Projeto-piloto: semana de 4 dias foi um sucesso em Portugal

45 Comentários

Cada vez mais se fala na semana de 4 dias de trabalho. Esta modalidade visa que as pessoas tenham mais um dia de descanso, a juntar ao sábado e ao domingo. Em Portugal foi feito um projeto-piloto e o resultado mostra que foi um sucesso.

Projeto-piloto: Semana de 4 dias foi um sucesso em Portugal


Projeto-Piloto Semana de Quatro Dias decorreu durante 6 meses…

95% das cerca de quatro dezenas de empresas que aderiram ao “Projeto-Piloto Semana de Quatro Dias” em Portugal avaliam positivamente a experiência, que teve início em junho e decorreu durante seis meses.

Concretamente, da parte dos trabalhadores inquiridos, é de assinalar o ganho em termos de conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar. Se antes da adesão ao projeto essa harmonização era difícil ou muito difícil para 46% dos envolvidos, a percentagem baixou para 8% após quase seis meses de experiência.

65% dos trabalhadores declaram ter passado mais tempo com a família após o início da redução horária. Isto reflete-se, também, na redução em 19% de sintomas de exaustão associada ao trabalho. A frequência de outros sinais negativos a nível de saúde mental também registou uma redução: o índice de ansiedade diminuiu em 21%; o de fadiga em 23%; o de insónia ou problemas de sono em 19%.

Projeto-piloto: Semana de 4 dias foi um sucesso em Portugal

Em média, a experiência da semana de quatro dias envolveu uma redução de 13,7% das horas semanais, de uma média de 39,3 para 34 horas, reportada pelas empresas. Em 58,8% das empresas foi proporcionado um dia livre por semana. 41,5% optaram por uma quinzena de nove dias úteis de trabalho.
Dos trabalhadores inquiridos, uma larga maioria – 85% – ponderaria mudar para uma empresa com um funcionamento a cinco dias, após ter trabalhado numa empresa em que vigorasse a semana de quatro dias, mediante um aumento salarial superior a 20%.
Este projeto-piloto, iniciado em junho de 2023, visou proporcionar uma experiência de seis meses na implementação da semana de quatro dias de trabalho, voluntária e reversível, sem contrapartida financeira do Estado, apenas com suporte técnico e administrativo por parte do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).  No evento onde se conheceram os resultados, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, agradeceu às 41 empresas e aos trabalhadores que se “aventuraram no desconhecido” ao aderirem à iniciativa e considerou que este é um projeto “vencedor” que já está a ser replicado na Bélgica.

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    3 dias ainda tem mais sucesso, 2 dias nem vou comentar porque é sucesso garantido!

    Segundo o pessoal do RSI 7 dias é o mais indicado.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      “Em média, a experiência da semana de quatro dias envolveu uma redução de 13,7% das horas semanais, de uma média de 39,3 para 34 horas, reportada pelas empresas…”

      42% das empresas basicamente fizeram horário dos funcionários públicos.

      1. Avatar de Júlio Martins
        Júlio Martins

        desculpe a correcção, mas ainda fazem um horário inferior ao dos funcionários públicos 😛

  2. Avatar de Jota
    Jota

    Nem quero ouvir falar nisso! Enquanto não corrigirem a injustiça de uns terem 40 semanais e outros 35, nem quero ouvir falar nisso! Seria uma injustiça em cima de outra injustiça!

    1. Avatar de GeekFan
      GeekFan

      Fará aquelas pessoas que trabalham mais de 40h semanais, isso sim é uma injustiça

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Os sindicatos do privado que façam o papel deles tão bem como fazem os do público, que resolvem essas injustiças. O ódio dos capitalistas aos trabalhadores da FP vem do facto de ainda conseguirem ter sindicatos a funcionar e do medo de contagiarem os trabalhadores deles.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          maioria dos privados não é sindicalizado, não é uma questão de sindicatos, é uma questão de socialismo, eles dão 35h e recebem os votos da FP, é tipo acordo para continuarem a lixar o país

          1. Avatar de Pois
            Pois

            Só que não. A não ser que tenhas dados para comprovar o que dizes, que é uma balela, basicamente

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Dados? Tens os últimos 22 anos como prova
            Já para não falar dos pensionistas

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      40? isso é para rir, semanas com menos de 60h são “slow weeks”

      1. Avatar de Pois
        Pois

        Semanas de 60 horas são excelentes para diminuir as despesas com a reforma.

