“Phone Off”: PSP vai andar à caça de quem usar telemóvel a conduzir

49 Comentários

O uso de telemóveis durante a condução tem originado bastante sinistros. De acordo com dados gerais da Polícia de Segurança Pública (PSP) , entre 1 de janeiro e 30 de abril foram registados 4 998 acidentes que provocaram 53 mortos.

A PSP lançou agora a operação “Phone Off”, que tem como objetivo fiscalizar o uso do telemóvel durante a condução.


A PSP vai ter em curso entre hoje e o dia 12 de maio  a operação “Phone Off”. O objetivo é diminuir os elevados níveis de sinistralidade rodoviária e para isso irá “prevenir e dissuadir os comportamentos de risco que, de forma decisiva, contribuem para a ocorrência de acidentes rodoviários”.

A PSP lembra que

com excepção dos aparelhos dotados de um único auricular ou de microfone com sistema de alta voz, o Código da Estrada proíbe a utilização e manuseamento de telemóveis durante a condução/marcha dos veículos atendendo a que estudos demonstram os seus efeitos nocivos, comprovando que o uso de ferramentas digitais ao volante aumenta drasticamente o risco de acidentes rodoviários

De acordo com um estudo de 2015, usar o telemóvel enquanto se conduz multiplica o risco de acidente por 23, e 31% dos portugueses admitem enviar e ler SMS enquanto conduzem. Os estudos confirmam que é difícil para os condutores levarem a cabo as tarefas básicas e essenciais a uma condução segura, se estiverem a realizar uma outra tarefa secundária.

"Phone Off": PSP vai andar à caça de quem usar telemóvel a conduzir

Enviar mensagens é um fator de distração a vários níveis:

  • Desvio da atenção cognitiva;
  • Distração física/motora;
  • Distração visual;

O tempo de reação de um jovem que esteja a conduzir e a utilizar o telemóvel, é o mesmo que uma pessoa de 70 anos que esteja a conduzir sem estar ao telemóvel.

Consequências do uso de telemóvel ao volante:

  • Diminuição da capacidade de vigilância e dispersão da atenção;
  • Durante os primeiros cinco minutos de conversação, a probabilidade de ter um acidente é seis vezes maior;
  • Aumento da dificuldade em descodificar e memorizar sinais, perdendo informação essencial para uma condução segura;
  • Descuido das regras de cedência de passagem nos cruzamentos e entroncamentos;
  • Perda da noção da distância de segurança em relação ao veículo da frente, sendo difícil de ajustá-la consoante o trânsito;
  • Abandono dos sinais de mudança de direção, o que pode ser perigoso tanto para o condutor como para os outros utentes da via;
  • Má avaliação da velocidade;
  • Redução do campo de visão;
  • Tendência para não parar nas passagens de peões;
  • Aumento do stress por atender ou telefonar;

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Narciso Miranda
    Narciso Miranda

    Fiscalizar algo que já não é permitido… Já nao deveria de ser feito antes?
    E podem adicionar, faixa do meio, sem piscas ao mudar de direccoes, e ao telefone, tudo junto.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      O problema é como é que vão fiscalizar isso tudo, se estão sentados dentro dos carros parados em locais estratégicos de 50kmh com os radares montados!?
      E que tal fazerem como a policia australiana que anda de moto pelo meio dos carros com uma GoPro a fiscalizar como deve de ser? Pois…. é uma trabalheira!!

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Eu fui apanhado dessa forma a manusear o telemóvel. Apenas sem a Go-Pro…
        Quando parei no para-arranca, ouvi alguém bater-me no vidro do carro. Tinha acabado de pousar o telemóvel. Era um PSP em moto que prontamente me mandou encostar. E no final de uma conversa de 10 minutos disse que me teria que autuar.

