Qual o smartphone com melhor módulo de câmara fotográfica?

85 Comentários

Já reparou que cada vez mais se usam os smartphones como câmaras fotográficas? Esse hábito está a levar as empresas a entrar numa verdadeira batalha pelas especificações e pela qualidade disponibilizada.

As equipas e sites especializados nesta matérias estão atentos e desenvolvem alguns testes que mostram com clareza qual é o melhor módulo de fotografia que equipa hoje o segmento dos smartphones. A guerra, por assim dizer, está entre a Samsung e a Apple, mas atenção, a LG está à espreita!

Samsung Galaxy S6 - Câmara


Segundo a DxOMark, actualmente um grande nome junto da comunidade fotográfica, o smartphone com melhor módulo de câmara fotográfica é o Samsung Galaxy S6 Edge, ultrapassando por uma margem muito pequena o iPhone 6 da Apple.

Nos testes realizados pela DxOMark, o dispositivo da empresa sul-coreana conseguiu angariar 86 pontos, enquanto o iPhone da Apple apenas conseguiu atingir a marca dos 82 pontos.

pplware_s6_camara02

Nos testes realizados, a DxOMark, teve em conta vários parâmetros, como é o caso da exposição, do autofoco, da textura, entre outros, tendo a Samsung e o seu Samsung Galaxy S6 Edge superado qualquer outro concorrente directo.

Entretanto, a LG irá lançar brevemente o LG G4, tendo a empresa vindo a afirmar que este dispositivo será equipado com um módulo de câmara fotográfica muito acima da média.

pplware_s6_camara04

O mercado há muito que viu esta oportunidade e as próprias marcas de equipamentos profissionais já mostraram alguma inquietação face à qualidade que os smartphones estão a trazer, no que toca à fotografia. Agora, a marca está no Galaxy S6 Edge, será que a LG conseguirá destronar a marca coreana?

Comentários

85

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de irlm
    irlm

    Lumia 940XL ou Lumia Camera v5 🙂

  2. Avatar de Valter
    Valter

    No quesito câmera eu opto pelos Lumia, quando saí do N8 não pensei duas vezes em adquirir o 920, o 1020 lançou logo em seguida, mas já havia adquirido o 920, já estou com o 920 há quase dois anos, estou aguardando sair algum substituto do 1020 para aposentar meu 920, que ainda está com desempenho espetacular.

    1. Avatar de knom
      knom

      nokia n8?
      lumias?
      Nokia 808 pureview!! já ouviste falar?, ele diz olá 😛

      1. Avatar de Etnic_bOy
        Etnic_bOy

        E Lumia 1020 já ouviste falar?

        1. Avatar de knom
          knom

          etnic boy tu aqui? ahahaha

          sabes que o 808 é melhor que o 1020 em termos de camera não sabes?

      2. Avatar de Etnic_bOy
        Etnic_bOy

        Lumia 1020?

      3. Avatar de EGM
        EGM

        É que so pode ser a gozar!!

    2. Avatar de Manuel
      Manuel

      + 1.
      Também tenho o lumia 920
      Boa camara tira fotos muito boas

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    O 6 plus tem o melhor sistema de estabiliazacao que ja vi, parece camera de cinema. O iphone tem a melhor qualidade claramente, superando as dslr de gama mais baixa

    1. Avatar de Mrsz
      Mrsz

      Essa é a nova tática dos iHaters? Fazer afirmações absurdas?

      O iPhone 6 tem boa câmera, agora ultrapassar uma DSLR atual? Calma aí!!!

    2. Avatar de Marc Soler
      Marc Soler

      Aterrou um rotflcopter quando referiste dslr

      1. Avatar de Mrsz
        Mrsz

        Que estupidez… Já testaste com outros telemóveis? Isso não foi feito para iPhone.

    3. Avatar de Hélio
      Hélio

      Podemos encerrar discussão já aqui. Está eleito o telemóvel com a melhor câmara do mercado. (até sair um novo iphone 6.xx) Inclusive podem parar a produção das dslr que chegou um substituto à altura.
      Nota: uma mente aberta não faz mal a ninguém.
      Na sua dimensão a câmara do 6 é boa, mas não é o suprassumo das câmaras fotográficas.

      1. Avatar de knom
        knom

        ?? a sério?
        a competir com dslr? tão a brincar certo? só faz comentários desses gajos que não percebem de fotografia lol, no máximo uma compacta e mesmo assim o iphone 6 com todos os telemoveis comem muito pó…… aprendam as coisas antes de virem falar coisas dessas pa net sff….
        ps… as fotografias são comparadas no zoom, não na foto a full-frame… fica a dica..

