Proibição de plásticos de uso único começa já em julho

85 Comentários

Após Portugal transpor uma diretiva europeia, plásticos de utilização única passam a ser proibidos no início de julho. A medida tem sido bastante elogiada, mas também criticada pelo facto de ser pouco ambiciosa.

Na prática, esta medida, de aplicação obrigatória em todos os Estados-membros, passa a proibir o uso de talheres, palhinhas, cotonetes, agitadores, varas de balões ou esferovites para recipientes de comida.

Proibição de plásticos de uso único começa já em julho


A pandemia veio adiar uma série de coisas. A “lei” da proibição de plásticos de uso único foi uma delas. O Governo português tinha decidido implementar a medida no ano passado, antecipando largamente as datas da diretiva, mas a pandemia de COVID-19 levou ao adiamento e Portugal.

Proibição de plásticos de uso único começa já em julho

A Deco elaborou uma lista dos produtos que deverão desaparecer nos próximos anos.

Produtos que deverão desaparecer a partir de 1 de julho de 2021

  • cotonetes;
  • talheres (garfos, facas, colheres, pauzinhos) e pratos;
  • palhinhas e agitadores de bebidas;
  • varas para fixar balões;
  • recipientes para alimentos feitos de poliestireno expandido, ou seja, recipientes como caixas, com ou sem tampa, utilizados para conter alimentos destinados ao consumo imediato (no local ou para levar), alimentos tipicamente consumidos a partir do recipiente e alimentos prontos a consumir sem preparação suplementar, ou seja, sem cozinhar, cozer ou aquecer;
  • recipientes para bebidas e copos feitos de poliestireno expandido, incluindo as suas cápsulas, coberturas e tampas.
  • copos para bebidas, incluindo as suas coberturas e tampas;
  • recipientes como caixas, com ou sem tampa, utilizados para conter alimentos, como os referidos acima, que não são feitos de poliestireno expandido.

Em 2022

  • Os espaços de restauração e bebidas ficam também proibidos de disponibilizar e utilizar estes produtos (com exceção dos cotonetes e das varas de balões), mas só a partir de 1 de setembro de 2022.
  • Recipientes para bebidas com capacidade inferior a três litros, ou seja, recipientes utilizados para conter líquidos, como garrafas, e embalagens compósitas para bebidas, que possuam cápsulas ou tampas só podem ser colocados no mercado se as cápsulas e tampas permanecerem fixadas aos recipientes durante a fase de utilização prevista do produto.

Em 2023

  • A partir de 1 de junho de 2023, os estabelecimentos comerciais ficam impedidos de disponibilizar sacos de plástico ultraleves para embalamento primário ou transporte de produtos de panificação, frutas e produtos hortícolas. Ficam também impedidos de vender produtos de panificação, frutas e produtos hortícolas acondicionados em cuvetes ou caixas que contenham plástico ou poliestireno expandido e de utilização única. A exceção será para os sacos e as embalagens 100 % biodegradáveis, de material de origem biológica e renovável, que sejam compostáveis por processos de compostagem doméstica, industrial ou em meio natural.

 

Em 2025

  • A partir de 2025, as garrafas para bebidas com capacidade inferior a três litros, incluindo as suas cápsulas e tampas, tendo politereftalato de etileno como a principal componente («garrafas de PET») têm de conter, no mínimo, 25 % de plástico reciclado. A partir de 2030, estas garrafas têm de conter, no mínimo, 30 % de plástico reciclado.
  • Até 2025, cada Estado-membro deverá assegurar que 77% do peso de resíduos de produtos de plástico de utilização única são recolhidos seletivamente. Este valor terá de chegar a 90% em 2029.

O decreto-lei que proíbe a venda de vários produtos de plástico de uso único, como cotonetes, palhinhas e pratos em toda a União Europeia entra já em vigor a 1 de julho.

A nova legislação relativa ao uso de utensílios de plástico, aprovada pelo Parlamento Europeu, tem como objetivo reduzir o consumo de produtos de plástico de utilização única na União Europeia até 2026, de modo a combater a poluição gerada pelo plástico.

