Projecto Edulabs: Mil alunos portugueses vão receber tablets

22 Comentários

Com algumas semelhanças ao projecto Magalhães, o Projecto Edulabs tem como principal objectivo levar a tecnologia móvel até aos alunos e professores. Durante os próximos dois anos, serão distribuídos, no âmbito do Projecto Edulabs, cerca de mil tablets por alunos de vinte escolas.

Este novo projecto terá inicio já no próximo ano lectivo de 2014/2015.

m5g_00 (1)

Está em curso um grande movimento internacional, no sentido de fazer evoluir o ensino, procurando dar resposta às necessidades de conhecimentos e competências que se exigem às gerações futuras.

Lisboa, Oeiras, São João da Madeira, Aveiro, Coimbra e Lousã serão os primeiros agrupamentos a fazer parte da primeira fase do Projecto Edulabs. O protocolo foi assinado ontem pela Direção-Geral da Educação e pelo Consórcio E-xample e terá uma duração inicial de dois anos.

Com o projecto Edulabs, as salas de aula terão sistemas tecnológicos integrados de hardware, software e plataformas de ensino que deverão constituir o núcleo do ecossistema escolar focado na componente ensino e aprendizagem, de utilização fácil atractiva e mobilizadora para todos os actores do ensino.

As sala terão quadros interactivos das empresas nacionais Bibright e Globaltronic, os computadores portáteis para professores serão da Inforlândia e os tablets e classmates Magalhães para os alunos serão da JP Inspiring Knowledge. Relativamente aos equipamentos de rede, estes serão instalados pela Novabase e os servidores de conteúdos serão da responsabilidade da Critical. A Leya e Porto Editora terão a seu encargo a instalação da plataforma e aplicações de suporte ao ensino e aprendizagem.

classemates

As 26 empresas nacionais que fazem parte do Consórcio E-xample vão também dar formação aos alunos e professores. «A Direção-Geral de Educação irá acompanhar e avaliar com o E-xample a evolução das tecnologias e os novos métodos pedagógicos, de modo a criar um modelo optimizado que possa ser alargado a outras escolas por todo o país», refere o gabinete de comunicação do E-xample.

Homepage: E-xample

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de NewJ
    NewJ

    Brinquedos, yupi!

    1. Avatar de futuro
      futuro

      inovação yupi!!!

      1. Avatar de Ladrões
        Ladrões

        Ideias roubadas yupi!!!
        Houve jovens empreendedores com esta ideia(mais consistente que isto), infelizmente os lobbies são tramados.

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Mais uma forma de enriquecer algum empresário tuga. Tudo por um brinquedo que só utilizam para jogar, e sem qualquer objetivo didático.

    1. Avatar de cesar_panter
      cesar_panter

      Poderá ser naluns casos, mas no caso de crianças com necessidades educativas especiais, um tablet é uma mais valia.

      Se alguem sem necessidade ou com meios para comprar para o seu proprio divertimento usufrui do mesmo a culpa será dos criterios que disponibilizam o mesmo e não das pessoas… infelizmente concordo num ponto… quando e preciso material/meios/pessoal o estado nunca tem recursos e os poucos que tem vao retirando e para outros investimentos menos dignos… talvez quando algum politico influente tenha a necessidade invistam no ensino especial sem caractegorizar as crianças que tem, ou nao, direito…

  3. Avatar de Auron
    Auron

    LOL
    O governo paga\suborna as juntas de freguesia metade do custo de cada professor que despedirem.
    Governo vai fechar mais de 30 escolas.
    Interessante. Medidas que vão atingir o interior do pais que foi abandonado pelos governos lisboetas (ps,psd,cds) a muito tempo.
    E depois entregam tablets em Lisboa e arredores!
    Algum amigo do governo vai ganhar milhões com esta tanga.
    E depois dos jornalistas filmarem tiram nos aos miúdos.

    Típico esquema a socrates lol

    O que o pais precisa é levantar a imunidade parlamentar com efeitos retroativos.
    Julgar e prender os políticos que não cumprirão promessas eleiturais.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      não sei porquê, um esquema á Socrates????

      Que eu saiba o magalhães foi deitado abaixo a todo o custo e era uma excelente ideia, o facto de ter sido adoptada por muitos outros paises comprova isso mesmo…

      E não o Socrates não lançou tablets em Lisboa e aredores…sinceramente não vos entendo…

      Secalhar com os problemas que temos agora estamos melhor??

      Certo…

      1. Avatar de Auron
        Auron

        Em pouca palavras para entenderes:

        1 – OS governos gastaram a mais especialmente o socratos. Especialmente em empresas com estreitas ligações aos partidos.

        2 – E é por isso que estamos com os problemas financeiros.

