PSP começa hoje a fiscalizar veículos de duas rodas com motor

94 Comentários

Com o objetivo de melhorar a segurança rodoviária, a PSP inicia uma nova operação. Com o nome “2 Rodas em Segurança”, esta operação começa hoje e termina no próximo dia 30 de agosto.

De acordo com o comunicado, a fiscalização será ao nível dos veículos de duas rodas com motor. A operação é justificada pela “gravidade e consequências dos acidentes que têm ocorrido”.

PSP começa hoje a fiscalizar veículos de duas rodas com motor


De acordo com comunicado da PSP, a operação “2 Rodas em Segurança” terá especial incidência na deteção de várias infrações.

PSP – Deteção de Infrações na operação “2 Rodas em Segurança”

  • não utilização de capacete de proteção;
  • desrespeito ao sinal vermelho do semáforo;
  • ultrapassagem irregular;
  • mudanças irregulares de vias de trânsito;
  • não sinalização de manobras;
  • desrespeito das regras de prioridade;
  • excesso de velocidade;
  • condução sob influência de álcool.

É hoje reconhecido que o comportamento humano é a condição mais relevante para a ocorrência da maioria dos acidentes de viação, seja por infração e/ou desrespeito das regras e sinais de trânsito, seja perante um acontecimento inesperado

Pode ler-se no comunicado enviado pela PSP

PSP começa hoje a fiscalizar veículos de duas rodas com motor

A polícia lembra que “o excesso de velocidade, o desrespeito da obrigação de parar no sinal vermelho do semáforo, a condução sob influência do álcool e drogas, a não utilização de capacete de proteção, não sinalização de manobras, ultrapassagens irregulares são as infrações que mais contribuem para a sinistralidade rodoviária”.

Leia também…

Código da Estrada: Sabe circular corretamente nas rotundas?

Comentários

94

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Sim. O pessoal das motas é só malfeitores…

    Aproveitem e fiscalizem os ciclistas que passam sinais vermelhos.

    1. Avatar de jose
      jose

      Que eu saiba os ciclistas não necessitam propriamente de respeitar a sinalização das viaturas ….

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Creio que é melhor investigar um pouco sobre isso..

      2. Avatar de Rafael Martins
        Rafael Martins

        A partir do momento que circulam no mesmo local que as motas ou ligeiros, deverão o fazer, nem que seja por respeito mútuo.

      3. Avatar de Mogshinj667
        Mogshinj667

        circulando na via são todos, sejam velocipedes (bicicletas), ciclomotores ( 50cc), sejam quadriciclos (vulgo papa-reformas) , obrigados a respeitar o sinal vermelho, sinal stop, etc…

        1. Avatar de JMonte
          JMonte

          .. e até os peões têm de respeitar o Stop!,
          quanto mais os outros

      4. Avatar de Joao
        Joao

        Brain Explosion

      5. Avatar de Paulo
        Paulo

        Que lei essa dos ciclistas.
        Isto é eu tenho carro e moto pago imposto sobre qualquer um deles, e esses senhores que podem circular na via lado a lado a comprometer quem trabalha e a causar atrasos não são obrigados a nenhum tipo de imposto, muito bonito mesmo, enfim é o que temos

        1. Avatar de radamel
          radamel

          Pelo menos seguro de responsabilidade civil deveria haver. Mas há que ver que não era fácil pois grande parte dos utilizadores das bicicletas são menores e não propriamente responder em tribunal.

          1. Avatar de radamel
            radamel

            Talvez devesse ser por segurado, que fosse de bicicleta, de skate, de monociclo ou a passear o cão.

          2. Avatar de Airaf rasec
            Airaf rasec

            Comprei uma bicicleta para deslocações diárias e a primeira coisa que fiz foi um seguro de responsabilidade civil. São menos de 50€ por ano e fica-se precavido de qualquer descuido ou acidente.

