PSP alerta para Burla Informática

202 Comentários

Há dias ligou-me um colega que estava “desesperado” com o que lhe havia acontecido. De repente este era vítima de sequestro do próprio computador… e com valor de resgate. Dizia-me ele que havia visitado um site, seguindo um link que lhe mandaram por mail e que depois disso o computador foi “hackeado”!!! Se não pagasse 100 euros, via payshop era punido por lei… o IP estava identificado!!!


Este é certamente um cenário comum a muita gente, na verdade a PSP (Policia de Segurança Pública) faz referência a este caso e deixa mesmo um alerta na sua página.

A Polícia de Segurança Pública comunica o surgimento de uma nova forma de burla informática, a qual consiste na recepção de um email em que se dá conta de o visado ter acedido a “sites de conteúdo pornográfico, pedofilia, violência sobre menores, e bestialidade, pelo que é condenado a pagar 100 euros”.

O teor deste email aparece associado à PSP através de uma barra identificadora e do seu logótipo, indicando também as instruções para pagamento da suposta coima.

Alertamos assim para a necessidade de proceder à imediata eliminação deste email sem proceder à sua abertura, pois o mesmo é falso, constituindo uma tentativa de burla informática, conforme ilustração em cima.

Este é o procedimento e as vítimas pagam, na verdade é que este meu colega estava disposto a desembolsar, ligou-me mas a opção “pagar” seria já um dado consumado!!!

Lá lhe dei algumas indicações do que deveria fazer, poupei-lhe os 100 euros e o incómodo de ter na mesma de levar a máquina para limpar o malware que lhe estava já a tomar conta do computador. Sim, não pensem que a máquina fica livre da praga, mesmo que pague, ficará com o computador refém desses “hackers”, como ele lhes chamou.

Para nota de rodapé, quero apenas alertar para algum deste spam que chega via Facebook, muita gente está a ser “assediada” com vídeos de algumas figurinhas da nossa praça em estado comprometedor… cuidado!

Homepage: PSP

Partilhar:
Tags:

Comentários

202

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Capucho
    Rui Capucho

    Já me aconteceu isto há cerca de um mês atrás. E o computador sempre que arrancava ia para esta página, sem dar para impedir e sem conseguir minimizar, etc.
    A solução foi arrancar em safe-mode e tirá-lo do arranque (e apagar o ficheiro).

    1. Avatar de SatoMew
      SatoMew

      Provavelmente era JavaScript que se sobrepunha aos controlos e definições de janelas do browser.

      (respondi ao José Bernardes por engano; se não se importarem de apagar o outro post, sff… ^^’ )

    2. Avatar de Maria
      Maria

      Olá Rui Capucho, poderias me dizer qual o ficheiro que necessito de apagar? obrigadp

      1. Avatar de sergio
        sergio

        ola maria boa noite estou com o mesmo problema que tiveste com o virus da psp, podes ajudar a resolver o problema

        obrigado

      2. Avatar de Fábio Rocha
        Fábio Rocha

        iniciar em safe-mode, iniciar>executar>msconfig>tab startup/iniciar.

        Ai estão listados os ficheiros que iniciam no arranque, o virus deverá ser dos ultimos da lista.

    3. Avatar de Maria Dina
      Maria Dina

      Bom dia. Também eu fui vitima de uma situação destas, mas ainda bem que encontrei este site e vi esta informação…porque não estava a compreender o que se estava a passar e, claro, estava mesmo pronta a pagar.

      Aconteceu-me o mermo que a si, ou seja, no arrancar, ia imediatamente para a página.
      O que gostaria de saber 8sendo leiga em informática, é depois de estar em safe mode, onde e o que apago (ficheiro) ao certo?

      Obrigada.

      1. Avatar de Roboxer
        Roboxer

        No safe-mode vai abrir uma janela de ajuda, escreva na parte de pesquisar nessa janela, restauro do sistema e escolha uma data em que o seu computador não estva hackeado, e depois apague esse virus do seu computador.

        Ja fui vitima e sei como isso é:)
        Espero ter ajudado.

    4. Avatar de Bruno Simões
      Bruno Simões

      Que ficheiro é que eu preciso de eliminar pode me dizer? aconteceu-me isto, mas eu não consigo arrancar o pc em modo de segurança, e ja experimentei o restauro do sistema, que tambem não funcionou, por isso pode me dizer que ficheiro é, e como tirá-lo do arranque? é que se isto não funcionar só resta formatar, mas tenho muitas coisas importantes no disco.

      Obrigado

    5. Avatar de rmnc
      rmnc

      qual ficherio???????

    6. Avatar de carlos

      esse ficheiro edita o run32dll.exe tem de ser trocar o ficheiro por um original e apagar o executavel que esta na pasta temp.

    7. Avatar de Joao Costa
      Joao Costa

      Caro Senhor Rui,
      Acabei de receber este heacker intitulado de “policia de Segurança Publique” com essa historia toda de pagar!
      Como faço para eliminar este heacker?
      O que é isso do safe-mode?
      Por favor, se nao for incomodo, de-me algumas dicas. Não sou grande conhecedor de informatica!
      Agradeço!
      João Costa

    8. Avatar de Augusto Mendes
      Augusto Mendes

      COmo Apagou o Ficheiro ?

    9. Avatar de Chris Redfield
      Chris Redfield

      Hacker Chris Redfield
      —Como Remover o Vírus da Policia —
      1- Entrar em Modo de segurança normalmente tecla F8
      2- Menu iniciar, executar ou tecla “Windows + R”Digitar o comando “msconfig”
      3- Carregar em início do Windows ou Windows startup
      4- Verificar se está com o nome “ctfmod” ou então poderá ser uma sequência de letras e números normalmente aparece como ficheiro desconhecido.
      5- Verificar a sua localização, e depois desmarcar o auto arranque do executável aplicar e ok.
      6- Se no caso o ficheiro não for encontrado carregar na tecla organizar que se encontra no menu superior esquerdo, e carregar na opção de pesquisa e pastas marcando ver mostrar pastas e ficheiros ocultos aplicar ok.
      7- Localizar o ficheiro seleccionar e carregar teclas “shift + delete” remover ou botão direito eliminar

      1. Avatar de António Godinho
        António Godinho

        Boa tarde,
        O meu problema é que entre em modo de segurança ou não, aparece-me sempre o maldito “quadro” que não me deixa mexer em nada. Nem restaurar o sistema, nem aceder a menus, nem a nada na barra inferior. Nada! Tb não sou nada de jeito em informática! Será que me pode ajudar? Tenho imensos trabalhos no meu PC e não posso correr o risco de os perder. Estou muito aflito!

        1. Avatar de Bruno C
          Bruno C

          Boa tarde António
          Se tiver acesso ao task manager carregue em File “new task” e escreva “msconfig”
          Depois é seguir os passos que o colega indicou e deverá resolver o seu problema.
          Caso contrário diga qualquer coisa ou mande-me um e-mail.
          Cumprimentos

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Boa noite, eu acabei de apanhar e esta versão é bem complicada de tirar. O que está para cima já o fazia, mas esta é impossível. Até em modo de segurança aparece e o task manager não aparece! Visto que surge a tela, por isso se tiverem alguma ideia que não seja a resolução dos anteriores agradecia. Repito, aparece também em modo de segurança e o pc fica bloqueado e os atalhos não funcionam.

        2. Avatar de Chris Redfield
          Chris Redfield

          Faz uma coisa amigo desliga-te da internet e entra em modo de segurança, esse virus aparece sempre a tela quanto estamos.

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            O vírus que eu falo até tem uma imagem diferente do que está no site. É uma evolução do mesmo e vai aparecer pessoas a queixarem-se futuramente. Eu consegui resolver, mas a solução que apresenta também não funciona. Entrei em modo de segurança com comandos, num outro pc instalei um programa anti-malwares numa pen. Liguei a pen ao pc infectado e através de um comando simples pus o programa a correr. Ele apanhou os trojan’s e eliminou. Reiniciei o pc e corri o anti-vírus e eliminou o resto. Parece fácil mas deu muito trabalho a chegar a esta solução.

      2. Avatar de nuno
        nuno

        aconteceu me hj isso e fikei mesmo bue preokupado

    10. Avatar de danyel
      danyel

      voces tem que pagar isso, é obrigatorio ok É A LEI …!

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        DEIXA-TE DE SER BURRO!!
        OU SERÁ QUE TAMBÉM FAZES PARTE DO ESQUEMA?!

      2. Avatar de joao
        joao

        desculpa estou a referir-me ao danyel

      3. Avatar de Robin dos bosques
        Robin dos bosques

        Obrigatório??????ó Daniel deves ser um deles mais te digo que a psp não manda multas por mail

    11. Avatar de Palmira Pinto
      Palmira Pinto

      Boa tarde preciso mesmo de ajuda, pois o PC fica bloqueado quer em modo normal quer em segurança. Não consigo fazer mesmo nada. Será que a solução que não a formatação?

      Obrigada pela ajuda.

  2. Avatar de José Bernardes
    José Bernardes

    Muito engraçado,

    Aconteceu isso no PC do meu primo a semana passada, o rapaz ficou traumatizado, pensava que tinha de comprar um novo!

    Isto está mesmo em todo o lado, eu acho que ele deve ter apanhado num pop-up de um blog brasileiro:)

    1. Avatar de diogo
      diogo

      A mim aconteceu-me a mesma situação, mas resolvi com uma formatação.

