Só do lado do Blogger deve vir um grande número de sites.

    Parece que o Google tem também outro tipo de servidor chamado GWS (Google Web Server).

  23. Avatar de Nelson Dias
    Nelson Dias

    Boas,
    Por acaso aqui o pplware tá com PR 4 , será que houve alteração no algoritmo ?

    Não é que não mereça o PR 6, até 9 !

    PR 10, talvez com uma evolução . continuem o bom trabalho

  24. Avatar de aver
    aver

    Nelson Dias

    “Aqui” onde ? Googla por pagerank check
    Penso que te dá sempre 6, como este.

    http://www.checkpagerank.net/index.php?name=http%3A%2F%2Fwww.pplware.com&links=1