Quais as velocidades 3G/4G da TMN, Optimus e Vodafone?

58 Comentários

…e quais os smartphones mais usados para acesso a essas redes? Conheça também o mapa de cobertura.

Nos últimos anos as tecnologias que dão suporte as comunicação móveis evoluíram significativamente. Tal evolução deve-se em muito ao crescimento exponencial do segmento dos dispositivos e tal cenário obriga as operadoras a implementarem novas tecnologias/serviços.

Num período em que o 4G é já uma realidade em Portugal, qual o mapa de cobertura das operadoras nacionais? E quais as taxas de transmissão 3G/4G efectivamente conseguidas pelos utilizadores? O projecto OpenSignal ajuda-nos a saber essa informação.

antena

No inicio de 2013, apresentamos aqui, em parte, o projecto OpenSignal.  Trata-se de um serviço que reúne um conjunto de informações, à escala mundial, relativamente a cobertura de sinal das operadoras telefónicas. De referir que toda a informação disponibilizada por este serviço é recolhida a partir da aplicação OpenSignal que é gratuitamente disponibiliza a todos os utilizadores que pretendam colaborar.

Segundo informações divulgadas no site do projecto, este serviço tem informação sobre cerca de 800 redes, distribuídas por 200 países.

Vamos então conhecer algumas estatísticas relativas as operadoras nacionais:

OPTIMUS

Tipos de tecnologia em uso

optimus_tecnologia

Estatísticas para rede 3G/4G?

3G

  • Taxa média de download: 2 Mbps
  • Taxa média de upload: 0,7 Mbps
  • Latência média: 428 ms
  • Fiabilidade da rede: 86%

4G

  • Taxa média de download: 18 Mbps
  • Taxa média de upload: 4,6 Mbps
  • Latência média: 88 ms
  • Fiabilidade da rede: 98%

TOP 5 dispositivos que mais acedem a rede

optimus_01

TMN

Tipos de tecnologia em uso

tmn_tecno

Estatísticas para rede 3G/4G?

3G

  • Taxa média de download: 2,9 Mbps
  • Taxa média de upload: 1.1 Mbps
  • Latência média: 314ms
  • Fiabilidade da rede: 88%

4G

  • Taxa média de download: 21.7 Mbps
  • Taxa média de upload: 8.2 Mbps
  • Latência média: 54 ms
  • Fiabilidade da rede: 99 %

TOP 5 dispositivos que mais acedem a rede

tmn_02

VODAFONE

Tipos de tecnologia em uso

stats_vodafone

3G

  • Taxa média de download: 3.1 Mbps
  • Taxa média de upload: 1.2 Mbps
  • Latência média: 369 ms
  • Fiabilidade da rede: 85%

4G

  • Taxa média de download: 18 Mbps
  • Taxa média de upload: 4,6 Mbps
  • Latência média: 88 ms
  • Fiabilidade da rede: 98%

TOP 5 dispositivos que mais acedem a rede

vodafone_01

Resumo das tecnologias

De seguida, apresentamos os valores teóricos para as principais tecnologia usadas pelas operadoras:

  • EDGE – Download: 384 Kbps | Upload: 60 Kbps
  • UMTS – Download: 384 Kbps | Upload: 64 Kbps
  • HSPA 3.6 – Download: 3.6 Mbps | Upload: 348 Kbps
  • HSPA 7.2 – Download: 7.2 Mbps | Upload: 2 Mbps
  • HSPA+ – Download: 56 Mbps | Upload: 22 Mbps
  • 4G/LTE – Download: 100Mbps+ | Upload: 50 Mbps
Conclusões

De acordo com os dados fornecidos pelo serviço OpenSignal (as 13h de 27/01/2014), a TMN é a operadora mais fiável tanto na rede 3G como 4G, apresentado valores de 88% e 99%, respectivamente.

operadoras

No que se refere à taxa de download em redes 3G, a Vodafone leva vantagem sobre a Optimus e TMN, com uma taxa média de 3.1 Mbps. Nas redes 4G a TMN volta a destacar-se com uma taxa média de download de 21.7 Mbps (mais 3.7 Mbps que as suas concorrentes). Relativamente à latência, a TMN é também a que regista menores valores.

Homepage: OpenSignal

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boston a liderar, mas será o novo ou o antigo?

