Problemas de bateria no seu iPhone? Pode ser culpa desta aplicação…

5 Comentários

A bateria do seu iPhone não dura o dia todo? Talvez deva considerar quais as aplicações que estão a consumi-la. Um dos principais culpados, utilizado por milhões de pessoas, é nada mais nada menos do que o Spotify. Esta app de streaming de música não é apenas adorada pelo seu vasto catálogo de música; é também conhecida por ser altamente ineficiente.


Um estudo realizado pela Nationwide Vehicle Contracts avaliou 100 das aplicações mais utilizadas, examinando fatores como o consumo de energia e a utilização de dados. Entre os principais serviços, o Spotify surgiu como um dos piores infratores em termos de utilização da bateria.

As conclusões aplicam-se tanto a utilizadores de iPhone como de Android, uma vez que as aplicações da Play Store da Google foram incluídas na investigação.

Embora seja compreensível que o streaming de música seja geralmente uma atividade que consome muita bateria, a utilização de energia do Spotify é notoriamente elevada, especialmente em comparação com outras aplicações de música. Além disso, consome mais bateria do que até mesmo o Instagram.

Comparação entre o Spotify e outras apps no iPhone

Na classificação do estudo, o Spotify ficou em segundo lugar no consumo de bateria entre as aplicações de áudio. A única app com classificação pior foi o Audiomack, um serviço de streaming menos conhecido.

De acordo com o relatório, o Spotify teve 15 pontos na escala de consumo de bateria. Embora essa pontuação por si só possa não significar muito, torna-se impressionante em comparação com os concorrentes. Por exemplo, o Apple Music obteve 11 pontos, tal como o YouTube Music, o Trebel e o Pandora, enquanto o SoundCloud obteve 12 pontos e o iTunes 13.

Isto significa que o Spotify consome mais energia do que outros grandes serviços de streaming de música, mesmo quando efetua tarefas semelhantes. Embora o relatório não quantifique exatamente quantas horas de duração extra da bateria outras aplicações podem proporcionar, é evidente que a gestão de energia do Spotify é deficiente.

Acesso a dados: mais um ponto contra a plataforma

Para além do consumo de bateria, o Spotify também se destaca pela quantidade de dados a que acede no seu dispositivo. De acordo com o estudo, o Spotify precisa de aceder a 54% dos dados do iPhone para funcionar, o que o coloca em segundo lugar entre as aplicações de áudio nesta categoria.

Este nível de acesso aos dados é significativamente superior ao do Apple Music e do YouTube Music, que requerem acesso a apenas 39% dos dados do utilizador.

Se a duração da bateria e o acesso aos dados são prioridades para si, pode haver melhores opções do que o Spotify. Embora continue a ser um dos serviços de streaming de música mais populares, a sua ineficiência energética e o elevado acesso a dados podem ser desvantagens que vale a pena considerar.

 

Leia também:

Spotify quer substituir o YouTube e alarga os videoclipes a ainda mais países

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    A melhor forma de bateria é desligar o telemóvel.
    Estas gestões são meias parvas.

    Na verdade no trabalho do iPhone do trabalho não sei porque não tenho lá o Spotify, mas uso na boa no meu Pixel pessoal o spotify sempre que posso <3

  2. Avatar de PTO
    PTO

    Não uso Spotify, gosto de ouvir música com boa qualidade áudio.

  3. Avatar de Nuno G
    Nuno G

    Sim , sim, todos os B comem palha, só é preciso é dá-la de comer…
    O principal motivo que os utilizadores trocam.de.iphone é a bateria que já não dura quase nada…
    A Apple sabe isso , e enquanto vender milhões, não muda de estratégia.
    Sabe que tem um bom OS , então os clientes gostam da plataforma, e querem manter se lá,
    Se depois a bateria dura umas 4 horas, trocasse por outro iPhone novo a cada 3 anos…
    Só temos de dar os parabéns a Apple por isso , tem mérito e frieza de fazer isto aos clientes.
    E os clientes também adoram ter um.iphone novo, afinal de contas aquele velho iPhone 13 já não da contra do recado….então Hello iPhone 16…

    1. Avatar de fait
      fait

      Eu sempre tive Android, e continuo a preferir a sua liberdade e personalização, mas quando lançaram o iPhone 13 lá decidi experimentar iPhone pela primeira vez. Ainda o mantenho até hoje e a bateria dura perfeitamente para o dia todo, e anda em dual SIM.
      De facto a Apple tem grande mérito, já que o telemóvel é muito competente até hoje. Acho que nunca tive qualquer tipo de crash e sei sempre que o telemóvel se vai comportar como esperado, o que nem sempre me acontecia com Android (mesmo com flagships).
      Ainda assim, talvez o meu próximo telemóvel seja novamente Android.

  4. Avatar de Entusiasta
    Entusiasta

    Eu adoro o meu iphone mas tenho a dizer que nao uso spotify e a minha bateria nunca durou sequer 1 dia útil inteiro. E eu trato a minha bateria da melhor forma possivel 🙂 ao fim de 4.5 anos ainda tem 83% da capacidade. Só nunca durou um dia, é o que é! Iphones têm muita coisa boa mas a bateria não é uma delas 🙂