        1. Avatar de KodiakSwallows
          KodiakSwallows

          bem feito, devias ter apanhado suspensão de carta pelo perigo que causas ao usar o tlm a conduzir, tu e todas as pessoas que o fazem…

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Nada contra o teu comentário. A sanção acessória prevista estava lá. Apenas ficou suspensa devido ao meu bom histórico.
            Se me tivesse sido aplicada, teria que viver com isso, pois infringi a lei.

      2. Avatar de Alkatrone
        Alkatrone

        Já vi esses videos no youtube, assim é que devia ser em Portugal!!!

    2. Avatar de Vilna
      Vilna

      Fiscalizar o não uso do pisca é que era. Reforçava-se a segurança e existia encaixe financeiro para investir onde fosse necessário.

      1. Avatar de FSociety
        FSociety

        Se os carros viessem com piscas automáticos os tugas haveriam de arranjar maneira de os desativar só para fazerem a mesma tuguice diariamente

      2. Avatar de Luís Martins
        Luís Martins

        Os tugas não utilizam os piscas para pouparem combustível, só com multas pesadas é que o povo deixa de violar o código da estrada e aprende a ser um povo civilizado.

      3. Avatar de Z/OS
        Z/OS

        Eu quando vejo um pisca ligado, só tenho a certeza de que a lâmpada funciona. Do resto não garanto nada.

        1. Avatar de Vítor M.

          😀 Está boa está… mas realmente tens razão. Parece que caiu em desuso o Pisca.

      4. Avatar de Wishmaster
        Wishmaster

        Concordo… Ainda não percebi a panca dos portugueses com o pisca… Só pode haver uma resposta, não têm noção da sua importância…
        Ou então têm e não querem gastar as lâmpadas! 😀

        1. Avatar de Alexandre
          Alexandre

          Nada disso… Não dão pisca porque não são obrigados a dar satisfações a ninguém…

  2. Avatar de Artur Santos Silva
    Artur Santos Silva

    “PSP vai andar à caça…” A expressão é um pouco infeliz não?

  3. Avatar de Theboice
    Theboice

    UMA PEQUENISSIMA GOTA DE ÁGUA…

  4. Avatar de Zé

    Muito importante esta ação e outras que acabem com este flagelo. Já por diversas vezes que tive de me desviar, porque o carro do lado quase me batia… a razão é simples, a pessoa ia a olhar para o telemóvel…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Agora imagina isso numa estrada nacional e o mesmo vem de frente…

  5. Avatar de Cortano
    Cortano

    Honestamente, não percebo porque é que as pessoas continuam a usar o tlm sem sistema mãos-livres.
    Um auricular sem fios custa 10/20€ (ou menos).
    O sistema alta-voz de um tlm hoje em dia dá perfeitamente para fazer chamadas sem ter a necessidade de ter o tlf no ouvido ou na mão.

    Gastam centenas de euros num tlm e depois não têm 20€ para comprar um auricular?!
    Acho muito bem que multem.

    1. Avatar de zZza
      zZza

      Vão ao telefone a ver as redes sociais, os telefones são usados para tudo menos para o propósito da sua invenção.

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Ora nem mais! E vão a falar ao telefone a segurá-lo, usando estupidamente o sistema de alta-voz… Diariamente.

        Mais quem vai com headphones enquanto conduz, enquanto cantam e enviam mensagens – ao ponto de não conseguirem ouvir buzinas. Só pérolas na estrada. Zero atenção à condução. E os resultados disso estão bem à vista.

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        Pois,,, também há esse problema da malta não conseguir viver se ver as redes sociais, mails, etc.

    2. Avatar de Kanu
      Kanu

      Concordo… Fica melhor o estatuto de ter um topo de gama, e não puder comprar um auricular. É como aqueles que compram um carrão mas lá em casa passam fome…

    3. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      E quantos carros que se vê que sabes que já estão equipados com sistema mãos-livres, e vês o condutor com o tlm na mão!

