O que procuraram os portugueses no regresso às aulas?

41 Comentários

O arranque do ano escolar decorreu com grande normalidade durante o mês de Setembro. Este é um período de grande consumo por parte das famílias portuguesas que se vêem obrigadas a investir uma boa parte do seu rendimento disponível em todo o tipo de material de suporte às aulas dos seus estudantes.

Não é novidade que as famílias estão cada vez mais aptas às novas tecnologias e boa parte das suas compras foi certamente feita online. Mas o que mais procuraram as famílias portuguesas neste regresso às aulas?

regresso_aulas_compras_1


O regresso às aulas implica um grande investimento monetário por parte das famílias, por norma, a maior fatia dessa despesa vai para os manuais escolares, e desses não se pode abdicar, mas existem muitos outros produtos essenciais.

Com a ajuda do comparador de preços KuantoKusta, fomos perceber onde, além dos manuais escolares, mais investem as famílias portuguesas através das suas pesquisas e compras online.

A área da papelaria e material escolar é aquela que recebe, obviamente, mais procura nesta época, com especial destaque para as mochilas, com 24% da procura em toda a categoria. Ainda assim, em relação ao ano passado, a procura por mochilas teve uma quebra de 42,54%, no mês de Setembro.

material-escolar

Comparativamente ao ano passado, ainda assim, houve um aumento de 4,48% da procura de material escolar, principalmente em materiais dedicados à encadernação e plastificação, canetas e esferográficas, cadernos e blocos de notas, réguas, esquadros e tesouras. Materiais como lápis de cor, estojos, furadores e agrafadores tiveram uma redução da procura face ao ano passado.

Perante esta análise dos números associados à procura de papelaria e material escolar, é possível constatar que as famílias estão a reutilizar mais os material de uns anos para o outros, acabando por procurar mais material que apresenta uma durabilidade menor ou necessita de renovação de um ano para o outro.

HP Stream 13 - Design

Os computadores são também eles uma necessidade dos estudantes. Desenvolver trabalhos, fazer pesquisas na Internet, acompanhar as aulas e muito mais é exigido hoje aos alunos e, como tal, a pesquisa por computadores portáteis teve um pico de procura em Setembro, quase o dobro em relação ao mês anterior, sendo que o produto mais visitado no site no mês de Setembro foi um computador Asus de 15 polegadas com um preço médio de 760€.

huawei_p9_lite_1

E porque actualmente os jovens já não vivem sem smartphones, é claro que estes surgem como o terceiro produto mais requisitado para o regresso às aulas. Ainda no âmbito mais tecnológico, encontram-se os tablets e as calculadoras, ainda que no caso dos tablets, a procura tenha diminuído significativamente em relação ao mesmo período do ano anterior, em 11,25 pontos percentuais.


Ao fazer as suas compras para o arranque do ano lectivo optou pelas soluções online para comparar e adquirir os produtos?

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Rato
    João Rato

    Macbook pro retina e iphone 7s plus para uma vida de estudante e social boa…o iphone foi mais a prenda dos meus pais por ter entrado na Universidade o macbook já é preciso para o curso e espero que dure 5 anos no minimo.

    1. Avatar de Daniel Moreira
      Daniel Moreira

      “O MACBOOK já é preciso para o curso”, fg um curso que é preciso macbook… o dges vai ter de dar bolsas mais altas para o pessoal comprar mac’s

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        o que eu me rio nesta secção dos comentários xD

    2. Avatar de Adrien
      Adrien

      Temos aqui um futuro prodígio 😉 /s

      1. Avatar de Filipe Teixeira
        Filipe Teixeira

        Até ja está a usar o 7s.