      1. Avatar de Blizard

        Isso foi uma medida extrema!
        Este tipo de email’s… é apagar.

    2. Avatar de SatoMew
      SatoMew

      Provavelmente era JavaScript que se sobrepunha aos controlos e definições de janelas do browser.

  3. Avatar de Krasy
    Krasy

    nada que um restauro tb não resolva 😛 mas tenho um colega de trabalho que até tremia quando isso aconteceu no pc dele do work

  4. Avatar de Tiago Assis
    Tiago Assis

    Boa tarde, pois bem eu trabalho na PC.clinic de Aveiro e já tive aqui muitos casos destes, o teu amigo não seguim um link, mas sim esteve num site porno tipo “casadasnosio”…
    não???
    quase todos os clientes admitem que foi a ver porno

    ;)é só tarados

    1. Avatar de Vítor M.

      Por acaso foi um link e eu desconfio que foi para um site onde existia um determinado vídeo que “rolou” por aí na semana passada… e foi nesse local obscuro que esse meu colega foi apanhado em falso 😉

      Ele não me contou… nem interessava, mas foi largando informação à medida que se “enterrava” 😀

    2. Avatar de António Pinto

      Não assuma o todo pela parte…
      Já resolvi alguns casos desses (sou técnico de informática) e posso afirma que nem todos são de porno.

      Alguns no Facebook, outros em links de email e até em sites relativamente normais por meio de publicidade.

      O que acontece é que muitos dos infectados já viram ou veem porno regularmente logo assumem que foi disso.

      1. Avatar de Help
        Help

        Como é que se pode resolver sem medidas extremas?

    3. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Invejoso!

    4. Avatar de patuxo
      patuxo

      Eu fico espantado com a qualidade de serviço que daqui vem, possa!!
      E tu a aproveitares para facturares uns extras $$$ sem necessidade nenhuma!!

      1. Avatar de Ruaben
        Ruaben

        ele não tem culpa nenhuma, culpa é dos tarados que ainda não tem idade de ver porno 😛

        nota: não existe idade mínima para começar a ver porno, é uma total falta de respeito a humanidade

    5. Avatar de Toni Bitaites
      Toni Bitaites

      o Tiago andas a ler muitos contos eroticos e faz mal ás maõs, ve lá se logo pagas mas é o café

    6. Avatar de Fernando
      Fernando

      O tiago so queres!!
      nao e so em sites de pornografia
      em sites de futebol on-line tabem ja existe esse tipo de problemas!

      este virus ainda vai causar muitos divorcios!

      ja viste se a mulher ve, e lê que o marido foi apanhado em sites de pornografia infantil!!!

      loool

    7. Avatar de ricardo resende
      ricardo resende

      boas noites desculpa mas isso nao é totalmente verdade… ou nao percebes nada de informatica ou entao estas a falar dos teus vicios… pois a mim nao se passou nada disso e fiquei bloqueado…..

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Nao fizes te nada?

        apareceu por obra do espirito santo?

        como referi a anteriormente nao e so em sites de pornografia!

    8. Avatar de Joao Costa
      Joao Costa

      Comigo não foi a ver porno, mas sim atraves do MSN
      Gostava de saber como o eliminar do programa de arranque onde ele se instalou, pelo que mjke parece….sou pouco entendido em informatica! O nome que consta no arranque é ctfmon e eu clico em eliminar, ele vai para a reciclagem, mas multiplica-se e regerssa de novo ao arranque.
      é uma dor de cabeça.
      Alguem me ajuda?
      Obrigado
      Joao Costa

    9. Avatar de tarados
      tarados

      …tarados ou não tarados…o virus apareceu…e se um dia for proibido porno na net, acredite que pelo menos 50% do pessoal desiste de ter internet !!!! e n acredito que vc seja santo…lol…abraço

    10. Avatar de João Lemos
      João Lemos

      …os meus parabéns, pelo comentário…deveras, iluminador…Quanto a PC Clinic, paga-se 45€ para ter o computador a funcionar 45 dias, e como se não bastasse, nas mão de um bando de mocinho infantis que tem uma boca pior que a das mulheres do soalheiro….a boa maneira das empresas sem complemento idóneo algum…que emprega aprendizes a feiticeiros informáticos….a moda da WORTEN já agora… coitados dos que caem nas mão deste malabaristas sem profissionalismo e sigilo…..mais TU, NÃO VÉS PORNO É SE NÃO , TENS UM DÉFICE QUALQUER E NECESSITAS DE TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO, ver porno e bem mais saudável que se acostar a um ser transmissor de doenças e despesas mais contribui para o ambiente pois e menos um preservativo para ser absorvido pelo ambiente……agora aos moderadores do site como e que permitem que um comentário destes seja difundido em publico, estamos a desleixar-nos olho õ profissionalismo a ir pro teto, sabiam que a PC_Clinic vos pode dar trabalho por causa de uma difamação destas o sigilo laboral valE fortunas perder a confiança dos cliente pode levar uma empresa a ruína….muito cuidado e esta é de graça…falemos de informática meus senhores e não de TRICOT…

    11. Avatar de Ana
      Ana

      Eu garanto que não estava a ver conteúdo pornográfico e que o mesmo me aconteceu. Estava a ver uma série no wareztuga quando aquilo saltou à vista. Apenas reiniciei e ficou tudo normal 🙂

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Eu pronto, nao vale a pena dizer o que estva a ver, mas precisei de dusa tentativas para por aquilo bom, ao reniciar nao funcioniou, terminei a sessao voltei a entrar e fui o mais depressa pesquisar sobre aquilo para nao ter que pagar :p Ja tava todo a tremer 😀

    12. Avatar de Miguel
      Miguel

      Acho fantástico que se identifique como funcionário da PC Clinic e faça tamanho absurdo juízo de valor sobre os clientes!
      Só mostra que de técnico de informática, tem muito pouco… e ainda chamada tarados aos clientes…
      Se calhar também lhes bate quando eles vão lá à loja, não?

  5. Avatar de carlosf
    carlosf

    God bless linux, nunca vi isso 😛
    E ainda bem. É bom que se mantenham as pessoas informadas,
    há muita gente que cede a este genero de coisas, e depois nada ou pouco à a fazer.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      não penses nisso. não é o linux que te salva mas sim a forma de navegares e os hábitos… Lê abaixo..
      E já agora: o meu primeiro hack foi a um server linux alemão…

      1. Avatar de Masahiro
        Masahiro

        Só exibicionismo.. lol like we care. ate podia ser um pc da NASA lol

      2. Avatar de jpng81
        jpng81

        sim claro, e o meu primeiro hack foi a um servidor que até por acaso até estava desligado da electricidade, e eu entrei pela tomada electrica, só para veres que o meu hack é mais melhor que ó teu. 😛
        Com cada cromo. lololol

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Será que sao só putos que leem o pllware??
          ou é mesmo só gente mal formada??
          é que depois de ler estes comentários começo a ficar preocupado…

      3. Avatar de Rui Azevedo
        Rui Azevedo

        oh, servidores alemaes é naquela, os suecos sem bem piores xD

    2. Avatar de pikus
      pikus

      Já que percebes de linux, e não estou a fazer “troça” de ti, será que me podias ajudar numa coisa?

      Instalei ontem o Linux Deepin (que foi apresentado aqui recentemente no pplware) e gostaria de instalar as drivers da minha gráfica (ATI). Já fiz uma instalação qualquer de drivers, mas constantemente, tenho “atrofios” gráficos. Ou seja, os icones/hora/wifi e entre muitos outros, ficam todos bugados.

      Sabes como posso proceder a uma instalação de drivers que possam corrigir esses erros? Ter um sistema muito mais “estável”? Esta foi a única distribuição que me fez ganhar vontade de largar o windows 7 lol

      Se puderes ajudar, agradeço.
      Cumprimentos, pikus

      1. Avatar de Ruaben
        Ruaben

        tenta instalar novamente, nrmalmente tem todas as drives, erro de instalação talvez

      2. Avatar de corvo
        corvo

        a mim aconteceu me o mm no mint, li nos blogs e foruns e nao fiquei esclarecido em nd… desinstalei o controlador e deixei m estar assim… pode ser um bug da versao dos drivers nao sei ou então atrofia com alguns modelos, foi o que deduzi.. k graf. tens? aki roda a 3470 =) lol

      3. Avatar de João Lemos
        João Lemos

        …loll não graves o disco coma velocidade máxima se forem baratos diminui a gravação do ficheiro .iso para x8 ,mas o melhor mesmo e criares uma pen bootavel com o SO não corres riscos nenhuns assim…de erros, usa o Unetbootin, bom no linux bom no windows…espero ter ajudado

    3. Avatar de Hélder Ferreira
      Hélder Ferreira

      Lá voltamos ao mesmo.

      Já deveria ser mais do que sabido que, apesar do Linux ser mais seguro do que o Windows, não é e nunca será imune a ataques, vírus ou coisas deste género.

      Apesar do Linux e do Mac OS terem uma estrutura mais robusta, o que dificulta a criação de vírus, sempre houve vírus para estas plataformas e sempre haverá, contudo devido à estrutura robusta dos sistemas e da correcção rápida das falhas os bichinhos morrem rápido sem terem muito tempo para fazerem grandes estragos.