    4. Avatar de iDroid
    5. Avatar de knom
      knom

      o nokia 808 bateu o 4s, 5, 5s e 5c… e o 6….

      1. Avatar de Mário Inácio
        Mário Inácio

        Menos o Samsung Alpha que bate o iphone 6… Pouco conhecido mas é do melhor que já vi..

        1. Avatar de knom
          knom

          já viste a qualidade daquelas lentes e sensor?
          ps. o note 4 e s6 são melhores em camera que o alpha ;D

    6. Avatar de PorquinhoBranco
      PorquinhoBranco

      Ahaha! Esta foi das melhores q li ultimamente!
      Tb ja ouvi dizer q a proxima trilogia do star wars esta a ser filmada com iphones!!

      1. Avatar de Rui C
        Rui C

        Sim, com 24 mais precisamente.

  4. Avatar de Jorge
    Jorge

    Quem tem android jamais sera inteligente mas apple watch ja vos cilindrou

    1. Avatar de Bruno Santos
      Bruno Santos

      pessoas desprovidas de inteligência normalmente fazem comentários deste género, é por isso que o ser humano não evolui

      1. Avatar de LP
        LP

        Don’t feed the troll.

    2. Avatar de Mário Inácio
      Mário Inácio

      Ahh o apple watch. Chega com um atraso de mais de 3 anos face á concorrência e é logo o melhor….valha-me deus mais uma fanboy da apple.

  5. Avatar de João Cardoso
    João Cardoso

    Estes testes tem apenas em conta a imagem final do telefone e alguns aspectos que nao tem em conta algumas das mais valias que temos no windows Phone. Falo por exempo da possibilidade de nos smartphones lumia com pureview de poder gravar duas imagens… Uma de 5mp e outra com a resolução total que por ir ate os 38mp no caso do 1020. E como fotografo amador posso garantir que os 38mp em jpg ou png do 1020 ainda hoje não tem rival. Claro que não é tão rápido como outros mas em qualidade não ha opção a este. Agora também ando com o 1520 que ja faz video a 4k, tem a Camera muito mais rápida e faz ficheiros de 18mp.

  6. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Não esquecer que estes comparativos que tem aparecido dos galaxy S6 com os Iphones e Lg não são justos…uma vez que estes são equipamentos menos recentes, justo será fazer o comparativo para setembro quando sair o novo iphone e o novo Lg g4 estão todos em pé de igualdade a nível de atualização …ai sim veremos quem terá melhor câmara…

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Aí também não será justo pq também já terão passado 6 meses

  7. Avatar de LP
    LP

    iFans a gemer em 3…2…1…

  8. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Tinha ideia que o lumia 1020 continuava sem rival no mercado..
    Estou enganado ou apenas não foi escolhido para o teste?
    Isso foi só entre Samsung e Apple?

    1. Avatar de comentador assiduo
      comentador assiduo

      o 1020 demora 4segs para tirar uma foto, é demasiado laggy e embora a qualidade seja boa nao chega aos calcanhares do iphone que tira 240 fotos por segundo

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Velocidade não é o mesmo que qualidade! Depende sempre do estílo de cada um a fotografar e do que pretende no final.

        1. Avatar de int3
          int3

          é. o hubble demora meses a tirar uma foto. qualidade de milhões de MP.

      2. Avatar de Pedro Carvalho
        Pedro Carvalho

        240 fotos por segundo ?

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          O unico que faz 240fps e o iphone 6

      3. Avatar de Mário Inácio
        Mário Inácio

        nada comparado com as 780 por micro segundo que o meu Samsung alfa tira…..é só tretas…..

    2. Avatar de knom
      knom

      não é o 1020.. é o 808…
      o 1020 foi feito a pressão e não tem a qualidade do 808

      1. Avatar de Timas
        Timas

        Eu já tive o 808 e ao fim de uma semana acabei por trocá-lo. Sistema operativo obsoleto. É uma boa câmara metida num mau telefone. Prefiro comprar uma maquina fotográfica do que passar pelo constrangimento de esperar uma eternidade para que possa tirar duas fotos seguidas. Como câmara o resultado final é excelente. Mas a que custo ? Perdes o momento se quiseres apanhar uma acção espontânea, a bateria com a utilização da câmara vai num tiro, aquece e drena a bateria. Para os fotógrafos recreativos, mais vale apostar em algo com menor qualidade de detalhe, mas muito mais versatilidade. Para os puristas comprem uma maquina fotográfica e esqueçam este mono.

