Primeiros piratas de TV condenados em Portugal

42 Comentários

Falsificação no acesso à TV Cabo dá sentença de 80 dias de cadeia. Pela primeira vez a pirataria televisiva foi condenada em Portugal. Dois indivíduos com uma loja em Valongo viram o tribunal local aplicar-lhes, na semana passada, a pena de oitenta dias de cadeia efectiva por vender satélites para canais de televisão por cabo com a chaves de acesso, sem pagar, aos os canais fornecidos pelos operadores, avança o «Jornal de Negócios».


A decisão de os levar a tribunal partiu da TV Cabo, que também apresentou queixa contra mais 250 piratas (cujos julgamentos deverão começar em breve) – acusados de fornecer chaves de acesso a canais codificados.

Para estancar os crimes de pirataria e de usurpação de direitos de autor, aquela empresa investiu, em Outubro do ano passado, cerca de 15 milhões de euros, ao modificar o sistema analógico para o digital.

Os piratas condenados dedicavam-se à alteração de software de equipamentos para permitir o acesso ilegítimo a canais codificados da TV Cabo.

A sua detenção ocorreu na sequência de buscas efectuadas pela GNR, em que foram apreendidos diversos equipamentos no seu estabelecimento comercial de Valongo.

Fonte: Agência Financeira

Partilhar:
Tags:

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    Eles andam aí…

  2. Avatar de Tiago Monteiro
    Tiago Monteiro

    VALOOOOOOOOONGO!!!

    LOL

    essa bela localidade!!! ;D

  3. Avatar de t@ndre

    Sacanas!!!

    Afinal podia-se falsificar boxes???

    e ninguem me avisou 😐

    ———————
    http://www.sounatural.com

  4. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Tenham medo.. muito medo :]

  5. Avatar de Fábio
    Fábio

    Quem tem medo compra um cão. 🙂

  6. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    Fui uma burrice da parte dos agora condenados… Visto Valongo ser relativamente perto de Gondomar, era bem mais fácil pedir ao Major umas boxes que ele dava…
    Mas enfim, a lei existe, pois se cumpra.

  7. Avatar de м!кэ
    м!кэ

    LOL

    “Pirataria ilegal aumentou cinco por cento nos últimos seis meses de 2007. Associação de software está preocupada e lança nova campanha para demover empresas e particulares de usarem cópias ilegais de programas informáticos.
    Em Portugal, a pena máxima aplicada por este crime foi de 11 meses de prisão efectiva
    As cópias ilegais de software não param de aumentar em Portugal.
    Só nos últimos seis meses deste ano o crescimento chegou aos cinco por cento, tendo em conta os números finais de 2006. O aumento da pirataria levou já a Associação Portuguesa de Software (ASSOFT) a lançar, na próxima segunda-feira, uma campanha de combate na rádio, televisão e Internet.”

    Não é só Valongo, ainda vão apanhar mais, mas mais perto de Espanha que nisso os espanhóis já estão muito à frente…
    Esta ainda vai ser pior que a da ASAE…
    Cada um desenrasca-se como pode (ou sabe), mas no fim são sempre apanhados…

    Cumpz

  8. Avatar de Edgar Marques
    Edgar Marques

    “Primeiros piratas de TV condenados em Portugal”

    Quando li o título, pensei que os administradores e afins da TVCabo tinham finalmente sido acusados do monopólio existente, assim como os preços praticados pelo péssimo serviço prestado…

    Eu sei…estava a sonhar alto…

  9. Avatar de t@ndre

    @Edgar Marques
    Não acordes do sonho 🙂

    o dia há de chegar 😉

    —————
    http://www.sounatural.com

  10. Avatar de Fabio Valente

    Perante a lei acho bem essa decisão.
    Agora se me perguntarem se concordo com o monopólio da tvcabo, digo-vos é claro que não.
    Mas Tv Cabo so tem quem quer, hoje em dia já existe a TvTel via Satelite muito mais barato e com muitos dos jogos que dao na SportTv em canal aberto (CLPTv) 😉

    Cumps

  11. Avatar de YaBa

    “Vender satélites” ???? Vender satélites? mas isso n é um kadinho karo? heheheheheh
    Kromos de jornalistas q não entendem do que estão a falar…
    vende-se é um kartão, ou uma box q permita programas keys, etc, etc, etc…
    agora… satélites??? tb posso komprar um? LOL
    enfim.

  12. Avatar de van_Zeller
    van_Zeller

    @Fabio Valente
    Podias dizer-me um pouco mais desse CLPTv? Como funciona? O que tenho que fazer?