      Outra coisa que deveria ser do conhecimento de todos que usam novas tecnologias (computadores, smartphones e ou tablets, etc), a segurança parte do utilizador, se o utilizador executa ficheiros cujos estão infectados, por mais seguro que seja o sistema, ficará infectado. Todas as empresas de soluções de segurança já alertaram (apesar de ser também uma forma de marketing), aqui também já foi feito esse alerta várias vezes, devem usar uma solução antivírus e um firewall, independente do sistema que estejam a usar.

      Cada um sabe de si, se continuam a martelar na ideia de que o Linux ou o Mac OS são os sistemas seguros e imunes, só irão cair na realidade quando realmente forem vitimas de um ataque informático ou digital.

      1. Avatar de diogo
        diogo

        Desculpa lá Hélder, mas se o meu Ubuntu me pede password de root para fazer qualquer coisa que possa afectar o sistema, também me parece normal que seja mais complicado que aconteça algo parecido com isto. Não será imune, mas o facto de obrigar o utilizador a uma maior responsabilidade torna-o mais seguro concerteza.

  6. Avatar de pedro
    pedro

    Mas quantas mais vezes vão cair nestas coisas…

    Kit3 para ‘nunca’ ser hackeado mesmo sem anti-virus ou firewall:

    1. Nunca seguir ligações de email, ou seja, quero ir ao meu banco ou fazer coceguinhas a alguém, escrevo direto no browser o url da página. (habituem-se a limpar os dados privados do browser com regularidade e a não guardar no pc palavras-passe sejam elas encriptadas ou não – é para isso que inventaram o papel)

    2. Nunca acreditar em prémios a não ser da Santa Casa. 🙂

    3. Nunca introduzir dados pessoais sem ter seguido o item 1.

    Extra: 4. Se não instalarem cenas com cracks ou se não fizerem downloads duvidosos daquele jogo nunca apanham virus do tipo ‘cabra da peste’.

    Habituem-se ao ctr-alt-del e vejam o que lá corre para conhecerem o pc, se virem algo novo, escrevam no google e ele diz o que é.

    Agora deixo uma sugestão: activem no vosso gmail (se é o que têm) as verificação da palavra-passe em 2 passos, depois criem chaves únicas para acederem de locais ou dispositivos. O google manda sms com o código que devem introduzir, e é gratuito, se não funcionar eles podem ligar para o tlm grátis e ouvem o código. -> torna-se perto de impossível alguém entrar no vosso email, mesmo que a passe seja gato amarelo.

    Fiquem bem!

    1. Avatar de Fábio Reis
      Fábio Reis

      Amigo, o teu conselho é bom mas não está completo.
      Eu por exemplo pensava da mesma forma que tu e achei que nunca tivesse virus, embora o desempenho do meu Windows fosse constantemente ficando mais lento. Acontece que, embora eu siga sempre tudo o que disseste no teu conselho, as janelas pop-up que nem sempre dá para evitar mesmo sem downloads, depende mesmo de muita coisa, após surgir uma dessas a minha Firewall (que após tanta vez formatar o PC, finalmente instalei uma decente) mostrou-me que estava um ficheiro a tentar modificar um arquivo no System32 se não me engano.

      Ideal mesmo é ter sempre um bom anti-virus e uma boa firewall, uso Avast e Comodo Firewall pois são gratuitos e em relação a segurança não gosto de programas crackeados. Isto sim é o melhor conselho que se pode dar.

      Cumprimentos

    2. Avatar de Paraoh
      Paraoh

      Lol, isso não é nada assim. Mesmo que escreves o url directo, a página pode estar infectada com malware e pufff fez-se chocapic =)

      Existem muito mais cenários onde podes apanhar vírus, mesmo seguindo a tua receita…

      Não metes um antivírus e uma firewall que a malta do malware agradece.

    3. Avatar de Cigano
      Cigano

      Já vi um pc infectado que, ao aceder ao site do banco popular (bancopopular.pt), pedia para introduzir todos os numeros do cartão matriz. E na barra de endereço estava mesmo http://www.bancopopular.pt, introduzido manualmente. Discordo com a dica: “Nunca acreditar em prémios a não ser da Santa Casa.” Deveria ser: Nunca acreditar em prémios, ponto final. E acrescentava outra: Utilizar vários níveis de passwords. 80% das pessoas usa só uma password para tudo. A password que usam para o mail pessoal ou para o banco, é a mesma com que se registam em fóruns, sites de torrents, porno etc etc. Depois admiram-se de ficar sem a conta do msn ou do facebook… dizem que foram “hackeados” lollll

  7. Avatar de @carlosaaranha
    @carlosaaranha

    Brag

  8. Avatar de B80
    B80

    Todos estamos sujeitos a um dia cairmos no conto do vigário e nalguma burla se for bem contada ou se estivermos distraidos, mas basta ler o texto dessa mensagem pra ver que não foi escrito certamente por portugueses, e muito menos pala PSP (se bem que com a epidemia das novas oportunidades juntamente com o novo acordo ortografico, eu não já não digo nada):P

    “Para remover o bloco do computador…” mas agora eu tenho de pagar para me tirarem o computador de casa?:P Será que a EMEL vai começar a ir a casa das pessoas e rebocar os PC’s. 😛

  9. Avatar de Pedro Teixeira
    Pedro Teixeira

    Boa tarde, amigos

    O meu primo também apanhou esta pequena surpresa mas em outro país neste caso holanda mas no caso o resgate era bem mais generoso 50 euros.

    Um simples restauro funciona na perfeição, pelo menos com ele funcionou.

    Continuação do excelente trabalho e parabéns à equipa do pplware.

  10. Avatar de Fábio
    Fábio

    Basta ler a primeira frase para se perceber que é burla. Normalmente, os textos vêm com erros ou então em PT-BR. Fácil…

  11. Avatar de Marisa Correia
    Marisa Correia

    A mim não me aconteceu, felizmente. Tenho sempre a atenção a esses links suspeitos. Todos os links que acho suspeito simplesmente não clico.

    Entretanto partilhei esta vossa noticia no meu mural do facebook para que as pessoas possam ler e ter mais atenção.

  12. Avatar de Canelas
    Canelas

    Atenção ao facebook: spam a dizer que podem ganhar através um simples link está a ganhar força.

  13. Avatar de José Maçã
    José Maçã

    Se usassem produtos da Apple isto não acontecia, a Apple é toda anti-vírus! 🙂

    1. Avatar de Fábio André Antunes
      Fábio André Antunes

      Aposto que com esse apelido nunca tiveste de tomar uma vacina.

    2. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Outro com a mania…

      1. Avatar de tmactx
        tmactx

        vesse que esté @josé Maça é super fam da apple. ele pelo nome denuciou-se; Maça…
        Já agora @José Maça . se a Apple é toda anti virus porque é que as pessoas querem o “cimbia” (não é só para personalizarem o ios…)

    3. Avatar de Gonçalves
      Gonçalves

      Já cá faltava… -.-‘

    4. Avatar de Ruaben
      Ruaben

      se dizes-ses isso do linux ainda acreditava mas agora apple -.-
      li aqui no forum um post a dizer que a cada 2minutos é criado 500virus para ios(uma cena assim). pode até ser menos que o windows, mas é virose a mesma. e linux tambem não sai a regra mas é mais pequena a probabilidade de ternos virus ou terem mais eficacia que o win ou apple
      nota: ñ sou linux fan, nem algo que pareça, uso win e linux

    5. Avatar de pedro
      pedro

      deixa lá a apple… 80% é PC 🙂

      1. Avatar de Hugo Martins
        Hugo Martins

        o apple pode ser PC mas corre em cima de BSD (linux) não corre em cima de uma versão de MS DOS que está mais cheia de buracos de segurança que uma rede de pesca à baleia.

        Podem sempre usar Ubuntu que é Free e muito melhor que qualquer windows

  14. Avatar de ze
    ze

    Gente Burra… como é que a psp ia buscar o mail das pessoas fds

  15. Avatar de Brito
    Brito

    Que se apanhe um malware desses a ver pormo, ainda vá que não vá. É preciso é escolher sites em condições… 🙂 🙂

    Agora preocupa-me as proporções que certas coisas estão a tomar no Facebook, por exemplo. É uma quantidade totalmente absurda de links que incitam quem navega a clicar… e obviamente que em grande parte das situações o titular da conta nem sabe desse problema, e quando der por ela, está a partilhar videos de cariz sexual para todos os amigos Facebokianos verem…

  16. Avatar de andre
    andre

    tambem ja apanhei isto, á coisa de 3-4 dias, estava muito bem a navegar, entro numa pagina que me abriu uns 2 pop-ups e pumbas! nem o gestor de tarefas deixava abrir, tive de sacar o malware bytes e la consegui… e mesmo assim deixou me rasto no pc, agora, em qualquer navegador, para visualizar uma imagem (ver imagem no butao direito do rato), tenho o fundo a cinza, ja nao consigo maximizar a janela arrastando para o topo do monitor, etc etc

    1. Avatar de Ruaben
      Ruaben

      uau o teu caso é serio mesmo, mas isso é só com um brower ou todos eles?

      1. Avatar de andre
        andre

        Aconteçe com todos os browser’s, enfim grande treta. Andar com o controlo de contas de utilizador desligado da nisto =/

        1. Avatar de Ruaben
          Ruaben

          tenta fazer um restauro do sistema

  17. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Agora sites dessa natureza estão proibidos.

    Miúdas sem problemas só mesmo aqui no pplware às sextas-feiras!

