Qual a razão para os europeus pagarem consideravelmente mais pelos iPhones?

52 Comentários

O motivo para o preço dos iPhones da Apple ser consideravelmente superior na Europa não lhe deve ser totalmente alheio. Contudo, caso tenha uma teoria para a diferença de preços, continue para o artigo e entenda se tem razão.

iPhone 15

Já sabemos que os preços que a Apple pratica por cá são astronómicos para uma boa parte das carteiras. Ainda que a corrida às novidades da empresa seja uma realidade que conhecemos, nem todos os bolsos conseguem suportar a aquisição imediata dos equipamentos da marca.

Esta questão do preço é relevante na Europa, mas não parece sê-lo noutros cantos do mundo. Nos Estados Unidos da América (EUA), por exemplo, os iPhones da Apple são, normalmente, mais baratos.

 

iPhones são mais baratos nos EUA…

Convertido em euros, o preço apresentado no website da Apple nos EUA começa em 1131,74 euros para o iPhone 15 Pro Max.

Apesar de o preço representar um aumento de cerca de 9%, relativamente à versão do ano passado, os americanos estão a ter mais sorte do que os europeus.

iPhone 15

Embora o preço nas lojas europeias varie consoante os países, a título de exemplo, na Alemanha o mesmo smartphone custa 1449 euros, em França começa em 1479 euros, e em Itália e Portugal os consumidores pagam 1489 e 1499 euros, respetivamente.

Por sua vez, a versão inferior do iPhone 15 também regista diferenças, quando considerados os dois lados do oceano: nos EUA, o iPhone 15 é vendido por um equivalente a 754,18 euros. Ao passo que, na Europa, o preço é de 949 euros na Alemanha, 969 euros em França, 979 euros em Itália, e 989 euros em Portugal.

Compilando dados da própria Apple, a Euronews elaborou um gráfico que dá conta destas diferenças de preço dos iPhones:

 

Qual a razão para esta diferença de preço entre os EUA e a Europa?

Uma das principais razões para os preços de cá é o facto de o IVA estar incluído. Nos EUA, por sua vez, são adicionadas taxas suplementares após a compra.

Essas taxas dependem do estado em que o equipamento é comprado, variando entre 2,9% e 7,25%.

Por exemplo, em Washington, onde o imposto sobre as vendas é de 6%, ser-lhe-iam cobrados mais 67,90 euros no ato da compra. Contudo, em Los Angeles, onde o imposto sobre as vendas é mais elevado, ser-lhe-iam cobrados 107,52 euros.

Em 2016, a Apple explicou que define os preços dos produtos internacionais com base numa série de fatores, como “taxas de câmbio, leis de importação locais, práticas comerciais, impostos e o custo de fazer negócio”.

Estes fatores variam de região para região e ao longo do tempo, pelo que os preços internacionais nem sempre são comparáveis aos preços de retalho sugeridos nos EUA.

Com a permanência da inflação elevada na Europa, vamos acompanhando a fidelidade dos consumidores à marca.

Os valores apresentados foram convertidos à taxa de câmbio.

 

Leia também:

A procura do iPhone 15 é mais forte do que a do iPhone 14

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tozé
    Tozé

    Dão para comprar as prestações….

  2. Avatar de Zé do Povo
    Zé do Povo

    No Geral qualquer Marca de Smarphone que chegue a Europa duplica de Preço, mas quando chega a Portugal que pertence a Europa Triplica quase de Preço, porque o Português é dos mais Bem Pagos da Europa e o Pais é o mais Rico da Europa

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Mas é o que mais disposto está para esbanjar em telefones caros. É o pobre a querer fazer vida de rico.

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Vai continuar a vender bem, porque há muita gente com poder de compra suficiente. Tim Cook disse uma vez que têm clientes suficientes dispostos a pagar os preços que eles pedem, daí não terem qualquer intenção de baixar preços.

  4. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    O mais preocupante é Portugal ser provavelmente o país onde é mais caro na UE. Deve ser por o pessoal ter grandes salários…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      se o valor dos produtos fosse indexado aos salarios locais existiam muitos produtos a dar prejuizos gigantes, basta ver ordenados na america latina, até mesmo china ou india e no entanto são todos mercados bastante saudaveis e com muito consumismo.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      No entanto vende-se muito bem, é só ir pela rua e ver a quantidade de pessoas com iPhone.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        1 em cada 5 (20%) compra iPhone. E daí?
        A maior parte anda com iPhones com bastantes anos, porque são duradouros.