    1. Avatar de Blueparty
      Blueparty

      Alguém sabe fazer root ao novo Boston e fazer upgrade para o 4.3 (ou cyanogen)?

  2. Avatar de D!
    D!

    Mas onde há 4G afinal?

    1. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      Pois… e o mapa?

        1. Avatar de ZiLOG
          ZiLOG

          O mapa diz que fora de Lisboa, só temos cobertura nas estradas nacionais….muito estranho.

          1. Avatar de Filipe YaBa Polido
            Filipe YaBa Polido

            Nada estranho, quem contribui para o OpenSignal com a aplicação no telemóvel é que só deve activar os dados no exterior, neste caso, na estrada. Dentro de casa liga-se à wifi e desliga o 3G/4G, por isso de estranho não tem nada.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Em Lisboa em muitos sitios, por exemplo na cidade universitária esta semana fiz um teste com o speedtest e tinha 50MB de download e 30 MB de upload, um espectáculo.
      Mas fora de lisboa não deve haver em quase lado nenhum isso é verdade.

      1. Avatar de José
        José

        Amigo, ainda hoje fiz um teste com a mesma aplicação na Guarda (pois não é em Lisboa) e puff – 67.3 down e 35.1 up.

        Afinal há muitos locais com bom sinal,outro exemplo, um amigo na Malta (aldeia do concelho de pinhel) tem 75MB de down e 42 de up normalmente.

        Afinal não é só nas estradas e em Lisboa…

        1. Avatar de Filipe YaBa Polido
          Filipe YaBa Polido

          Muito bem, então diz-me lá velocidades perto de Celorico, Mangualde, ou aliás… aproveita faz um passeio até Trancoso e arredores, depois logo me dirás a velocidade…

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Filipe, as coisas levam o seu tempo a ser instaladas e teem também os seus custos.
            Conheces algum pais em que tenhas bom sinal de tudo em todo o lado?
            Vais a Alemanha e em muitos sítios nem rede tens quanto mais 3G ou 4G.

          2. Avatar de Filipe YaBa Polido
            Filipe YaBa Polido

            @Paulo, compreendo, mas se calhar na Alemanha contêm-se mais na publicidade, é SÓ isso que me chateia, a mentira descarada dos operadores e um regulador que nada faz para os meter na linha.

  3. Avatar de Alexandre Badalo
    Alexandre Badalo

    TMN vai deixar de existir agora vai ser MEO

    1. Avatar de Pedro Pinto
  4. Avatar de Filipe Alves
    Filipe Alves

    Acho que ficava impressionado se visse um tópico no PPLWare a dizer que operadoras “rivais” à PT eram melhores. Acho que alguém aqui foi muito bem pago para fazer esta espécie de teste, até porque na minha zona a Optimus lidera em tudo. Abç.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh, Ó Filipe esquece la isto. Até já tive de aprovar o teu comentário a partir do Dubai 🙂
      Os dados são do site Opensignal, não inventamos nem testamos nada.

      1. Avatar de Filipe YaBa Polido
        Filipe YaBa Polido

        O pessoal desconhece o projecto “OpenSignal” e depois sai-se com cada uma. Olha, acredito mais no OpenSignal que qualquer estatística de operador ou anacom(e). É feito por utilizadores para utilizadores, só tenho pena que não venha activo por defeito em todos os telemoveis…

      2. Avatar de Miguel Marques
        Miguel Marques

        hoje estive a ver o opensignal e a rede mais fiavel é a Vodafone… |(

        1. Avatar de Filipe YaBa Polido
          Filipe YaBa Polido

          Depende da zona, aqui também é a mais fiável e com melhores resultados, mas lá para os lados da minha avó se não fosse a TMN não havia comunicações.
          Não defendo nem X nem Y, mas todos deveriam ser obrigados a ter serviço onde houvesse pelo menos X habitantes. E ainda assim, considero injusto, pois o eremita do monte também devia ter direito a fazer downloads a alta velocidade 😉 😉

      3. Avatar de Zé de Gaia
        Zé de Gaia

        A optimus é boa a vender, depois é para esquecer. Vou-te dar um exemplo. A empresa onde trabalho teve a “feliz ideia” de mudar para a Optimus. colocaram router’s 4G para a internet e telefone fixo e não deve haver dia nenhum que os clientes me ligam para o telemóvel (não é nem nunca será optimus) e informar que não me conseguem contactar pela linha fixa. Reclamas para a Optimus e é melhor nem te dares a esse trabalho porque naquela operadora não existem responsaveis, só apontam o recado.