  2. Avatar de João Rato
    João Rato

    Macbook pro retina e iphone 7s plus foram os meus eleitos..o iphone foi mais a prenda dos meus pais por ter entrado na Universidade o macbook já é preciso para o curso e espero que dure 5 anos no minimo. Até 1400euros o Macbook penso ser a melhor solucao se os meus pais nao tivessem sido forretas adorava o novo asus zenbook 3 mas o windows 10 é demasiado problematico

    1. Avatar de The Onee
      The Onee

      LOL tens um iPhone e um Mac e ainda dizes que os teus pais são forretas xD

      1. Avatar de João
        João

        +1, qd ele começar a trabalhar vai perceber o problema de por 2000 de lado para um novo MacBook e iPhone

      2. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        Juventude de hoje em dia é assim. Eu cá ja me dou plr satisfeito por os meus pais me terem pago a faculdade.

    2. Avatar de Fantasma
      Fantasma

      Tomaras tu vires a ser tão “forreta” como os teus pais foram contigo. Significa que estás bem na vida.

      Ele há cada um 🙂 !

    3. Avatar de Adrien
      Adrien

      Dependendo do curso em que andas isso é mais que suficiente. Ando em Informática, e o mais engraçado é que os “crânios” do curso , nenhum deles tem grande telemóvel ou portátil.

      1. Avatar de MBP User
        MBP User

        Normalmente quem tem recursos inferiores tem que ser mais imaginativo para satisfazer as necessidades. Por vezes é até uma forma de estímulo.

  3. Avatar de Modem
    Modem

    Estes artigos do enchimento do chouriço…

    1. Avatar de João Rato
      João Rato

      Macbook pro retina e iphone 7s plus foram os meus eleitos..o iphone foi mais a prenda dos meus pais por ter entrado na Universidade o macbook já é preciso para o curso e espero que dure 5 anos no minimo. Até 1400euros o Macbook penso ser a melhor solucao se os meus pais nao tivessem sido forretas adorava o novo asus zenbook 3 mas o windows 10 é demasiado problematico!

      1. Avatar de PilotEyes737
        PilotEyes737

        Não te cansas?

      2. Avatar de ZiLOG
        ZiLOG

        Macbook pro retina e iphone 7s plus foram os meus eleitos..o iphone foi mais a prenda dos meus pais por ter entrado na Universidade o macbook já é preciso para o curso e espero que dure 5 anos no minimo. Até 1400euros o Macbook penso ser a melhor solucao se os meus pais nao tivessem sido forretas adorava o novo asus zenbook 3 mas o windows 10 é demasiado problematico!

        Macbook pro retina e iphone 7s plus foram os meus eleitos..o iphone foi mais a prenda dos meus pais por ter entrado na Universidade o macbook já é preciso para o curso e espero que dure 5 anos no minimo. Até 1400euros o Macbook penso ser a melhor solucao se os meus pais nao tivessem sido forretas adorava o novo asus zenbook 3 mas o windows 10 é demasiado problematico!

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Opto online, mas no estrangeiro, consigo melhores preços.

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Quando precisares de emprego, cuidados de saúde, policia e bombeiros dá um salto também ao estrangeiro, já que os nacionais vivem de ar e vento, nao precisam do dinheiro de impostos nem das vendas… Melhor ainda é mandar vir tudo da China e a nível de multimédia nem pagar nada (sarcasmo) já que os portugueses e donos de Lojas em Portugal nao precisam de vendas para subsistir (sarcasmo).

      Posso só adiantar que na Benelux, Alemanha, Suécia, etc a maior parte das pessoas prefere pagar algo mais mas dar trabalho e dinheiro à nacao do que mandar dinheiro para fora do país. Mas nós somos especiais em Portugal, mandamos o dinheiro para fora do país mas depois a culpa do desemprego e nao haver dinheiro de impostos é culpa dos políticos. Boa 🙂

      1. Avatar de celso
        celso

        O problema em Portugal, passa um bocado por aí, mas também, posso dizer que o estado tira-me metade dos meus rendimentos anuais. Só em descontos na minha folha salarial, leva-me 25% do salario, depois vem o restante dos impostos, iva, isp, imi, e mais taxinhas, etc. Não haveria eu de procurar compras mais baratas? Quanto mais eu tiver no fim do mês, melhor! É que se não olhares ao mais barato (relação qualidade/preço), no fim do mês, pode fazer uma diferença enorme. Principalmente quem tem filhos! Agora, se eu escolher entre dois produtos com uma mínima diferença de preço, obviamente escolho o produto português.