Comentários

85

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cláudio Andrade
    Cláudio Andrade

    e como vao fazer os cabeleireiros ? que com a pandemia foram obrigado a usar batas de plástico de uso único ?

  2. Avatar de Cláudio Andrade
    Cláudio Andrade

    outra coisa.. estas proibições vao ter mais custos nas nossas carteiras

  3. Avatar de OdeioBichasModernas
    OdeioBichasModernas

    E os preservativos? Como vai ser? É para usar várias vezes ou vão acabar?
    Alguém me elucide…

    1. Avatar de Sapo
      Sapo

      Eu não sou pessoa com sentido de humor mas achei graça no seu comentário.
      Quero ver qual será a resposta

      1. Avatar de Nuno A.
        Nuno A.

        Comentários típicos de miúdos. É óbvio que o latex não é plástico.

        1. Avatar de Petrus
          Petrus

          Mas também não é biodegradável. A lei é que está incompleta porque deveria visar outros produtos perenes, como os filtros dos cigarros, fraldas descartáveis, pensos higiénicos… Uma data de lixo que envenena os oceanos e o planeta. Mas, sim, é um avanço.

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Há preservativos de poliisopreno, sem látex

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Hajam entendidos no assunto, como eu e o meu namorado!

    2. Avatar de PR
      PR

      Os preservativos são feitos de Látex.
      Podes continuar a tua vida em segurança.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A1tex

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Há preservativos de poliisopreno, sem látex

        1. Avatar de PR
          PR

          Sim, mas são uma percentagem residual.

    3. Avatar de R41M31
      R41M31

      Reviras e voltas a usar 2ª vez 😀

      1. Avatar de jorge
        jorge

        EHEHEHEHEHE…

    4. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      hahah

    5. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Tens de passar a usar uma tripa.

    6. Avatar de ChiNelo68
      ChiNelo68

      hum?! Mas voces não viram ao contrário e usam 2x?

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Só usas 2 vezes?!

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    E para quando uma lei que obrigue a manter o telemovel por um minimo de 4 anos?
    Isso sim seria um enorme avanço no combate á poluição.

    1. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      Realmente seria no teu ponto de vista, mas acredita que quando viesses a Apple, NOKIA, Samsung, LG, Huawei, Xiaomi entre outros fabricantes a por no desemprego tantos funcionários, logo te arrependerias de ter dito tal barbaridade, pois tu pensas que é só colocar leis que impeçam a venda de equipamentos e que todo o resto não importa, mas não podes pensar só no consumismo, mas sim, deves pensar também que esse mesmo consumismo mantém, sustenta e cria mais postos de trabalho a nível mundial.

      1. Avatar de Tiago Ferreira
        Tiago Ferreira

        Visses*

      2. Avatar de PR
        PR

        Tiago, essa ideia de criar postos de trabalho é como lançar lixo ao chão. Se deixares de o fazer vais criar desemprego nos trabalhadores da limpeza.

      3. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Mas esses empregados não iam para o desemprego e lá ficar para sempre, arranjam outra coisa para fazer como tiveram de fazer as meninas que dactilografavam e apareceram os computadores e impressoras. Também há milhões de pessoas que estão empregadas devido à gasolina e esta vai acabar brevemente, essas pessoas vão arranjar outras coisas para fazer. Se não se vendessem mais telemóveis e ficássemos com os que temos, aposto que o diabo não descia à terra tão cedo por causa disso.

  5. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O artigo está errado. Os cotonetes não vão desaparecer. O que vão desaparecer são os cotonetes em plástico. Os feitos em papelão continuam. Aliás, já há algum tempo que muito poucos cotonetes à venda possuem plástico, a maioria são mesmo de cartão.

    1. Avatar de Sapo
      Sapo

      Eu nunca vi um feito com cartão, todos os que eu vejo são em plasticos

      1. Avatar de Sapo
        Sapo

        Não estou a dizer que não existe, apenas que eu nunca vi

      2. Avatar de Mig-21
        Mig-21

        No continente ja sao de cartão em vez de plastico a algum tempo, uma bela porcaria, assim como as palhinhas.

        1. Avatar de AqueleAmigo
          AqueleAmigo

          Porcaria porquê?