        2. Avatar de rui
          rui

          só podem circular lado a lado se não comprometer o trânsito, ou seja se um carro deixar de poder ultrapassar na mesma faixa por irem lado a lado não podem ir.
          O que podem e o que fazem é muitas vezes diferente incluindo andar em passeios e voltar à estrada como bem entender

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            “Artigo 1.º 
            Definições legais

            Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação complementar, os termos seguintes têm o significado que lhes é atribuído neste artigo: 

            […]
            f) «Eixo da faixa de rodagem» – linha longitudinal, materializada ou não, que divide uma faixa de rodagem em duas partes, cada uma afeta a um sentido de trânsito; 
            […] 
            h) «Faixa de rodagem» – parte da via pública especialmente destinada ao trânsito de veículos; 
            […] 
            u) «Via de trânsito» – zona longitudinal da faixa de rodagem destinada à circulação de uma única fila de veículos; 
            […]
            x) «Via pública» – via de comunicação terrestre afeta ao trânsito público; 
            […]”

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            OBRIGATÓRIO :

            “Ultrapassagem
            […]
            Artigo 38.º 
            Realização da manobra
            […]
            3 – Para a realização da manobra, o condutor deve OCUPAR O LADO DA FAIXA DE RODAGEM destinado à circulação em sentido contrário OU, se existir mais que uma via de trânsito no mesmo sentido, A VIA DE TRÂNSITO À ESQUERDA daquela em que circula o veículo ultrapassado.  
            […]” .

      6. Avatar de int3
        int3

        Não necessita de respeitar??? Que mundo vives??

      7. Avatar de rui
        rui

        até os peões têm de respeitar as sinalizações. O código da estrada é uma legislação como todas as outras, é para todos e o desconhecimento da mesma não iliba ou atenua as infrações.

    2. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Muitos não são e não têm culpa de nada. Mas muitos outros que por aí andam mereciam uma lição daquelas para não esquecer…

    3. Avatar de Rola
      Rola

      Malfeitores sao os dos carros que nao respeitao ninguem

    4. Avatar de 3434
      3434

      Ainda hoje vi dois carros a passarem um vermelho à minha frente.
      Sou insuspeito para falar, pois sou condutor e ciclista.

    5. Avatar de JFMA
      JFMA

      João:
      Os motociclistas não são malfeitores, mas que muitos deixam as regras de trânsito passar ao lado, é uma verdade.
      O que a mim me espanta, é os dias de fiscalização, pensava eu que isso fazia parte das obrigações da polícia o ano todo.
      Cumprimentos
      JA

  2. Avatar de radamel
    radamel

    Acho bem. E deveria haver inspecção obrigatória para qualquer veiculo motorizado que possa andar na estrada. Bem como imposto anual (se bem que poderia ser muito mais barato que o dos carros).

    1. Avatar de jose
      jose

      se te ofereceres a pagar isso 🙂 acredito que seja bem aceite

      1. Avatar de LR
        LR

        jose, porque não hão de ter as motos que fazer uma IPO? Não são veículos motorizados que circulam na via pública? Não têm que ter também as condições mecânicas de segurança asseguradas? Em que são diferentes, para não estarem sujeitas a IPO?

        1. Avatar de Philleas
          Philleas

          Porque simplesmente são veículos que estão sempre em boas condições de circulação. Se verificar as estatisticas da ANSR verifica que a “falha mecanica” constitui menos de 2% das causas de acidentes com motociclos.

          1. Avatar de LR
            LR

            E será que, além de estar sempre em boas condições mecânicas, estão também sempre 100% legais? Cumprindo todos os requisitos legais? Sem alterações à margem da lei? Pois, claro.
            Por essa ordem de ideias, os meus carros também não deviam ir à IPO. Estão sempre em excelentes condições de circulação, com toda a manutenção em dia, correctiva e preventiva.

        2. Avatar de Migs
          Migs

          Porque ao tirar carta de mota, aprendes a sua mecânica e a manutenção dela

    2. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Já existe imposto anual. E muitas motas pagam o mesmo que alguns automóveis de gama elevada, o que não faz qualquer sentido.