    2. Avatar de RF
      RF

      na minha zona e totalmente o contrario optimus so 2g, vodafone ficas as moscas que tens que andar com o telemovel no ar a procura de sinal enquanto que a tmn ate tens 4g a 21 mbps +- . vivo perto das caldas da rainha

      1. Avatar de Caldas
        Caldas

        Pois eu acho exactamente o contrário, na zona de A-Dos-Francos o sinal TMN para mim é perto do inutilizavel e quando era Optimus vá que ainda andava pelo mediocre, e até tenho um telemovel que possa dizer que funcione melhor que os outros da casa que (dentro de casa) são 100% inuteis para todos os efeitos e portanto ficam à porta como os coitados dos canitos.

        1. Avatar de RF
          RF

          é tb depende sempre da localidade, tanto pode ter bom sinal num sitio e noutro nao 🙂

    3. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Deve ser só mesmo na tua zona e em grandes cidades, porque mesmo aqui ao lado a WoW ou lá como lhe chama a Optimus, empresta o equipamento para testar a rede, e pasme-se: nem sinal decente apanha durante mais que 5 minutos…
      Se aqui numa terreola ao lado é assim, nem quero imaginar lá para os lados da minha avó. “4G em todo lado” só na publicidade, porque cá fora na rua népias 🙂

      1. Avatar de Filipe Alves
        Filipe Alves

        Não me posso queixar da zona onde vivo, mas já testei todas as operadoras a nível de internet e o que é certo é que a Optimus foi a unica que me surpreendeu a nível de preço/qualidade. A vodafone pratica preços bastante elevados para um serviço muito incerto, a tmn foi simplesmente a maior “porcaria” que já tive a nível de cobertura de rede.

        Pedro Pinto, apenas escrevi esse comentário porque normalmente aqui só leio que os departamentos da PT (falo da TMN/MEO)são do melhor, embora que na realidade se prove o contrário, tem um apoio ao cliente péssimo, velocidades de internet péssimas, um serviço horrível, preços muito maus mesmo (tenho internet WoW com 20Mb contratados – 16 reais e pago 24.99€ enquanto na PT pagava 35€ por uma ADSL de 8Mb contratados e tinha 1Mb na realide, quando funcionava) entre outras…

      2. Avatar de Rui
        Rui

        A verdade é que tanto as redes 4G da Meo como da Optimus já estão disponíveis para 90% da população portuguesa. O resto é conversa!

        1. Avatar de Rui Costa

          Caro Rui,

          Referes uma percentagem, que embora não acredite, diz mesmo respeito à população e não ao território.

          Na minha zona, Armamar, podes verificar que todos as operadores referem ter 4G, o que é mentira. Até subscrevi o 4G da optimus e ficava-se pelo 3.5G tendo claro devolvido 13 dias após a compra do equipamento.

        2. Avatar de Filipe YaBa Polido
          Filipe YaBa Polido

          Srº Rui, convido-o a dar umas voltinhas de carro comigo por determinadas zonas do país, e leve o seu equipamento Optimus. Vai ficar a conhecer os 10% de Portugal, que no meu ver, será mais do que isso. Portugal não é só Lisboa e Porto… Ou as pessoas do interior não precisam de ter acesso à net?! Aliás, uma empresa pelo simples facto de estar do lado errado da rua não tem direito a fibra como os restantes vizinhos e a PT ainda se acha no direito de dizer: “Nós instalamos, desde que pague a infraestrutura”. Ridículo.

        3. Avatar de Filipe YaBa Polido
          Filipe YaBa Polido

          Isso foi um estudo no terreno ou umas voltinhas pelo bairro?! ou está-se a fiar na lenga-lenga deles?!?!? 😉 😉 😉

        4. Avatar de Rui
          Rui

          As coberturas são auditadas pela PwC, portanto não há nada que enganar. E falamos de cobertura em termos de população que é bem mais fiável do que expressar em termos de território.
          Convido ambos a irem a Arcozelo, Lourosa, Chafé, Caniçada e Raiva para conferirem que operadores oferecem cobertura 4G nesses locais. Irão reparar que são sempre os mesmos, Meo e Optimus.

