Próximos carros da Peugeot terão um volante quadrado e direção “by-wire”

78 Comentários

A inovação tem imperado nos escritórios das fabricantes de automóveis, estando estes a ser parte da evolução tecnológica. Agora, sabe-se que a Peugeot está, também, a preparar uma abordagem arrojada para os próximos anos: volante quadrado e direção “by-wire”.



Com a ascensão dos carros elétricos, as fabricantes têm perseguido a inovação, no sentido de reduzir os custos do seu fabrico. Apesar de serem mais fáceis de montar, pela sua simplicidade mecânica, os seus componentes são dispendiosos.

A par da simplicidade, algumas fabricantes têm optado por designs futuristas, pautando os seus carros com elementos mais irreverentes. Após apresentar um concept com linhas muito diferentes das que estamos habituados, no ano passado, a Peugeot disse, agora, que a sua próxima geração de carros, a produzir-se a partir de 2026, inspirar-se-á no volante desse modelo concetual.

Na altura, o Inception apareceu com um volante quadrado chamado “Hypersquare”.

Inception da Peugeot com o Hypersquare

Além do volante, a CEO da Peugeot, Linda Jackson, revelou que os próximos modelos chegarão equipados com uma tecnologia inovadora, abandonando a direção física, assegurada por uma coluna mecânica, e adotando um sistema “steer-by-wire”.

Conforme explicado, esta tecnologia libertará muito espaço em torno do condutor, ao mesmo tempo que melhorará “o prazer e a agilidade de condução”.

A próxima etapa para nós será o Hypersquare. Passámos de um volante pequeno e redondo para uma área muito tecnológica, que se baseia mais numa ideia de videojogo.

Não só acreditamos que é tecnicamente superior, como também está ligado a outra tecnologia, a direção eletrónica, que é importante, porque melhora algo que é absolutamente fundamental para a Peugeot: o prazer de conduzir. É ágil, flexível […], e é isso que queremos criar.

Disse Linda Jackson, acrescentando que os dados mostram que o design interior é uma das principais razões pelas quais os clientes optam pela Peugeot.

Apesar de todos nós gostarmos de ter um carro bonito, ele é bonito por dentro? É prático? É ergonomicamente projetado? Oferece o infoentretenimento certo?

Uma vez que “o interior se torna mais importante do que o exterior”, a Peugeot depositará muito esforço nesse campo.

Os futuros 208 (2026) e 2008 (2027), que serão exclusivamente elétricos e terão como base a plataforma STLA Small, já deverão chegar com estas novidades.

Se concretizar os seus planos, a Peugeot será mais uma de entre as várias fabricantes que já escolheram o caminho “by-wire”.

Comentários

78

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Silkart
    Silkart

    Mais uns com ideias idiotas.
    Deixem lá estar o volante redondo. Se serve para rodar, deve ser redondo.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Com Steer-by-wire deixa de ser necessário rodar muito o volante com meia volta podes rodar a direção toda portanto diria que faz mais sentido quadrado

      1. Avatar de João-Sousa
        João-Sousa

        Redondo ou quadrado, deixem o volante ligado às rodas.
        Os aviões há muito que usam comandos fly-by-wire, mas têm sistemas redundantes, regras (obrigatórias) de manutenção que nunca mais acabam e uma série de requisitos definidos por entidades reguladoras.
        E os carros?

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Tanto quanto sei na UE os carros com fly-by-wire serão obrigados a ter redundância do sistema.

          1. Avatar de Tiagoj1981
            Tiagoj1981

            Sabe bem ouvir umas piadas a esta hora.
            Um avião sem a manutenção em dia não levanta voo. Um carro vai à inspeção de vez em quando.
            Depois vinham os travões by-wire…

          2. Avatar de JL
            JL

            Então é diferente em quê?

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Não queiras comparar uma avião a um carro são coisas completamente diferentes, os carros atualmente têm algum sistema redundante? quantas e quantas colunas de direção partem e não há nenhum sistema redundante, no caso de Steer-by-wire a redundância é muito mais fácil basta que em vez de 1 motor para mexer as rodas tenham 2 não faz sentido continuar a ter a coluna de direção porque isso tiraria todas as vantagens do Steer-by-wire tanto em termos de espaço como rotação de volante dinâmica

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Por acaso gosto dos volantes da Peugeot em que a parte de baixo não é redonda.

      Faz todo o sentido.

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Ai é? E depois como é que os parolos vão dizer ao vizinho “o meu carro é especial, tem volante quadradi e tudo”?

  2. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Volante quadrado ?? Mas quem se ajeita e habitua com isso ?? É cada uma, sinceramente. Andam a copiar muitas coisas de filmes de ficção.

