Projecto Spartan do Facebook desafia App Store

30 Comentários

O HTML5 é sem dúvida uma jovem mas promissora tecnologia que promete transformar a internet num ecossistema mais rico. Uma das grandes vantagens é a possibilidade de ser um formato suportado por qualquer browser e sistema operativo recente. Isto tem trazido flexibilidade aos programadores.

Através desta tecnologia podem ser desenhados sites dinâmicos que emulem a boa experiência conseguida em aplicações nativas para plataformas como iOS e Android. Mas permite também que não fiquem dependentes do processo rigoroso de admissão da Apple ou Google. É a pensar nisto que o Facebook pretende apostar num projecto tão inovador como arrojado.

O TechCrunch levanta um pouco o véu do projecto do Facebook, fechado ainda a sete chaves, denominado projecto Spartan. Um dos colaboradores desta fonte terá inclusive visto o projecto a correr, já que existe acesso ao mesmo através de um parceiro da AOL.

Conforme se pôde apurar é uma plataforma totalmente desenvolvida em HTML5 e com o objectivo de atingir uma marca de 100 milhões de utilizadores no mercado móvel.

A ideia será combinar a tecnologia dinâmica do HTML5 para disponibilizar versões móveis das aplicações do Facebook. Pensemos nisto como uma espécie de app store do Facebook, construída em HTML5. Está confirmado que a plataforma destino desta iniciativa será o iOS nomeadamente a versão mobile do Safari.

Os rumores parecem se materializar não só pela credibilidade da fonte, mas também pelo facto de o Facebook contar já à partida com parceiros estratégicos como por exemplo a Zynga. Talvez isto permita lançar títulos exclusivos de FarmVille e criar uma fonte de rendimento para estes e outros parceiros, ou produtoras independentes. Além de títulos de entretenimento, poderemos esperar apps mais simples como diários da imprensa, ou mesmo a migração de algumas das melhores aplicações actuais do Facebook, para esta plataforma.

Claro que para uma “Web Store” do Facebook, ser bem sucedida tem que atrair programadores. E isso só se consegue desenvolver mecanismos que permitam a estes vender as suas aplicações. Para isso a famosa rede social irá utilizar o actual sistema de créditos, utilizado no seu site. Espera-se como é óbvio uma forte integração deste projecto com funcionalidades que todos nós já conhecemos, da maior rede social do Mundo.

Assumindo que esta plataforma siga os moldes que a Google tenta seguir na sua Chrome Web Store, mas numa vertente móvel, será com certeza um desafio do Facebook à App Store da Apple. Parece claro que o Facebook, não quer ficar dependente de aprovação de novas versões desta plataforma pela empresa de Cupernito. Mas por outro lado ao seguir por este caminho, o Facebook não está a colocar mais um prego no caixão do Adobe Flash?

Provavelmente este será o caminho que muitos visionaram para o HTML, quando vaticinaram a projecção desta tecnologia e o abandono do Flash nalguns segmentos web.

Contudo, deixar de fora uma plataforma como a App Store, significa que nem um cêntimo irá para a Apple. Isto não deixará certamente muito satisfeita a empresa de Cupernito. Claro que o Facebook, não ficará por aqui e espera-se que mais tarde esta solução esteja disponível e reconhecida como compatível para o browser do Android.

Teremos que esperar para ver, mas o Facebook com este projecto, surge vigorosamente para desafiar principalmente a Apple (e a Google mais tarde), numa das suas principais áreas de negócio. E se pensarmos que com este passo de gigante o Facebook poderá trazer toda a sua poderosa infraestrutura de publicidade. Exemplo disso será o desenvolvimento de uma aplicação gratuita do Facebook, com publicidade embutida e adaptada à realidade móvel.

Os seus rivais na área móvel, estarão neste momento a fazer contas à vida. Uma coisa é certa, o mercado móvel, nunca esteve tão dinâmico e interessante como agora com mais um jogador a disputar este complexo puzzle.

Haverá lugar para mais uma app store no mercado móvel de comunicações?

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de roliveira
    roliveira

    Facebook para Apple

    – This is Sparta!!!!!!!!!!!!!!!!

    😀 hehehee

    1. Avatar de At
      At

      O habito é tanto ao facebook que ao olhar para o comentario me perguntei: onde está o “botao gosto”? xD

      1. Avatar de Maxim

        Maxim Stratan gosta disto.

    2. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
      Arcadiy Kulchinskiy

      Ou então: This is Facebook!

  2. Avatar de António Rodrigues

    O futuro, em certas vertentes, já demonstrou pertencer ao HTML5 – e o Flash terá que se renovar ou resignar a alguns nichos de mercado, ainda que não no imediato.
    E com o futuro/HTML5, vão surgir cada vez mais projetos semelhantes, optando por tecnologias mais evoluídas e não proprietárias, que permitem fazer a mesma coisa, por vezes até de forma mais eficiente – sem dúvida, as WebApps vieram para ficar.