          1. Avatar de Filipe YaBa Polido
            Filipe YaBa Polido

            Sabe como dizia o outro? Acredito no que vejo, e o que vejo são sérias dificuldades em ter velocidades decentes quando vou para o interior, ou para determinadas zonas. Seja com Vodafone (minha rede preferencial com que trabalho no dia-a-dia), MEO (tenho pen de oferta do serviço), ou Optimus (pen/router de familiar).
            Ou seja, posso testar com as 3 redes, e consoante a zona ligo a que tem melhor sinal, ainda assim, nunca acima dos 2/5Mb.
            Se calhar ando a passear pelos sitios errados ou que a PwC desconhece.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Se calhar anda a passear junto dos 10% da população não cobertos.
            Eu também tenho ao meu dispor os serviços 4G das três operadoras: Vodafone (empresa), Optimus (pessoal) e MEO (empresa da minha mulher).

    1. Avatar de Ruaben
      Ruaben

      É o mais barato que é que queres?

      1. Avatar de hedy
        hedy

        se calhar é mais pk é a operadora com preços mais caros! não sei digo eu..

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Em Coimbra por acaso até funciona bem o 4G TMN mas infelizmente cada vez mais me parece uma excepção à regra.

    (DOWNLOAD 89.23Mb/s) (UPLOAD 41.85Mb/s)
    http://www.speedtest.net/my-result/a/695916701

  6. Avatar de Rúben Mota
    Rúben Mota

    Ora aqui têm 130MB/s Vodafone! Com o LTE-A!

    1. Avatar de Rúben Mota
      Rúben Mota

      Esqueci-me do link.

  7. Avatar de Rúben Mota
    Rúben Mota

    Aqui

    PS: Isto devia dar para editar os comentários!

  8. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Este serviço diz meias verdades. Outros dados tirados do site:
    – a velocidade de transferêncas na Vodafone e na TMN varia bastante consoante o dia
    – Na Optimus não existe informação sobre o históricos de velocidade (não tem dados suficientes)
    – o último dia com dados de transferências é de 1 de Outubro, à mais de 3 meses atrás.
    – A julgar pela cobertura apresentada a cobertura no nosso país é pior do que num país do 3º mundo, o que não é verdade
    – Dada a falta de informação, ponho em causa todas as estatísticas apresentadas.

  9. Avatar de Nuno Agonia
    Nuno Agonia

    Aqui no norte tenho 60 mb de download com Vodafone!

  10. Avatar de Jose Simoes
    Jose Simoes

    Isso tudo, nunca funciona na prática porque as baterias não aguentam isso no dia a dia.

  11. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Da meo pá… TMN já foi 😛

  12. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Projecto de mapeamento das redes de Fibra Óptica em Portugal:

  13. Avatar de Johnny facadas
    Johnny facadas

    Só por muita coincidência os valores do 4G da vdf e opt seriam exatamente iguais…. Sapo pplware Tmn meo… Tudo o mmo

  14. Avatar de Adriano Teixeira
    Adriano Teixeira

    Bem malta tenho modem 4G da tmn e a fazer o teste com o tel o máximo e de 30mb e já perto do porto..!

    No telemóvel da vodafone nem sequer apanho 4G e a informação que me deram foi que a vodafone ainda só tinha 4G perto do edifício da vodafone….!!

  15. Avatar de Nuno Agonia
    Nuno Agonia

    Nisto das redes voltamos ao mesmo, nenhuma é perfeita… No meu smartphone tenho Vodafone e o serviço já foi bastante melhor, tanto na velocidade obtida em 4G como na qualidade do serviço de chamadas. No telemóvel da mulher (MEO), não me lembro de ver o logo 4G no barra de notificações!
    Um dos grandes problemas que tenho tido na Vodafone, é a questão das chamadas irem constantemente “abaixo” entre operações na mesma rede.

    “bater-lhes seria pecado”

  16. Avatar de Diogo R.
    Diogo R.

    Eles registão os IMEIs que ligam-se a rede?

    (para saber o top de dispositivos que acedem à rede…,de certo que não é pelo UA)

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      A aplicação pode enviar o modelo e marca sem enviar o IMEI obrigatoriamente. Mas preocupa-te isso?
      Vê a quantidade de permissões que requer o Facebook e depois preocupa-te a sério.

