PSD pede que os utilizadores de serviços como a Uber possam filtrar o condutor pela língua

66 Comentários

Num projeto de resolução apresentado hoje, o Partido Social Democrata (PSD) propõe, entre outras medidas, que os utilizadores de plataformas digitais de transporte de passageiros, como a Uber e a Bolt, possam escolher a língua falada pelo condutor.



Num projeto de resolução apresentado, hoje, pelo deputado João Vale e Azevedo, o PSD pede que o Governo garanta que os utilizadores de plataformas digitais de transporte de passageiros, como a Uber e Bolt, possam escolher a língua falada pelo condutor, “através de um filtro que mostra quais são as línguas faladas pelos motoristas”.

Nós não estamos a exigir que os condutores de TVDE dominem o português, achamos que seria desproporcional nesta altura e injustificável do ponto de vista económico e da atividade, mas percebemos que há pessoas que o exigem, pessoas que querem falar português.

Justificou Vale e Azevedo, em conferência de imprensa na Assembleia da República, conforme noticiado pela imprensa.

 

Partido português quer que a fiscalização seja mais rigorosa

Entre as oito medidas apresentadas, o PSD recomenda que o Governo avance com o fim da certificação de motoristas TVDE nas escolas de condução e limite os exames de certificação dos condutores das plataformas ao Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT).

Esta medida não deverá erguer “uma nova barreira” à emissão dos certificados, pois deverá ser garantida a celeridade dos processos, segundo o deputado.

Motorista Uber

Além destas recomendações, o PSD sugere, ainda:

  • Motivar os operadores de TVDE a criarem medidas de promoção de segurança, como um “botão de pânico para efeitos de segurança que permita a partilha da localização ou um telefonema à esquadra mais próxima”;
  • Acelerar a implementação da plataforma de dados já anunciada pelo IMT para combater a falsificação de documentos dos TVDE;
  • Dispensar o curso de renovação TVDE para os detentores do curso de táxi.

Apelando a uma fiscalização rigorosa, o deputado defendeu que quem cumprir a lei deverá ter a mesma facilidade que já tem hoje em dia. Afinal, não é intenção do PSD criar “barreiras adicionais que impeçam a entrada de novos veículos e novos condutores”.

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de danny
    danny

    isso nao faz sentido, porque para poder conduzir em portugal de ponto de vista professional preciso de fazer os exames em portugues.

    1. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      não faz sentido ? experimenta apanhar um indiano e vais ver o português dele. No outro dia apanhei um Uber com um, e não percebia nada do que ele dizia. Tive que falar em inglês com ele. Quanto aos exames, pois, pois, há muitos que nem as regras de condução em Portugal sabem.

      1. Avatar de JP
        JP

        O que o Danny está a querer dizer, é que esta questão nem se põe, pois quem tira a carta de condução em Portugal tem obrigatoriamente de saber falar Português. Se não sabe, algio errado se passa. e não falo de pessoas de outros Países que já têm carta nativamente e reconhecida em Portugal. Devem ser muito poucos os que a têm e que andam num TVDE.

        1. Avatar de EDPRR
          EDPRR

          Não é preciso tirar a carta de condução em Portugal para conduzir. Da mesma forma que a carta portuguesa é reconhecida noutros países, o mesmo acontece reciprocamente.

    2. Avatar de eu+mesmo
      eu+mesmo

      nem mais!!

    3. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      não faz sentido ? experimenta apanhar um estrangeiro e vais ver o português dele. No outro dia apanhei um Uber com um, e não percebia nada do que ele dizia. Tive que falar em inglês com ele. Quanto aos exames, pois, pois, há muitos que nem as regras de condução em Portugal sabem.

    4. Avatar de Realista
      Realista

      Ora aqui está um dos mistérios da vida.
      Para aí 90% dos condutores Uber e afins, não nacionais, não falam nem percebem português e mesmo assim “passaram” nos exames. Vá-se lá perceber como….

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Estatística sacada de onde o sol não nasce…

      2. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Tu quando vais para espanha tens de fazer algum exame em espanhol para conduzir lá?