      1. Avatar de Mogshinj667
        Mogshinj667

        sei que se paga iuc nas motos, mas julgo que ha insenção para algumas, dependendo do ano de matricula. comprei recentemente uma 125cc de 99 e julgo que não paga iuc. como ainda não fiz pedido de DUA para meu nome (ta em nome de meu sogro ainda) não verifiquei essa situação.

        a inspeção até pode ser relevante embora eu seja cuidadoso com todos os meus veiculos (de 2 ou 4 rodas)…. 😉

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          até 350cc não paga iuc
          qualquer que seja o ano

      2. Avatar de radamel
        radamel

        Há muitas com insenção:

        https://impostosobreveiculos.info/iuc/imposto-unico-circulacao-iuc-2019/#Motos

        Na minha opinião, quando se tem de pagar o imposto e a inspeção, os veículos tendem a estar em melhores condições. Não digo que tenham de pagar muito, apenas algo simbólico. E claro, a inspeção assegurava um mínimo de qualidade na maioria dos casos. O mesmo conceito de um bilhete de 1 euro para um concerto. Afasta logo quem não quer mesmo lá estar.

        1. Avatar de rui
          rui

          a isenção é abaixo das 125, depois há outras que pelo imposto ser menos de 10€ não tem lugar a pagamento é como o IRS se tiver menos de 10€ a pagar este não é necessário pagar.

          1. Avatar de Fabio
            Fabio

            Errado. Isenção é de 350cc para baixo. E anteriores a 1992

          2. Avatar de rui
            rui

            Fábio está na tabela colocada acima
            https://impostosobreveiculos.info/iuc/imposto-unico-circulacao-iuc-2019/#Motos
            os que têm o valor rasurado não pagam por ser inferior a 10€ não por serem abaixo de 350cc isentos. se a legislação dos 10€ acabar passam a pagar porque não estão isentos e as <125 continuam pois estão isentas na tabela do IUC
            É como os carros elétricos não estão isentos na tabela do IUC mas sim em legislação de orçamento de estado, quando não colocarem pagam no até <120g/km pois não estão isentos em IUC

    3. Avatar de Fábio
      Fábio

      Imposto de circulação todas acima de 300cc pagam sr. Tenho uma 650cc de 2004 que paga 58€ anuais, e um carro 2200cc de 2006 paga 67€… Será que a moto é justificável pagar só menos 9€?

      1. Avatar de Tiago Brito
        Tiago Brito

        Se bem me lembro, se tem um carro e mota de antes de 2007 não paga IUC, paga selo que funciona diferente de IUC.

        Eu tenho um carro de 1000cc de 2017 e pago 100€.

        1. Avatar de Fabio
          Fabio

          Ok. E sabe quanto paga uma moto que seja por exemplo de 800cc? Mais que o seu carro..

          1. Avatar de José Carlos da Silva
            José Carlos da Silva

            127,44€ é absurdo para uma moto com 790cc, e é um valor de IUC mais elevado que o de um Golf a gasolina de 2018, por exemplo.

            Estamos a falar de duas rodas, 15 ou 20% do peso de um carro, dois passageiros máximo. Sem tejadilho, sem uma série de mordomias de um automóvel, por mais simples que seja.

          2. Avatar de Tiago Brito
            Tiago Brito

            E quanto mais emissões faz do que o meu carro? Eu não sei.

    4. Avatar de Fabio Orlando Duarte Pereira
      Fabio Orlando Duarte Pereira

      Correção todas as motos até 350cc não imposto de circulação. E anteriores a 1992 também estão isentas. No entanto a minha 650cc de 2004 paga 58€, se longe um valor muito alto para o que é e o espaço que ocupa na via pública.

      1. Avatar de Tiago Brito
        Tiago Brito

        Julgo que o imposto de circulação não se aplica a veiculos anteriores a 2007, e não creio que seja por espaço que ocupa na via publica, mas por emissões de CO2, visto que carros electricos não pagam IUC.