        1. Avatar de Mylittlelife
          Mylittlelife

          Ninguém está a falar de compares mais barato e/ou online. Falo de se comprar fora do país.

          Se tu tens uma empresa que vende Hardware e ou Software em Portugal e por sermos um país pequeno / pouca gente e naturalmente o preco final ter que ser algo superior, se o zé povo portugues comeca a comprar chinesadas ou de outros países só a pensar no preco:
          – tu e outros vao entrar em falência
          – nao vais ter estímulo de desenvolver algo em Portugal
          – esse dinheiro vai sair de Portugal o que significa que esses >20% IVA que servem para pagar estradas, hospitais, polícia, iluminacao pública, rendimento mínimo, Subs. desemprego etc já nao ficam em Portugal

          Daí que no final o “barato” de comprar no exterior “vai sair caro”: desemprego, falta de dinheiro para subsídios/escolas/saúde. Tu ficas com umas dezenas de euros a mais na carteira, mas em pouco tempo vais ficar com centenas de euros a menos porque o teu salário cada vez fica pior, os custos com saúde aumentam etc.

          O barato (fora do país) sai caro. O mesmo para produtos alimentícios importados, roupa, etc. Cada fruta / roupa comprada de produtores externos significa que algum produtor portugues vai ficar no desemprego.

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            @Mylittlelife

            Não vão ser as compras no estrangeiro que vão tirar assim tanto os rendimentos ao estado… Se o estado cortasse no dinheiro das pessoas que não querem trabalhar é que era de louvar agora estar a dar rendimento mínimo a quem não faz nenhum e passa o dia no café, vai buscar almoço\jantar de graça porque tem esse direito mas que podem pagar os 200€ mensais de maços de tabaco e a Sporttv porque isso sim são o essencial para elas…

            Se tivesse mais perto da fronteira comprava o máximo possível em Espanha, gasóleo a 0,90€ contra o 1,25€ de cá… alimentação dos animais que cá custa 40€ o saco de 18kg lã custa 13€ da mesma marca… para não falar das outras coisas…. só é Roubado quem não quer ver…
            Na minha área (informática) compensa e muito mandar vir peças da Alemanha que chegam a ser 200€ mais baratas que cá, para não falar da china, mas pronto…. é preferível manter quem não quer fazer nenhum

      2. Avatar de ssrc
        ssrc

        @Mylittlelife

        devias ficar calado. com os preços caros que temos em Portugal e fora do país encontramos mais barato e poupamos uns bons euros o que preferes? parece que preferes pagar caro mesmo sabendo que la fora é mais barato. enquanto aqui em Portugal continuamos com preços ridículos contínuo a comprar la fora

      3. Avatar de Alvega
        Alvega

        Mylittlelife, concordo e subscrevo o teu ponto de vista, mas com uma ressalva: o dinheiro que pagamos em impostos e outras contribuições sociais é um desperdício.
        Sim porque é desbaratado a maioria das vezes, digamos que é um poço sem fundo, e por muito que seja o “guito” sacado aos Portugueses, NUNCA vai chegar, tal é a desbunda de quem era suposto saber o que faz.
        Exemplos, sao mais que muitos, esses iluminados com formação superior, com exames feitos ou nao e cadeiras feitas aos Domingos, tem TUDO menos bom senso, que qualquer comum cidadão e pai de família terá que possuir para sobreviver num pais destes.
        Pagar impostos já custa, mas saber que é por uma causa vã, custa muito mais.

  5. Avatar de P
    P

    Um Asus de 760 €, muita bom!

    Sendo que a maioria do pessoal só vai à net, ao facebook e usa o office, isto diz muito!

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      A maioria do Hardware entre 400-800€ (i3 – i5, 4 a 8 GB RAM, iGPU com aceleracao h264 Full HD a GPU dedicado com 1-2 GB VRAM) tem mais do que qualidade e velocidade para a esmagadora maioria das pessoas poderem ver qualquer filme (mesmo 4K), Internet, Office, Apps de Foto e mesmo jogos “Standard”.