  17. Avatar de HB
    HB

    A verdade é que seja qual for a operadora o serviço de Internet móvel em Portugal é uma anedota.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      O caro colega deve ser uma pessoa experimentadissima pelo que estou a ver. Se estivesse calado fazia melhor figura.

  18. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    Tanta discussão sobre qual a melhor rede…..
    Há zonas e zonas, algumas com uma geografia que dificulta a difusão do sinal, algumas com interferências, algumas com antenas mais antigas………..
    Não vale a pena entrar em certas discussões.
    A exemplo disto, no percurso que faço diariamente para o trabalho nada bateu o 4G da Optimus.
    Já em casa o 3G da TMN revela-se mais estável e com maiores velocidades de download que o 4G da Optimus.
    Vodafone experimentei no dito percurso para o trabalho e não me convenceu. Em casa não experimentei.

    Quanto aos resultados apresentados pelo OpenSignal não se esqueçam que quantos mais utilizadores fizerem os testes, em diferentes dias, em diferentes momentos do dia e com diferentes equipamentos mais fidedignos serão os resultados.

    Faltam a este projecto, em minha opinião, aplicações para Windows, Mac e Linux para que os utilizadores de modems também possam fazer os testes.

  19. Avatar de A M
    A M

    Podem ajudar?
    Comprei um Hotspot 3G em Agosto de 2013 da optimus, na altura com publicidade ate 21.6 mega de velocidade tudo correu bem durante os primeiros quinze dias.
    Depois,depois é que foram elas, comecei a ter problemas na reprodução de videos no youtube e nos site de tv onLine.
    Agora ate no youtube só consigo ouvir o audio.
    será da velocidade da 3G?

  20. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    Isso das velocidades depende.
    Estou na margem sul do tejo. Tenho uma pen 4g da TMN. Aqui onde estou, consigo velocidades de 38mb com toda a facilidade. Sigo para minha casa, mais a sul e desviada do percurso da A2 para Setúbal, e a velocidade máxima é de 2mb. Com um cartão da Optimus, na mesma pen, a velocidade aqui anda pelos 35mb. Lá em casa anda pelos 6mb. Da vodafone aqui vai aos 44mb, lá em casa fica nos 2.
    Em dias de chuva, lá em casa só consigo uma ligação estável à rede móvel de internet com a da optimus… mesmo assim só a 2mb. Os outros 2 estão sempre a caír. (mais giro é que a da TMN se regista a 20mb… para caír a ligação em menos de 10 segundos)
    E, segundo os mapas todos, onde moro tenho cobertura 4g garantida.

  21. Avatar de bruno castim
    bruno castim

    A verdade é que na argentina um pais com mais habitantes que todo o portugal isto só a falar de uma cidade ” Buenos Aires e arredores tem internet a 1000% e com tráfego ilimitado fantástica cobertura de dia e noite 24 sobre 24 horas sem importar clima e tráfego, eu acho que só visto é que acreditam comparado com portugal inteiro que só tem internet onde lhes convêm, pois a culpa não esta no clima nem nos usuários que a utilização é um pais onde se faz constantemente download e upload acima da media,o serviço de portugal em geral é ruim e a internet não chega para os clientes porque não querem melhorar o serviço, exemplo que me deu uma operadora de serviço técnico: uma resposta ao que eu reclamei da Optimos Portugal que uma auto estrada na hora de ponta se enche e não dá para dar vazão ao trafico que nela circula, e a minha resposta ao que ele disse foi se assim é o problema aumentem a estrada , ou não deixem passar mais carros, mas isso não se resolve dum dia para o outro, entao voces querem o dinheiro e não querem dar bom serviço como o que esta a falar : hahahaha….pois foi uma longa conversa ao que ele no fim não quis entender e desliguei o telefone na cara…continuando só não temos bom serviço porque nos usuários andamos de braços cruzados, se todos se juntarem e fizerem uma demanda colectiva eles são obrigados a levantarem as bandas, ou a cobrar por um serviço mais baixo ou a recindir do contrato, a escolha esta de cada cliente, mas o que todos cremos é internet como se encontra no contrato…

  22. Avatar de Emanuel Ramos
    Emanuel Ramos

    Boas pessoal,

    Alguem que use banda larga nos/kanguru 4g na zona do Porto que consiga dar feedback da velocidade que consegue e se alguma vez lhe reduziram a velocidade por uso “abusivo”(isto quando é trafego ilimitado)?
    Obrigado.