  13. Avatar de UKN
    UKN

    Nahhhhhh pode ser … TV pirata ?! … eu bem me perguntei como é que raio a minha TV apanhava mais que 4 canais … mas vendo bem … eu nem vejo TVlisão …

  14. Avatar de Pix^^
    Pix^^

    Não me acredito que haja pirataria em Portugal… Aos anos que não vejo ng com uma pala no olho…

  15. Avatar de duffydj
    duffydj

    Ui ui tanto medo tanto medo..

  16. Avatar de Navyseal

    @van_Zeller

    Dependendo da tua localidade pedes a instalação da tvtel ( http://www.tvtel.pt ) por satélite ou cabo. Depois tens acesso por aos canais tvtel, sendo muitos deles exclusivos. O CPLTV é um canal dos países lusófonos (canal da treta) que transmite muitos dos jogos que passam na sport tv, especialmente os nacionais, foi o caso do benfica-porto. Se calhar convinha era não divulgar muito ou a sporttv vai inventar um argumento qualquer para manter o seu monopólio.
    Mas a verdade seja dita tvcabo só tem quem quer, se querem que ela perca poder, mudem para opções regionais como a bragatel, tvtel, cabovisão entre outras.

  17. Avatar de PJGM

    Nááááá, pirataria? Nãã me meto nisso….

  18. Avatar de Daniel Marques

    @YaBa

    Caraças! Essa de vender os satélites foi a primeira coisa que me saltou à vista!

    @ Navyseal

    A Bragatel era do Berardo e vai passar para as mãos da TV Cabo, assim como a Pluricanal. Portanto, opções alternativas só TvTel ou Cabovisão.

  19. Avatar de leitor assíduo
    leitor assíduo

    Ó camões se fosses vivo ainda te acusavam de andar a piratiar qualquer coisa com essa pala no olho……….

  20. Avatar de м!кэ
    м!кэ

    “Ah Camões, se vivesses hoje em dia,
    tomarias uns antipiréticos,
    uns quantos analgésicos
    e Prozac para a depressão.
    Comprarias um computador,
    consultarias a Internet
    e descobririas que essas dores que sentias,
    esses calores que te abrasavam,
    essas mudanças de humor repentinas,
    esses desatinos sem nexo,
    não eram feridas de amor,
    mas somente falta de sexo!”

  21. Avatar de PeTE
    PeTE

    Coitados… Só tenho pena de saber atrasado que andei bué de tempo há procura e n encontrei quem arranja-se… Se eu soubesse tinha dado um salto a valongo… Mas eu apoio esse pessoal pirata… Chulam o pessoal… Paga-se bue pa ter mais que 4 canais… Se fosse barato, pa n dizer gratuitos que era o que devia acontecer , n era preciso piratisses de certeza. Haja pessoal de corajem!

  22. Avatar de zé do povo
    zé do povo

    “oitenta dias de cadeia efectiva por vender satélites para canais de televisão por cabo…”
    Então foram condenados por vender Satélites!?!?!
    Fonix!!!
    Faziam concorrência à NASA ou quê!?
    O homem da loja tinha a base dos foguetões em Valongo… Humm.. cá pra mim foi o Pai Natal que ia a passar com as renas e que fez queixa por lhe ter caido uma caixa no saco 😉

  23. Avatar de Michael
    Michael

    “Pirataria ilegal aumentou cinco por cento nos últimos seis meses de 2007.”

    Primeiro, há alguma forma de tornar a pirataria legal? É que se houver, avisem me.
    Segundo, a pirataria só aumenta por causa dos preços exagerados dos CDs/DVDs, tanto de software infomático, como de música, jogos, filmes, etc… Quem é que vai dar 60€ por um jogo de PC? Só quem não tem mais nada onde gastar o dinheiro. Quem vai dar 500€ por um DVD original do Windows? 500€ por um autocolante… Isto realmente, é um abuso.

  24. Avatar de Fernando
    Fernando

    500 por um windows. Mais vale comprar um portatil não muito caro com o windows instalado. Pelo menos temos um portatil.

  25. Avatar de RIcardo
    RIcardo

    Sim.. existe uma solucao para pirataria.

    So’ uma ideia.. o google mail.. o hotmail sao patrocinados por publicidade, contudo, sao servicos altamente lucrativos. A empresa q produziu o FarCry ja ofereceu o jogo argumentando q esse seria o futuro dos video jogos.
    Adware e’ o futuro….

    Cumps

  26. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Existe uma forma de eliminar a pirataria.
    Adware. A companhia q produziu o jogo FarCry ja o ofereceu atravez do modo de financiamento “Adware”, ou seja, publicidade embutida no jogo.
    E porque n? Mas numa coisa estou em desacordo com os restantes : se a lei existe e’ para ser comprida.