    1. Avatar de FM
      FM

      Arre, estas no site errado isto é um site de tecnologias e inovação, criticar inovação com o argumento “Mas quem se ajeita e habitua com isso” é só ridículo é mesmo de alguém que não tem nada para fazer e disser. ….. eras um poeta.

      1. Avatar de No name
        No name

        Para mim o prazer de dirigir esta entre ter poder ter escolha de allternar entre o modo automatico e o modo 100% manual sem qualquer tipo de assisstencia ao condutor. As vezes é interessante usar o automatico, mas mais importante ainda que isso é poder usar o modo 100% manual/esportivo pois assim teremos nossa unica e coisa que nos resta como humanos, a liberdade ou a liberdade de dirigir

        1. Avatar de FM
          FM

          Concordo, justificas com argumentos validos.

          1. Avatar de No name
            No name

            Pelo visto estamos indo em direcao a filmes distopicos como o O Demolidor de sylvester stallone, aonde o Stalloni ficou revoltadissimo com esses carros autonomos e automaticos. Eu me importo com a liberdade em geral, de ter o prazer de dirigir de forma 100% manual sem intervencao. Carros a combustao nao pode ficar no passado, nao pode ser proibidos de vender como quiseram atualmente para 2035. Tem alguma coisa de errado nisso. Daqui a pouco iremos proibir a conducao manual igual no filme por ser perigosa demais para si e para os outros. Enfim, futuro esta cabuloso

          2. Avatar de JL
            JL

            Ninguém vai proibir carros a combustão.

            O que me parece é que você só vê o seu umbigo, se este não lhe serve, compre um que não tenha este dispositivo, agora não queira impor os seus gostos aos outros.

          3. Avatar de No Name
            No Name

            Serio mesmo JL? Para um bom entendendor, poucas palavras bastam. Estou criticando o futuro. Pelo visto voce nao entendeu o contexto do que quero dizer. Tu chama isso de assitencia de direcao ativada de seguranca e direcao como ser “Experiente em Pilotagem”? Tudo é piloto RAIZ ou nao? Ja se foi o tempo que verdadeiros pilotos profissionais nao tinham assisstencia de direcao e cheio de frescuras no carro, como Ayrton Senna e outros de sua epoca… Nutelas vcs sao, geracao Nutelas

          4. Avatar de JL
            JL

            Para um bom entendedor já entendemos que é contra aquilo que você não quer, e depois inventa leis que não existem, portanto não respeita a opção dos outros.

            Está criticando o futuro mas devia estar era a criticar o seu conhecimento, já que algumas dos argumentos não se verificam, ninguém vai proibir o motor a combustão em 2035, por exemplo.

            Mas compra um carro para levar a família em segurança ou para ir pilotar para a pista ? É que são 2 coisas bem diferentes.

            Somos nutelas ? Secalhar barramos os guiadores para ficarem mais bonitos ?

            E não, no nosso tempo não compramos carros sem assistência de direção para ir para a pista com o Ayrton Senna.

          5. Avatar de No Name
            No Name

            Tive um delirio psicotico aqui desinformatico, estou tomando meus remedios. Desconsidere tudo isso que eu disse, pois as IAs exploram toda a fraqueza humana de querer expor desnecessariamente qualquer nossa e alheia, talvez exentricamente ipara impor a propria opiniao. Como “brigas de EGO” de ambos. Enfim, o embate publico de qualquer assunto é totalmente desnecessario, e quem se beneficiara disso tudo serao os robos e as IAs que usara contra nós ainda algum dia

          6. Avatar de JL
            JL

            Ia’s?

            Não viu que quem está a querer impor é você, todas a novas tecnologias são bem vindas, se não servirem os propósitos ou as pessoas não gostarem e não aprovarem, o mercado trata de desaparecer com elas, é como o Nutella, é tão bom que ninguém se precisa preocupar com ele (eu entendi a referência a ele, só que acho o seu significado preconceituoso e até ofensivo).

            Deixe lá, a malta que não gosta de novas tecnologias sempre foram os últimos a aderir, tanto que até à internet vêem.

      2. Avatar de João-Sousa
        João-Sousa

        Estão todos a olhar para o obvio em vez de olhar para o mais importante.
        A grande questão é que querem desligar o volante das rodas e isto não é inovação, mas sim “PERIGO”.

        1. Avatar de FM
          FM

          “Desligar” não será bem o termo, mas sim, a estrutura física/mecânica que ia do volante até as rodas seria “quebrada” logo no volante .

        2. Avatar de FM
          FM

          A coluna de direção física desaparece.

          1. Avatar de No Name
            No Name

            Claro que ouvir falar de formula E. A muito tempo. É aquilo que eu disse, para um bom entendedor 1 pingo é letra.