    🙂

    Bem hajam!

  18. Avatar de jose carlos
    jose carlos

    Viva a todos. também venho aqui “chorar” em nome próprio. Aconteceu-me na semana passada. Estava no work. Reiniciei n vezes e sempre o mesmo. Bloqueou tudo.
    A solução foi entrar em modo segurança, e fazer o restauro. Já tinha ouvido falar nas nunca comigo. First time. Óptima semana a todos.

  19. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    Eu estou farto de ensinar pequenos truques onde trabalho para evitar estas situações… mas há sempre alguém que cai!
    Depois vem a correr que tem um virus e que foram invadidos… lol
    É o dia-a-dia… 🙂

  20. Avatar de diogo
    diogo

    eu também costumo ter muito cuidado, mas aconteceu-me.

  21. Avatar de Serva
    Serva

    Caro @pikus ,

    Não conheço essa distribuição fiz o download e não passei do Live CD , estava tudo em Chinês , erro meu que não alterei o Idioma no inicio , de qualquer das formas essa distribuição é baseada no Ubuntu e deverá ter certamente um software center , fazes a busca por ATI e deverá surgir uma sugestão de drives para a ATI , se queres de facto uma Distro para iniciares-te no Linux aconselho-te a Ultimate Edition 3.2 , vem com todas as drives compiz a funcionar em pleno com efeitos gráficos fantásticos e uma serie de temas personalizados pelo Staff desta Distro , se quiseres experimentar fica aqui o Link :

    http://ultimateedition.info/

    Os codecs proprietários já vêm instalados , esta Distro e baseada em Ubuntu 11,10 .

    Cumprimentos

    Serva

  22. Avatar de YaBa
    YaBa

    Basta bloquear o IP onde está alojada a página.
    De notar que não é exclusivamente tuga, se entrarem com um proxy de outro país, ele altera os textos e modos de pagamento para o país em questão.
    Resumindo… fácil de bloquear a nível do ISP (é um ip fixo, nem sequer tem domain), mas eles nem querem saber disso 😀 😀 😀 😀
    desabafo mode: ON
    estão mais interessados em cobrar chamadas para REPORTAR avarias da linha DELES.
    E estão mais empenhados em cancelar, sem explicação, os pedidos de suporte feitos online na área de clientes.
    desabado mode: OFF
    (Falo do serviço SAPO residencial)

  23. Avatar de aiSeTe_Pego
    aiSeTe_Pego

    Um BOM anti-vírus não deixa sequer ver nenhum pop-up desse tipo ou semelhantes que por ai andam. Não querendo fazer pub, o eset nunca me desiludiu 🙂

    1. Avatar de Rui S.
      Rui S.

      Não há bons nem maus antívirus. A primeira prevenção vem do nosso próprio senso comum.
      Se tivermos o mínimo cuidado a analisar certas coisas que vemos (emails, sites, etc.) de certo que vamos ter logo à partida muito menos problemas.
      Depois também vem a parte de saber enviar emails. Muita gente esquece-se de eliminar a lista de contactos dos seus amigos.

      Estas são as principais regras para uma navegação segura na Internet. É claro que há outras, umas mais complexas que outras. Mas esse já é um princípio como forma de prevenção.

  24. Avatar de Ivo Carvalho
    Ivo Carvalho

    Aconteceu-me isso quando estava a ver 1 jogo de futebol no computador (quem não tem sporttv :P).

    Foi engraçado até, nem com reboots lá ia, task manager desactivado mas lá deu para abrir o control panel, criar 1 ativar a conta de administrador e limpar o ficheiro em questão, depois dar uma limpeza ao pc e lá ficou.. mas sim, foi muito engraçado 🙂

  25. Avatar de RequestPolicy
    RequestPolicy

    Para quem usa firefox: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/requestpolicy

    “Be in control of which cross-site requests are allowed. Improve the privacy of your browsing by not letting other sites know your browsing habits. Secure yourself from Cross-Site Request Forgery (CSRF) and other attacks.”

    Reduzem praticamente a ZERO a possibilidade de serem vitimas deste tipo de ataques.

    Negativo: alguns sites perdem alguma funcionalidade até que se autorize o acesso a dominios externos.

    Positivo: A NET VOA! (como já à alguns anos não voava)

  26. Avatar de Greentuga
    Greentuga

    Pessoal, para todos os que acontecer isto sugiro que iniciem o pc em modo de segurança e removam todos os programas do arranque!

    De seguida entram novamente em estado normal (O pc ja nao vai estar bloqueado)

    Instalam o Malwarebytes e fazem uma pesquisa. Se assim nao encontrarem nada, abrem a pasta C:/Windows/ e fazem uma procura de virus na pasta System32.

    Vao ver que vai se encontrado virus. Removam tudo o que o antivirus acusar.

    E como ja foi referido, evitem visitar sites de conteudo pornografico ou algo do genero.~

    Alguma duvida estou cá para esclarecer.

    1. Avatar de litos
      litos

      na pasta system32 procuro o quê?
      as pessoas não sabem o nome do virus!!

      1. Avatar de Greentuga
        Greentuga

        Poes o antivírus a fazer uma procura lá!

        O antivírus encontra o ficheiro que está a provocar isso no arranque -.-‘

    2. Avatar de santi
      santi

      mesmo removendo os programas do arranque volta a aparecer-me o virus quando inicio em modo normal, logo nao consigo instalar o malaware bytes

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Agradecia se me pudesse ajudar. Tenho um portatil HP, de 2010, ha um dia atrás fui a uns sites de encontros, amizades, etc…, surgiram algumas janelas, umas atras de outras, entre as quais, uma delas levou me à penografia. Tentei de imediato a fechar as mesmas, mas como não estava a utilizar o rato,não fui a tempo. De imediato, apareceu -me uma janela, com um comunicado do governo de Portugal, a referir da violação da Lei e pedofilia, que pelos vistos, era uma janela, desse tipo, digo eu, e a comunicar que terei que efetuar um pagamento com voucher UKASH no valor de 100 euros, caso não pague em três dias, o computador será confiscado e terei sanções em tribunal distrital. A respetiva janela, bloqueia o portatil, logo na fase de arranque, ou seja, quando se inicia o computador, permitindo apenas de vêr por alguns segundos o ambiente de trabalho, mas depois aparece a tal janela a solicitar o dinheiro. Como a minha experiência em informática é quase nula, como posso eu resolver esta situação, visto de se tratar de um virus, porque o estado português não bloqueia nada, a não ser com um mandato de um tribunal. Agradeço todo o apoio possivel, de modo a eliminar o respetivo virus.

      1. Avatar de aborrecido

        Outra vez? Já se disseram em cima mais de 10 maneiras, faz essas…

        E alem disso o governo/policia NUNCA te pode bloquear o computador. Não têm meios nem permissao para tal, o teu sistema operativo é posse de quem o criou e não do governo. Nem tu nem a policia podem modificar a maneira como ele funciona, caso o façam e o sistema operativo esteja patenteado então aí estarão a incorrer num crime que, se provado, será punido por lei. Com isto quero dizer, ninguem, a não ser um hacker ilegalmente, te pode bloquear o computador.

    4. Avatar de Leninha
      Leninha

      ola , estava em casa quando o meu primo ficou muito aflito durante muiito mas muito tempo , depois de muita fala consegui o fazer falar , e ele contou o que andava a fazer.. eu compreendi (mais ou menos , porque agora tambem nao sei o que fazer… o site de pagar nao é bem como na fotografia , ´vermelho mas o contiudo fala em violaçoes de lei e tudo e uma quantia de 250 euros . isto é mesmo verdade ?

  27. Avatar de nmj
    nmj

    tive esse problema 3 meses atras, no meu caso foi duma popup e o AVG mais uma vez falhou ao eliminar…

    1. Avatar de ada
      ada

      o meu eScan nem o deixou entrar… creio que seria o mesmo, ou algo parecido pelo menos…

  28. Avatar de reca
    reca

    O que é que a estupidez tem a haver com insegurança em Windows?

    Linux/Unix seguro? Pois, é por isso que há relativamente pouco tempo “script kiddies” (lei-se: não são piratas informáticos) invadiram o servidor onde o núcleo do Linux está alojado.

    Tenho dúvidas que esse(s) servidor(es) corram o Windows. Tenho as minhas sérias dúvidas. Imaginem se tivessem sido de facto verdadeiros piratas informáticos. Enfim. E, digo isto como utilizador do Linux. Ganhem juízo.

    Se não ocorrem ataques a utilizadores caseiros, deve-se simplesmente ao facto de o Linux praticamente não ter mercado neste grupo.

    Empresas, etc? Se houver motivo e recursos, e como tal tratar-se de um ataque direcionado, qualquer sistema operativo vai abaixo. Linux incluido.

    1. Avatar de Paulo P.
      Paulo P.

      Onde obtiveste essa informação de que foram,”“script kiddies” a invadir os servidores do kernel?? gostava muito de ter mais info sobre o que estás a escrever…ou será que só escreves por que sim…

  29. Avatar de Kulamix
    Kulamix

    Tive esse problema em mãos num pc duma pessoa que resolvi em parte pelo teamviewer e umas chamadas pelo meio.

    -Entrar em Safe mode com acesso a rede
    -fazer download do malwarebytes
    -Correr a revisao completa do malwarebytes( ele encontra 2 ficheiros)
    -depois de concluida a limpeza reiniciar o pc e em principio estara tudo bem

    neste caso o Anti-virus que falhou foi o bit-defender. que nao detetou nada..em safe mode.