    5. Avatar de cesar_panter
      cesar_panter

      Acha que uma pessoa que anda de moto se descuida na manutenção da mesma, como se pode fazer nos carros?
      Muitos fazem o mínimo de manutenção ao carro, ou mesmo nada, até chegar a data da inspecção, e andam carros com condições duvidosas pela estrada fora o ano inteiro, mas pronto…
      Se baterem, ou lhe baterem, se a chapa ainda aguentar, menos mal…
      Agora de moto amigo..
      O caso não é bem assim, para quem anda de moto regularmente…
      Só se tiver ideias de morrer cedo…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        É isto meus amigos…
        Arriscaria a dizer que qualquer motociclista tem constantemente a sua moto em melhores condições que a maioria dos carros acabados de sair dos centros de inspecção.

      2. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        Ora aqui está… tudo dito e bem explicado neste comentário!

      3. Avatar de Daniel Lopes
        Daniel Lopes

        Sendo um veiculo motorizado, concordo que tivessem inspeção anual como os carros…
        Eu também tenho imenso cuidado com o meu carro, estando sempre em cima do mais importante e não é por isso que tenho de deixar de ir as inspeções.
        O meu carro é de 2016, nem precisa de ir a inspeção ainda, mas já lhe fiz 2 revisões só para descarto de consciencia. Se fossemos todos pensar assim, a palavra de cara um era é mandatória. “Senhor guarda, juro que fiz a manutenção do veiculo à 1 semana atrás” – “Ok pode ir, não tem inspeção feita, mas pode ir porque vejo que o seu carro tá de boa saude”.

      4. Avatar de Tiago Brito
        Tiago Brito

        A julgar pela condução da maior parte dos motociclistas que vejo na via rápida, isso não deverá ser um problema para eles.

        Vai um carro a 100 km/h a ultrapassar outro, e vem uma mota ultrapassar sem qualquer escrúpulo entre os dois carros, é porque não têm qualquer problema em ir cedo.

      5. Avatar de Joao
        Joao

        Esse argumento de que quem tem mota a tem sempre em boas condições Bla bla bla para justificar a inexistência de IPO para as motas é, na minha opinião, estupido e desonesto. Primeiro não se pode legislar na premissa de que quem anda de mota não quer morrer. Depois porque toda a gente sabe que isso não é verdade!!! Quantas motas se vem por aí sem piscas nem retrovisores, motas com material não homologado, escapes sem DB killer ou do AliExpress, motas limitadas em papéis mas não na prática e por aí fora. As motas deviam ter IPO como qualquer outro veículo e não há nenhuma justificação lógica para que não seja assim.

        1. Avatar de Fabio
          Fabio

          Tenho carro e moto. A moto está 100% funcional com todos os acessórios e luzes como manda a lei. Levou pneus novos este ano, calços e discos em bom estado, revisão feita com tudo que precisa. O carro já está com o sistema de ajuste do nível dos médios avariado à 3 anos, água do parabrisas não sai uma gota, direção desalinhada durante 2 anos e meio que provocou um desgaste prematuro no pneu traseiro. E passa todos os anos no centro de inspecções sem qualquer anotação . Resumindo estou muito mais preocupado com o estado da moto que o carro, e não é por haver inspeções que vão melhorar. Claro que o que não falta por aí são maluquinhos, mas é como tudo na vida.

          1. Avatar de Joao
            Joao

            Estás a dizer-me que passas o carro na inspeção com os “médios” desajustados?
            Claro que a fiscalização e importante e positivo. Olha o caso de Espanha, onde há IPO para as motas. É raro ver essa palhaçada de ir sem retrovisores e sem “bacalhau” que vez em Portugal, 125’s com 30/40 cv nas mãos de putos de 16anos, etc etc

          2. Avatar de Fabio
            Fabio

            Não foi isso que eu disse. Apenas não podem ser ajustados na altura da projeção. Estão devidamente alinhados

    6. Avatar de Vx
      Vx

      Acha bem motos pagarem o mesmo que um automóvel na autoestrada? Que desgaste provoca a moto numa autoestrada relativamente a um carro?

      1. Avatar de João
        João

        A mota tem um desconto de 30% nas portagens (excepto Ponte Vasco da Gama).
        Precisa é de ter a via verde.

        Acredite que eu sei.
        Tenho mota e carro.