          2. Avatar de JL
            JL

            Bom entendedor ? Do que entendi só por saber que tem um motor eléctrico já não gosta, tanto que disse que já não gosta de F1 porque são híbridos.

        3. Avatar de JL
          JL

          Qual é o perigo ? não estou a entender ?

          1. Avatar de Tiagoj1981
            Tiagoj1981

            O perigo é que um pequeno atraso na eletronica que gere a direção, pode mandar um carro à parede

          2. Avatar de JL
            JL

            A electrónica tem atrasos ? É da multitarefa do sistema ? Looooool

        4. Avatar de Realista
          Realista

          Já está desligada do acelerador e dos travões…

          Só falta mesmo a direção.

    2. Avatar de No name
      No name

      Eu nao testei, entao nao posso criticar ainda. Mas nao fico surpreso se estamos regredindo em vez de melhorar. Obviamente sou do tipo que o prazer de dirigir sempre sera o modo manual ou melhor modo esportivo, desativando todo e qualquet tipo de assistencia de conducao automatica. Sentiremos falta do modo manual no futuro, da liberdade de dirigir sem nenhuma IA atrapalhando. Enfim tenho medo dessas “evolucoes”

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Medo porquê? Os carros de F1 já usam esse tipo de volantes

        1. Avatar de No name
          No name

          Nao gosto mais de F1. Atualmente é hibrido. Em um futuro proximo nem combustao sera mais. Ou seja, perdeu as origens, perdeu a raiz. Ja viu ao vivo o barulho dos motores V10 a 20mil RPM? Nao tem mais… Nao volta mais atras

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Isso não tem nada a ver com ser perigoso…

          2. Avatar de JL
            JL

            Tudo o que não presta tende a desaparecer…

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            A f1 não é barulho, velocidade e tempo volta e atualmente estes carros são os mais rápidos da história é assim que funciona, não vamos ficar agarrados ao passado com carros lentos só porque fazem barulho gostas de barulho metes uns fones a F1 não é barulho

        2. Avatar de No name
          No name

          Qual é o prazer de assistir ao vivo na arquibancada uma corrida 100% eletrica? Nao tem graca… Em 15-20 anos, nao me surpreendo mais se a F1 passar para 100% eletrico ja

          1. Avatar de FM
            FM

            Já ouviu falar do campeonato da Formula E?!

        3. Avatar de João-Sousa
          João-Sousa

          Que eu saiba os volantes dos F1 continuam ligados a uma coluna de direção que por sua vez liga ás rodas

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Estás enganado. Não há ligação directa do volante com as rodas, usam um sistema de direcção eléctrico by-wire.
            Lógico que tem que ser um sistema fiável para não te espetares na primeira curva e o ideal será ter algum feedpack para ‘sentires’ a estrada.

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            feedback*

          3. Avatar de JL
            JL

            O da Toyota tem.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Com Steer-by-wire faz mais sentido

      1. Avatar de No name
        No name

        Parece coisa de crianca “pilotar com joysticks” igual o submergivel da OceanGate que implodiu kkk. Entendo perfeitamente que aumenta a seguranca e a flexibilidade nas personalizacoes de modo de dirigir, como suave, normal e esportivo no volante por exemplo. Mas eu ainda nunca testei para saber se é melhor que o modo manual e provavelmente nao irei gostar. De qualquer forma, para um bom piloto que aprecie o modo manual e “velho de rastelo” antigo de dirigir… eu prefiro desativar todo o tipo de automacao/assistencia/de direcao e IAs e seguranca quando for ligar no modo esportivo. Sinceramente nao sei se isso sera uma “evolucao” no prazer de dirigir 100% manual

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas a condução tira-lhe prazer só porque saber que não tem uma coloca de ferro ligada às rodas ?

          Em que carro é que tem a desativação da assistência na direção do carro ? e onde dá ou tira prazer de condução ?

          1. Avatar de No Name
            No Name

            Voce nao entende absolutamente nada. As marcas que eu vi ate agora BYD e GWM da para tirar desativar a assistencia na direcao parcialmente. Obvio que o excesso de automacao tira o prazer de dirigir. Justamente isso, todos os carros ja deveriam ter opcao de desativar completamente essas inferencias e intervencao na conducao e seguranca na direcao. Mas algumas brands nao deixam essa opcao. So falta isso virar lei e proibir completamente qualquer tipo de desativacao. E voce ira ficar feliz sendo um Nutella que “acha” que sabe dirigir de forma Raiz como foi o Ayrton Senna e afins de sua mesma epoca

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas em qual testou e tirou prazer de conduzir ? Dá prazer de conduzir ter uma direção pesada ?