    3. Avatar de PN
      PN

      O preço é o mesmo em todas as lojas oficiais, a diferença deve-se à carga fiscal e ao rácio de impostos vs ordenados ser nuito alto.

  5. Avatar de Aves
    Aves

    Na UE o PVP incluiu o IVA, a uma taxa que varia de pais para país (23% em Portugal, Espanha 21%, Alemanha 19%).
    Nos EUA o preço é anunciado sem impostos. Acresce o “imposto sobre vendas”, que varia de Estado para Estado e até de cidade para cidade, mas é sempre mais baixo que a(s) taxa(s) de IVA nos países europeus.
    Por isso, os preços de venda com impostos nos EUA são mais baixos que na UE.
    Quanto ao efeito da variação cambial.
    – Em 2022, o euro desvalorizou face ao dólar – o iPhone 14 manteve o preço do 13 nos EUA e aumentou na UE;
    – Em 2023, o euro valorizou face ao dólar – o iPhone 15 manteve o preço do 14 nos EUA e baixou na UE.
    Acontece o mesmo com o preço das apps, que têm acertos periódicos por causa da variação cambial.

    1. Avatar de itguy
      itguy

      ISTO
      Nunca pensei que existisse alguém com massa cinzenta ainda no pplware!

  6. Avatar de O casebre feudal
    O casebre feudal

    Eu acabei de perguntar numa loja e os Pro ou Pro Max estao com listas de espera enormes em todos os países, em especial portugal. É óbvio que não é porque há muitíssimas vendas mas porque chegam unidades a conta-gotas, muito porque a Apple está a conseguir fazer muito poucas por problemas de fabrico nos chips 3nm (e não pelo titanio que é uma palhaçada de layer fino colado ao alumínio…).

    A espectativa é que até Outubro / Novembro o pessoal não receba as suas unidades, ou seja, as pré-reservas e reservas iniciais que são o maior volume. Como depois estão todos saciados, aí já não há problemas de stock.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Há meses que a Apple anda a produzir e armazenar iPhones 15. Os iPhones 14 foram os smartphones mais vendidos. O mais provável é que os iPhone 15 também sejam.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      há sempre forma 😉
      fonte: trustmebro

  7. Avatar de PN
    PN

    O preço indicado pela Apple não inclui impostos, que nos EUA podem ser diferentes em cada estado, mas os equipamentos que vêm para a UE pagam sempre IVA e taxas de inportação, vem daí a diferença de preços.

  8. Avatar de Grunho
    Grunho

    É ruína absoluta, mas dá estatuto. E para a parolada é o estatuto que conta.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Kkkk…. 🙂

    2. Avatar de Magnus
      Magnus

      Mas qual estatuto? Tu olhas na rua e vês todo o tipo de classes com iPhones. É todo um espectro social. Até porque hoje em dia podes comprar a maioria das coisas a prestações.

      O estatuto vê-se por outras coisas que não o iPhone.

      Deixa quem gosta comprar, e não tenhas dor de cotovelo 🙂

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        O quê, nem estatuto aquilo dá? E é caríssimo. Se nem para isso serve, então usar aquilo é um atestado de parolice em último grau.

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Vê-se logo que nunca usaste nenhum, se achas que é isso que define um iPhone e que faz as pessoas quererem comprá-lo. Já se viu quem é o parolo por aqui.

  9. Avatar de Fla
    Fla

    Devia ainda ser mais caro!

  10. Avatar de nelson
    nelson

    na suíça ainda é mais barato…desde 1100.€

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Taxa de IVA 8,1%.

  11. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Uma das melhores empresas …mas só a nivel de Marketing 🙂 …nível Jedi mesmo

  12. Avatar de lunatic
    lunatic

    Falta indicar que na Europa a garantia é mínimo de 2 anos comparado com USA que é de 1 anos. Esta extensão da garantia aumenta os custos seguramente da apple o que reflecte nos preços no mercado europeo.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Se for para uso profissional também é 1 ano de garantia na UE.