  30. Avatar de reca
    reca

    Pessoal, aprendam de uma vez por todas a implementar políticas de segurança de jeito.

    Uma boa política de segurança:

    1. Não usar sistema operativo pirateado;
    2. Tendo 1. em conta, então terão atualizações automáticas, sem terem de se preocupar com atualizações que “matem o bixo”;
    3. Usem contas de utilizador padrão – Ao fazerem isto, a maior parte do malware existente para Windows não vai ter permissões suficientes para operar de forma eficiente;
    4. Usem uma firewall com controlo de tráfego de saída – O Windows Vista e Windows 7 têm este tipo de controlo;
    5. Usem os vossos navegadores e clientes de correio eletrónico com menos direitos que a vossa conta de utilizador padrão;
    6. Ao efetuarem o passo 5., 99% das ameaças estão anuladas;
    7. Bloquear a execução de novos processos introduzidos no sistema;
    8. Atualizem as vossas aplicações regularmente;
    9. Façam uso do programa da Microsoft, o EMET, e adicionem proteções ao navegador, program de correio eletrónico, leitor de multimédia, leitor de ficheiros PDF, e outros programas que possam interagir com a Internet.
    10. Coloquem ficheiros importantes em pastas encriptadas;
    11. Façam cópias de segurança regularmente do disco rígido;
    12. Ao transferirem algum programa, analisem sempre com o Virus Total, por exemplo. O mesmo para ficheiros em anexo, a não ser que seja ficheiros confidenciais;
    13. Abram ficheiros transferidos e ficheiros em anexo num ambiente isolado – por exemplo, o programa Sandboxie;
    14. Usem um programa antivírus gratuito – o Microsoft Security Essentials é mais do que suficiente.

    Ufa… Espero não me ter esquecido de nada. E isto, é para não ir mais longe na segurança que podem obter usando apenas mecanismos do próprio Windows. Enfim… um mundo de aventuras!

    Pois, afinal também uso o Windows… 🙂

    1. Avatar de pedro
      pedro

      🙂 Não te esqueças do que ias a dizer… mas não achas que para alguém se queixar a dizer que caiu nessa da burla é porque não tem conhecimentos para fazer esses ‘mods’ ao SO? :S

      E já agora porque essa do afinal também uso windows? Eu uso linux e windows há décadas e não há comparação possível, o windows é melhor para mim.

      1. Avatar de reca
        reca

        lol

        Pois, é precisamente isso. Não há comparação. O Windows é melhor em tudo! Compatibilidade de hardware, jogos, etc. E, se o utilizador souber, tão ou mais seguro que o próprio Linux/Unix.

        Infelizmente, 99% dos utilizadores do sistema Windows não sabem disto, e muito menos efetuar tais modificações.

        O mesmo aconteceria em Linux. Se daqui a uma semana 99% dos utilizadores Windows que têm este sistema constantemente infectado, passarem a usar o Linux ou Mac OS X, ou outro, então os criminosos cibernéticos passarão a focar as suas atenções para esse(s) sistemas operativos.

        E, por defeito, o Windows passaria a ser o mais seguro. Há coisas fantásticas, não há? 😉

        1. Avatar de pedro
          pedro

          Concordo com tudo o que disseste. Há pessoal que vai para Linux porque ‘pensa’ que é gratuito… nem tudo o que parece é! Ganham-se milhões com o trabalho dos próprios users. Perguntem à Canonical. Além disso e depois que o Linux evoluiu, cada vez ficou pior. Se compararmos os servers linux vemos que também são de topo, talvez os melhores e porquê? Porque não estão atulhados de implementações que tentam imitar os SO’s pagos.

    2. Avatar de joao
      joao

      E ja agora nao se esquecam. Ponham um preservativo no vosso Pc.

  31. Avatar de Miguel Ferreira

    Admiro haver pessoal que acredita neste tipo de m* e que realmente paga lol

  32. Avatar de J.C.
    J.C.

    Boas!
    Mas afinal alguém explica,p.f., o que fez ou a fazer para voltar a ter o PC funcional, relativamente ao eliminar o aviso que está no 1º post?
    Obrigado a todos!.
    J.C.

  33. Avatar de Gonçalo Moreira
    Gonçalo Moreira

    Boas, eu não percebo muito de computadores (sei só o básico) e apareceu-me esta “coisa” no computador, alguém tem sugestões ou dicas?

    1. Avatar de Ana
      Ana

      A minha mais sincera sugestão é manteres-te afastado de sites pornográficos.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Cuidado Ana, não é só a ver porno que isto aparece. A mim apareceu-me a tentar ver o jornal na sic online. Bastou-me ir ao Terminal e escrever xkill. Obrigado Linux

  34. Avatar de Manuel Gonçalves
    Manuel Gonçalves

    Boas, depois de tantos comentários fiquei sem saber como resolver o problema.
    Muito Obrigado

  35. Avatar de J.C.
    J.C.

    Bem pode-se resolver assim:

    ligas o pc carregas em f8 entras em modo de segurança, vais ao restauro do sistema, escolhes o ultimo antes da ocorrencia e está feito.

    Cumprs,
    J.C.

    1. Avatar de Paulo R
      Paulo R

      Viva..

      Pois eu tentei entrar no modo de segurança e não arranca a mesma, vai para o vírus novamente, alguma solução mais simples se ser a formatação?…

  36. Avatar de pintas
    pintas

    pessoal ja me aconteceu isto a verios pcs ca em casa e o que devem fazer e formatar o pc pk nao a jeito de o computador ficar normal pk eles bloqueiam o pc nem no ambiente de trablho da para aceder

    1. Avatar de Pedro Pinto

      O pessoal tem resolvido isso com o restauro de sistema de Windows, entrando em modo de segurança

    2. Avatar de J.C.
      J.C.

      Porque não segue o que escrevi no comentário como solução e teima em sugerir a formatação do PC.
      O que escrevi foi o que foi feito e resultou, sem grandes dificuldades! Não sei o porquê de complicar!!!

  37. Avatar de zeca
    zeca

    Boa noite! Ontem fui tb apanhado nesta burla. O meu pc bloqueou, depois vários resets e liga/desliga do wirless lá consigo trabalhar no pc, noto que o virus me alterou a cor padrão do windows 7, nomeadamente, a barra azul do iniciar que passou a ter tons cinza. Gostava de saber como tirar isto sem apagar a informação que tenho no pc, e gostava tb de saber se isto afectou outros ficheiros que tenha no pc. Porque se tiver que mandar formatar eu preciso de tirar ficheiros mas tenho receio que estejam infectados. O meu antivirus, o avira, não detecta o virus. Sou leigo nisto, não sei entrar em modo safe e descobrir o tal malware, alguem me pode ajudar?
    Obrigado

  38. Avatar de Gonçalo Rodrigues
    Gonçalo Rodrigues

    Boas,

    Este virus infectou-me ontem, mas consegui removê-lo facilmente.

    Só têem de entrar no PC em Modo de Segurança, ir á Pasta Arranque, procurar um ficheiro estranho e adicionado recentemente, ver a localização e elimina-lo, e depois eliminar o atalho.

    Atenção que isto tem de ser feito em modo de segurança. Em modo normal, simplesmente não me deixavam mexer na pasta Arranque.

  39. Avatar de Bruno C
    Bruno C

    Boa tarde.
    A solução para este vírus não é muito complicada.
    Existem 3 hipóteses que podem facilmente anular esta situação
    Primeira hipótese

    1º: Reiniciar o PC carregar em F8 e entrar em modo de segurança.
    2º: Na linha de comandos escrever “msconfig” (sem aspas) e no separador “startup” ou “arranque” em português procurar pelo item estranho (há várias hipoteses para o mesmo por ex: ch8I0.exe) ver a localização do ficheiro e eliminá-lo
    3º: Reiniciar o computador -> problema resolvido

    Segunda hipótese
    1º: Reiniciar o PC carregar em F8 e entrar em modo de segurança.
    2º: botão do lado direito do rato em cima de “My computer” separador “system restore” e fazer o restauro do sistema
    3º: Aguardar até o restauro terminar. -> problema resolvido.

    Terceira hipótese:
    1º: Aceder ao Painel de Controlo, contas de utilizadores criar uma conta nova de administrador.
    2º: Entrar com a nova conta e fazer o download do Combofix ou do MalwareBytes correr esse programa
    3º: reiniciar e entrar com a sua conta antiga -> problema resolvido.

    Axo estranho é haver malta que se diz ser profissional de informática e em vez de dar soluções aos leitores pôem-se é com rodriguinhos sobre sistemas operativos.

    Deixo uma sugestao pessoal: sejam práticos.
    Espero ter ajudado
    Cumprimentos

    1. Avatar de Ruthless
      Ruthless

      Ora nem mais, basta um pouco de “bom senso” e não sejam “click and go”, e vão ver que terão menos problemas desse tipo.

    2. Avatar de Daniela
      Daniela

      Muitíssimo obrigada Bruno C!
      Tens toda a razão!