      2. Avatar de Daniel Lopes
        Daniel Lopes

        As autoestradas já foram mais que pagas pelos contribuintes ! Pagar portagens, para a manutenção da mesma é um roubo.

        Acho muitissimo bem uma moto pagar o mesmo que um carro ! Porque razão não iriam pagar?

        Obvio que se tens uma 125cc, pagas X e se tem uma ninja 1000 pagas Y… Mas que deve ser pago, deve !

        1. Avatar de Toino
          Toino

          Os camiões pagam mais e não é apenas pela cilindrada, caso contrário haveriam carros a pagar taxa máxima.
          Óbvio porquê?

          1. Avatar de Daniel Lopes
            Daniel Lopes

            misturei temas, portagens vs iuc…

            A cc da moto/carro não tem nada a ver com as portagens :p

          2. Avatar de Daniel Lopes
            Daniel Lopes

            Nãoé obvio em que sentido?

            Se um carro 2.0TDI pagas 250€ de IUC, num 1.6TDI pagas “150€”.

            Quanto maior a cc do carro, maior as emissões e é com base nisso que são feitas as contas.

            Não achas que uma MT10 ou uma Ninja 1000 emite mais que uma PCX 125?

          3. Avatar de Toino
            Toino

            Se calhar uma Ninja actualmente até não polui mais que uma motorizada 125 antiga, de qualquer forma o meu carro é de 2002, diesel 2.4 e paga à volta de 70€. Pelo que já li aqui há quem pague 100€ com um 1.0.
            Uma coisa se pode concluir…estas taxas têm tanto a ver com poluição como o IMI. São impostos e pronto.

          4. Avatar de Tiago Brito
            Tiago Brito

            Um carro de 2002 paga selo, não iuc, é consideravelmente mais barato.

          5. Avatar de Tiago Brito
            Tiago Brito

            Ou se não é selo é uma tabela diferente dos carros de 2007 p a frente.

        2. Avatar de Ah pois é!
          Ah pois é!

          Não pagar portagens para manutenção das autoestradas?
          OK. De onde viria o dinheiro para a manutenção? Dos impostos de todos, mesmo dos que não usam autoestradas?
          Olhe, aqui no interior tínhamos as SCUT, agora pagamos portagens. Tudo bem usufruímos das mesmas, embora se tenham perdido turistas, empresas e empregos com isto. O problema está nos contratos com as concessionárias e os lucros garantidos!
          E no entanto, sempre pagámos as obras faraónicas eternamente concentradas (principalmente) em Lisboa, incluindo muito asfalto sem as ditas portagens!

  3. Avatar de Scurato
    Scurato

    Só caça à multa.

    1. Avatar de Tiago Brito
      Tiago Brito

      Só pode achar isso se estiver nessa situação, senão deveria estar grato por obrigarem a quem circula na estrada de ter os veículos em condições, para sua protecção.

      1. Avatar de Tiago Brito
        Tiago Brito

        *ter os veículos e condução em condições.

      2. Avatar de Joao
        Joao

        Nunca conduziste uma mota verdade?

        1. Avatar de Tiago Brito
          Tiago Brito

          E isso é relevante porquê?
          E você, alguma vez fez exame de código?

          Bastará dizer que já apanhei muito susto com motas quando vou a ultrapassar outros carros, por causa de cretinos que acham que esperar não é para eles, mais vale atrapalhar uma ultrapassagem alheia com uma ultrapassagem pela direita, arriscando a própria vida.

          Também já provoquei um par de sustos (nunca propositado) a fazer pisca para retornar à direita (como manda a lei) depois de terminar a ultrapassagem. Faço pisca para a direita, olho pelo retrovisor antes de mudar de via e vejo um urso que se preparava para me ultrapassar pela direita (enquanto eu próprio estou a ultrapassar, e pela mesma via que eu), que se assustou com o meu pisca e travou a fundo e está a tentar controlar a mota para n cair.

    2. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Se houver o cumprimento que é suposto, esperado e, acima de tudo, devido, é caça a quê?