            O que é um Nutella ? É alguém que se borra com esse produto para se bronzear ?

            O Airton Senna apesar de ter sido um Iglo para muita gente, morreu dentro de um carro que não fez a curva, será que foi porque não ter assistência na direção ?

          3. Avatar de No Name
            No Name

            Nao ha como ter embate com voce. Agua e oleo nao se mistura. Alguem tem que desistir. Prefiro desistir e pouco importa isso para mim. E que voce fique com a razao

          4. Avatar de JL
            JL

            Pode ter debate, desde que não use preconceito, como chamar coisa de crianças e outros argumentos, além disso estamos a falar de automóveis para uso pessoal e não de desportos.

          5. Avatar de Realista
            Realista

            O óleo não se dilui na água, mas o problema é grave quando a água e o óleo se misturam…

            lol

  3. Avatar de Partido Chega
    Partido Chega

    Peugeot? Não, obrigado.

  4. Avatar de João
    João

    Pensei mais que a Peugeot andasse preocupada em resolver os problemas dos seus motores que atualmente são mais sucata que outra coisa.

    1. Avatar de paulo+g.
      paulo+g.

      Os de combustão… são todos.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Esses mesmo, desde adblue, a maravilhas de engenharia de correias embebidas em óleo, que devem ter saído da cabeça do engenheiro que quer os volantes assim.

  5. Avatar de Rui Tobias
    Rui Tobias

    Bom para chamar a atenção nas notícias mas péssimo na prática.

  6. Avatar de Molécula
    Molécula

    Vai fazer reset à “memória muscular” e provocar acidentes, especialmente em cenários que precisam duma reação rápida e precisa.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Numa reacção rapida diria que é muito melhor porque com meia volta rodas tudo enquanto que nos volantes tradicionais tens de andar a cruzar braços

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Com Steer-by-wire consegues girar as rodas todas sem teres que dar uma volta de 180º no volante…

  7. Avatar de Helio
    Helio

    Engraçado é entrar num “charuto com asas” e à mais de 20 anos já serem Fly-By-Wire

    1. Avatar de João-Sousa
      João-Sousa

      Não compare as regras e requisitos de redundância e segurança de um avião, com o que se passa nos automóveis

      1. Avatar de Helio
        Helio

        Foi mera ironia, e sei bem dos requisitos da aviação vs automoveis/condutores

  8. Avatar de Hugo
    Hugo

    Steer-by-wire vai entrar em acção independentemente da forma do volante mas com Steer-by-wire deixa de fazer sentido o volante ser redondo porque com meia volta podemos roda a direção toda

  9. Avatar de PTO
    PTO

    Bem podem ficar com o carro.
    Volante quadrado é uma imbecilidade.

  10. Avatar de JL
    JL

    Ah e tal um tablet no meio do carro, pois…. Ah e tal um volante estranho, pois é Toyota e Peugeot e outras… Loooool

  11. Avatar de Johnny
    Johnny

    Mto iluminado contra a inovaçao/diferenciaçao … mas de certeza que mtos ja usaram IA. À frente numas coisas, retrogrados noutras … go figures.

    1. Avatar de FM
      FM

      Começando pelo Mestre Interespacialalalalalalalalalaalal………..

  12. Avatar de olho'
    olho’

    Eu sou pelo joystick, ando ha’ anos a dizer isto, o volante tornou-se arcaico.

  13. Avatar de Filos
    Filos

    Quadrado?! Bem eu vejo ali um retângulo, sei lá!

  14. Avatar de FM
    FM

    Para os que falam em perigo, já iram os volantes da F1?

    1. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Achas comparável ?

  15. Avatar de Zé

    Enquanto não tiverem um volante como o do KITT, não estou interessado.

  16. Avatar de Grunho
    Grunho

    Volante quadrado já existe desde 1973: Austin Allegro. Por alguma razão ninguém mais copiou essa piroseira.

  17. Avatar de Helder Monteiro
    Helder Monteiro

    O primeiro carro a ser comercializado com um sistema “Steer-by-Wire” foi o Infiniti Q50 de 2013.

    1. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Foi o primeiro mas apenas nos primeiros modelos sendo que depois passou para um sistema Eletro-hidráulico.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Julgo que esse carro continuava a ter a coluna de direção como redundância ou seja não tinha literalmente nenhuma vantagem em ser Steer-by-Wire

  18. Avatar de joao
    joao

    tenho um carro “evoluido” com todos os sistemas de segurança ativa, passiva, caixa automatica. Mas de vez vez em quando peço a minha Maria o fiat 500. vamos trocar de carro que hoje apetece-me conduzir.

  19. Avatar de João
    João

    Ridículo. Ideia idiota. Falta do que fazer. Querem reinventar a roda.