        3 – Tablets não substituem melhores condições (telhados, vidros, contentores pre fabricados, etc) e professores.

        4 – No interior despedem professores. No litoral dão brinquedos caros aos alunos como manobra eleitoral.

        5 – É um esquema a socrates pq assim os amigos ganham e o povo é enganado.

        & – E acima de tudo, TODOS os alunos contam.

        1. Avatar de Auron
          Auron

          Não é um esquema exclusivo a Sócrates.
          É um esquema a político.
          Pq assim os amigos ganham e o povo é enganado.
          Mas esquemas manhosos, atacar os professores e dar tablets a miúdos!
          Quem é que não se lembrou do Sócrates.

  4. Avatar de Marco
    Marco

    Mais um esquema Magalhães (ou não viesse do mesmo), que na práctica pouco fez pelos alunos, mas que muito fez por muitos bolsos com ligações à política, sim esses da JPSC.

    Não seria de todo inútil se promovesse o mérito dos alunos a quem seriam atribuidos.

  5. Avatar de David Melo
    David Melo

    Como é que é possivel num pais dito “civilizado” uma empresa que foi condenada por fuga ao fisco voltar a estar presente numa iniciativa do estado?
    HAAaaaa…. não tinha percebido é a JP Inspiring Knowledge não é JP Sá Couto. Palhaços…
    Infelizmente nós pagamos os impostos e não temos qualquer coisa a dizer na forma como estes são gastos.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      eles não foram condenados por fuga ao fisco…foram indiciados e ELIBADOS…

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Tablets para crianças bricarem.

    Quem acredita que os miudos vão usar aquilo para estudar, deve viver no mundo da fantasia… Mais depressa vão a play store e comecam a sacar jogos!

  7. Avatar de Prodígio
    Prodígio

    Mais uma vez, o empresário tuga é incapaz de conquistar mercado externo, sem a ajuda do estado…

    Primeiro foi a JP Sá couto, que acabou como se sabe e agora mais umas.

    Daqui a uns anos, estamos a pagar mais uma burrice.

  8. Avatar de Joao
    Joao

    Estes também já estão a prepara as eleições…como o socas fez.E o povo engole estes truques …

  9. Avatar de MM
    MM

    Tablets hoje em dia são uma ferramenta muito útil na educação especial – eu sei que as pessoas ignoram que há crianças que necessitam de uma ajuda especial e então olham para estas coisas como sendo algo inútil, mas não é!

    Acerca dos tablets para crianças deixo aqui uns avisos acerca de algum material que por aí anda e que eu já testei:
    – InSys tem um tablet pra crianças, com uma capa de proteção, bom aspecto mas é inutil, não funciona e é problema de fabrico porque testei 2 e ambos tinham o mesmo problema (tinha vida sozinhos) – pergunto: será que ninguém na InSys se deu ao trabalho de testar este modelo?!
    – Looney Tab: vem com uma ROM/launcher completamente inútil. O tablet não é mau de todo, mas aquele launcher é uma nulidade completa (quem não quiser andar a procurar roms ou trocar de launcher, não compre esta porcaria que é o perfeito exemplo do porquê os sistemas operativos não devem ser tão livres).

    1. Avatar de cesar_panter
      cesar_panter

      Exatamente MM.

      Fazem muita falta para o ensino especial como eu disse acima. Esperemos que chegue algum as unidade das escolas para proveito dos alunos, ja que os pcs que tem na escola do meu filho sao quase todos arranjados pelos pais.

      1. Avatar de MM
        MM

        Pois, eu sei o que é isso.
        Concordo que os pais se devem envolver nas acções das escolas, que possam contribuir e ajudar as escolas (também já o fiz com equipamento), mas há coisas que também deviam fazer parte dos materiais base fornecidos pelo Estado, em especial nas unidades de educação especial que normalmente estão demasiado despidas de equipamentos.

        1. Avatar de cesar_panter
          cesar_panter

          è verdade sim senhor… tanto o meu miudo como as da unidade onde ele esta respondem melhor aos estimulos da tecnologia que dos antigos papeis e cartoes pre-historicos que a crianca ja deita pelos olhos… infelizmente so a drel e que nao ve isso mesmo fazendo pedidos a mesma…

  10. Avatar de Alexandre Badalo
    Alexandre Badalo

    Mais uma coisa totalmente inútil!

  11. Avatar de Boy
    Boy

    A história repete-se, mas sempre de forma mais requintada que a anterior. Conheço uma escola que ficou com mais de 200 Magalhães 2 guardados numa arrecadação… Por fim foram devolvidos (não sei a quem) e só há bem pouco tempo…e mais não digo…

  12. Avatar de Manuel Campos
    Manuel Campos

    Se tiverem o destino “afamado” de milhares de computadores Magalhães não vão longe!! 🙂 🙂