    5. Avatar de Ifm
      Ifm

      Ora lá está!
      Se calhar a PSP, devia era fiscalizar como foi obtidas as licenças…
      Porque não faz sentido este comunicado da PSP.

      O mundo anda maluco, qualquer dia até se pode ser funcionário público e não saber falar português.
      Se calhar já há.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        É isso é…a PSP é que anda maluca 😀

    6. Avatar de Rui
      Rui

      1º Errado tu com a tua carta de condução podes conduzir na alemanha e não sabes falar alemão
      2º A maioria dos ubers não percebe patavina de português

      1. Avatar de JP
        JP

        Errado estás tu. Uma carta Portuguesa é reconhecida na Alemanha. Uma carta da India não é recomhecida em Portugal. Como tal, um Indiano tem que tirar a carta em Portugual, e ambos sabemos o resultado disso. Se um Português tivesse que tirar a carta na Alemanha sem saber Alemão, não conseguiria passar o exame.

        1. Avatar de EDPRR
          EDPRR

          Errado. Qualquer cidadão pode pedir uma Licença Internacional de Condução e ela será valida na Índia assim como um indiano que peça a sua licença internacional lá será valida cá.

    7. Avatar de João Santos
      João Santos

      Estás a atirar areia para os olhos de quem mesmo? O curso de chocapic, em que condições foi tirado?

      A conversa acaba, quando boa parte dos uber não fala português.

      Sabes o que ia acontecer com as pessoas filtrarem por língua? Vamos incentivar que estes falem português. Mas acho que também deveria de haver um facto Check em que o utilizar deveria ser questionado se este motorista fala português ou não.

      Esta medida só melhora o serviço.

  2. Avatar de kolas
    kolas

    e podias começar por emendar esse erro, é profissional, isso de professional não existe. já chumbavas se fosses lá agora.

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    lol essa medida não vai valer de nada pois os Muhammad e os Raj desta vida vão todos dizer que sabem 5 línguas incluindo português e o problema maior é que muitos usam a carta de 1 para 5 Muhammed…

  4. Avatar de Samuel
    Samuel

    Finalmente, pode ser que assim volte a andar de Uber!

  5. Avatar de El Patron
    El Patron

    Gosto que falem outras linguas e misturem o ingles dá um ambiente exotico à viagem até parece que estou noutro país, sempre ouvir portugues e ainda por cima mau portugues cansa, nem os tugas sabem falar portugues!

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Sim os indianos é que sabem falar o bom português, enfim…

      1. Avatar de El Patron
        El Patron

        Nem tu rodrigo sabes ler portugues depois a culpa é dos indianos. Vai ler moço!

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          “nem os tugas sabem falar portugues!”

          Sim já fui ler moço!

  6. Avatar de Ddt
    Ddt

    Já agora também seria também possível escolher mulheres condutoras pelas qualidades fisicas ?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É o Hooter’s Uber

      1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
        BurroFuiEuQueEstudei

        “Hoober’s”

  7. Avatar de Realista
    Realista

    O problema é o estado Português deixa-los entrar e não de conduzirem sem saberem falar português…

    1. Avatar de Tromp
      Tromp

      Os tugas também vào para o exterior procurar melhor vida, ou vida alternativa.
      Ah, desculpa, a esses chama-se Diáspora…

      1. Avatar de Pois
        Pois

        Chama-se… chama-se…
        Esse argumento é das coisas mais parvas que eu oiço sobre este tema…
        Sim, somos um país de emigrates. Décadas de gente a sair para todas as parte do mundo.
        Mas há diferenças abismais!
        A grande maioria teve de lutar no duro para conseguir a tal da vida melhor!
        Não lhes abriram portas nem deram subsídios nem apoios!
        Quando faziam asneira levavam porrada e eram deportados!
        E nem vou continuar porque comparar a emigração portuguesa com a invasão desregrada que se assiste atualmente é… … mais do que triste!
        E os Portugueses emigrados não o merecem!