          O Continente está é de parabéns por isso. Não só começaram a usar cartão nos contonetes como a sua caixa.
          Porcaria é viver num planeta poluído (de mentes).

        2. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Os do lidl são melhores. Os do continente são demasiado moles.

      3. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Vê me qualquer supermercado e são cotonetes com cabo de cartão. Às vezes a olho até pode parecer plástico.

      4. Avatar de Olly
        Olly

        Os do Aldi são de papel/cartão.

      5. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Oi?! Já há uns tempos que não vejo supermercados com cotonetes de plástico.

  6. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Quero ver é como se vão safar as empresas, restaurantes e afins nas comidas do take away…

    Acho que isto está-se a tornar é uma obsessão… mas…

    1. Avatar de Luís Dias
      Luís Dias

      Obsessão? Enfim, que comentário infeliz.

      1. Avatar de Kevin
        Kevin

        Não estou assim tão certo, que o OP esteja assim tão errado, tendo por verdade o documentário da netflix sobre as pescas, a poluição causada pela pessoa comum vs industria é minima. Apesar de ser uma medida positiva de nada serve sem haver regulação a nivel das industrias poluidoras.

        1. Avatar de onurb82
          onurb82

          Uma coisa é certa… estamos a demorar muito tempo a reagir.
          Estes mimimis, vamos pagar a preço de vidas, pagamento esse imposto pela natureza. Quanto mais tempo demorarmos mais vamos ter de pagar…

          Dirão alguns… isso a mim não me afeta… pois bem… a fatura alguém vai ter de a pagar.
          Plásticos… Tintas… compostos orgânicos… entre muitos outros.
          Ninguém parece querer refletir

    2. Avatar de Dav
      Dav

      Muitas dessas empresas já não usam plásticos no take away… Se acha que é uma obsessão é porque ainda não colocou bem os pés na terra. O assunto é sério.

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Podia-me explicar e perder o meu tempo…mas como alguns não percebem filosofia… não vou explicar o que quis dizer com obsessão, até porque isto…o que estamos a fazer agora pelo planeta já vamos com 20/25 anos de atraso… mas como não percebem o que quis dizer com obsessão… sigam a vossa vida… e só acabo dizendo que o “onurb82” disse e tem razaão…vamos acabar por pagar a factura…de uma maneira ou outra…

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Eu continuo sem perceber o que quiseste dizer e o que tem o teu comentário em comum com o do onurb82.

    3. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Quando já tens plástico na tua corrente sanguínea e em 50 anos os teus filhos terão uma quantidade 10 vezes maior, tudo devido a teres tanto plástico no leito do mar que passou para os peixes e consequentemente para nós, já para não falar na ilha de plástico que anda a boiar no pacifico que é 10x maior que Portugal é bom que isso se torne uma obsessão e rápido.

  7. Avatar de Petrus
    Petrus

    Já há bastante tempo que várias destas coisas desapareceram das prateleiras dos supermercados. Já agora, podiam aproveitar a embalagem e acabar também com os balões. Então, quando se veem aquelas lindas cerimónias de largada de balões para homenagear alguém ou alguma coisa, até assusta pensar onde vai parar aquela tralha toda! As pessoas têm que perceber que, hoje em dia, há que fazer sacrifícios. O mundo não é o mesmo de há trinta anos.

    1. Avatar de euequesei
      euequesei

      Os balões não são de plástico.

      1. Avatar de Petrus
        Petrus

        É verdade. Mas poluem como se o fossem. A lei, de facto, só se refere aos plásticos e isso já é muito bom.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Os sacrificios necessários e eficazes ninguém os quer fazer, nem mesmo os pseudo ambientalistas pois implica reduzir a “luxuosa” vida.

      1. Avatar de Albano
        Albano

        Na mouche.

  8. Avatar de Sapo
    Sapo

    Tem muita coisa que não tem alternativa barata, as saladas os congelados, margarinas produtos isso de alguns que me lembro agora. aalguns podem ser substituídos por tetrapack(que também leva plástico) ou alumínio(que custa muito mais) ou algo muito inovador é inventado a curto prazo ou os custos da transição vai sair das nossas carteiras

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Mas não é isso que vai acabar. O que vai acabar são plásticos de utilização única e não recicláveis. Já vi jogarem talheres de plástico descartáveis no ecoponto amarelo, errado. Esse plástico não é reciclável.