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    “O tempo de reação de um jovem que esteja a conduzir e a utilizar o telemóvel, é o mesmo que uma pessoa de 70 anos que esteja a conduzir sem estar ao telemóvel” esta foi má…. Pois então condutores acima dos 70 anos tem de ser multados e caçados pois o risco é igual ah ah

    1. Avatar de int3
      int3

      Não conduzem.

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Falar ao telemóvel também causa distração devia ser proibido também no que toca a condução particular.

    1. Avatar de int3
      int3

      Não falta estudos que comprovam que não. Então seria proibido falar para o passageiro porque te distrais com a conversa…
      O ato de usar apenas uma mão para conduzir + conversar no telemóvel (que nesse momento é difícil de manusear) causa uma distração agravada e põe em perigo a segurança pública.
      Dezenas, se não centenas, de estudos já comprovaram, fact-checked+peer reviewed, que o uso de telemóvel a conduzir é o mesmo que conduzir sob efeito de álcool.

      Só espero que não mates ninguém na estrada.

  8. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Então quer dizer que na próxima semana vai ser proibido o uso de telemóvel. Depois volta tudo à salganhada do costume… “Tá malee.”

  9. Avatar de pic
    pic

    deviam era ficar sem carta de condução durante 5 anos e multa muito pesada. para nunca esquecerem a m**da que fazem na estrada. cambada de burros

  10. Avatar de João M.
    João M.

    Já quase levei um carro à frente por causa de malta de telemovel, e o problema é que a culpa deposi era minha porque foi por trás…. isto porque o senhor(a) decidiu ler uma mensagem e abrandou de tal forma na auto estrada que se eu também estivesse ao tlm, teria levado o carro À frente e não havia distancia de segurança que me safa-se..

    Outra causa de acidentes e que raramente, ou nunca, vejo alguém a ser autoado por isso, é o não uso de piscas ou a malta que pensa que usar o pisca é apenas quando já se está a virar/mudar de faixa (que diria que são 80% dos casos), o que é ERRADO.
    Enfim, depois a culpa é sempre da policia e eles é qeu são os maus da fita.

  11. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    “O tempo de reação de um jovem que esteja a conduzir e a utilizar o telemóvel, é o mesmo que uma pessoa de 70 anos que esteja a conduzir sem estar ao telemóvel.”

    Então tirem as pessoas de 70 ou mais anos da estrada, se os tempos de reação são assim tão maus…

  12. Avatar de Alkatrone
    Alkatrone

    Com uns miseros 70€ compra-se um autoradio com bluetooth e não teem de pegar no telefone, mas os SMS`s são mais importantes que a própria vida ou a dos outros que utilizam as estradas… enfim…

  13. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Deveria ser extendido a quem fuma ao volante e a quem anda com um braço pendurado fora da janela. Já vi e soube de muita porcaria a acontecer, que poderia ter sido evitada a 100% se não fosse o braço de fora a segurar a porta para não cair, ou o cigarrinho que não pode faltar e que, de preferência, deve ser atirado pela janela para ir cair em cima de quem vem de mota atrás, ou para criar focos de incêndio. Há cada mais uma falta de noção, sensibilidade e respeito em praticamente tudo o que se faz hoje em dia.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Caramba José… lá que tenha alguma implicância com os fumadores é uma coisa, mas dizer tal coisa coloca-o ao nível de qualquer tirano da história! Daqui a nada não se podia coçar o ouvido, levantar o rabiote para soltar a bufa, olhar para a natureza ou olhar para os retrovisores ou para o painel de instrumentos no caso de avaria. SINCERAMENTE!!!!!

      1. Avatar de João M.
        João M.

        Paulo, tenho de concordar com o José. Se o conduto, por descuido, deixa cair o cigarro e se queima, qual achas que é a reacção normal? Manter a calma?
        Também a atenção que a fumar não estás com as duas mãos prontas a reagir no imediato.. e, como sabemos , “acidentes acontecem”. Acho que estamos muitos relaxados quando se pensa que se controla uma máquina de Duas toneladas ..