        1. Avatar de knom
          knom

          mas estamos a falar de qualidade de cameraphones ou de maquinas fotograficas e fotografos profissionais??

          ou vais dizer que a qualidade não é boa… não tem mimimi que aquece e aquilo.. até agora não apareceu cocorrente a altura daquela camera, não tou a discutir o sistema operativo, com minimos tweaks tu tens o movel mais rapido…. quer dizer tirar fotos mais rapidamente

  9. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Não esquecer que os iFANS hoje em 3…2…1… bateram mais um recorde mundial hohoho em vendas de smartphones ….uiiii cala-te que mesmo com numeres os doentes por android custam a digerir…

  10. Avatar de knom
    knom

    continua a ser o grande rei Nokia 808 Pureview, toda a gente sabe isso =D
    ainda nenhum smartphone foi encontrado com uma camera melhor!1

    1. Avatar de David Ferreira
      David Ferreira

      eheh, quanto é que a Nokia terá perdido pelo desenvolvimento da camera xD….os utilizadores agradecem, pena que ninguem o quis comprar 😛

      1. Avatar de knom
        knom

        a microsoft comprou 😛 (get it?)
        muito boa tecnologia

    1. Avatar de David Ferreira
      David Ferreira

      ahhahah xD

  11. Avatar de Marco Fontes
    Marco Fontes

    O melhor site de critica (pra mim) é o DPReview e eles têm uma secção so dedicada às novas tecnologias e la falavam à bem pouco tempo que os lumias eram reis no mundo das fotos.

    1. Avatar de comentador assiduo
      comentador assiduo

      Rei é o iphone, os lumias sao principes e os android os labregos do povo

  12. Avatar de Samuel
    Samuel

    Se em primeiro fosse o iphone o titulo ja seria. iphone melhor que todos agora tambem em fotografia…

    1. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      LOL. ri-me porque é verdade

  13. Avatar de int3
    int3

    O edge tem 16MP e o iphone 8MP (edge tem o dobro) e mesmo assim o edge ultrapassou só por 1 ponto looool.

    1. Avatar de int3
      int3

      quero dizer 4 pontos!

    2. Avatar de Luís Geraldes
      Luís Geraldes

      Se calhar foi mesmo pela questão de ter o dobro dos MP que só tem mais um (ou quatro) pontos.
      Sabes que MP é das coisas que menos interessa nos smartphones, câmaras com 4387MP só criam ruído nas fotos.

    3. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      O único que eu sei é que o meu Note 4 é o 2o na lista 🙂

      E os Megapixel *nunca* foram símbolo de qualidade, nem agora, nem nunca a nenhum nível. O que eu sei é que os Megapixel permitem a dispositivos sem zoom óptico, ter maior ampliacäo sem extrapolar 🙂

      Ou seja, um 16MP pode ter uma foto de 8MP com ampliacäo que o iPhone só consegue fazer o mesmo com 4MP e por aí adiante. Resumo: näo só as camaras dos Note 4 e S6 säo superiores às dos extra-caros iPhone 6 (e o mais pequeno nem OIS tem….LOL), como permitem mais ampliacäo. tchhhhhhhhhhh

    4. Avatar de Marc
      Marc

      os MP so definem o tamanho da imagem. O que importa é a qualidade do sensor e da lente

  14. Avatar de Gustavo Lima
    Gustavo Lima

    A melhor câmera está no Lumia 1020.

    O resto é peanuts….

  15. Avatar de ihihi
    ihihi

    One plus one :p

    1. Avatar de Etnic_bOy
      Etnic_bOy

      LOOOOOOOL

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Tendo em conta que tanto o 930 como o 1520 não aparecem na lista do site, não estou a ver a validade deste ranking. Desafio qualquer S6 a tirar melhores fotos que o 930 😛

  17. Avatar de ZH
    ZH

    Nokia N8. Tenho-o para isso mesmo… Máquina fotográfica portátil 🙂

  18. Avatar de pedro vasconcelos
    pedro vasconcelos

    La esta como muitos ja referiram e tantos outros reparam,se fosse o iphone a ter melhor camera o titulo seria Iphone continua a ter a melhor camera,ou a melhor camera é do iphone. Agora como foi um android mesmo depois do teste ter dito que por enquanto esta empresa testou e disse que o samsung era melhor.nao tou a dizer que seja so digo que neste teste ficou a frente .o titulo da noticia é qual é o melhor modulo de camera fotografica loool. nem sequer referenciaram que S6 com a melhor camera de momento ou algo do genero….