    3. Avatar de Catarina Pinto
      Catarina Pinto

      Foi a melhor resposta, sem dúvida! Já estava para ir à PC Clinique com o meu, mas com o que li penso que vou resolver o problema.Muito obrigada. Já agora, o site da PSP avisa sobre este virus e também explica como removê-lo (=à sua 1ª hipótese).
      Best regards…

    4. Avatar de Paulo R
      Paulo R

      o problema é que eu nem no modo de segurança eu consigo entrar, volta sempre ao quadro do vírus…

    5. Avatar de Pedro Dias
      Pedro Dias

      Bruno,

      Primeira opção: Não tenho direitos de administrador porque o pc é da empresa

      Segunda opção : Não tenho ponto de restauro

      3ºa opção : Também não posso por não ter direitos de administrador

      Existe outra possiblidade para resolver o problema??

    6. Avatar de Rui
      Rui

      Pois mas o meu PC abre em segurança mas qd chega ao ambiente de trabalho surge o dito virus e não deixa usar nada do que aqui diz nas 3 hipoteses

    7. Avatar de hedy
      hedy

      boas bruno fiz isso q disseste entrei em mode de segurança escrevi msconfig fui ao arranque mas n consigo detectar o viruz q posso fazer?

    8. Avatar de Leninha
      Leninha

      ola , estava em casa quando o meu primo ficou muito aflito durante muiito mas muito tempo , depois de muita fala consegui o fazer falar , e ele contou o que andava a fazer.. eu compreendi (mais ou menos , porque agora tambem nao sei o que fazer… o site de pagar nao é bem como na fotografia , ´vermelho mas o contiudo fala em violaçoes de lei e tudo e uma quantia de 250 euros . isto é mesmo verdade ?

  40. Avatar de Manuel Serol

    Basta entrar em modo de segurança e usar os pontos de restauro para repor a ultima configuração disponível que fica resolvido.

  41. Avatar de Daniela
    Daniela

    Ola pessoal!
    O meu outro computador, acabou de apanhar este virus, mesmo agora! O gajo é lixado!
    Bem apareceu-me do nada, a mensagem, quando estava a procura de legendas para o filme a praia!! Nao abri nenhum e-mail nem sequer visitei nenhum site “estranho”.
    Pensei mesmo que a mensagem fosse da psp, este site ajudou me imenso obrigada.
    Como possível solução, estou a entrar em modo de segurança no pc, e atraves do ccleaner apagar o caminho, vamos la ver se resulta!
    Tenham cuidado!
    JSe conseguir ja vos mando o nome do programa que devem apagar!

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Isso nao adianta! ele muda o nome e até mesmo o registo!

      Eu removo diariamente esse virus de pcs visto que o meu trabalho me obriga a lidar com essas situações!

      A solução mais eficiente é mesmo formatar o pc! Porque com o CCleaner limpas 1 ficheiro, mas ha registos do virus que voltam a criar 1 novo!

  42. Avatar de Luis
    Luis

    Boa noite,
    Também me aconteceu hoje quando andava à “procura” dumas musicas.
    Mas quando tento entrar em Modo de Segurança, o PC reinicia e aparece-me outra vez o ecrã para escolher Modo de Segurança ou Inicio Normal.
    Se escolher “ultima configuração correcta” resolve?

    1. Avatar de Osvaldo
      Osvaldo

      Num pc consegui resolver entrando desse modo e depois apagando o ficheiro do “Startup/Arranque” e do System32.
      Mas hoje noutro pc, entrando desse modo, não me permitiu apagar nenhum dos ficheiros. Tive de entrar em Safe Mode.

  43. Avatar de to viana
    to viana

    pessoal mas a mim apareceu ima imagem identica mas nao igual.
    sera que é o mesmo?

    Ajudem-me!!!!!

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Entrei no ytconv para ripar uma música de um video do YouTube, coisa que já tinha feita antes sem chatices, e SURPRESA! Um popup com uma nova versão do virus da PSP. O ESET ainda assinalou um site perigoso mas não evitou que ficasse com o PC bloqueado. Esta nova versão do vírus é lixada, pois corre mesmo em Modo de Segurança Normal ou Modo de Segurança c/ Rede. Só consegui entrar em Modo de Segurança – Linha de Comando. A partir daí corri o msconfig e fiz o restauro do sistema para 2 dias atrás, pois apagar as entradas do vírus nas chaves Run e Startup não é suficiente: continuava a aparecer!

  44. Avatar de Pedro
    Pedro

    Apanhei este virus mas não encontro nada para apagar na pasta arranque…

    1. Avatar de Osvaldo
      Osvaldo

      Sugiro que corra ferramentas de antivirus especificas.
      Já anteriormente consegui limpar esse virus dum portátil utilizando essas ferramentas (Panda, Eset, Sophos, AVG, etc)
      Faça uma pesquisa na net por Rootkit (assumindo que consiga a ceder à net através de outro pc).
      Eu julgo que resolvi o problema na altura com o Kaspersky TDSSKiller.

  45. Avatar de Márcia
    Márcia

    Tenho este vírus mas não consigo encontrar-lo no arranque. Já vi no arranque mas a pasta apresenta-se como vazia. Alguém pode me ajudar com isto

    1. Avatar de Osvaldo
      Osvaldo

      Sugiro que corra ferramentas de antivirus especificas.
      Já anteriormente consegui limpar esse virus dum portátil utilizando essas ferramentas (Panda, Eset, Sophos, AVG, etc)
      Faça uma pesquisa na net por Rootkit (assumindo que consiga a ceder à net através de outro pc).
      Eu julgo que resolvi o problema na altura com o Kaspersky TDSSKiller.

  46. Avatar de Ana
    Ana

    Ola a todos! Ontem aconteceu-me exatamente isto quando andava a navegar! de repente salta a pagina da “PSP”!! fiquei completamente aflita… só consegui ler duas ou tres palavras da pagina… o que é que me deu para fazer?? desliguei logo o cabo do computador sim porque tb reparei que assim que salta a dita pagina até a camara do computador se liga! depois voltei a ligar o computador normalmente sem ser em modo segurança porque nao percebo nada disso, liguei a net e estava a dar tudo normal, nao estava nada bloqueado! andei a pesquisar sobre isto e encontrei este site!! muito bom!! depois de ler os posts fui á pasta do arranque e só la encontro penso eu um programa que pertence á marca do computador. mas há outra coisa que estou a estranhar é que me apareceu um icone no ambiente de trabalho que nao existia e só lá está desde ontem e fui ver a localizaçao dele e ele está na pasta do system 32! nome dele “ctfmon”! nao sei o que faça! apago?? obrigada

    1. Avatar de Osvaldo
      Osvaldo

      Um colega que me reportou esse virus, trouxe-me o portátil dele para resolver o problema.
      Apaguei o ctfmon da pasta “Arraque” e da pasta “System32” (win XP) e ficou a funcio. Reiniciei o pc e nem sinal do virus.

      Nota: este virus não aparece sp com o mm nome no “Arranque”. ctfmon tb é um ficheiro de sistema (mas não parece ser critico). julgo que o virus se sobrepôs ao verdadeiro ficheiro do sistema.

  47. Avatar de Joao
    Joao

    Nao foi so com a psp que aconteceu isso, aconteceu o mesmo aqui em franca, a mesma pagina, mas com o simbolo da policia francesa, nao e so em Portugal que acontecem essas coisas x) Mas consegui dar a volta e ja esta tudo bem. Se acontecer a alguem aconselho que facam um restauro, ou seja, voltem 1 semana antes disso ter acontecido, foi o que eu fiz e resultou .

  48. Avatar de Bruno C
    Bruno C

    Pesssoas, ontem á noite apareceu-me uma nova versão desse virus que até aparece a nossa imagem da webcamera e diz que temos de pagar 100E por pirataria. Aparetemente os burros que criaram o virus finalmente repararam que as pessoas pensam. ” Sou pedofilo mas se pagar 100 euros está tudo bem” por amor de deus, sendo assim andavam todos á solta. O que fiz quando apareceu o virus e não dava para aceder ao ambiente de trablaho cliquei Ctrl+Alt+Del e depois em terminar sessão e de seguida cancelar. Depois abriu na area de trabalho, neste momento escrevo com o virus ainda no pc, mas consigo aceder á area de trabalho, estou a utilizar o malwarebytes mas acho que não é tão fiável vamos ver se resulta.

  49. Avatar de Claudia A
    Claudia A

    Boas, a mim tb me aconteceu o mesmo, tava a surfar e de repente, bum, apanhei a versão que até liga a camara do PC. A primeira coisa que fiz foi desligar td. Mas depois acedi a net atraves do ipod e vi que era virus.
    Voltei a ligar o pc e passado uns segundos apareceu o virus, tapei a camara e li com calma e lá reparei que tens vários erros ortograficos (policia de segurança publica portuguese!) Quase virei o pc ao contrario para tirar o virus, entrei em safe mode, corri o malwarebytes (que n detectou o virus), n sei como lá consegui apagar o ficheiro ctfmon que aparecia na pasta Arranque.
    Mas queria ter a certeza que fiquei livre (n percebo nada de informatica confesso), porque para além de bloquear o pc ainda não consegui perceber se tem mais consequencias. Tenho receio de ligar o ipod e as memorias externas com medo que apanhe virus. Aconselham a correr qual anti virus? Obrigada

  50. Avatar de margarida semedo
    margarida semedo

    Como faço para fazer com que isto desapareça. é que eu não utilizei o computador e quando liguei-o estava com essa página e não tenho como sair , apenas quando eu desligo a net e reinicio o pc é que a página desaparece

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Faz um restauro ao sistema

  51. Avatar de TGS
    TGS

    o que devo fazer preciso de ajuda

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      inicias em modo de segurança e apagas a pasta TEMP do teu utilizador

      Ex:.
      USER/APPDATA/LOCAL/TEMP

      Depois convem usar O hijackthis para Remover do arranque!

