H2MED: Criação de “corredor” para hidrogénio verde aprovado

10 Comentários

Para muitos, o hidrogénio verde é o caminho a seguir para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa provenientes dos transportes, especialmente dos pesados. Contudo, este componente, que é obtido através de energias renováveis, é caro e não é muito eficiente.

Portugal, Espanha e França confirmaram, esta sexta-feira, em Alicante, a criação de um “corredor” de energia exclusivo para hidrogénio verde. Saiba em que consiste.

H2MED: Criação de "corredor" para hidrogénio verde aprovado


De acordo com o que foi revelado pela SIC, o projeto H2MED deve estar pronto em 2030 e vai custar quase 3.000 milhões de euros.  Anunciado em outubro, o acordo entre os três países para a criação de um corredor de hidrogénio verde está agora concluído. De fora fica a possibilidade inicial de servir também para transportar gás. Uma limitação que parece afetar o entusiasmo da presidente da Comissão Europeia.

O projeto, batizado H2MED, para transporte de hidrogénio verde, prevê uma ligação terrestre entre Celorico da Beira e Zamora, em Espanha (CelZa, com 248 quilómetros) e outra submarina entre Barcelona e Marselha (BarMar, de 455 quilómetros).

H2MED: Criação de "corredor" para hidrogénio verde aprovado

No total, o H2MED vai custar quase 3.000 milhões de euros: 350 milhões na ligação entre Portugal e Espanha e mais 2.500 milhões na ligação entre Espanha e França. O financiamento europeu pode chegar aos 50%.

Estas novas ligações, que devem estar prontas em 2030. Vão ter capacidade para transportar, todos os anos, 2 milhões de toneladas de hidrogénio verde entre Barcelona e Marselha e 750 mil toneladas entre Celorico da Beira e Zamora – o que representa mais de 10% do consumo anual da União Europeia.

A descarbonização do planeta é um dos objetivos estipulados por países de todo o mundo até 2050. Nesse sentido, a descarbonização de um elemento como o hidrogénio — responsável atualmente por mais de 2 % das emissões totais de CO2 no mundo —, que resulta no hidrogénio verde, se revela como um dos pontos-chave

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Américo Mendes
    Américo Mendes

    Bom resumo: “Contudo, este componente, que é obtido através de energias renováveis, é caro e não é muito eficiente.”

    1. Avatar de Fo
      Fo

      “Concluímos então com este estudo que queimar petróleo é bom para a economia, para a saúde das populações e para o ambiente web geral. “

      1. Avatar de AndreSacureba
        AndreSacureba

        Concluo entao que proliferar igual os humanos e seus descfendentes e criacoes proliferam na terra baseado sua curva de crescimento populacional nesses ultimos seculos é igual a um cancer em ascensao.

  2. Avatar de Manito
    Manito

    Para o governo de Portugal o hidrogênio apenas significa ter acesso a um enorme fundo europeu ainda virgem, como sempre não vai aproveitar para se desenvolver, apenas vai encher os bolsos de alguns… infelizmente pelo histórico do passado é o que espero. Adeus lítio…o hidrogênio é o que está a dar…

  3. Avatar de Jorge Roque
    Jorge Roque

    Quem ganha sempre são as empresas que vão participar na construção e “exploração”,depois mesmo se for mais um elefante branco que paga e o Zé. Propaganda politiqueira!

  4. Avatar de Adriano Ferreira
    Adriano Ferreira

    Onde vão extrair o hidrogénio, em que instalações de Celorico da Beira?

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Ora aí esta a pergunta de um milhão de euros!
      Todos sabemos que Portugal é um grande produtor de H2 (/sarcasmo OFF) e que esse gasoduto vai ser um sucesso comercial.
      Enquanto não arranjarem forma de produzir H2 de forma “barata”, não vejo utilidade nessa produção e transporte de gás e H2.
      E não, produzir H2 a partir de eletricidade não é eficiente nem é economico…

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Os politicos e que sabem. Passam a vida a falar sozinhos, a decidir sozinhos, e nem querem saber da opiniao de especialistas.Nao fazem as coisas com cabeca tronco e membros. Resumindo e baralhando como Einstein dizia, com as mesmas solucoes vao obter os mesmos resultados. E e isto que os politicos gostam de fazer. Interessa e entrar o dinheirinho Europeu e o resto e conversa.

  5. Avatar de aass
    aass

    Relativamente a Eficiência convem ter cuidado
    A eficiência do H2 é superior ao gás ! (+ poder calorifico)
    2 senão gasta-se muito eletricidade para o obter ( há quem chame pouca eficiência, depende… ) e outro um pesadelo para transportar e armazenar , daí fazer a questão como vai ser os corredores em Ptg ?