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Caça à multa para mim é apenas os radares escondidos/não identificados
        De resto se os agentes andarem identificados não tenho problema nenhum até acho que é algo que deve ser feito como condutor de carro e moto, mas neste caso afeta-me mais quando vou de moto, um carro com repro ou com algum problema no turbo manda numa nuvem de fumo negro que não se vê nada isso devia levar com apertos maiores

  4. Avatar de Rui Ribeiro
    Rui Ribeiro

    Não faz por quê? Se o imposto é calculado com base nas emissões de CO2, não vejo em que é que o CO2 dos carros seja diferente do das motos…

  5. Avatar de Zino
    Zino

    Estupidamente já pago muito mais do que a maioria dos carros em imposto. Qto à fiscalização não difere em nada do habitual, capacete, regras de transito, condução sob influencia…
    Mais propaganda para não dizerem que não se faz nada para reduzir as estatisticas. O que vai sair daqui é mais coimas por alterações das viaturas.

    1. Avatar de iwnl
      iwnl

      “O que vai sair daqui é mais coimas por alterações das viaturas.”
      Se nos carros pagas, porquê que não pagas nas motas?

      1. Avatar de Fabio Orlando Duarte Pereira
        Fabio Orlando Duarte Pereira

        E alguém disse que não se paga ou não se devia?

  6. Avatar de int3
    int3

    “A operação é justificada pela “gravidade e consequências dos acidentes que têm ocorrido”.”
    Deixa-me rir. Os factos são claros. As fatalidades têm vindo a descer sempre todos os anos.
    É só mais do mesmo. Justificar multas com base em falsidades facilmente demonstrado errado.
    Ainda há pouco vi notícias sobre as motas de alta cilindrada. Passei a saber que acima de 125 é alta cilindrada. Que grande perigo quem tem uma 250 que mal passa dos 120… jornalismo vendido!

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Quando conduzes uma mota a carroçaria és tu; se tiveres um acidente a 120 numa mota não sei se vais estar aqui para contar a história…

      1. Avatar de int3
        int3

        E? E se tiver um acidente a 90? a 70? a 50? a 30? a 10? Queres discutir agora as velocidades? Se for por essa ordem de ideias então ninguém andava na estrada muito menos de duas rodas!

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Mesmo que conduzas a uma velocidade muito inferior estás muito mais sujeito a acidentes de gravidade quando andas de mota.

          Eu tive um acidente de mota (uma 650cc) a 50km/h em cidade e parti uma perna contra um carro, destruindo completamente o para-choques traseiro. Posso dizer que tive muita sorte, pois podia ter vindo um carro em sentido contrário e teria morrido na hora.

          Deixei de andar de mota, pois realmente não vale a pena arriscar a vida quando existem outros meios de transporte mais seguros.

    2. Avatar de carlos almeida
      carlos almeida

      Estão apenas a arranjar justificações para aplicar a taxa das inspecções às motos.
      As inspecções não servem para nada e a prova é que os acidentes não desceram mas os automobilistas têm de sustentar essa malta das inspecções periódicas.

  7. Avatar de iwnl
    iwnl

    Já devia ter sido mais cedo.

  8. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Eu só gostava de saber, desse incremento de acidentes que a PSP fala, a percentagem de 125cc conduzidas por malta que só tem carta de carro!?
    É que é tudo muito bonito, mas conduzir uma mota é totalmente diferente de conduzir um carro, e a maioria que compra as 125cc não tem os mínimos de conhecimento! Se com sol já é o que é… com chuva então…….
    E sim… claro que sim, há muito monte de esterco a conduzir motas com cilindradas grandes, que só fazem porcaria, que não respeitam nada nem ninguém…. mas é igual nos carros!
    Todos os dias vejo ultrapassagens perigosas, faltas de piscas, rotundas mal feitas, pneus que já passaram para lá de carecas, malta que nem olha ao retrovisor e manda-se para cima do carro que vem há esquerda… etc etc etc… e nada é feito!!!
    O problema está na PSP em si… que prefere ter o carro com o radar estacionado à sobra, do que fazer patrulhamento diário e punir de imediato os infractores!