    Cumps

  27. Avatar de Marco
    Marco

    Oitenta dias…Não vale a pena correr riscos. Nos dias que correm as multas são tão altas que na maioria das vezes superam os lucros obtidos.
    É mil vezes mais difícil e caro fazer um álbum de musica do que fazer o download ilegal dele.Sejam justos, respeitem os artistas…

  28. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Piratas são a malta da sport TV, mais de 20 euros para ver uns jogos? que dantes eram de graça e os clubes ganhavam a guita na mesma. Piratas são os gajos dos parques de estacionamento, aqueles á beira de uma estrada que sempre existiu, pintam umas linhas brancas e começam a pedir dinheiro. Piratas são os gajos da ponte mandada erguer E PAGA por Oliveira Salazar, e que pedem dinheiro por ela. Pirata é toda a malta que não fornece um verdadeiro serviço ou produto, mas inventa um tacho para sacar dinheiro a todos nós….

    2- Existe muita gente a dizer para respeitarmos os artistas, mas eles também não nos respeitam a nós. Já nem falo nos preços, mas por exemplo, quando compro um CD, compro musica, e não o suporte físico em si , porque esse apenas vale uns cêntimos. Se o CD se riscar e eu o levar à editora/distribuidora eles dão-me outro para continuar a ouvir a musica que paguei??? Não dão e pior, arranjam formam de evitar que eu faça cópias para proteger a música. Logo eles estão-se cagando para os meus direitos, assim como eu me estou cagando para os deles…..

  29. Avatar de Vítor M.

    м!кэ fantástico, acho que está resumido o destino da actualidade. 😉

  30. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    80 dias e prisão? Efectiva? Não me parece, deve ser pena suspensa. Era uma vergonha colocarem esses 2 indivíduos em prisão efectiva quando há dias li uma notícia de um condutor que atropelou um velhote no passeio ou passadeira, e fugiu. Não deu assistência. E levou 1 ano de pena suspensa.
    Este país é a República dos Pessegueiros, pois da Banana já foi em tempos.

  31. Avatar de ZeX
    ZeX

    @ Navyseal

    Não é bem assim como dizes pelo simples facto de que o serviço de satélite não é equivalente ao cabo analógico, nomeadamente pelo numero de TVs que podem ser ligadas simultaneamente funcionando de modo independente.

  32. Avatar de Pedro Martins
    Pedro Martins

    @ Gerardo

    Esse exemplo do CD de música é um bom exemplo, sem dúvida.
    O CD riscou-se, acontece sempre… mas eles podem sempre alegar que foi por um uso descuidado do material não é? Epah é assim…

    Quanto à Tv Cabo.. sou cliente pelo serviço de satélite e sou assinante Sport TV. É sem dúvida um roubo.. Sou assinante porque gosto de desporto, sobretudo de futebol. Mas apenas me interessam as imagens porque som é para esquecer… Com comentadores que não percebem nada de futebol, não fazem ideia do que está por trás do que vêm, não conseguem fazer um comentário que não seja conversa de café… é no minimo um serviço estúpido e tão-se simplesmente a cagar para o consumidor!

    Noutras modalidades ainda se vão ouvindo (e vendo) bons comentadores que sabem realmente explicar o que se está a passar no jogo de uma forma concreta, em que fase está, etc… mas como o futebol toda a gente vê na mesma, isso já não interessa.

    Abraços.

  33. Avatar de Lenocista
    Lenocista

    eu há quase dez anos que vivo, e felizmente com algum conforto, da pirataria da tvcabo e cabovisão. Já fiz e/ou mandei fazer e vendi milhares e milhares de caixas a 50euros, e que me custam 15. Dá para ver que se ganha dinheiro. Arranjei cerca de dez pessoas conhecidas em todo o país que as revendem a 75 ou mesmo 100euros e uso um telefone que é sempre carregado nas papelarias. e recebo sempre o dinheiro em dinheiro ou por vale postal. A prudência não faz mal a ninguém e em dez anos nunca tive problemas nem quem trabalha comigo os teve.
    Agora… VENDER NUMA LOJA??? mas será possível que alguém seja assim tão burro???

  34. Avatar de Navyseal

    @Daniel Marques

    Obrigado pelos esclarecimentos, não estava ao corrente desses factos e posso acrescentar que corre o boato que a tvtel vai ser comprada pela SONAE.