    O FaceBook parece querer aproveitar isso em seu (nosso?) beneficío, o que é positivo. Resta saber qual a adesão dos programadores, e se será suficiente para massificar a coisa.
    Estou curioso para ver a resposta da Apple nos próximos tempos!

    E já agora: a associação evidente a Sparta/Spartans não me parece mera coincidência 😉

    1. Avatar de Hattori Hanzo
      Hattori Hanzo

      Não sei se essa associação é muito auspiciosa, visto que no final os 300 de Esparta morrem…

      1. Avatar de André Meireles
        André Meireles

        Sim, morreram, mas o seu legado ficou para sempre! E, para além disso, conseguiram provar que um suposto “deus” não era mais que um mero mortal…se é que me faço entender!eheh

    2. Avatar de J.A
      J.A

      O flash tem melhor performance em dispositivos móveis do que o HTML5, basta ver os comparativos http://www.craftymind.com/guimark3/ o HTML5 ainda tem muito que evoluir para alcançar o que o flash actualmente é capaz.

      A única excepção são os dispositivos iOS, mas por opção da Apple.

  3. Avatar de roliveira
    roliveira

    Já agora a minha opinião! Por esta é que a Google e a Apple não esperavam. Foram totalmente apanhados desprevenidos pelo facebook. E não é de admirar, tem lá gente muito inteligente da Google que já trabalhou por exemplo no android, e ex engenheiros da microsoft.

    Acho que o steve jobs nunca pensou que a sua tecnologia querida (HTML5), podia também ser um dos seus principais inimigos para o modelo de negócio que tem.

    Penso que se este projecto for mesmo implementado em larga escala, a Google e a Apple, que lucram muito em publicidade Móvel, vão deixar de ter os lucros folgados que têm tido.

    Bom Artigo!

    1. Avatar de Hattori Hanzo
      Hattori Hanzo

      Vejo Dy as falhas nessa argumentação:
      1) o HTML é uma ferramenta, que por definição tanto pode servir para ajudar quanto para destruir. Não vejo como pode ser um inimigo de Jobs ou de quem quer que seja.
      2) a Google lucra muito com a publicidade móvel, já a Apple lucra na venda de hardware, software e serviços. A publicidade móvel não tem para a Maçã o peso que tem para a Google, logo a maior prejudicada com essa estratégia será a empresa de Brin e Page.

      1. Avatar de roliveira
        roliveira

        Olha que estás enganado! Imagina que as pessoas deixam de comprar jogos na appstore e começam a compra-los na nova plataforma do Facebook?

        Achas que isso não custa dinheiro à apple?

        E a nível de publicidade movel, Google e Apple são as que mais lucram ao nivel móvel. E lucram pelo que li à tempo de forma mais ou menos repartida, se a google, tirar mais dividendos, é pouco mais.

        Lembra-te que a Apple tem o próprio sistema de publicidade móvel chamado iAd. Por isso eu diria que os dois ficam a perder.

        1. Avatar de Hattori Hanzo
          Hattori Hanzo

          Os jogos vendidos em formato webapp são emulações de jogos em Java, no estilo Farmville, nada tendo a ver com jogos do nível de Infinity blade, Real Racing HD 2 ou NOVA 2. Relativamente à publicidade móvel é fácil ver o quanto ela é mais importante para a Google pela quantidade de jogos suportados por publicidade no android Market, o que não ocorre tanto na App Store, onde os bons jogos são pagos.

  4. Avatar de Daiquiri
    Daiquiri

    “With all these HTML5 mobile apps now, I wonder if Apple will decide to remove HTML5 support like they removed Flash…”

    https://twitter.com/#!/mikebutcher/status/81312851742044160

    1. Avatar de kekes
      kekes

      …problemas de estabilidade e compatibilidade 😀

      Toda gente sabe que banir Flash foi um movimento estratégico para evitar coisas deste tipo. Sempre podem por o site na blacklist do browser “Esta pagina contem código malicioso” 😀

      1. Avatar de Edward Davis
        Edward Davis

        Lool 😀

    2. Avatar de John
      John

      A Apple só continua a proibir o flash para “obrigar” os utilizadores a comprar apps via applestore. Qualquer tecnologia que rivalize com a venda de aplicações por parte da Apple terá certamente o mesmo destino.

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    Esta é fácil!

    Se o Facebook se atreve a pisar os calcanhares da Apple e criar uma “appstore” esteja ela aqui na terra ou nas nuvens, a Apple pura e simplesmente bloqueia o acesso.

    Mas presumo que não se poderá aceder a essas aplicações offline, logo terá algumas limitações. Por exemplo, não estou a ver uma aplicação de navegação GPS, pois os utilizadores não desejam geralmente estarem a depender da ligação à net para saberem quando devem “sair na saída”. Talvez numa fase de maior maturação do 4G……..

    No entanto, acho que, se se entenderem, é do interesse da FB e da Apple (e depois da Google?) esta sinergia

    1. Avatar de António Rodrigues

      Depende da implementação que fizerem: o HTML5 tem mecanismos avançados para gestão de conteúdos/webapps em offline, que sempre foi um dos principais handicaps do ambiente web atual.