      2. Avatar de Peace
        Peace

        Dá para perceber porque trabalhas mais de 60h por semana, metade desse tempo passas aqui a comentar artigos.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Antes fosse, divertia-me mais

    3. Avatar de naodigo
      naodigo

      qual injustiça que estas a falar?
      queres ter 35 horas muda para um trabalho que seja 35

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        a injustiça é dois pesos duas medidas, o país é só um, tem de ser tudo igual.

        1. Avatar de Pois
          Pois

          Nos EUA há 50 pesos e 50 medidas.

          É mudares para um emprego com 35 h semanais. Está ao teu alcance

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Quando viveres num país com estados perceberás, olha para os EUA de forma semelhante que olhas para a UE

        2. Avatar de naodigo
          naodigo

          Pois devia, dai eles terem 35h semanais.
          Mas como nao sabes do que falas ou só lês o que te interessa vou te explicar…
          Os trabalhadores do estado tiveram 10 anos sem subida de carreira e aumentos, aquele pequeno aumento que tens no final do ano relacionado com a percentagem da inflação, o estado nunca teve durante 10 anos, sim 10 anos e sim 0 aumentos. isto reflete uma grande perca de poder de compra.
          Então como o estado nao tinha dinheiro para pagar os milhoes anuais que teria que largar para actualizar esses aumento pendentes de 10 anos.
          Foi decidido compensar esse valor com a redução de 40 para 35h, ou seja o trabalhador esta a receber um valor superior a hora, mas trabalha menos.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Então para que percebas, há trabalhadores do privado que passam a vida toda sem progressão de carreira nem aumentos de acordo com a inflação… só deves ler o que te interessa

    4. Avatar de Júlio Martins
      Júlio Martins

      não faltam vagas na função pública, portanto, se está descontente, candidate-se … mas atenção que os salários são inferiores e o seguro de saúde (ou seja, a adse) não é oferecido 🙂

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        os salarios são inferiores para cargos especializados, para cargos administrativos são bem superiores e com muito menos trabalho, os seguros existem muitas empresas que nem os dão e as que dão consideram o seguro como um beneficio, ou seja como parte integrante do custo do colaborador

        1. Avatar de naodigo
          naodigo

          Sabes que a ADSE é paga a parte pelo trabalhador do estado nao sabes

          1. Avatar de Peace
            Peace

            Mas só paga quem quer…

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Então na Saúde, Segurança, Forças Armadas, Escolas…… vai ser um sucesso certo!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      logico que isto é só para privados, na FP com a má gestão que existe ainda precisavam o dobro das pessoas por causa de 1 dia a menos

      1. Avatar de Vitor Afonso
        Vitor Afonso

        Um dia a menos não implica horas semanais a menos!!!!!! Ou seja trabalha-se mais por dia por teres “direito ao dia extra de descanso”. Com turnos tudo se resolve

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Fo***se lá o dia de trabalho a menos, não quero trabalhar mais horas só para dizer que tenho mais um dia de descanso

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            claramente não conheces trabalho..
            eu só de pensar em ir de férias prefiro não as tirar face ao trabalho que tenho de preparaçao e o trabalho que tenho quando chego, mais vale ir trabalhando durante as “férias”

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          depende dos modelos, muitas empresas adoptaram 32h semanais, conheço algumas que até 30h.
          aqui a minha empresa só trabalha sexta-feira quem quiser, mas isso é deste sempre, tipicamente toda a gente trabalha a sexta-feira de manhã e folgam a tarde.

    2. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Se for de 35h semanais – 7h x 5 dias para 32h – 8h x 4 dias é apenas a redução de 3h…

  4. Avatar de Peace
    Peace

    Parece-me que as conclusões estão enviesadas e adaptadas para o resultado que se quer.
    “Dos trabalhadores inquiridos, uma larga maioria – 85% – ponderaria mudar para uma empresa com um funcionamento a cinco dias, após ter trabalhado numa empresa em que vigorasse a semana de quatro dias, mediante um aumento salarial superior a 20%.”
    Ora então isto é tudo uma questão de dinheiro, agora que trabalho 4 dias, se queres que trabalhe 5 tens de me pagar mais 20%. Num país de baixos ordenados e elevado custo de vida seria expectável ter outro resultado?