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Sem dúvida manter a calma, os cigarros apagam_se por natureza e de acordo com a lei, até pode mandar um para dentro do depósito. Nota-se que não fuma, se fumas se saberia que é tão grave fumar um cigarro como conduzir com uma mão na alavanca de velocidades e isto para quem não fuma ao canto da boca! Atirar a beata nunca, não pelo perigo de incêndio, falácia total, pelo crime de poluição! Experimente acender uma fogueira com um cigarro e gasolina, gasóleo ou qualquer tecido existente num carro. Bem pode levar um casaquinho para o frio 🙂

          1. Avatar de AP
            AP

            Então mas as bermas da estrada têm folhas e couves secas, ou gasolina? Cigarro é lixo que pode causar incêndios, é um acto selvagem atirar beatas (acesas claro!) para a rua, seja onde for.

    2. Avatar de int3
      int3

      E eu que ando de mota já levei uma vez com um cigarro na perna. Por acaso ando sempre equipado mas e se vinha para o pescoço que não está protegido?…

    3. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Esses ignorantes do braço de fora não sabem que é obrigatório conduzir com as duas mãos no volante. E os que atirar a beata janela fora também não calculam que algum dia a beata vai cair no banco de trás sem que dêm fé

  14. Avatar de Zé

    Quando falam em auriculares, isso não resolve o problema! O problema real é bem maior. As pessoas quando conduzem, normalmente utilizam o telemóvel, para tirar selfies, consultar as redes sociais, mensagens instantâneas e coisas do género. Conduzir fica para segundo plano.
    A cada dia que passa são mais as pessoas que conduzem sempre com o telemóvel na mão e se não porem fim a isto, serão cada vez mais os acidentes. Se repararem nas estatísticas, este número está a aumentar!

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      OS auriculares não resolvem a parte de interacção com o tlm para ver mails, FB, etc., mas já minimizava bastante o perigo durante as chamadas.

      Responsabilidade e consciência são as principais coisas que todos devem adquirir… e até são grátis.

  15. Avatar de Carloscorreia
    Carloscorreia

    É um fórum de padres aqui? Nunca pegaram no telemóvel ao volante querem ver?

    1. Avatar de AP
      AP

      Nunca lhe morreu ninguém num acidente de viação? Não é um concurso de santidade, é evitar que pessoas morram só porque o Carlos imperetrivelmente tinha que ver aquele Instagram naquele momento!

    2. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      O facto de o fazer-mos não significa que esteja correcto.

  16. Avatar de Zé

    Só campeões da boa condução. Fico muito mais descansado.

    1. Avatar de Luís Martins
      Luís Martins

      Penso que toda a gente neste fórum já “pecou” quando ao uso do telemóvel na condução de carro, mas a grande maioria dos “pecadores” concordam em que a polícia deveria aumentar a fiscalização e multar os “pecadores” que usam o telemóvel de forma indevida na condução de carro e já agora também responde ao Sr Carlos Correia, até os “padres” ou seja os policias
      e juízes também”peçam” .

      1. Avatar de AP
        AP

        Toda a gente erra. Mas nem toda a gente aprende. Uma multa ajuda a aprender.

  17. Avatar de Paulo Magalhães
    Paulo Magalhães

    As pessoas não devem de ser hipócritas e dizer que nunca cometeram uma asneira, eu já cometi algumas asneiras durante a condução e, atualmente procuro não cometer os mesmos erros embora sei que é muito difícil não cometer quaisquer erros na estrada.

  18. Avatar de Jorge
    Jorge

    Pois se eu manda-se tirava a carta, tinham de ir para a escola tirar a carta novamente e depois andar com dístico que os edentificase, o carro ficava apreendido durante um ano. Assim tinham mais cuidado.