      A partir de 800€ é mesmo para quem tem necessidades mais específicas como jogos ou apps muito pesadas (ou entao aparelhos em alumínio, hibridos, etc).

      1. Avatar de ssrc
        ssrc

        mas devem ter processadores versão U e não HQ

      2. Avatar de P
        P

        Para essa utilização um i3 chega, e não passa dos 500€, não precisavam de ir para um portátil de 760€, era isso que queria dizer

        1. Avatar de Mylittlelife
          Mylittlelife

          O dinheiro “extra” dá-te um melhor ecra e mais quantidade e velocidade da unidade rígida, muito possivelmente mais RAM e melhor gráfica.

          Se por <500€ compras um i3 "suficiente" para hoje, com 260€ a mais possivelmente compras um i5 com gráfica mais rápida, dobro da RAM e espaco e até talvez um SSD ou SSHD em vez dum HDD. Nao só isso faz mais hoje como dentro dum par de anos a potencia extra será necessária por um SO e anti-Virus mais pesados, jogos, etc.

          Se comprares um PC "à justa" hoje, talvez em 2-3 anos precisas dum novo PC. Como PC principal nao recomendo a ninguém menos que um i5, 8 GB RAM, GPU ATI/NVIDIA e um SSD 256GB.

      3. Avatar de MLopes
        MLopes

        essa de meter “necessidade” e “jogos” na mesma frase seria para rir se não fosse um absurdo. ok, há os profissionais dos jogos deve haver imensos por esse portugal fora…

  6. Avatar de cabecinha pensadora
    cabecinha pensadora

    um Windows Mobile

    1. Avatar de João Rato
      João Rato

      falta de apps, lag , falta de updates…é so para chamadas e sms ou pessoas mto basicas como o raimundo

      1. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        Mas já experimentaste algum so por acaso?

      2. Avatar de Joao qualquer cena
        Joao qualquer cena

        Quais apps precisas para a escola que nao estejam disponíveis na loja do WM?
        Lag? Ele disse Windows Mobile, nao disse lagdroid.
        Falta de updates? Claro.. Updates semanais…

      3. Avatar de Aguamenti
        Aguamenti

        Sim, porque pessoas muito sofisticadas têm um iPhone que nem existe no mercado e comentam a mesma coisa N vezes de tão sofisticadas que são. Btw, eu tenho Windows Mobile e iOS: adivinha, gosto de ambos. Na tua visão, sou básico, sofisticado,…?

      4. Avatar de dumitru
        dumitru

        Falta de updates? Lag? Humm esta deve ser nova… Falta de apps ate te dou um ponto, tudo resto so mostra o quanto inteligente es, pois se dizes isso tudo deves saber muito…

      5. Avatar de Tiago
        Tiago

        Macbook pro retina e iphone 7s plus foram os meus eleitos..o iphone foi mais a prenda dos meus pais por ter entrado na Universidade o macbook já é preciso para o curso e espero que dure 5 anos no minimo. Até 1400euros o Macbook penso ser a melhor solucao se os meus pais nao tivessem sido forretas adorava o novo asus zenbook 3 mas o windows 10 é demasiado problematico!

  7. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    lol primeira pagina e foto. bom product placement

  8. Avatar de Adrien
    Adrien

    Asus k550J, até agora nada a dizer. Adoro -o

  9. Avatar de Alvega
    Alvega

    Em resposta há pergunta do tópico, eu espero, saúde, que o Sporting seja campeão, e que acerte nos nºs do Euromilhoes,, exactamente por esta ordem.

    Tudo o mais de brinquedos tecnológicos eu passo, excepto os de trabalho claro., mas vai chegar breve um Clevo n150 RF para alegrar a malta.

    1. Avatar de Adrien
      Adrien

      Epah subscrevo, vamos Sporting 🙂

  10. Avatar de Aguamenti
    Aguamenti

    Cada vez mais compro online. Para já, a maioria das compras é em lojas portuguesas, mas a Amazon espanhola já me tem safado quando não encontro em Portugal nas lojas que confio.