      1. Avatar de Sapo
        Sapo

        Neste caso penso que faz falta umas campanhas para ensinar o que deve ir onde. Me surpreende isso que dizes, eu não sabia que talheres plástico não eram recicláveis. Um colega de trabalho também me explicou um tempo atrás que plásticos sujos tipo embalagens de laticínios ou embalagens mesmo em papel sujas não podem ir para reciclagem

        1. Avatar de Nuno A.
          Nuno A.

          Isso é FALSO. As empresas de reciclagem aceitam esses plásticos se estiverem limpos, não querem é ter o trabalho de reciclar porque lhes corta nas margens.

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          É verdade, há muita falta de informação sobre aquilo que pode ir ou não para um ecoponto. Já vi desde baldes, a ripas de estores. A regra de ouro a seguir é: embalagens. Uma lata de cogumelos pode ir, mas um tubo de ferro já não. Uma embalagem de detergente vazia pode ir, um vaso de plástico não.
          A sujidade é mais importante no papel/papelão, do que no plástico, pois o plástico é lavado. Obviamente que quem recebe esses resíduos prefere receber tudo limpo e imaculado. De qualquer forma, apenas 10% do plástico que depositamos é realmente reciclado, o resto é queimado ou vai para o aterro.

  9. Avatar de Sapo
    Sapo

    E outra que diga claramente o destino é quem pagará os custos de reciclagem ao fim do curtíssimo curso de vida de um veículo eléctrico com baterias cheias de metais pesados e químicos e infinitas placas de circuito impresso que já neste momento são despejadas nos países mais pobres com uma placa de produtos para reutilizar porque não são recicláveis isso sem falar do monte de plásticos

    1. Avatar de Silvestre
      Silvestre

      As baterias podem ser reaproveitadas para utilização em “powerpacks” em edifícios: https://wattson.pt/2018/07/21/5632/. É saber procurar….

      1. Avatar de Silvestre
        Silvestre

        E se ler este artigo já há utilização de baterias (estacionárias) provenientes de dois automóveis eléctricos: https://wattson.pt/2019/06/12/valorcar-e-acap-mostram-o-caminho-e-montam-ecossistema-eletrico-integrado/

  10. Avatar de Levinho
    Levinho

    Acho impressionante ainda estarmos a pensar em comodidades quando temos menos de meia duzia de décadas para reverter o colapso deste planeta. Reduzir o plástico deveria ser uma das nossas maiores batalhas. Estas leis travam a industria, mas o civismo trava o consumo. Pior do que isto só as loucuras da corrida espacial. Todos estáo interessados em criar vida em Marte. Em arranjar outro planeta. Lá é que seria bom. Tudo verde, ecológico. Um fresh-start. Pois para im é simplesmente isto: “Já lixámos este planeta, bora lá lixar outro”. Realmente a pior coisa que este planeta foi arranjar foi os humanos.

    1. Avatar de Nuno A.
      Nuno A.

      A ignorância por aqui é maior do que imaginas.

    2. Avatar de Petrus
      Petrus

      Aquele planeta também é um degredo tal que ir para lá só para cumprir pena pesada.

  11. Avatar de Ivo Magalhes
    Ivo Magalhes

    O pior é ver mascaras de proteção COVID espalhadas pelo chão, ainda se preocupam com os plásticos.

    1. Avatar de Sapo
      Sapo

      Isso é falta de respeito e vergonha na cara. Já vi pessoas a deitar lixo de dentro do carro pelas ruas. São dois problemas difíceis de solucionar. Reciclagem e “suinice”

      1. Avatar de onurb82
        onurb82

        No tempo da outra senhora a suinice combatia-se com uma vara de marmeleiro nos costados.

        1. Avatar de Petrus
          Petrus

          Isso era no tempo dos depósitos de lixo a céu aberto e os esgotos sem tratamento? E também quando se atirava tudo e mais uns valentes escarros para o chão? Bons tempos, não?

