Prisões portuguesas estão a ser sobrevoadas por drones

41 Comentários

Este não é um fenómeno novo nas prisões de alguns países como o Brasil ou Reino Unido, onde os drones são utilizados para colocar droga, telemóveis ou até armas dentro das cadeias, em Portugal, ainda não foram registados quaisquer casos deste género.

No entanto, nas últimas semanas, foram detectados drones a sobrevoar as prisões de Braga, Vale do Sousa e Caxias, tendo mesmo sido identificado o piloto de um destes drones, familiar de um dos reclusos.

walkera_qrx350pro_2


Segundo o Jornal de Notícias, foram detectados drones a sobrevoar três cadeias em Portugal nas últimas semanas, nomeadamente em Braga, Vale do Sousa e Caxias.

Em Braga, a pessoa que controlava o drone foi identificada, tratando-se do familiar de um dos reclusos. O voo terá sido feito a 18 de Setembro e dele não existem quaisquer imagens gravadas do estabelecimento prisional.

prisao

O drone avistado em Vale do Sousa desapareceu na vegetação junto à prisão, mas não foi possível identificar a pessoa que o controlava. Também ainda por identificar encontra-se o piloto do drone que sobrevoou a prisão de Caxias, durante a semana passada. Neste caso, o drone chegou a voar bastante próximo do chão dentro da prisão.

Apesar de, nas últimas semanas, estes casos terem surgido, há indicação por parte de Jorge Alves, do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, que já têm sido avistados drones nas imediações de algumas prisões, mas que julgam ser apenas para recolha de imagens por curiosidade.

drone_workshop

Em Inglaterra, por exemplo, só no ano passado foram detectados 33 casos de drones que transportavam droga e telefones para dentro das prisões.


Será que este fenómeno está prestes a chegar a Portugal?

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Isabelinha
    Isabelinha

    É legislar-se com duras penas para acabar com essa palhaçada de brincadeira de crianças transformado num atentado à privacidade das pessoas bem como se vê, para a criminalidade.

    1. Avatar de Pedro Ferreira
      Pedro Ferreira

      Idiotice!

    2. Avatar de !(iSheep
      !(iSheep

      Concordo.

  2. Avatar de Alex
    Alex

    Nada que uma shotgun ou um balázio bem direccionado não resolva.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      O problema é que quem resolve dessa forma ainda leva por tabela um processo porque o coitadinho do dono do drone perdeu o brinquedo.

    2. Avatar de Almocreve
      Almocreve

      Ora aí está… Era o que eu ia dizer.
      Nada que uma boa caçadeira não resolva.

      1. Avatar de Flavio
        Flavio

        caçadeira nao é facil porque nao é de longo alcance mas ha outras armas

    3. Avatar de !(iSheep
      !(iSheep

      Acho que seria mesmo a solução mais rápida e eficaz.

    4. Avatar de Mário
      Mário

      e vais andar com ela no bolso para todo o lado? tens licença de porte? Não digam disparates.

  3. Avatar de NT
    NT

    Usem a mesma lei que já existe a nível de aeroportos e/ou bases militares e é só alargar para prisões. Agora ficar com cadastro criminoso por estar num parque a usar um brinquedo destes acho que é ir longe demais.
    Se é invasão à privacidade então as autoridades também deveriam estar proibidas de usar este tipo de tecnologia o que já acontece.

    1. Avatar de Pedro Ferreira
      Pedro Ferreira

      Já é proibido.

    2. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Invasão à privacidade sobrevoar um drone por espaços publicos? Entao tirar fotos, com um telefone, ou uma camera, entra dentro do mesmo, certo?

      1. Avatar de NT
        NT

        Pois, daí se as “autoridades” querem bloquear o voo destes aparelhos nos espaços públicos também eles deverão de ser proibidos de usar essa mesma tecnologia.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Instalar nas imediações das prisões um inibidor de sinal, de forma a impedir ligações GSM, GPRS, Bluetooth e wifi. Assim que o trone se aproxime dessa zona cairá por falta de controlo, além de que mesmo que na prisão haja um telemóvel não conseguirá rede para fazer chamadas.
    Não terá assim um custo tão elevado fazer isto.

    1. Avatar de poiou
      poiou

      Ouvi dizer há uns anos que houve uma empresa que estava a desenvolver um inibidor e queria testar de borla nas cadeias portuguesas mas as prisões recusaram.
      Ao que parece, se existirem inibidores nas cadeias, é mais complicado para a pj investigar, porque perde as chamadas dos elementos presos

    2. Avatar de jonas
      jonas

      O drone assim que começa a perder sinal volta para o ponto de origem. Ele não cái!

      1. Avatar de Athos
    3. Avatar de Paumandado
      Paumandado

      E depois como comunicavam os guardas prisionais?