    1. Avatar de Cameron
      Cameron

      Concordo plenamente ! Ao menos podiam ter posto o titulo do tipo “Samsung continua com a melhor qualidade de camara”.. se fosse o iPhone, já diziam isso mesmo “(Iphone continua a ter a melhor camera,ou a melhor camera é do iphone)”.. é sempre a mesma lenga lenga.. -.-

  19. Avatar de irlm
    irlm

    quanto é que a Samsung pagou-vos para afirmarem isto?

  20. Avatar de Paulo
    Paulo

    O teste terá sido só feito entre esses 2 modelos, pois para ser um comparativo geral, teriam de incluir no primeiro lugar os lumia, 1020, 930 e o 1520, isso sim são camaras com fotos reais, não com as cores tipicas da Samsung nos tlm e tvs com cores forçadas para dar nas vistas.
    Fotos e video em telemoveis é nos Lumias, com 4K e com as cores mais realistas. Não sei porquê, mas a muitos não convém falar nos Lumias, mas são do melhor que há, só par conhecedores, que não vão na onda geral, tipo arrastão.

  21. Avatar de RM
    RM

    Sim porque as máquinas fotográficas até costumam ser fixas.

  22. Avatar de Etnic_bOy
    Etnic_bOy

    Em questão de fotografias não há quem bata a gama Lumia.

    1. Avatar de knom
      knom

      o primeiro e genuino pureview nokia 808 bate 😀

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Em hardware provavelmente sim, mas as melhorias de software que a malta da nokia inventou com o denim metem a cena num patamar estúpido de qualidade.. rich capture <3

        1. Avatar de knom
          knom

          o people da comunidade symbian tambem colocaram o 808 noutro patamar 😉

  23. Avatar de Eu
    Eu

    Xiiiiiii… cambada de parolos!!!! A discutir qual é que tem a melhor camera!
    Quero lá saber se melhor é da Xungasung ou da Apple… se quiser tirar fotos de qualidade profissional uso uma máquina FOTOGRAFICA profissional, ora!

    1. Avatar de Joao Peixoto
      Joao Peixoto

      ora nem mais…

    2. Avatar de J
      J

      Deves ter um bolso das calças muita grande, para andares sempre com uma máquina profissional…

      1. Avatar de pedro vasconcelos
        pedro vasconcelos

        mas quem é que te disse k ele usa calcas?? looool

  24. Avatar de jet
    jet

    Sony XPERIA Z3 – 21 Megapixéis. Imbatível

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Lool 21 que n valem 5..a sony tem as piores cameras, so ruído e cheio de bugs no software

    2. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      Pelo menos em baixa luz é rei

    3. Avatar de Mário Inácio
      Mário Inácio

      Jet. nem tudo são megapixéis. Dou-te um exemplo. Já tive um xperia z3 e atualmente tenho um Samsung alfa hdr com 12 M. e posso te dizer que em termos de qualidade de foto deixa o sony a milhas.

    4. Avatar de Etnic_bOy
      Etnic_bOy

      LOOOL se formos pelos megapixeis…. LUMIA 1020 – 41 MEGA PIXEIS… Leste bem, 41!

  25. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    É quase ridícula a questão. Se é uma foto saída da camera é uma coisa mas os telemovéis que disparam em raw tipo os nexus, alguns lumias…acho que nem tem discussão. Como fotógrafo amador minha escolha vai para um nexus 5/6, lumia 930/1020/1520 sem pensar.

  26. Avatar de Ewerton Assis Souza
    Ewerton Assis Souza

    Tive um Lumia 920, e que qualidade de imagem tinham as fotografias o meu G2 comia pó em relação ao Lumia, nunca vi ao vivo as fotos do Nokia 808 mas pelo que foi dito em diversos sites é do melhor que há ainda sem concorrentes a altura, neste secção a Nokia esteve muito bem nos últimos anos, por isto comparar apenas o mainstream dos telemóveis e omitir outros como os Nokias ou mesmo a linha Z da Sony tira mérito a estes tipos de review. Mas esta é só a minha opinião, porque tiro algumas fotos aqui e ali com o telemóvel mas nunca estive a espera de milagres, apesar de ter ficado agradavelmente surpreendido com o Lumia 920 enquanto o tive.

  27. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Sim, os megas pixéis nada tem a haver com qualidade, a nova gama profissional da Nikon é de 6 mega pixéis, e é a gama profissional, e na gama amador é de 21 mega pixéis.

  28. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    As câmaras dos novos HTC’s valem alguma coisa?