    1. Avatar de Daniel Lopes
      Daniel Lopes

      O problema está nos condutores, que não sabem conduzir em sociedade e da policia, que lá está, prefere tar na sombra da bananeira e só esperar que os patos passem pelo radar…
      Eu como condutor, sei que faço inumeras infrações devido aos outros condutores… E porque que acontece? Falta de civismo descomunal que existe pelo proximo, e se cometes uma infração para ultrupassar o urso, ainda levas bozinadelas e ouves palavras menos amigas…
      “Todas” as infrações que cometo é devido a isso, ao egoismo ou estupides destes condutores.

      Maior exemplo é a faixa da esquerda em Portugal 😉

    2. Avatar de Mojojojo619
      Mojojojo619

      Concordo contigo@TugaAzeiteiro

      Desde que veio as 125 Lisboa parece uma concentração de RAinbows (Aspiradores)
      Eu tenho carta de mota e tenho uma 600 mas nem de longe se compara o que malta que anda a aspirar as faixas faz…
      No outro dia ia levando com capitao bala em cima de uma vespa ~.~

  9. Avatar de Philleas
    Philleas

    Esta semana o jantar vai atrasar na Uber eats 🙂

  10. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    E verificação de veiculos com emissoes claramente acima do permitido para dos motociclistas?

    Já agora façam a A5 á paisana e mandem encostar todos aqueles que lancem beatas pelo vidro….fazem o mes em poucas horas

  11. Avatar de Joao
    Joao

    Boas, eu gostaria de ter mota mas quando conduzo vejo alguns automobilista que pensam que a estrada é deles o mesmo para alguns motociclistas. Eu acho que para reduzir a sinistralidade devia ser obrigatório ter uma camera que gravasse a viagem e se alguém registasse manobras perigosas pudesse enviar as mesmas para a PSP multar. Assim julgo que as pessoas pensassem duas vezes. Eu de certeza que já tinha enviado uns poucos de videos de condutores sem respeito nenhum.

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Eu tenho câmaras nas minhas viaturas, gravo N situações perigosas e transgressões gravíssimas que põem em risco diversos utentes. Inclusivamente já identifiquei alguns condutores/empresas e apresentei as imagens às autoridades. O que me foi dito foi algo com “Oh amigo, situações dessas são o pão nosso. Não houve nenhum dano ou acidente, pois não? Não podemos fazer nada”.

      E assim andamos todos nós, impunes e sem responsabilidade, a cantar e dançar alegremente.

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    Tarados há nas motas e nos carros. O problema das motas é que não há chapa para sustentar o cabedal.

    Mto desse pessoal dos enlatados que compra 125cc é um verdadeiro perigo.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Concordo a 100%

  13. Avatar de O novo do restelo
    O novo do restelo

    Como é que eu já adivinhava que este conteúdo daria imensas mensagens e a maioria seriam de motociclistas a dizerem que são “coitadinhos”, que os policias são malvados e que não faz sentido nenhum as motas terem inspeções, respeitarem regras ou até pagarem impostos…. e que razão haveria para tal?! Nenhuma, mas acham -se acima dos outros, inclusive ultrapassarem pela direita, andarem muito acima dos limites permitidos, matrículas que ao andarem sobem (Ou estão dobradas).

    E atenção que sou motociclista, mas vejo o que a maioria faz. Até digo desde já que um conhecido polícia no trabalho fiscaliza, mas horas vagas faz Lisboa- Porto ou Lisboa- Algarve em quase metade do tempo do que se fosse a cumprir limites… assim é Portugal

  14. Avatar de zéparvo
    zéparvo

    Para aqueles que reclamam que as bicicletas não são obrigadas a sequer terem seguro… isso vai mudar…

    Retiro do seguinte link isto “Se os carros serão autónomos e as pessoas vão andar mais de bicicleta e trotinete, será preciso alterar os seguros”.
    Link: https://eco.sapo.pt/2019/08/18/tecnologias-vao-ameacar-grandes-partes-do-negocio-dos-seguros-antecipa-ageas/