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Ainda hoje atiram tudo isso para o chão…

  12. Avatar de Alex M.
    Alex M.

    Na empresa trocamos os copos de plástico que eram devidamente separados para serem reciclados por copos de papel, estes, por terem uma película plástica para não derramar os líquido já não são recicláveis e vão para os resíduos hurbanos.
    Isto de ser verde é muito estranho para mim.

    1. Avatar de onurb82
      onurb82

      Mas fazer melhor era trocar esses copos de papel por copos de vidro reutilizáveis…
      Quanto aos dispensores de agua para o publico com milhentos copos para uso único de cada vez que se vai beber um copo de água, eram bem acabados.

      1. Avatar de Alex M.
        Alex M.

        Para a água sim,copos reutilizáveis mas para a máquina automática de bebidas quentes (café) já não dá para se reutilizar.

        1. Avatar de Claudio
          Claudio

          Depende da maquina. ha muita maquina por ai que n precisa de carregador de copos. A empresa onde trabalhava a dois anos trocou as maquinas todas que tinham carregadores de copos por maquinas onde tens q por o copinho por baixo. acabou com os talheres e copos de plastico. e a medio prazo ficou mais barato mesmo considerando o custo de lavagem de canecas. isso de trocar copos de plastico por copos de papel e ir de veneno dos ratos pra veneno das ratazanas. vai dar ao mesmo

      2. Avatar de Pedro Vicente
        Pedro Vicente

        Nós na empresa (antes de ir irmos para o teletrabalho), tinhamos esas maquinas dispensadoras de água.
        No geral todos nós funcionários nao usavamos os copos de plástico provinientes e disponibilizados pela máquina, compramos todos recipientes para a água.
        Alias já faz mais de 2 anos que uso o mesmo, e mesmo cá em casa a trabalhar continuo a usar o mesmo.
        É tudo uma questão de bom senso.

  13. Avatar de Gil
    Gil

    O plástico durante décadas salvou vidas. Se não fosse o plástico muitas pessoas teriam morrido por contaminação alimentar por exemplo. Na área da saúde o plástico igualmente salva vidas. O plástico nunca deveria acabar. Deveria-se sim investir em plásticos biodegradáveis de curto prazo. Esta obsessão em acabar com os plásticos assim de repente, irá aumentar o desiquilíbrio na produção de papel e irá aumentar preço, que no fundo é o que alimenta esta história e não a ecologia. Lembrar-me a história das lâmpadas…. Custam 10x mais e duram o mesmo. O Verde é desculpa neste momento só para dar mais lucro as empresas.

    1. Avatar de PORTUGAL
      PORTUGAL

      E quantas pessoas ja tiveram a saúde danificada pelos microplasticos ?

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        E quantos deitam lixo para a rua ou deixam nos matos?

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Desculpa lâmpadas que LED duram mais e só custam mais nos super e hipermercados!! Todas lâmpada aqui em casa custaram cada uma menos de 5 euros!!

    3. Avatar de Claudio
      Claudio

      Ja pra não dizer que o papel não é uma alternativa viável. Temos mesmo é que evitar o que quer que seja de uso único. Não é assim tão difícil, piquenique? Leven talheres e pratos; No escritório? Canecas e utensílios de cozinha reutilizáveis; Cafe take away? não tem problema levem a vossa termo. Não há desculpa pra usar descartáveis que não seja preguiça

    4. Avatar de Cláudio Andrade
      Cláudio Andrade

      Desculpa lá mas eu antigamente todos os meses comprava lâmpadas agora tenho uma na cozinha com 8 anos… Custou 3.5€

  14. Avatar de David Diogo
    David Diogo

    «Os espaços de restauração e bebidas ficam também proibidos de disponibilizar e utilizar estes produtos (com exceção dos cotonetes e das varas de balões), mas só a partir de 1 de setembro de 2022.»

    Eu desconhecia que indo ao Mc ou outro restaurante disponibilizavam cotonetes «Olhe aqui está o prato, e a sua bebida, e um cotonetezito porque lhe está a sair cera dos ouvidos»

  15. Avatar de D.A
    D.A

    E isto tudo e mais alguma coisa vai fazer alguma diferença?
    – Não.