    E nos casos em que as empresas optaram por 1 quinzena de 9 dias a trabalho, significa que os seus trabalhadores trabalham em média 4,5 dias por semana. É como ter um feriado a cada 2 semanas. Não é o mesmo que 1 semana de 4 dias.

    No entanto no estado trabalham 35h semanais, apenas mais 1h do que a média deste estudo, e não é por isso que as pessoas estão motivadas e fazem o seu trabalho a tempo e horas e com um sorriso na cara. E seguramente a maioria dirá que é difícil ou muito difícil conciliar o trabalho com a vida familiar.

    E resta perceber quais os setores de atividade em que operam as empresas que participaram no estudo, e quantas empresas foram.

    As estatísticas têm este problema, é muito fácil cozinhar os resultados para mostrar o que queremos.

    Num país em que uma demasiado grande parte dos trabalhadores ainda trabalha 6 dias por semana, não faria mais sentido começar por aí?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      no estado tens o problema da má gestão e o problema da cultura.. podiam ser 2 milhões na FP e trabalhar 30h e ganhar o dobro, continuariam a não estar motivados, provavelmente ainda fariam menos e ainda se queixavam que trabalham muito

  5. Avatar de Xico
    Xico

    O problema não é o princípio, é venderem a ideia de que é possível isto ser adoptado por todas as empresas e por todos os sectores de actividade. Cada empresa deve ser livre de adoptar ou não estas medidas.

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    Por muito que gostasse de ter semanas de 4 dias, não é aplicável a todas as áreas. A não ser que esteja na lei, isto nunca vai acontecer.

    Pela lei, há quantos anos são 22 dias de férias? Se não aumentam os dias de férias por uns 5 ou 10 acham que nos vão dar 53 dias por ano fixos?

    Não sabemos o dia de amanhã. Antigamente também só se folgava ao Domingo, depois veio o sábado. Mas mesmo assim, se não for lei, não vai acontecer.

    As empresas participam nestes projetos temporários para dar umas cenouras aos colaboradores, ver se os aguentam mais uns tempos.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      há empresas que fazem semelhante precisamente para retenção e work life balance.
      cada empresa é livre de implementar as regras que bem entender desde que dentro da lei, aqui a minha empresa dá 25 dias de férias por ano + aniversário + majoração de 2 dias para quem tirar férias na semana do natal, total 28 dias de férias, ainda se quiser trabalhar uns meses de outra geografia mundial é só pedir, são casos e casos, se o fazem para retenção de pessoas ainda bem que o fazem porque funciona

      1. Avatar de Peace
        Peace

        Para onde envio o curriculo?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Empresas assim são mato, tudo o que é banca, tudo o que é de origem francófona e até as alemãs, se és da área de IT é só ires ao LinkedIn que a maioria tem benefícios semelhantes

    2. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      “Antigamente também só se folgava ao Domingo, depois veio o sábado.”
      E felizmente nunca mais se voltou atrás. Se bem que há algumas seitas que dão pelo nome de partidos políticos que desejariam isso… Bem como os idiotas úteis que andam por aqui a lamber as botas ao patronato.

  7. Avatar de Mouro
    Mouro

    Se os fins de semana de 2 dias já têm a criminalidade e confusao na noite que tem, imaginem um fim de semana de 3 dias…

  8. Avatar de Realista
    Realista

    As métricas apresentadas no artigo são pontos positivos do lado dos trabalhadores.
    Seria interessante saber também as métricas do lado das empresas.

  9. Avatar de Helio
    Helio

    Bom, seria trabalho por objetivo

  10. Avatar de Sergio
    Sergio

    É normal, em Portugal já se faz pouco ou produz-se pouco, bastou os trabalhadores executarem as suas tarefas na velocidade que deveria ser a normal, mas num menor período de tempo.

  11. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Se “foi um sucesso”, então porque não se aprova uma lei para que todos os trabalhadores trabalhem no máximo 4 dias por semana em vez dos 5 atuais? Porque é que só o Livre tem isso no seu programa? E quanto à escumalha que aqui comenta, fui ver as horas dos comentários… Porque é que estavam todos a comentar durante o horário de trabalho? O vosso patrão sabe? Era despedir-vos a todos que o patronato não paga a traidores de classe… Escumalha!

    1. Avatar de papagaio
      papagaio

      Boa ,foste promovido a relogio de ponto oficial do pplware,parabens.