Putin concede a Edward Snowden a cidadania russa

31 Comentários

Edward Snowden é uma figura icónica na luta pela liberdade, segurança e privacidade online. As suas denúncias foram importantíssimas para sabermos como o nosso mundo digital funciona.

De acordo com as informações mais recentes, Putin concedeu a nacionalidade russa a Edward Snowden.

Putin concede a Edward Snowden a cidadania russa


Edward Snowden tinha feito o pedido há 2 anos…

Edward Snowden ficou conhecido por expor informações confidenciais da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, quando ainda era funcionário da CIA.

Há cerca de dois anos, o ex. analista americano tinha feito um pedido para obter a cidadania russa e hoje viu  Putin a conceder-lhe a nacionalidade.

Putin concede a Edward Snowden a cidadania russa

 

O advogado de Edward Snowden, Anatoly Kucherena, disse hoje à agência de notícias estatal russa RIA Novosti que a sua mulher, Lindsay Mills, uma americana que mora com Snowden na Rússia, também solicitará nacionalidade russa.

O ex. funcionário da CIA foi um dos 75 estrangeiros cuja nacionalidade russa foi concedida esta segunda-feira, de acordo com o site oficial do governo.

Edward Snowden não renuncia à cidadania norte-americana e já mostrou vontade de regressar aos Estados Unidos, se lhe for garantido um julgamento justo.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André R.
    André R.

    Provocação aos EUA…

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Exato! Os EUA já podem atacar a Rússia e dizer que a culpa é da Rússia, que foi ela que iniciou a coisa. 😀

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Queres ver que foi os EUA que obrigaram o Pudim a invadir outro país.. eu não sei o que andas a beber ou fumar ao almoço mas deve ser bom

  2. Avatar de Anthony
    Anthony

    Agora já pode ser chamado para a guerra

    1. Avatar de rc
      rc

      acho que ele não pode pois ainda tem cidadania americana (mas não sei regras russas) de qualquer forma a única intenção russa é provocar os EUA

  3. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    Ahahah! Esta é muto boa… mais um para pegar numa arma e ir para a Ucrânia em “missão especial”…

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Um dia a CIA ainda lhe corta o pescoço, devem andar mortinhos para o fazer.

  5. Avatar de aj
    aj

    um merece o outro.

  6. Avatar de José Orlando
    José Orlando

    O que teria acontecido com Snowden se não fosse a Rússia?
    Já agora deviam ir ver o relatório da universidade de Stamford sobre o comportamento dos EUA na propaganda contra outros países.
    E tambem um documento da Síria onde se vê a quantidade de barris de petróleo que uma base americana anda a roubar a Síria.

    1. Avatar de Adeus
      Adeus

      O problema é que esses documentos são em parte mentira….

      1. Avatar de José Orlando
        José Orlando

        Ah ah. Não são. Há varias formas de ver o que é uma mentira. Primeiro Stanford é uma universidade norte americana logo seria estranho estarem a mentir. Segundo na Siria, a base norte americana está numa zona de exploração de petroleo e de facto andam a sair camioes de transporte de combustivel dessa base. São dados fiaveis e apresentados nas ONU.
        Depois temos outras situações insolitas que vou referir aqui também. Há uns meses atras a BBC apresentou um relatório sobre o comportamento das SAS no Afeganistão e outros paises do médio oriente. Vai desde violações até torturas, mortes etc. O governo de Boris Johnson criou uma lei para evitar o julgamento desses soldados nos tribunais. Se saiu na comunicação social aqui em Portugal? Não.
        Durante a morte da rainha de Inglaterra o Azerbeijão bombardeou a Arménia. A noticia mal passou na comunicação social. A Arménia, tal como a Siria, pediram ajuda oficial a Rússia. A Rússia como tal, foi a ONU reportar isso. Quem está por detras disto tudo? A Turquia que ajuda o Azerbeijão. Na assembleia geral da ONU várias paises reportaram mais uma vez a ilegalidade das sançoes norte americanas que vão contra a carta de direitos humanos da ONU. E nisto tudo a Rússia foi excluida do conselho de direitos humanos, por causa da situação na Ucrania.
        Paises europeus, ex colonizadores de quase todo planeta fora da Europa, que nunca pagaram pelas atrocidades cometidas até meados do sec. XX, são os primeiros a condenar outros paises como a Russia quando ainda no inicio do sec XIX apoiaram invasões ilegais (segundo a ONU) a países como o Iraque, Afeganistão, Libia, Siria e permitem que regimes como o da Arábia Saudita de matar um jornalista que é contra a monarquia saudita devido as atrocidades que fazem a outros como no Iemen. Portanto eu pergunto-me quem mente a quem.

  7. Avatar de Fernando
    Fernando

    Acho piada este pessoal falar mal do Snowden. Santa ignorância! Qual foi o mal que Snowden fez?

    Os Russos não são santos, mas se acham que os Americanos são santos, vocês vivem num mundo de fantasia.