  52. Avatar de l.m

    pios tava a ver que tinha que levar o meu pc,ao posto da gnr,palhacos ja nao se pode ver umas gatas,bloquearam o meu pc,portatil,nao perdi mais nada, formatei o logo,olha, me estes 100 euros???

  53. Avatar de Tania
    Tania

    ola eu tbm estou a ser vitima alguem me me ajude porfavor

  54. Avatar de vitor neves

    DEPOIS DE TANTA CONVERSA E ALGUNS “ESPECIALISTAS”
    QUE LIMPAM ISTO TODOS OS DIAS… FICO A SABER QUE
    A SOLUÇÃO PASSA PELO MODO DE SEGURANÇA E RESTAURO.

    PODE RESOLVER, MAS NEM SEMPRE… ESTA TRETA É DAS MAIS
    BEM FEITAS PARA APANHAR GUITA AOS MAIS INCAUTOS E
    “CURIOSOS” DA WEB. AFINAL ISTO NÃO SERÁ UM VÍRUS, DAÍ
    A MAIOR PARTE DOS AFECTADOS ESTRANHAR QUE O ANTIVIRUS
    NÃO TENHA ALERTADO AO VEREM O VIDEOZINHO OU AO CLICAR
    NO LINK DA ULTIMA FOFOCA DA FLORIBELA…

    RAMSONWARE É O TERMO MAIS CORRECTO PARA ESTE PROCESSO QUE
    TOMA CONTA DO AMBIENTE DA SHELL DO WINDOWS E BLOQUEIA
    A MÁQUINA DE UMA FORMA SIMPLES MAS EFICIENTE, UM POUCO
    POR TODO O MUNDO.

    A SOLUÇÃO MAIS EFICAZ CHAMA-SE POLIFIX E PODEM DESCARREGAR DO MEU BLOG: seistemas@blogspot.com

    p.s. tenham bom-senso na web e não acreditem em tudo

    1. Avatar de vitor neves

      desculpem o link

      queria dizer: seistemas.blogspot.com

      cumprimentos a todos/as

  55. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Preciso de ajuda , eu recebi essa pagina na minha conta de utilizador. Eu reiniciava o pc e continuava a aparecer , eliminei essa conta e nunca mais apareceu. Isso quer dizer que já n há risco para mim!? Tou mto preocupado…

  56. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Mas a pagina que recebi n era totalmente igual á de cima!!!

  57. Avatar de pedro
    pedro

    Preciso de ajuda ,eu recebi essa pagina na minha conta de utilizador. Eu reiniciava o pc e continuava a aparecer ,como é que eu consigo eleminala?gostaria que me dessem uma ajuda obrigado

  58. Avatar de César
    César

    Este virus ou lá o que seja entrou diretamente no meu pc quando tentava sacar um filme não pornográfico.
    Não executei nada e não vejo pornografia, veio nas janelas da publicidade que a malta não gosta e aí ficou até o mandar retirar.
    Tenho o antivirus Panda que o deixou entrar.

  59. Avatar de marcelo
    marcelo

    tb fui infectado com essa treta mas o meu mal o ligo vai logo diretamente pa essa pagina e nao me deixa fazer mais nada….alguem me pode ajudar….dede ja o meu bm haja

    1. Avatar de João Matos
      João Matos

      Arranca com F8,vais arrancar em modo de segurança,E aí restauras o sistema para uma data mais antiga.

  60. Avatar de Carlos
    Carlos

    Virus informático que encabeça o logotipo da PSP, cuidado!!!!

    Para eliminar este virus deverá entrar em modo de segurança que para isso deverá reiniciar o computador e premindo sempre a tecla F8. Desta forma ao entrar em modo de segurança poderá com toda a liberdade procurar nos ficheiros temporários esses ficheiros infectados e deletá-los, depois restaurar o computador para uma data mais antiga. Deve a partir daqui ter mais cuidado com os sites que abre…xau!!

  61. Avatar de Ana
    Ana

    Dois conselhos: 1º Não visitem sites porno, nem nada do género. 2º Instalem uma extensão para o browser da Internet que bloqueia todo o tipo de publicidade.
    That’s it!

  62. Avatar de Paulo
    Paulo

    Boa tarde , hoje mesmo aconteceu-me o mesmo e fiquei preocupado porque estava numa pagina e depois abriu uma outra com conteúdos pornográficos, logo de seguida uma outra pagina foi aberta no qual dizia que o meu computador tinha sido bloqueado por acesso a conteúdos de pornografia infantil. Fiquei preocupado e estava mesmo para fazer o pagamento, no qual tinha digitar um código e carregar em pagar, até que me lembrei fazer o restauro do sistema e ai o “pc” voltou á normalidade…Mas sinceramente ainda estou preocupado pois deram-me 72 horas para a realização do pagamento. E agora alguém me pode dizer o que faço, será verdade ou é mais um vírus?

    1. Avatar de JAM
      JAM

      É um virus !!! Não pague nada.

  63. Avatar de Redolfo
    Redolfo

    Olá boa noite, já vi várias respostas e pedidos de ajuda e pelo que eu percebi o meu vírus é diferente ou seja cada vez que eu entro na Internet o vírus aparece

  64. Avatar de Redolfo
    Redolfo

    se alguém poder ajudar agradecia

  65. Avatar de Miguel ferreira
    Miguel ferreira

    Boas…ja me aconteceu 2 vezes em menos de um mês…e das duas vezes tive de levar o computador a formatar…ou seja a despesa final ja ta quase no valor da multa…km eu n sou expert na materia foi o preço k tive de pagar…

  66. Avatar de antonio jorge
    antonio jorge

    a mim aconteceu o mesmo com esse maldito viros , mas mesmo ir ao modo de segurança o viros apareçe la , como heide resolver este problema sem ter que o formatar?

    1. Avatar de Zézinho das taipas
      Zézinho das taipas

      Volta para o ultimo ponto de restauro….

  67. Avatar de Luis Campos
    Luis Campos

    Boas pessoal,

    Este problema é muito fácil de se resolver.
    Aconteceu-me ontem e resolvi no mesmo dia.
    O procedimento é o seguinte.

    1º Iniciar o Computador no MODO DE SEGURANÇA.
    2º Depois de iniciado o computador em MODO DE SEGURANÇA, ir a MSCONFIG, seleccionar INICIA (START UP) e desactivar a opção CTFMOM.
    3º Reiniciar computador em modo normal.

    E pronto problema resolvido.

    PS.: O malware ainda está instalado no computador, mas está desactivado logo completamente inofensivo, basta passar um antivirus e eliminá-lo.

    Cumps.,
    Luis Campos

    1. Avatar de José Lopes
      José Lopes

      Boa tarde.
      Aconteceu-me também apanhar o tal virus com uma imagem da PSP alegando que teria violado alguma lei e que por essa mesma razão o computador tinha sido bloqueado e so poderia ser desbloqueado apos o pagamento de uma multa de 100 euros!
      Já li aqui algums recomendações, inclusive a sua, e tentei iniciar o PC em modo de segurança. Mas sempre que entro no Windows (xp), mesmo nesse modo, aparece-me de imediato no monitor o maldita imagem e não consigo aceder a nada. Será que me pode ajudar, por favor?

      1. Avatar de Bruno C
        Bruno C

        Boa tarde.
        Desligue o computador da NET (retire-lhe o cabo de rede ou desactive a placa de rede wireless) e entre em modo de segurança.
        Se não funcionar tente adecer ao task manager e fazer shutdown mas cancelar a meio do processo, isso deve fazer com que consiga aceder à sua area de trabalho e faça os passos já indicados.
        Há outras soluções sem ser preciso formatar no entanto são algo mais complicadas para estar a explicar aqui.
        Se não conseguir diga qualquer coisa.
        Cumprimentos.

  68. Avatar de Jose
    Jose

    Boas, aconteceu-me isso á meia hora, posso dizer que no momento em que aconteceu estava num site pornografico, o que eu fiz ate agora foi desligar o pc e de seguida desligar o router da net, neste momento sem fazer mais nada eu consigo aceder ao ao desktop, estou a correr o avast e quanto acabar vou restaurar o sistema,(entrar em modo de segurança) para ver se encontro alguma ameaça, obrigado pela explicaçao presente neste site,

    Cump

  69. Avatar de Gonçalo Pontes
    Gonçalo Pontes

    Ja ouvi dizer que as pessoas que andam a ver sites para maiores de 18 estam mais vulneráveis a apanhar o virus.
    quem anda a chuva..

  70. Avatar de Miguel Cosa
    Miguel Cosa

    Isto ja é velhinho
    e ha varias formas de resolver

  71. Avatar de SOLUÇÃO
    SOLUÇÃO

    …comigo a unica solução foi reformatar o computador…nem o fulano do gabinete de informatica conseguiu…
    …Se é ou não é atraves de sites porno, acho k isso n interessa, mesmo pk se banirem esses sites, 90% do pessoal desiste de ter net em casa !!!!

