Projecto VoIP nas Universidades e Politécnicos

10 Comentários

Projecto VoIP  reduz 20% dos custos anuais de comunicação de todas as Universidades e Politécnicos públicos do país

voip_00O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, acaba de anunciar os resultados do projecto VoIP da FCCN, entidade que gere e desenvolve a rede nacional de comunicações de dados de alto débito no sistema científico e do ensino superior. O sucesso alcançado neste projecto foi fruto da parceria tecnológica entre a ITCenter e a Wavecom, ambas localizadas no distrito de Aveiro, e que permitiu o desenvolvimento de soluções VoIP que deram um contributo decisivo para a redução de custos em comunicações.

O Projecto contou exclusivamente com know-how Português e uso de tecnologias baseadas em código aberto (Open source) o que permitiu criar uma solução altamente competitiva com possibilidade de replicação noutros cenários, quer nacionais, quer internacionais.

No primeiro semestre de 2010, o sistema de Ensino Superior Público conseguiu reduzir os custos associados a comunicações em cerca de 20% graças ao impacto da generalização do sistema VoIP (Voz sobre IP).

Os custos sofreram uma redução de 4 para 3,3 milhões de euros entre o primeiro semestre de 2009 e o primeiro semestre de 2010. Até ao final do ano, estima-se que a redução possa atingir cerca de 1,7 milhões de euros.

A voz sobre Internet (Voice over Internet Protocol – VoIP) é uma tecnologia que permite ao utilizador estabelecer chamadas telefónicas através de uma rede de dados, convertendo um sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais, posteriormente enviados através de uma ligação à Internet sob a forma de pacotes com endereçamento IP.

De acordo com Rúben Sousa, Chief Technology Officer da ITCenter, “Colaborar em projectos desta natureza e alcançar resultados tão positivos dá-nos a confiança necessária para continuarmos a criar parcerias de longa duração com os nossos clientes, quer do sector privado quer público, e reflecte a elevada experiência e competências da ITCenter nesta área. O sistema VoIP implementado permitiu melhorar drasticamente a eficácia das comunicações internas e externas, aumentando a sua produtividade e reduzindo os custos de manutenção e licenciamento da infra-estrutura global de comunicações, o que é particularmente crítico no ambiente económico que vivemos actualmente.”

Não sabe o que é o VoIP?

O VoIP –  voz sobre Internet (Voice over Internet Protocol – VoIP) é uma tecnologia que permite ao utilizador estabelecer chamadas telefónicas através de uma rede de dados, convertendo um sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais, posteriormente enviados através de uma ligação à Internet sob a forma de pacotes com endereçamento IP. Não sendo nova, esta tecnologia atinge agora um estado de maturidade e qualidade que permite a sua aplicação em ambientes de produção através da interligação com os sistemas telefónicos convencionais. De igual forma, a oferta de equipamentos e serviços de operadoras tem vindo a crescer exponencialmente.

Partilhar:
Tags:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Algarvio
    Algarvio

    Temos que tirar o chapéu às universidades e ao seus alunos.
    Parabéns

  2. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Pelo menos nalgumas coisas vê-se a cortar nas despesas. Ainda bem!!!!
    Faltam é muitas outras 🙁

  3. Avatar de Manuel Mimoso
    Manuel Mimoso

    Este tipo de tecnologia também será aplicado às Escolas Secundárias
    http://www.escola.gov.pt/pte/PT/Projectos/Projecto/index.htm?proj=87

  4. Avatar de dajosova
    dajosova

    já uso voip praticamente desde 2003/2004

  5. Avatar de johnito
    johnito

    Parabéns para o pessoal da ItCenter.
    Link para itecenter: http://www.itcenter.com.pt/
    Na minha empresa ja temos (tivemos) uma solução voip, pensada e executada pela ItCenter, e que funcionava em certas situações melhor do que os telefones da rede fixa. De momento não temos a solução operacional, com muita pena minha, por motivos alheios á ItCenter.

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boa! Agora só já faltam os ministérios! 🙂

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Muito bem, penso que deviam apostar isto em todo lado nas câmaras municipais, escolas secundarias..mesmo em casa pois é só vantagens no preço, mas como a chamada é feita na rede Internet pode haver sempre escutas!

    1. Avatar de Ruben Sousa
      Ruben Sousa

      Devo corrigi-lo dizendo que é bastante mais simples prevenir escutas usando a tecnologia VoIP do que a tecnologia tradicional, isto porque a chamada VoIP pode ser feita usando encriptação dos pacotes de voz SRTP (a maioria dos telefones e B2BUA suporta), e no caso da tecnologia tradicional, a chamada passa sempre pelo operador de telecomunicações, que a pode estar a escutar e gravar. Aliás, na minha opinião, o VoIP e esta tecnologia de encriptação pode ser de facto fundamental para uma parte das entidades públicas no nosso país, sobretudo naquelas onde há um risco para a segurança nacional ou privada, como por exemplo as entidades militares e judiciais.

  8. Avatar de Cirilo Santos
    Cirilo Santos

    À custa do VoIP já dei uma bengalada numa telefonista. Se ela não tivesse engravidado tinha sido enpekable.

  9. Avatar de Anderson Gouveia

    Como profissional da área não deixo de dar os parabéns e deixar um artigo sobre “Segurança em VoIP” que deixei no fórum.

    http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=9417

    Abraço.
    Anderson Gouveia