    Para os actuais fundamentalistas das bicicletas e que gostam de atirar aos outros que não tem de pagar isto e aquilo… “ouch…” Aproveitem enquanto é gratuito mas recordem-se que se forem apanhados a passarem um semáforo encarnado e se fizerem como muitos fazem de ora seguir pelo passeio, passadeira e estrada conforme semáforos verdes… pagam na mesma um valente multa e serão retirados pontos se carta para algum tipo de veiculo motorizado…

    Quanto à noticia… é discriminatório e contra o que está na constituição quanto a direito de tratamento de igualdade, quando se indica uma campanha de fiscalização de “2 rodas em segurança” e apenas se faça a fiscalização às 2 rodas motrizes… ou então é apenas uma falha do marketing da campanha de fiscalização que se esqueceu de mencionar motociclos de 2 rodas – e novamente digo… e os motociclos de 3 rodas ficam safos ne?!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      as seguradoras vão perder uma mama?
      que pena que tenho delas…

  15. Avatar de Paulo
    Paulo

    O vosso artigo refere a fiscalização dos veículos motorizados de duas rodas (motociclos e ciclomotores) e os comportamentos de risco dos condutores de outros veículos “que coloquem em causa a segurança dos motociclistas/ ciclomotoristas”, tal como consta do comunicado, ou só refere os motociclos?

  16. Avatar de Marco Dias
    Marco Dias

    A fiscalização deve ser feita, em carros e motas. Inspecções idem.
    Só gostava de perceber o valor exorbitante do IUC nos motociclos.
    Um automóvel 2.0 a diesel, anterior a Julho de 2007, paga 43 euros de IUC. Um motociclo novo de 800cc, para 127 euros e uns cêntimos. O automóvel polui mais que o motociclo, desgasta mais o pavimento e paga um terço do valor?

  17. Avatar de Dona Rosa
    Dona Rosa

    O velho e sempre argumento do imposto de circulação das bicicletas…

    Adoro…

    Eu adorava pagar o IUC… Mas depois o que é que a malta dos carros e motas ia dizer contra as bicicletas?

    Passsar um vermelho depende do civismo de cada um…
    “ha e tal os ciclistas não param nos vermelhos…” eu de carro tb nao paro nos vermelhos e agora ?

    (brain explosion)

  18. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    Como civismo não se ensina, a melhor solução é a prevenção através de multas pesadas, aí funciona o provérbio ” quem tem cu tem medo” porque de resto nada funciona, portuguesas têm graves problemas nas mãos e grave problema de respeito pelos outros.

  19. Avatar de Carlos rodrigues
    Carlos rodrigues

    sim, só os motociclistas é que fazem mer** , os condutores de veiculos de 4 rodas então são super exemplares…posso garantir que grande percentagem dos acidentes são causados por os automobilistas.
    em 200 acidentes que haja durante 1 dia por portugal inteiro, gostava de saber quantos é que são causados por os motociclistas e quantos são causados por veiculos de 4 rodas… só quem anda de mota é que sabe, porque para os automobilistas toda a gente que anda de 2 é arruaceira, mas gostava de saber mesmo quantas motas é que vêm estacionadas em lugares reservados a deficientes…vêm praqui dar musica da taxa de sinistralidade das motas, só podem estar a gozar certo, quando a malta que anda de carro só usa os piscas para pendurar as revisões e os espelhos nem sabem onde eles são, andam dentro do carro de vidros fechados , a ouvir musica e se for preciso ainda vão na conversa com o passageiro ou ao telefone completamente alheios ao que se passa lá fora, mas a culpa dos acidentes é sempre da malta que vai de mota…ah e tal a mota faz muito barulho, grande parte de quem anda de mota por vezes ve-se obrigado a ter os escapes nesse registo devido aos condutores dos veiculos de 4 rodas para ouvirem bem quem vêm a trás, já que não fazem uso dos espelhos.
    Acho piada a noticia , pois se a PSP devia de dar o exemplo e usar os piscas que já por diversas vezes q circulei a trás de carros de patrulha durante um bom tempo e nem um fazem, mas depois querem fazer prevenção de segurança rodoviaria…nem dá para argumentar com isto porque nunca vi nada tão descabido.