        1. Avatar de Zé

          Se vais falar, pelo menos fala com conhecimento.
          Em primeiro lugar, houve muita, mas mesma muita imigração ilegal de Portugueses para outros países da Europa e não só. Outra +/- legal que já ía com esquema montado, incluindo malta a ir para a Suíça, França e Inglaterra já grávidas para terem lá os filhos e entrar no esquema dos subsídios. A Alemanha teve de alterar a Lei, em boa parte por causas dos habitantes dos outros países da UE (incluindo Portugal) irem para lá “fintar” os sistema também.
          Muita gente vai para os EUA ilegalmente trabalhar. Porque sabem que se estiveram lá mais de não sei quantos anos podem legalizar-se.
          Sim, fazemos coisas mal em Portugal, mas os Tugas também são bons a fintar o sistema cá e nos noutros países.
          E os milhares e milhares de Portugueses que viveram décadas em França e outros países e, por opção, nunca subscreveram nenhum plano de poupança ou reforma? E depois reformavam-se e vinham para Portugal todos coitadinhos que não tinham reforma de França? O meu tio que sempre descontou o máximo possível em cerca de 30 anos em França tinha um nome para essa malta, tinha…
          Apesar de haver coisas que não estão muito bem, sem a emigração que temos em tido em Portugal se calhar já tínhamos metade da economia parada.

          1. Avatar de André
            André

            Nos países para onde a diáspora portuguesa mais emigrou, encontras algum em que a representatividade portuguesa nas prisões fosse desproporcionalmente maior do que a representatividade no dito país?

            Há imigrantes de primeira e de segunda?
            Resposta hipócrita politicamente correta: Não, somos todos iguais
            Resposta realista: abre os olhos

      2. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Toda a gente sabe que os portugueses que emigraram são fluentes em todas as línguas, então os portugueses que foram para trolhas em França eram e são franceses nativos a falar!

  8. Avatar de je
    je

    o contrario deveria ser exigido ao taxistas… falar inglês para lidar com o turismo!
    não chega só aproveitarem para tapar o taximetro com o banco do pendura!!!

    1. Avatar de JP
      JP

      Isso só a eles diz respeito. São Portugueses a trabalhar em Portugal.
      Faz-me lembrar a história, no tempo da Maddie, de um inglês que foi à Policia relatar acerca do assunto, e queixou-se que o Policia não sabia falar Inglês. Esse Inglês estava em Portugal há 30 anos e não conseguiu sequer aprender a expressar-se.
      quem vem tem que se adaptar e não o contrário.

    2. Avatar de Pois
      Pois

      Um gajo sai de portugal e tem de falar a lingua do local onde está ou pelo menos ingles…
      Um gajo está em Portugal e tem de falar a lingua de quem visita?
      Algo de errado não está certo!

  9. Avatar de Eu
    Eu

    Se fosse o Chega a apresentar esta medida… Nem vou comentar. Atenção que sou a favor, apenas se nota a diferença se como as coisas são apresentadas pelos media quando não é o Chega.

    1. Avatar de naodigo
      naodigo

      Pensei exactamente na mesma situação.

    2. Avatar de Tromp
      Tromp

      O quevtem a ver?
      Falar a lingua ou ser uma questão de ser indiana, chinês etc…. vai uma longa distância

    3. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Esta medida é do chega assim como tantas outras que o PSD recentemente abraçou, o objetivo é tentar fazer com que os eleitores que mudaram do PSD e CDS para o chega voltem, isto para que o PSD conseguir ter alguma hipótese de ter maioria absoluta. Se achas que os partidos de direita defendem o que é o melhor para a população estás bem enganado, eles apenas querem o que o chega quer, mamar às nossas custas e privatizar as nossas empresas aos amigos a preço de saldo ou de borla como o outro da TAP que comprou a empresa com a própria empresa. Olha a CGD, já está a preparar para ser roubada como foram os CTT, hoje já anunciaram o fecho de mais uma porrada de balcões e brevemente o PSD vai dá-la a um Salgado desta vida e daqui a uns anos olhas para trás e vão-te dizer o mesmo que disseram da RNE e EDP “se calhar foi um erro mas agora já não dá para fazer nada” isto foi dito por um dos responsáveis da venda da empresa aos chineses muito abaixo do valor da mesma, até porque empresas destas não é apenas o valor das ações que tem de ser contabilizado. Até gozam com os portugueses que depois voltam a votar neles ou no CDS renovado que eles agora chamam chega.