  72. Avatar de Carlos Segurado

    A mim tambem já me tocou e só no mail do live.com.pt recebi entre Pj e PSP mais de 17, nos outros foram sempre mais que 3 nos clietes e amigos encontrei vários e diferentes alguns até a servir-se da camara do pc para mostrar que estava na frente do mesmo, o pior foi um Amigo meu, que quem descobrio foi a esposa ao abrir o PC e perguntou logo onde é que ele tinha andado (risos é claro).

  73. Avatar de Cabra Macho

    Eh Pá! Eu sou Português, mas moro no Brasil e por aqui os Brazucas ainda não se queixaram dos efeitos dessa coisa, nem de nada que seja parecido e eu posso vos dizer que isto por aqui é muito pior do que o pior que vocês pensam.
    Por causa dos exemplares que vão para aí “trabalhar-vos”, no entanto pelos comentários que aqui aparecem, começo a pensar que se calhar os gajos aqui têm razão quando dizem que os “Portugas” são burros.
    Ai! que saudades do meu Alentejo…
    “Atã compadre, qual será o problêma dê formatári a mánica”
    se antes disso se proceder ao salvamento dos ficheiros pessoais… e será que a malta aí nunca ouviu dizer nada sobre o Norton Internet Security, qualquer versão a partir de 2010 ?
    De qualquer forma está tudo ok, sempre podem despachar os PC’s, pelo comboio, aqui para o Brasil, porque eu tenho uma empresa de assistência técnica especializada em micro computadores e possuo uns programinhas e umas habilidadezinhas que vão resolver-lhes todos os vossos problemazinhos, por ser para a malta Lusa eu levo só 50 Reais (cerca de 30 euros) se mandarem nas primeiras 24 H, após o anúncio faço 10% de desconto.
    Obrigado pela vossa atenção e estimo as melhoras…

  74. Avatar de cristiana
    cristiana

    boa tarde
    aconteceu-me tal e qual a vos estou um pouco assustada pois nao sei o que fazer…
    formato o pc?
    ajudem pff
    beijinho

    1. Avatar de Carlos Segurado

      Inicia o PC em modo de segurança com rede e procura pelo programa “Malwarebytes Anti-Malware” que é free.
      Corre esse programa que costuma resolver.
      Também no arranque se fôr visto por uma ferramenta do advanced system care > gestão de arranque com atenção pode-se ver um item estranho a arrancar que até pode ser uma dll do windows.
      Tenho resolvido com o Malwarebytes sem problema.
      Se for nesseçario envia-me um mail que eu envio-te o programa.

      1. Avatar de José Lopes
        José Lopes

        Boa tarde.
        Aconteceu-me também apanhar o tal virus com uma imagem da PSP alegando que teria violado alguma lei e que por essa mesma razão o computador tinha sido bloqueado e so poderia ser desbloqueado apos o pagamento de uma multa de 100 euros!
        Já li aqui algums recomendações e tentei iniciar o PC em modo de segurança. Mas sempre que entro no Windows (xp), mesmo nesse modo, aparece-me de imediato no monitor o maldita imagem e não consigo aceder a nada. Alguém me pode ajudar, por favor?

  75. Avatar de Mais um
    Mais um

    Aconteceu-me tambem a mim, nesse tal virus vinha dizendo que o ecrã estava sendo capturado on(a verde), onde aparecia os dados do ip mais dominio, referenciado por uma tal policia cibernética.

  76. Avatar de ruben
    ruben

    ao ligar o pc o ambiente de trabalho fica branco e nao consigo fazer nada. sera que me podem ajudar.

  77. Avatar de ruben
    ruben

    mas ele arranca e tudo… so nao se ve nada… sera que e algum virus?

  78. Avatar de Jose Martins
    Jose Martins

    Jose Martins
    Hoje quando estava a verificar um site a ver um produto de electronica fui apanhado por esse virus, não fui na conversa de pagar a multa, porque afinal eu estava a visitar um site com toda a normalidade e achei estranho ficar com o PC bloqueado por algo que não fiz, não cometi nenhuma elegalidade e tentei me informar.

  79. Avatar de Jose Martins
    Jose Martins

    Jose Martins
    verifiquei um anterior comentario de Cabra Macho um Portugues no Brasil que diz ainda não haver nada disso por essas bandas, queria lhe dizer que o amigo está com sorte, porque node não estar nada elacionadocom o Pais ou o site, mas o certo é que eu estava a verificar um site Brasileiro quando fui apanhado por esse virus,claro que se apareecer algo parecido no Brasil, não será este comentario porque este está feito para os Portugueses no Pais, já que colocam o documento da PSP mas julgo que isso deve haver por todo o lado.

  80. Avatar de Rui
    Rui

    Boas. Algum utilizador de mac apanhou este vírus?

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Sim, sabe como faço para apagar??

  81. Avatar de David
    David

    Eu hoje apanhei com isso no meu Browser e claro ke não fui na conversa, mas realmente ainda estou inseguro na parte se é o meu pc ke está infectado ou era somente a pagina mas fui ver ao msconfig e não tinha nada de mal lá e eu sei +- como utilizar o mscofig e por enquanto já não aparece akela página no browser poderia alguém sabe se é virus?.

  82. Avatar de Pedro Pires
    Pedro Pires

    Apareceu-me hoje esse virus no firefox, como é que posso eliminar? Alguem me ajude por favor.

  83. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    Novo metodo remoção virus da PSP

    1-pen
    2-iso kasperskylab
    3-criar boot pen
    4-arrancar kasperskylab pela pen no arranque do pc
    5-verificar pc com kasperskylab
    6-Problema resolvido sem formatação

  84. Avatar de Asdrubal Ribeiro
    Asdrubal Ribeiro

    Hoje à tarde fui infectado com esta praga sem razão aparente para tal. Estava no Answers do Yahoo! quando de repente foi executada uma applet Java, o anti-virus deu sinal de tentativa de intrusão por duas vezes e, segundos depois do último aviso surge o ‘popup’ da PSP, idêntico ao da screenshot aqui utilizada. Reiniciei em modo de segurança, como aqui referiam, e constatei que tinha um atalho no ‘Startup’ (lh2w[…].lnk). Eliminei-o. Fui ao msconfig > Startup e tinha lá uma entrada que apontava para ‘[FullScreen] C:\BLOCK\CFG\flexbuild\FullScreen\launchFS.cmd’. Procurei no regedit e encontrei uma entrada em ‘HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Shared Tools\MSConfig\startupreg’ com o tal lauchFS.cmd. Eliminei a entrada em modo de segurança, reiniciei. Fiz um scan completo com o anti-virus (Norton) e outro com o Spybot S&D actualizado. Nenhum dos dois acusou algo. Posso ficar descansado a respeito desta situação ou há algo mais que possa fazer (uma vez que normalmente estas pragas não são assim tão simples de remover)?

    Outra questão na qual reparei ao escrever este comentário é que ao carregar no backslash [‘\’] (tecla acima do TAB) me aparece uma barra preta no fundo da janela do browser (IE 9 no momento) com uma drop down list que apresenta uma série de opções como “1. focus – toggle enabled”, “2. log – set filter”, etc. À direita aparece-me algo a dizer “Status:Active 3.4.43”. Pesquisei sobre o assunto mas não cheguei a nenhuma conclusão. Talvez seja eu que estou paranóico depois de ter andado aqui a queimar 3h de volta disto, mas acho estranho que só esteja a acontecer aqui (e no IE, no Chrome está tudo normal), ou pelo menos ainda não o consegui replicar noutro site. Fica a screenshot: http://snag.gy/4JBX8.jpg

  85. Avatar de Hugo
    Hugo

    Eu hoje liguei o meu computador, abri o Google Chrome e antes de fazer alguma coisa, apareceu uma página da GNR a dizer que eu tinha de pagar 100€ devido a ver pornografia infantil e baixar músicas ilegalmente, coisa que eu nunca fiz. Alguém me sabe dizer o mais rapidamente possível se é verdade?

    1. Avatar de Leninha
      Leninha

      ola , estava em casa quando o meu primo ficou muito aflito durante muiito mas muito tempo , depois de muita fala consegui o fazer falar , e ele contou o que andava a fazer.. eu compreendi (mais ou menos , porque agora tambem nao sei o que fazer… o site de pagar nao é bem como na fotografia , ´vermelho mas o contiudo fala em violaçoes de lei e tudo e uma quantia de 250 euros . isto é mesmo verdade ?

    2. Avatar de joao
      joao

      installe o CCleaner (versao gratuita) que remove tudo sem problemas.

  86. Avatar de rui
    rui

    Boa tarde, ontem á noite ao ver um filme pornográfico dito vulgar, tb recebi uma mensagem no meu pc de que deveria pagar uma multa de 100 euros por ter visto aquele filme, mas não tinha o logotipo da psp. até parecia um logotipo americano. qual a diferença daquele que recebi para o da psp? haverá alguma mensagem nesse contexto que possa ser real? aguardo resposta

  87. Avatar de rui
    rui

    ….e como é possível k nessa mensagem até mostra o nosso numero de IP?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Rui, mostra o numero de IP porque:

      1: o teu IP e o MAC AD do teu pc sao o que te identifica na internet e entao não é dificil saber qual é.

      2: sendo invirus que invadiu o teu pc consegue aceder á informação toda do teu pc logo consegue saber o teu ip externo

      Mas isso tem como se inverter a situação sem ter que formatar o pc.

      Entra no pc em modo de segurança e faz 1 restauro para o dia anterior; Limpa o Historico e Ficheiros temporários.