    As industrias são as grandes poluentes, e não vejo medidas nenhumas a serem aplicadas aos grandes lobbys.

  16. Avatar de Gil
    Gil

    És novo eu percebo, mas vou esclarecer-te… As lâmpadas antes custavam cêntimos.

    1. Avatar de ACS
      ACS

      as lampadas antes também gastavam 10x mais eletricidade. A tecnologia custa dinheiro. Se uma lampada led deve custar mais de 5 euros? Não mas cêntimos já estamos a pedir muito. Para custar cêntimos eles tem de produzir mil milhões para cobrir os custos de desenvolvimento e o material.

      1. Avatar de Pedro Vicente
        Pedro Vicente

        Não esquecer que as lâmpadas LED tambem se aguentam consideravelmente mais tempo.

  17. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    As medidas não são más, mas deviam começar pelas grandes fontes de poluição.

  18. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Digam isso aos senhores do Pingo Doce, que nos restaurantes fornecem talheres de plástico. Até hoje não consigo perceber como é que alguém consegue cortar uma costeleta grelhada com uma faca daquelas de plástico. Não há máquina de lavar a loiça para lavar talheres?

  19. Avatar de Levinho
    Levinho

    Acho impressionante ainda estarmos a pensar em comodidades quando temos menos de meia duzia de décadas para reverter o colapso deste planeta. Reduzir o plástico deveria ser uma das nossas maiores batalhas. Estas leis travam a industria, mas o civismo trava o consumo. Pior do que isto só as loucuras da corrida espacial. Todos estáo interessados em criar vida em Marte. Em arranjar outro planeta. Lá é que seria bom. Tudo verde, ecológico. Um fresh-start. Pois para im é simplesmente isto: “Já lixámos este planeta, bora lá lixar outro”. Realmente a pior coisa que este planeta foi arranjar foi os humanos.

    1. Avatar de ACS
      ACS

      Ha 30 anos atrás também disseram que hoje estaríamos debaixo de agua. Sim, devemos ser ecológicos mas também não é preciso ir a correr trocar tudo sem ter uma alternativa viável e barata. O plastico foi bastante usado porque é higiénico, duradouro e barato. Enquanto as alternativas não aparecem podemos apostar na limpeza e reutilização.

      1. Avatar de Kommissar Lohmann
        Kommissar Lohmann

        ACS o teu país não está debaixo de água, mas há outros que já estão. E ainda outros que, pelos mesmos motivos, estão sem água. Há 30 anos atrás estavam já a ser optimistas, porque hoje em dia a emissão de gases de estufa já triplicou em relação ao que era emitido há 30 anos atrás. Nós já vamos tarde e não vai ser a extinção do plástico no consumo diário que nos vai salvar. É importante para a nossa saúde sim, mas o principal problema está na indústria e nos transportes. Nesses ninguém toca.

  20. Avatar de João
    João

    A proibição já está. E agora as alternativas ? Ups … Parece que vamos ter de andar a plantar eucaliptos, bambus, cereais, esgotar reservas de água para substituir os plásticos de uso único por coisas em papel, bambu, massas e afins… de uso único . Parece-me que mais do que acabar com plásticos de uso único é preciso acabar com coisas de uso único em geral pois não é apenas a poluição com que temos de nos preocupar mas também com o esgotar do recurso mais importante do planeta : a água

  21. Avatar de vc
    vc

    objectivo três erres : reduzir, reutilizar, reciclar.
    vamos entrar em fase de adaptação e aproveitar para criar alternativas viáveis do ponto de vista ambiental. novos produtos mais duradouros ou mais biodegradáveis.
    iria mais longe e aumentava os preços dos produtos que deixem mais pegada ecológica, e incentivavao uso genérico de produtos recicláveis.
    A suinisse é uma questão cultural, bom senso e respeito pelo próximo. Penso que ninguém gostaria que o seu jardim servisse de caixote do lixo dos outros, nem a sua piscina fosse ocupada com plásticos a flutuar. Porquê deixar lixo fora dos contentores apropriados ou material não reciclável acabar em cursos de agua?
    Gosto de considerar que o planeta é o meu jardim, e como qualquer outro deve ser cuidado e respeitado.