  13. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    também há a situação de que a Apple é obrigada a dar dois anos de garantia na Europa enquanto que nos Estados Unidos tal obrigatoriedade não existe.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Correto. Um ano extra de garantia na UE … paga-se.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      apple care, 3 anos, enjoy

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É obrigada nos equipamentos vendidos na UE. Se comprar fora da UE e quiser garantia na UE só tem 1 ano. E mais, se comprar fora de Portugal e quiser garantia depois de 1 ano a Apple manda-o ir acionar a garantia no país onde comprou. Sei de um iPhone comprado em Itália, e a Apple recusou a garantia em Portugal após 1 ano, disse que se o cliente queria acionar a garantia, teria de o fazer em Itália.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        O que diz a garantia da Apple:
        “Os produtos Apple e todos os produtos comprados na Apple, incluindo os produtos que não sejam de marca Apple, estão cobertos por uma garantia legal de 2 anos (produtos comprados até dia 31 de dezembro de 2021) ou um prazo de responsabilidade do profissional de 3 anos (produtos comprados a par:r de dia 1 de janeiro de 2022), a contar da data de entrega do produto, pela falta de conformidade, nos termos do Decreto-Lei nº 67/2003, de 8 de abril, no primeiro caso, e do Decreto- Lei nº 84/2021, de 18 de outubro.”
        Que eu saiba, a Apple não levanta questões se o produto foi comprado em Portugal ou noutro país da UE.
        Não havia aí um litígio entre o comprador e o reparador autorizado pela Apple quanto a não se tratar de um problema abrangido pela garantia? E o reparador despachou-o dizendo que se quisesse fosse acionar a garantia junto do vendedor, em Itália?

        1. Avatar de PN
          PN

          As marcas são obrigadas a dar a cobertura ao abrigo da lei de defesa do consumidor no país onde foram vendidos, mas infelizmente existe um vazio legal sobre equipamentos vendidos em outro país da UE.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            facil de resolver, accionas a garantia no país de compra
            a apple dá garantia internacional 1 ano e já gozas, queres mais compras apple care e tens 3 anos

      2. Avatar de PN
        PN

        Confirmo, funcionam assim. Uma exceção é a Hungria, lá os equipamentos têm a mesma garantia mesmo que sejam comprados fora do país.

    4. Avatar de Pipidasmeiaspequenas
      Pipidasmeiaspequenas

      Errado por lei Europeia a Apple é obrigada a dar 3 anos de garantia Na Europa.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Há uma ilusão de que a UE aumentou a garantia de 2 para 3 anos. É de facto assim – mas o 3° ano não é igual aos dois primeiros. A garantia serve para reparar a “falta de conformidade” do produto no momento da venda. Se a avaria se verifica nos 2 primeiros anos, presume-se que havia falta de conformidade. Mas no 3° ano deixa de ser assim, o vendedor pode contestar que a avaria estava presente no momento da venda.
        Acima transcrevi parte da garantia da Apple e há uma diferença: os produtos “estão cobertos por uma garantia legal de 2 anos (produtos comprados até dia 31 de dezembro de 2021) ou um prazo de responsabilidade do profissional de 3 anos (produtos comprados a partir de dia 1 de janeiro de 2022).
        Isto é o previsto na legislação da UE, ao contrário do que muitos pensam.

    5. Avatar de PTO
      PTO

      Desde 1 de Janeiro de 2022 que a garantia de produtos novos é de 3 anos, independentemente da marca que sejam.

  14. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    faltou o extra mile pplware, existem estados sem sales tax em tech, eles são: Alaska, Delaware, Montana, New Hampshire e Oregon.
    Além disso, se viajarem da UE para um estado com sales tax conseguem reaver parte desse sales tax, o reembolso é estatal e feito por empresas privadas com esse serviço, faço viagens regulares para US compro lá muitas coisas com tax a quase zero.

  15. Avatar de traumatologiaeortopedia
    traumatologiaeortopedia

    Compra, e ainda muda todo ano, apesar das poucas inovações. Uso android e não teria problema nenhum em usar harmony, mas fico pelo 4 anos com um celular. Agora iphone tá pior que hipoteca da casa, e cheio de mulas pra carregar

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Só 4 anos? O último iPhone durou-me 7.
      Os iPhones do mesmo tipo (base, … topo) há anos que não sobem de preço nos EUA, nos outros países varia conforme o câmbio. No Brasil é dos países onde atinge maior preço – por causa dos impostos sobre a importação por causa do protecionismo industrial. Os Androids mais baratos são os fabricados no Brasil – os importados acontece-lhes o mesmo que ao iPhone.
      Em matéria de preços do iPhone o Brasil é um caso à parte, tal como outros países que têm elevados impostos sobre a importação.

