Putin quer que a Rússia coopere com a China no domínio da IA

21 Comentários

O Presidente Vladimir Putin ordenou ao Governo da Rússia e ao maior banco do país, o Sberbank, que cooperem com a China no domínio da Inteligência Artificial (IA).



Ao Governo russo e ao Sberbank, Putin disse que está a liderar os esforços de IA da Rússia, de modo a “assegurar uma maior cooperação com a República Popular da China na investigação e desenvolvimento tecnológico no domínio da IA”.

As instruções do Presidente russo foram publicadas no site do Kremlin, na quarta-feira, três semanas após ter anunciado que a Rússia iria associar-se aos BRICS e a outros países para desenvolver a IA.

Segundo a Reuters, as sanções ocidentais destinadas a restringir o acesso da Rússia às tecnologias de que necessita para sustentar a sua guerra contra a Ucrânia levaram a que as principais fabricantes mundiais de microchips suspendessem as exportações para o país, limitando largamente as suas ambições em matéria de IA.

De facto, em 2023, German Gref, diretor-executivo do Sberbank, reconheceu que as unidades de processamento gráfico, os microchips que sustentam o desenvolvimento da IA, eram o hardware mais complicado para a Rússia substituir.

Desta forma, estabelecendo parcerias com países não ocidentais, a Rússia procurará desafiar o domínio dos Estados Unidos numa das tecnologias mais promissoras e cruciais da atualidade.

No dia 11 de dezembro, Putin disse que uma nova AI Alliance Network reuniria especialistas dos BRICS e de outros Estados interessados.

Atualmente, a Rússia ocupa o 31.º lugar de 83 países em termos de implementação, inovação e investimento em IA no Índice Global de IA da Tortoise Media, com sede no Reino Unido. O país está, portanto, muito atrás dos Estados Unidos e da China, bem como de outros membros do BRICS, como a Índia e o Brasil.

 

Leia também:

Rússia quer independência tecnológica: está a fabricar as suas próprias consolas de jogos

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de O-das-CAldas
    O-das-CAldas

    Isso se a China aceitar prestar auxílio à subserviente Rússia, seja nesse ou noutros domínios.

    1. Avatar de Semcem
      Semcem

      Não tens mesmo noção do quão ridículo é o teu comentário…

      1. Avatar de O-das-CAldas
        O-das-CAldas

        Isto foi o que escreveu o CNews, russo, há pouco tempo:
        ” A Rússia não foi capaz de produzir chips usando processos tecnológicos modernos – um máximo de topologia de 65 nanómetros está disponível para o país, desatualizado há quase 20 anos. Agora, uma fábrica de 28 nanómetros está em construção, e esse processo tecnológico há muito perdeu sua relevância – o processo tecnológico de 4 nm há muito tempo é dominado e, em 2023, a transição para 3 nm ocorreu.” [Usando a litografia EUV da ASML. Atualmente a transição já é para os 2nm].
        A China, usando a litografia da geração anterior, DUV, fabrica chips de 7nm.
        A Rússia é um anão no fabrico de chips. E o mesmo quanto à IA e outras tecnologias.

  2. Avatar de Aziado
    Aziado

    Também eu quero muita coisa.

  3. Avatar de jorge
    jorge

    Se a uniao europeia nao fosse uma porcaria de paises ligados a nada ja tinham encostado a china a parede, mas baixam-lhe as calcinhas aos chinos, a europa é uma lixeira a ceu aberto, mas faz lembrar os aterros do lixo de ha 5o anos atras.

    1. Avatar de Alberto
      Alberto

      Se calhar voçè deve viver em Marte.

    2. Avatar de CarlosST.
      CarlosST.

      Força….manda o curriculum para a comissão Europeia, eles contratam-te e está o problema resolvido. É tão fácil…eu há com cada um….

    3. Avatar de fmov
      fmov

      baixaram as calcinhas a muito tempo EUA…
      isso sim, porque se fossem uma estrutura politica e economica independente…
      há muito tempo que não estavamos assim…
      PENSEM NA INDEPENDÊNCIA, POLÍTICA ECONOMICA

      1. Avatar de CarlosST.
        CarlosST.

        Olha…outro iluminado…

        1. Avatar de fmov
          fmov

          Pois é só tu é que não és iluminado mas como uma vontade de fazeres campanha para comissão europeia…
          Mas tens um problema! Tens dependência politica…

  4. Avatar de jorge
    jorge

    A china desvaloriza os europeus, a europa sao paus mandados da china e dos usa.

    1. Avatar de CarlosST.
      CarlosST.

      Oh Jorge vai mas é apanhar morangos…

  5. Avatar de Ricardo Joel
    Ricardo Joel

    Putin é o tony stark que o mundo precisa mas os americanos recusam dar

    1. Avatar de Ricardo Abonado
      Ricardo Abonado

      Vais viver para a comuna

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    A Rússia detém excelentes modelos de IA.
    São us melhores do mundo nisso, devido á excelente formação em Matemática,Fisica,Quimica.

    Agora AI, não é só modelos…é preciso hardware,muito Hardware… e nisso a Russia está bem atrás da China, e muito mais ainda dos EUA.

  7. Avatar de Semcem
    Semcem

    Gosto muito de ler os comentários dos “especialistas” que acreditam mesmo no dizem sem terem a mínima noção do que falam.
    Rússia e China caso não tenham reparado não ficaram parados no tempo como a Europa.

    1. Avatar de Alberto
      Alberto

      Gosto muito de ler os comentários dos “especialistas” que acreditam mesmo no dizem sem terem a mínima noção do que falam.
      Rússia e China caso não tenham reparado não ficaram parados no tempo como a Europa.

      Estão na vanguarda no desaparecimento da humanidade.

    2. Avatar de Alberto
      Alberto

      Será que também é especialista? Pelos vistos há muitos.

      1. Avatar de fmov
        fmov

        Sr Alberto
        os seus conceitos anti…
        faz-me lembrar (Os descobrimentos Maritimo para a Índia) Todos os novos mundos encontrados eram só SELVAGENS… NÓs sim eramos civilizados. Como tal, tinhamos que impor aquilo que queriamos. Sem nunhumn respeito pelos outros.

        O seu principio é idêntico.

        Esquece-se que quanto mais massa cinzenta houver, mais possibilidades existe de encontrar soluções.

        E NÃO SOU ESPECIALISTA É A LÓGICA

  8. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    Só falta saber se o Schwarzenegger vai ser chinês ou russo