  10. Avatar de majpa
    majpa

    A formação de TVDE é obrigatória para ser motorista Uber ou Bolt mas o curso é realizado 90% online.
    Ou seja é mais um “Quid pro quo”, dá cá o dinheirinho e toma a licença!
    Os Políticos (PSD) estão a colocar do lado da empresa um problema provocado pelos Políticos, Leis mal pensadas e aplicadas.
    O serviço de um TVDE rege-se por um modelo de negócio que não obriga ao domínio da língua portuguesa, uma vez que, no entender dos operadores das respetivas plataformas eletrónicas, existirem outras formas de comunicação com o motorista. Contudo, tal como refere o relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes emitido em abril de 2024, “é recomendável que seja possível a comunicação verbal e em tempo real com o motorista de TVDE”.
    E nisto fica PSD muito MAL porque quer colocar agora do lado das plataformas o problema, NÃO o problema é da LEI, mudem a lei, “Curso presencial e obrigatório exame em Português modo presencial”.

    1. Avatar de Zé

      A questão não é a Lei. É da aplicação prática da mesma.
      Mais uma vez querem resolver uma coisa do lado errado. A Lei parece-me equilibrada. O que está desequilibrado é a aplicação da mesma, a falta de seriedade das entidades pública e privadas e da falta de fiscalização.
      Mas estamos a comentar políticos. Gente que não sabe o que é o mundo real e cuja trabalho se restringe a duas coisas. Arrotar Leis (úteis ou inúteis) e auto preservação.

  11. Avatar de Anonim
    Anonim

    Estou como o “Ddt”, não dá para porem mais opções? Escolher também pelo sexo, cor, religião, atributos físicos.
    Acho ridículo porem isto á consideração, para colmatar um problema que todos já perceberam que está é na forma como muitas das licenças são obtidas e muita falcatrua. Ter uma licença de TVDE sem saber ler ou escrever português, a licença ser do X e haver o Y e Z a conduzir com essa licença. Tem de haver uma fiscalização mais apertada. Façam operações stops todos os dias durante duas semanas, a ver a quantidade de casos que não são apanhados.

    1. Avatar de Tromp
      Tromp

      Estavam à espera de quê?
      O Tuga tem sempre inerente a capacidade de fazer falcatruas com tudo, e a culpa é dos outros.
      Que povinho

  12. Avatar de naodigo
    naodigo

    Isso de nada vai servir porque todos vão la meter as línguas que quiserem.

  13. Avatar de Castro
    Castro

    ideia algo estúpida já que nenhuma destas empresas vai fiscalizar se o condutor sabe falar ou não as línguas que diz saber falar.

  14. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Já existe, chama-se uber black, é raro não apanhar um tuga ou então ou zuka com bons modos

  15. Avatar de Filipe
    Filipe

    Se isso viesse de um determinado Partido, era racismo, xenofobia, que o Mundo é de todos e blablabla. Como vem do PSD, parece que menos negativo… Enfim!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      A verdade é que existem mulheres que não andam sozinhas de Uber

  16. Avatar de ptavares
    ptavares

    Já agora distingam o PT-PT do PT-BR

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Isso…e as vária pronúncias do país já agora.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Como dizes e bem, essas pronúncias são do país. FIM

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Prefiro 10x um brasileiro a um açoriano.
          A questão não é ser ou não do país mas sim COMUNICAÇÃO. Mas há alguém que não se consiga entender com um Brasileiro?

          1. Avatar de Droide
            Droide

            Não percebo patavina

          2. Avatar de Pois
            Pois

            A questão é bem maior do que pronúncias!!
            Em portugal o ensino segue as mesmas regras independentemente da região. O mesmo não se poderá dizer entre Portugal e Brasil!
            Quantas dezenas de expressões diferentes há entre PT/PT e PT/BR?
            Quantas dezenas de expressões/palavras iguais com significado diferente há?
            Estamos em Portugal falemos Português de Portugal.

