Problemas em levantar dinheiro? Rede Multibanco esteve em baixo

28 Comentários

A rede Multibanco, que é gerida pela SIBS, é amplamente conhecida em Portugal até porque é a partir das caixas Multibanco que levantamos o nosso dinheiro e realizamos outras operações.

Por norma esta é uma rede de alta disponibilidade só que hoje, junto à hora de almoço, um terço dos multibancos esteve em baixo. SIBS culpa a PT.



Segundo dados da PORDATA de 2016, em Portugal existem 12.164 terminais multibanco. A SIBS confirmou que deste número total, um terço das caixas terá sido afetada por um “uma quebra das linhas de comunicação” e que se deveu “a uma falha da PT”.

A SIBS informa que hoje, dia 11 de agosto de 2017, apesar de a situação já estar regularizada, registaram-se problemas de comunicações por parte da PT que afetaram algumas das ligações necessárias à concretização de operações. Apesar de alguns utilizadores poderem ter sentido perturbações, cerca de 70% dos Caixas MULTIBANCO mantiveram-se a funcionar dentro da normalidade.

Sabe-se ainda que tal problema terá sido resolvido por volta das 12h49.

Deu conta deste problema?

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de alb
    alb

    Eu ontem por acaso fui fazer uma transferência e o multibanco estava muito lento para fazer qualquer coisa nao sei se é disso ou se é mesmo do multibanco

    1. Avatar de Someone
      Someone

      Não tem nada haver uma coisa com a outra… o teu problema é que o disco do pc do atm esta ko…

  2. Avatar de me and me
    me and me

    este pais é so tangas.
    estes andava mais a vodafone a dizer que a sua rede estava toda na vodafone… agora a culpa é da pt…
    mas quem tem a SIBS? PT ou VODAFONE?

    1. Avatar de Nick
      Nick

      E a vodafone tem cablagem em todo o país? Ou aluga a linha à PT? 😉

      1. Avatar de me and me
        me and me

        supostamente infraestrutura de fibra cada operador tem a sua. ou seja é vodafone…
        e sei que em locais onde nao ha fibra eles usam GSM

    2. Avatar de M3mn0t
      M3mn0t

      A SIBS é suportada pela operador VODAFONE EM TODO O PAIS!!!!!!

      1. Avatar de AR
        AR

        Não não é!!
        Os Multibancos internos dos Bancos e alguns que estão em certos sítios ainda funcionam sobre a linha da PT, e esses são cerca de metade da Rede MB.
        Os MB fora de agências são Vodafone e têm por norma fallback para a rede 4G da Vodafone quando há problema com fibra óptica.

        1. Avatar de me and me
          me and me

          certos sitios que correspondem a um terço da rede….?

          e se a falha foi na parte das agencias, porque nao foram apenas afectadas as ditas?
          e estas errado, tens locais onde eles usam rede gsm porque é a unica maneira de la chegarem… isto foi-me dito por um engenheiro das infraestruturas da vodafone que acompanhou a migração….

          1. Avatar de Someone
            Someone

            O AR tem razao e não sou engenheiro das infraestruturas… sou tecnicos desses mesmo atm…
            Só corrigo um pequeno erro, nem sempre o 4G é o fallback, se tiver liga dsl o fallback é a dsl

  3. Avatar de Cenas
    Cenas

    Looool, mas a rede da sibs agora é toda vdf xD

    A vdf até se veio congratular publicamente por ter feito o deployment rapidamente 🙂

    Está na moda culpar a PT 🙂

  4. Avatar de Ze
    Ze

    PT ? então a SIBS não é powered pela Vodafone?

  5. Avatar de Vitor
    Vitor

    Confirmo…tentei fazer uma operação bancária através da “Caixa”Direta” e não consegui por “falha na comunicação”!! E no Multibanco igual…resolvido cerca de uma hora depois!!

    1. Avatar de Someone
      Someone

      Caixa direta é rede interna, só vens dar razao aos comentarios acima a dizer que a VODAFONE não falhou…

  6. Avatar de Pedro Meira
    Pedro Meira

    a pt agora é saco de pancada, publicitar que a Vodafone faz a gestão e a culpa é pt… antes das 11h tive de ir a 3 caixas de multibanco pois em 2 a informação era para me dirigir a próxima.

    1. Avatar de Someone
      Someone

      manda o teu curriculum para a PT pode ser que pegue…

  7. Avatar de Catarino
    Catarino

    “A Vodafone vai assegurar, a partir de janeiro de 2016, a prestação de serviços de comunicações à SIBS, ligando, com as suas redes de última geração, mais de 7.000 Caixas MULTIBANCO em todo o País, num projeto de grande sofisticação tecnológica, que combina diferentes tecnologias de acesso, fixas e móveis. Este projeto abrange os Caixas que não estão instalados nas agências bancárias.”

    Segundo o último parágrafo poderá na mesma ser as linhas da PT em causa.

    1. Avatar de FTTX
      FTTX

      Conforme disseste:
      “A Vodafone vai assegurar (…) mais de 7.000 Caixas MULTIBANCO em todo o País”

      Conforme diz a notícia:
      “Segundo dados da PORDATA de 2016, em Portugal existem 12.164 terminais multibanco”

      E dizem que 70% dos MB continuaram a funcionar…
      Logo, não invalida que seja falha da PT, já que 7mil em 12mil são ~60% da rede servida pela vodafone em janeiro de 2016, agora devem ser os 70% referidos!

      BTW, faço redes de fibra para Vodafone/MEO/NOS, já liguei MBs para a Vodafone, mas todos os que liguei eram fora de bancos! Geralmente em centros comerciais e afins.
      Também já fiz intervenções em MB na rede PT, mas os que fui eram em agências bancárias.

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    trabalho num supermercado e ontem e hj so perturbações n multibanco, volta 5 min e vai abaixo

  9. Avatar de Zinco
    Zinco

    Também me dei conta. Tentei levantar guito com o cartão que surripiei à minha sogra e o terminal dizia que o código estava errado. Irra! Por causa da PT não consegui dinheiro para umas bejecas e para por gaisoleo no veiculo. Será que posso processar a PT ?

    1. Avatar de RG
      RG

      tambem tentei com o meu e dava sempre a mesma coisa, saldo insuficiente, deve estar avariado.

  10. Avatar de NeoK
    NeoK

    A vodafone liga todos os MBs. e os bancos? tambem estão todos na VDF? Isto realmente o que interessa é falar mal…

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A rede exclusiva da sibs é assegurada pela vodafone, mas a caixas que falharam são as que pertencem a cada banco e cujo operador de comunicações é escolhido pelo banco.

    1. Avatar de Someone
      Someone

      Finalmente uma pessoa que pensa antes de escrever… ou sabe do que fala…

      Parabens….

  12. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Epa de vez em quando tem de acontecer. É igual a uma edp smas etc. O nunca falhar esta dependente de muita coisa corrente electrica cabos servidores,humanos, natureza

  13. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Hummm, será que anda bicho na fruta???

  14. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Que vergonha !! Parece uma situação de um país do 3º mundo !! Quer dizer,30% das caixas Multibanco em baixo e indisponíveis em plena hora de almoço(mas fosse a que hora fosse,não há desculpa !!) ?? Sinceramente…

  15. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Actualização do windows XP ????

    1. Avatar de FTTX
      FTTX

      Foi isso mesmo! Por isso só afetou 30%
      As restantes têm win98 :p