    @Fernando

    Felizmente há alternativas, a partir do momento que as pessoas deixarem de usar o produto, certamente a m$, arranjará formas de baixar os preços e lutar para ter clientes. Neste momento não precisa de lutar, os seus clientes completamente dependentes dos seus produtos. Limitam-se a fazer o papel de dealers como quem trafica droga.

    @ZeX

    Já podem ser ligadas tv’s em simultâneo, custa é mais dinheiro fazer isso. Pelo menos é a informação que tenho, no entanto não sou entendido nisso, a minha ligação é por cabo e já a tenho há muitos anos.

  35. Avatar de Pedro Simões

    E com publicidades destas só não muda para a TvTel quem não tiver 2 dedos de testa e uma boa de testosterona!!

    http://www.tvtel.pt/images/soraya_2k7.gif

    Ou então quem está preso à porcaria das fidelizações, como é o meu caso!!

  36. Avatar de p2mc
    p2mc

    O que me revolta mais é que pagamos preços altos para ver televisão por cabo ou satélite e ainda por cima levamos com publicidade a toda hora, é que eles ganham com as assinaturas e com a publicidade.

  37. Avatar de JC

    Sou cliente TVCabo e não tenho nenhum canal premium ou sporttv. Tive 3 meses de borla esses canais e além dos os na altura TELECINE serem uma total banhada, a sporttv só vale a pena durante a epoca de futebol. De resto é para esquecer. E a custar 21 euros ou lá o que é vai la vai.

    Quando aderi a TVcabo o ano passado oefereceram-me o serviço com spoirttv e telecine de borla por 3 meses. O que não me disseram foi de que ao fim de 2 meses, tinha de mandar uma carta registada ou um fax a rescindir esses serviços. Resumindo, depois da oferta eu não queria ficar com os canais (ficava a pagar uns 100 euros por mes com a net incluida) mas acabei opr ter de apanhar com eles durante mais 2 meses. Primeiro porque nao receberam a minha carta e depois porque o FAX não chegou em condições (quando se manda um FAX eles não conseguem confirmar se este foi ou nao recepcionado porque vai para outro local. Belo truque.)

    Enfim… TVCabo ainda tenho apenas porque tem de ser… mas entretanto ja passaram os 12 meses de permanencia e estou a pensar seriamente em mudar para a Clix ou Cabovisao. A ver vamos. Já agora se alguem souber dizerme se a Clix funga bem na margem sul de lisboa agradeço.

    Cheers

    http://bolachascompicante.blogspot.com

  38. Avatar de ZeX
    ZeX

    @ Navyseal

    As Tvs podem estar ligadas mas como é na box que controlas os canais ficam todas no mesmo. É bom para fazer um videowall mas uma má ideia em dias de football e novela simultâneas. 😉
    Outra hipótese é, tal como nos serviços digitais que sempre recusei, pôr uma box por cada TV. Está-se mesmo a ver que é já a seguir… 🙂
    Mas resumindo, não é comparável o cabo analógico com o satélite porque são serviços bem diferentes e, logo, não é assim tão linear dizer que só tem TvCabo quem quer. 🙂

  39. Avatar de António F. Cunha
    António F. Cunha

    A justiça é igual para todos, se é proibido e punível por lei só é indiciado quem quiser, vamos ao café e vemos o nosso Porto a ganhar, escusamos de pagar coimas….hehehhe…

  40. Avatar de bxzpt
    bxzpt

    lenocista, como te contacto???

  41. Avatar de maria aaa
    maria aaa

    era muito mais honesto à Tvcabo proceder de modo ” UTILIZADOR/PAGADOR “.
    passo a explicar; no momento o que temos é eu estar a dormir e a pagar, vou para o hospital e continuo a pagar e ate de morrer e não vendo mais futebois, enquanto a familia não deitar abaixo os canais codificados, embora debaixo de terra a familia continua a pagar. SERIA MUITO MAIS MAS MESMO MUITO MAI I I S HONESTO, poder-se ter um cartao do tipo multibanco que se poderia carregar com XXIS de € e quando qizesse ver um determinado programa num desses canais codificados logo no cartão seria deduzido o custo desse programa. Assim sim e até a Tvcabo teria mais clientes uma vez que se notava seriedade nos serviços que vende. Não quero dizer que sejam desonestos, mas, da forma como expliquei seria MAIS HONESTO !

  42. Avatar de Sou Eu
    Sou Eu

    Olá… como podem ver dei nome e mail falso, mas eu queria mto dizer k tou mto triste por terem acabado com a sporttv pirata, mas daki a nada a gente arranja outro eskema para ver de borla já k é mto caro e nao tenho dinheiro para eles! Bora lá pessoal arranjar codigos para tar em casa ah lareira e a ver os games…

    Beijos*