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Tu é que sabes da vida dos outros, deves ter uma bola de cristal.

      Eu irei comprar um iPhone 15 mas é para substituir o meu iPhone 11 de 2019, agora faz tu as contas.

      As generalizações são lixadas

  16. Avatar de Gilberto Gomes
    Gilberto Gomes

    Aqui no Brasil, o salário mínimo é de 1.320 Reais. 9.299 Reais é o preço do iPhone 16 Pro. Tem as taxas aplicadas pelo governo, mas ele é considerado ítem de luxo e ostentação no país inteiro.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      quase 1 ano de ordenado para os baixa renda

    2. Avatar de Aves
      Aves

      9299 Reais são 1748 Euros.
      Um 15 Pro em Portugal (dos mais caros da Europa) começa em 1249 euros, 6644 Reais.
      Se os modelos são comparáveis, no Brasil custa mais 499 Euros, 2655 Reais.
      Noutros anos há listagens ordenadas do preço do iPhone em cada país. Não me recordo bem, mas o Brasil estava nos primeiros trés. Celular no Brasil só os fabricados lá. O iPhone não é assim tão caro nos EUA e na Europa.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        A lista de 2023 com o iPhone 14.
        O Brasil é o 3º país em que o iPhone é mais caro. Portugal é o 29º.
        Pela lista, grande contrabando de iPhones deve haver do Uruguai (77º) para o Brasil.
        https://www.globalproductprices.com/rankings/iphone_prices/

  17. Avatar de Gilberto Gomes
    Gilberto Gomes

    Correção: iphone 15 Pro 9.299 Reais.

  18. Avatar de Entusiasta
    Entusiasta

    A quem acha estranho a razão de o iPhone em Portugal ter dos preços mais elevados da Europa, que pergunte ao Costa e seus afilhados por que razão é que IVA ainda está nos 23% e por que razão o cidadão e as empresas pagam impostos a torto e a direito!

    Fazer negócio em Portugal é caro! E Tim Cook disse que para além dos impostos, o custo do negócio também influencia o preço final. Tudo é taxado forte e feio e no fim que vai pagar é o consumidor.

    Mas isto, meus amigos, acontece com tudo! As pessoas que acham que na Europa central o custo de vida é mais caro… é bem mais nos serviços, mas se forem ao supermercado e à bomba de gasolina, ficam pasmados com a semelhança. A grande diferença é que os salários aqui são de mais do dobro para cima.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      o custo de bens não pode ser indexado aos salarios senão tinhas prejuizos e muitas falencias.
      os impostos são altos porque é assim que o socialismo funciona, vejamos o que disseram pessoas inteligentes sobre o socialismo:

      A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias.
      Winston Churchill

      Estamos caminhando para o socialismo, um sistema que, como se diz, só funciona no Céu, onde não precisam dele, e no Inferno, onde ele já existe.
      Ronald Reagan

      Não há nada no socialismo que mais alguns anos ou algum dinheiro não possam curar.
      Will Durant

      Os socialistas não gostam que pessoas comuns escolham, pois elas podem não escolher o socialismo.
      Margaret Thatcher

      e a minha favorita:

      O socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros.
      Margaret Thatcher

      depois se formos ver a origem do socialismo constatamos que não passa do primo utópico do comunismo, ideias e ideais Marxistas.

      Como grandes visionários o disseram no passado:

      O marxismo não é apenas a teoria do socialismo, é uma concepção integral do mundo, um sistema filosófico no qual decorre, logicamente, o socialismo proletário de Marx. Esse sistema filosófico se chama materialismo dialético.
      Joseph Stalin

      O princípio aplicado na URSS é o do socialismo: de cada um, segundo sua capacidade; a cada um, segundo seu trabalho.
      Joseph Stalin

      Meu socialismo nada tem a ver com marxismo. Marxismo é anti-propriedade. O Socialismo verdadeiro não é.
      Adolf Hitler

      os verdadeiros socialistas :clapclap:

  19. Avatar de Jorge
    Jorge

    O IVA por lá é super baixo, pensava que era prái o dobro.

  20. Avatar de Tiago
    Tiago

    Taxas alfandegárias para produtos extra-comunitário s + impostos, resultam na sobrevivência do feudozinho económico, do espaço Shengen… ‍♂️