      Essa é a razão pela qual alguns serviços e apps estarem em reformulação para aproveitar essas novas capacidades (Read It Later por exemplo) 😉

      Claro que uma plataforma destas terá algumas limitações à partida, e que terão que ser melhoradas com o tempo e o feedback, mas sem dúvida que será um kick-off para que outras empresas sigam o exemplo.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Não sabia dessa característica do HTML5, mas acho que nesta situação não vai ser uma limitação da linguagem, mas sim uma proibição da plataforma

    2. Avatar de Vítor M.

      A Apple não pode criar determinadas barreiras sob a pena de estar a prejudicar o utilizador que navega através do Safari.

      Depois filtrar conteúdos Facebook é perder “clientes”, tendo em conta a força que o Facebook hoje representa nos hábitos de navegação.

      Mas claro, tudo depende, como disseste e bem, do tipo de aplicação.

      1. Avatar de H-Ramos
        H-Ramos

        As redes sociais foram na minha opinião um dos principais impulsionadores dos smartphones.
        Ainda hoje qualquer publicidade a smartphone feita por operadoras foca a mensagem na possibilidade de ligação constante ao facebook, twitter, etc…
        E vejo a maioria da malta mais jovem sempre agarrada ao smatphone, na maioria do tempo por duas razões: jogos e redes sociais. Sendo que o facebook pode oferecer os dois e muito mais.

        Na minha opinião a Apple não pode nunca vir a restringir conteúdos do facebook sob risco de estar a dar um tiro no pé.
        O jobs vai ter que pensar muito bem esta situação, porque o facebook hoje tem muita força.

      2. Avatar de eu mesmo
        eu mesmo

        lol desde quando é q isso foi impedimento? quando bloquearam o flash n fizeram exactamente isso?

        1. Avatar de Vítor M.

          Não, abriu a possibilidade de muitos serviços adoptarem HTML5 e hoje esta tecnologia está com uma popularidade fantástica.

          Muitos serviços hoje estão bem melhores, com mais qualidade, com mais dinámica porque foram migrados para a quinta geração do HTML.

          Fecha-se uma porta, abre-se uma janela de oportunidades.

          Repara que a Apple teve um incremento brutal no seu segmento gamming sem que o flash fosse preocupação ou entrave.

          1. Avatar de kekes
            kekes

            Eu não creio que a Apple deu a possibilidade a ninguem… Alias, falou-se muito que o processo ia ser rapidssimo com esse apoio da Apple e no final das contas está a tomar o seu percurso normal, o flash não desapareceu continua vivo como sempre, vão surgindo aplicações em HTML 5. O percurso natural do mundo tecnologico. Houve muito alarido na epoca mas serviu apenas para justificar o facto de ter sido banido o flash pois apartir dai nunca mais se deu o valor ao HTML5 como se deu.

          2. Avatar de Vítor M.

            kekes isso é uma visão tua, muito particular. Não é por nada que as grandes empresas de software que têm influência na web, como a Microsoft, Google, Mozilla e afins, estão a desenvolver esforços para ter um suporte considerável ao HTML5. Aliás a Google está mesmo empenhada em ter novas ferramentas totalmente dedicadas ao HTML5. Se não houvesse determinadas posições, ainda hoje teríamos flash a dominar todos os segmentos e já não é isso que acontece e tudo graças à implementação de conteúdos para tablets…

  6. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Depois da febre das “Stores” penso que as apps vão voltar ao modelo tradicional de vendas. Um grande jornal (penso que o finatial times) já começou a vender a sua app directamente fugindo assim à App Store. Porque é que a Apple ou a Google hão-de chupar estas grandes empresas? Um pequeno produtor tem vantagem um pagar uma percentagem da sua app em troca de uma loja já montada e de meios de pagamento seguros. Agora as grandes empresas com equipas de desenvolvimento próprias, mais tarde ou mais cedo vão mandar os ditadores da Apple às urtigas e vender as suas apps directamente ou em lojas menos castradores e chupistas”.

    1. Avatar de kekes
      kekes

      As Stores para algum tipo de conteudo na minh aopinião têm os dias contados, o HTML5 vai revolucionar isso, e ainda bem devem acabar os chulismos.

    2. Avatar de Andre
      Andre

      O Market da google (agora Google Play Store) o desenvolvedor não paga nada a google por cada aplicação que vende.

  7. Avatar de Tiago

    Para já não consigo ver grande sucesso na ideia, mas é demasiado cedo, faltam jogar muitas cartas.

  8. Avatar de J.A
    J.A

    Ao contrário do que diz a notícia, o flash não está morto, muito menos no que diz respeito a aplicações mobile, hoje em dia é possível conceber uma aplicação flash via AdobeAir e publica-la na Apple Store e no Android Market,(praticamente sem alterações ao nível da programação).
    O mesmo não se pode dizer do HTML5.