          3. Avatar de Zé

            O Português de Portugal afinal é o quê? Uma derivação do latim? Do Castelhano? Do Árabe do norte de África? Do inglês? Tudo vem de algum lado e tudo é efémero. A língua Portuguesa de hoje não é a mesma de há 100 anos atrás. Aliás, se calhar o Português do Brasil está mais perto daquilo que se falava em Portugal há 100 ou 200 anos.
            Além disso, haja boa vontade. Quem não percebe Português do Brasil ou não quer perceber ou é burro como uma porta.

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            O que eu suspeitava…o problema não é a língua mas sim as extremas limitações dos clientes LOL (leia-se mentalidades tacanhas)
            O “droide” não percebe nada e o “pois” nada percebe. Assim me retiro, se é que me entendem 😀

  17. Avatar de Ddt
    Ddt

    Uma vez , há já alguns anos , aconteceu-me apanhar um táxi conduzido por um Ucraniano. Não conhecia a cidade e tinha de ser eu a dizer-lhe por onde ir , além de mal falar Português . Como podem acontecer coisas destas ?

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Realmente… Devia estar desempregado a viver de subsídios, era muito melhor!

  18. Avatar de Zé

    Concordo plenamente, mas para isso deveriam fazer exame de Português a estrangeiros e Tugas. Nas férias fiz algumas viagens de Bolt e tanto os Brasileiros, o Venezuelano (?), o Búlgaro e o motorista Asiático (não sei de que país) que me levaram falavam Português excelente e não houve qualquer problema de comunicação. Já os 2 Portugueses que me saíram na rifa, um ainda se percebia, o outro mãezinha… é que nem Português, nem regras de trânsito nem nada.
    E já agora também deveríamos mandar os políticos fazer exame de Português e declarar que idioma falam. É que falam falam e ninguém percebe puto do que andam a dizer. Às vezes nem sabemos que idioma estão a falar.
    Rifem os políticos da treta que talvez se resolva alguma coisa.

  19. Avatar de Zé

    Além do mais, mas afinal ainda é preciso falar com a malta dos TVDE? Dizemos na app que vamos daqui para ali. Eu até gosto de dar dois dedos de conversa, mas há pessoas que até agradecem que não haja conversa nenhuma, nem na verdade é preciso. E acima de tudo, quem não gostar, não come e vai de autocarro.

  20. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Nunca usei Uber nem nunca usei a app mas acho que o que deveria ser obrigatório era aparecer na app a fotografia do condutor.
    Atenção, eu disse foto do condutor e não do dono da licença.
    O dono da licença é um tuga que depois mete lá um monhé.
    A foto na app não bate certo com o condutor da viatura? Viatura apreendida sem tempo estipulado para devolver, tem que ser sujeita a testes, testes esses que estão demorados por falta de peças…

    Só isso já iria ajudar muita gente a evitar surpresas…

    1. Avatar de Zé

      Das poucas vezes que usei Bolt a matrícula da viatura e a foto do condutor bateram certo. E quase sempre me saíram estrangeiros.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Zé, se é assim, tudo certo.
        Agora aparecer a foto do João Silva e aparecer um tipo de turbante que nem português fala…
        Principalmente as mulheres achariam isto super útil.
        Com as notícias que por aí andam ui ui…

        1. Avatar de Zé

          As notícias podem ou não ser verdadeiras. Basta ver o que se anda a passar na zona de Lisboa. Já ouvi e li umas 20 versões diferentes, incluindo (alegadamente mas também inequivocamente) forças de segurança e políticos.

  21. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    Porque é que em vez de estarem a implicar com quem quer trabalhar, não chamam um taxi e pagam o dobro?

  22. Avatar de ha cada um..
    ha cada um..

    A Lei tem que ser igual para todos..

    Se o Português é obrigado a tirar a carta e saber falar Português, os outros também tem que ser obrigados a cumprir a lei!!
    Já apanei imensos fulanos a me pedir para falar Inglês…mas eu sou Português e estou em Portugal….ho meu deus..
    Se eu sou obrigado a passar nos exames com as nossas leis, eles também teem que ser obrigados.

    Pode haver excepções para condutores privados, mas para condutores publicos???Transportam crianças, idosos, e outros, claro que teem que tirar a carta e obviamente saber portugûes e estarem dentro da lei…eles transportam pessoas, é uma coisa de responsablidade!!

    Eu estou estupefacto que só agora é que se comece a pensar nisso.