      1. Avatar de poiou
        poiou

        Acredito que possa ser possível de algum modo criar “excepções” a certas frequências ou protocolos

    4. Avatar de Hugo Ferreira
      Hugo Ferreira

      Depois acabava-se o negócio….

    5. Avatar de Berrio
      Berrio

      Isso até seria uma boa ideia, mas um pau de dois bicos…passo a explicar, em caso de necessidade ou emergência dentro da prisão, as forças de ordem iriam ficar inibidas de usar os seus próprios drones, para poderem controlarem uma desordem interna por exemplo. Depois quanto às restrições de aeroportos e áreas militares, uma coisa é aquilo que está escrito outra é a realidade diária que é bem diferente.

    6. Avatar de Cabritone
      Cabritone

      Os drones usam Radio, nao usam wifi, bt, GPRS…
      não é algo facil, mas concordo que pelo menos as prisoes deviam estar dentro de uma “No fly zone “, como os aeroportos. Apesar de haver formas de ultrapassar esta limitacao.

  5. Avatar de lagidiv
    lagidiv

    As autoridades sabem de tecnologia e por isso só têm uma forma de precaução que é: usar da tecnologia disponível e pô-la em prática , porque é possível identificar quem é que faz e para quem faz o serviçinhp.

  6. Avatar de cabecinha pensadora
    cabecinha pensadora

    contra ataquem com outro drone munido de mísseis e balas a Melhor defesa e o ataque

    1. Avatar de Deus
      Deus

      Sim, de preferência mísseis de cruzeiro, só por precaução.

  7. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Eu posso usar um automóvel para atropelar 500 pessoas reunidas numa festa. Posso user a internet para roubar dados bancários, posso até usar uma boneca de uma criança para transportar droga. Não é por isso que deixamos de ter automóveis, serviços de internet ou bonecas à venda e deixamos de os poder utilizar. Uma pessoa pode até ter uma arma, no entanto só pode matar com ela em casos muito especiais.

    1. Avatar de int3
      int3

      O problema é o fim da coisa. A arma serve para disparar. Foi feita para matar. Já a boneca não…

  8. Avatar de Ricardo gomes
    Ricardo gomes

    não acho mal nenhum os drones levar tabaco aos presos !!

    1. Avatar de Ricardo Castro
      Ricardo Castro

      Porque achas isso ?

      1. Avatar de Ricardo gomes
        Ricardo gomes

        brincadeira!!!

  9. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Sempre fui contra esta Praga. Uma moda que irá passar, como todas as outras.
    Não sou contra os drones, sr for muito bem vigiado, com definição de voos muito bem definidas ou espaços de utilização muito bem delimitados.

  10. Avatar de Pedro B
    Pedro B

    Desde que devidamente usado pode ser uma ferramenta de trabalho incrivel. Eu por exemplo faço aerofotogrametria que basicamente é a geração de um modelo tridimensional através de fotos tiradas do drone, condeno veemente toda e qualquer utilização que ponha em perigo ou atente contra privacidade das pessoas. Agora colocar toda a gente no mesmo saco como já é típico da mentalidade portuguesa é ridículo, um telemovel tb invade a privacidade das pessoas e qualquer idiota tem um..

    1. Avatar de alex
      alex

      As pessoas queixam-se muita da invasão de privacidade e não sei mais o quê, e depois põem tudo e mais alguma coisa nas redes sociais..

      1. Avatar de Flavio
        Flavio

        Realmente é um bom ponto, é do género ninguém tem o direito de ver os meus ficheiros que estao no facebook que é uma rede social publica. claro que a privacidade é algo que qualquer pessoa tem direito mas devia tambem ser um dever para termos uma moral de poder falar sobre este assunto. porque eu desejar a privacidade por isto ou aquilo mas depois nao respeito a minha privacidade, nao faz sentido

  11. Avatar de Velho do Restelo
    Velho do Restelo

    Acho que no mínimo seria prisão efectiva, é uma atividade de grande perigosidade.
    Divirtam-se.

  12. Avatar de Mais Nada
    Mais Nada

    Na realidade a solução é bem simples basta oferecer um telemóvel de ultima geração a cada recluso, ligação de fibra optica em todas as celas com um portátil em condições, um televisor curvo em cada cela, frigobar sempre bem abastecido, drogas à descrição e um jakuzi para cada recluso! E já agora um drone para cada recluso tambem para ajudar nos trabalhos externos.

  13. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Qualquer dia isto parece a Alemanha e até dão as chaves das celas aos presos, e sei lá, começam a ver a reincidência de criminalidade a baixar.

  14. Avatar de tamak
    tamak

    A distribuição de droga devia continuar a ser feita pelos proprios guardas mas de forma gratuita nas prisoes pois evitava este incomodo todo dos drones