    1. Avatar de Adeus
      Adeus

      Ninguém é santo. Mas mil vezes um Bidem do que um Putim

      1. Avatar de José Orlando
        José Orlando

        Mais uma vez digo têm de ver a história da Russia como um todo. A Rússia, ao contrário do que pensam sempre foi um mundo a parte e sempre o ocidente quis meter lá a mão. Estamos a falar desde Napoleão até Hitler. A Rússia criou intelectuais cuja preocupação foi aumentar a qualidade de vida do seu povo chegando ao ponto de usar uma utopia de Karl Marx para criar um pais mais igualitário. Não o conseguiu mas tentou. Foi um país que nunca saiu da sua zona para conquistar outros povos mais distantes. Não me refiro os paises a volta da Rússia. E ao contrário do que pensam existem mais etnias a viver na Rússia do que na Europa ou mesmo nos EUA. A Rússia, na segunda guerra mundial, perdeu mais gente do que todos os aliados ocidentais e desde a segunda guerra mundial nunca houve um verdadeiro agradecimento pelo que fizeram pela Europa. Eles destruiram reservas de combustivel em Baku para que a Alemanha Nazi não ficasse com elas. Desde que me conheco que ouço sempre as pessoas a falarem mal da Rússia. E no entanto falam agora mal de Putin ou mesmo dos oligarcas russos mas todos eles vieram do nada. Não nasceram ricos mas sim lutaram, algumas vezes injustamente, num pais sem as mesmas condições de vida do Ocidente. E ao contrário de nós sabem bem o que é ter pouco. Portanto quando falam de Putin tenham em conta como é viver a tua vida toda a falar mal do teu país, a ver o teu povo a não ter oportunidades de ter qualidade de vida porque o Ocidente recusava-se a emprestar dinheiro ou mesmo permitir que a sua economia se diversificasse. Portanto, ao meu ver, é preciso esperar para ver o fim disto tudo e também confiar que a Rússia não vai invadir nenhum pais europeu ou mesmo desejar que a Europa não se desenvolva economicamente porque, ao meu ver, a Rússia quer a independencia da Europa perante os EUA, tanto a nivel politico, economico e financeiro. Só para terem uma ideia vejam a divida alemã relacionada com a segunda guerra mundial e que está nas maos dos EUA.

    2. Avatar de Ribeiro
      Ribeiro

      O Snowden é um rei com mais tomates que nos todos juntos. Eu nao fazia o que ele fez..Mas nao, aqui o heroi é o Ronaldo.
      Não sei como podem criticar o homem mas pronto

  8. Avatar de Vasco
    Vasco

    Pode ser que ele faça na rússia oque te nos Estados Unidos, e revele desta vez os pormenores da vigilância exercida pelo FSB e afins sobre os cidadãos russos e não só. Afinal, já tem prática no assunto.

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      * o mesmo que fez [… ]

    2. Avatar de RPG
      RPG

      Mas isso seria novidade para alguém? Tens de rever o teu conceito de revelação.

    3. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Vasco, o FSB não tem, nem de longe nem de perto, os meios que a NSA tem disponíveis.
      A NSA até a Merkel e outros aliados andou a espiar.
      Sem mais comentários…

      PorcoDoPunjab, o encantador de burros

    4. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Caía abaixo de uma janela, ou morria de uma “intoxicação alimentar” antes disso acontecer.

  9. Avatar de JS
    JS

    Dantes era um Herói
    Agora já é um BOY

  10. Avatar de irritadiço
    irritadiço

    Este andou a expor o governo dele por espiar nos cidadãos e pede asilo e vive num país onde os cidadãos são expiados todos os dias. É o desespero!

    1. Avatar de Profeta
      Profeta

      “Expos o governo dele” e achas isso mal ? Eu pergunto onde estara a tua moralidade da vida ?

    2. Avatar de Miguel Mendes
      Miguel Mendes

      É um dos heróis dos portistas, sportinguistas, Rui Pinto e Ana Gomes.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        No caso da Ana Gomes o problema é mais serio a Srª sofre de hipermetropia, só consegue ver ao longe e de preferência que seja vermelho, dentro do partido dela era a tromba estendida e ela nunca consegui ver nada, são estas estranhas coincidências que o mundo nos presenteia.

    3. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      “os cidadãos são expiados todos os dias”, então, cometem assim tanto pecados?

    4. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      irritadiço, expiados?
      Vive no único país que lhe deu guarida.
      Que hipótese tinha ele a não ser aceitar?
      Até o avião do Evo Morales obrigaram a aterrar sem necessidade porque pensavam que o Snowden ia lá dentro.
      Desespero sinto eu quando leio o que aqui se escreve…

      PorcoDoPunjab, o encantador de burros

  11. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Aceitar ser espiado

    Ou não

    eis

    A questão

    O “codigo” não bate com a “careta” …

    Haja TOMATES !

    É o risco que qualquer “organização” corre com Taís objetivos e práticas …

  12. Avatar de hhh
    hhh

    Pobre Snowden, não quis trabalhar para o tio Obama, vai ter de trabalhar para o Pudim.