Primeiro vírus para OpenOffice!!!

28 Comentários

Isso mesmo que acabaram de ler. Surgiu o primeiro vírus para OpenOffice (Bill Gates deve estar a estourar um champanhe para comemorar).

O vírus consiste num script feito em StarBasic (linguagem utilizada para scripts) que ao ser executado puxa uma imagem no formato JPEG. A imagem é um homem fantasiado de coelho em pleno acto sexual.

Para ser activado o vírus depende da acção do utilizador, do nível de permissões. Apesar do vírus não danificar nada, demonstra uma falha na segurança do OpenOffice que pode ser utilizada de outras formas com efeitos de facto danosos.

O vírus infecta OpenOffice nas plataformas Windows, Linux e MAC.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jonblue
    Jonblue

    Todos os programas são muito bons até valerem a pena serem «crack(ados)» ou «vírados». Em informática nada é inviolável, é tudo uma questão de tempo…;-)

  2. Avatar de nrocha

    Sinceramente não sei onde esta o espanto, é normal existirem bugs em software e por isso torna-se sempre possivel explora-los.

    O Tio Bill e os anti-software livre não têm que estar contentes até porque este é dos poucos problemas do OO.org que é revelado a escala mundial enquanto no office é constante.. a agravar o OO.org é código aberto logo torna muito mais facil a procura de bugs e falhas enquanto o software do Bill já não, e isto quer dizer muita coisa.. que o OO.org é bastante seguro.

    Ahh, já sei como são as coisas… antes do pessoal do costume vir dizer que não é só em Windows que têm virus/worms/you name it, que em Linux e Mac tambem há, claro que sim (embora com muito muito custo)… no entanto isto não é um virus do sistema operativo.. keep in mind that:P

    CoolMaster

  3. Avatar de LvZito
    LvZito

    Champanhe porque?
    Provavelmente foi ele que o fez
    🙂
    LOL

  4. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    Vírus que só funciona mediante a permissão do utilizador… não vejo como alguém poderia festejar isto.

  5. Avatar de Marcelo Ribeiro
    Marcelo Ribeiro

    @ nrocha

    Não significa per se que o OpenOffice seja seguro. Mas que talvez não tenha sido tão explorado como é o Microsoft Office.

    Não significa que “a muito custo” existam vírus em Linux e em Mac. Não vamos comparar o sistema operativo mais utilizado em todo o mundo com sistemas operativos utilizados por menos de 1/4 dos utilizadores.

    Outra coisa é o tipo de utilizadores que cada SO tem: enquanto que em Windows vai dos azelhas aos expert, em Linux, os azelhas já não entram. Porque nem sequer sabem que Linux existe. Queixam-se de que ninguém usa Linux, que é mais seguro, etc etc. Mas se metem os azelhas a usar Linux… vão ver que em pouco tempo tá em igual ou pior situação que o Windows.

    Ainda mais uma coisa relativa aos SO’s: A “treta” do ser software de código aberto acelera o processo de eliminação de bugs e falhas de segurança é muito bonita… mas é num mundo perfeito. Da mesma maneira que se usa para descobrir bugs e corrigi-los, também se pode usar para descobrir bug’s e explorá-los… verdade?

    O OpenOffice começa a ganhar popularidade e, como tal, interessados em explorar o código. Por isso começam a aparecer formas de o explorar.

    “Nenhum software é mais ou menos seguro que outro. Tudo se baseia em linhas de código escritas por humanos. Se os humanos erram ao escrevê-lo, o software erra ao executar.” -> by me xD

    A forma e velocidade de que os bugs são corrigidos só depende da política da empresa/comunidade.

    P.S.: Expressões como “you name it” e “keep in mind that” tiram credibilidade ao comentário… Get it? xD

    Cumprimentos

  6. Avatar de arkan
    arkan

    OTIMO…assim a comunidade opensource fica quieta e para de se vangloriar de nunca ter tido vírus.

    O inventor desse vírus merece um milhão de euros..não pela ousadia, mas sim por ele ter feito o que já era sem tempo: Abaixar os fucinhos da comunidade opensource, que a cada versão se vangloriava de nunca ter tido vírus bla bla bla.

    PARABÉNS inventor…..

  7. Avatar de Por cima
    Por cima

    Os “abertos” até são uteis. O que não presta é a vaidade dos que os utilizam. Julgam-se os melhores, mais espertos, só olham para o umbigo dos outros. Passem a olhar mais para o vosso e terão de certeza mais simpatia dos que não vos suportam. Que venha aí um bicho que mande o Ubuntu para a Namibia e faça do Linux um sabonete.

  8. Avatar de sLUGo

    @ arkan

    Comentário simplesmente RIDICULO!

    Sem mais,

    Cumpz

  9. Avatar de youbi
    youbi

    @arkan e @Por cima

    Mas que comentarios da treta, é de gente com uns parafusos a menos…

    Qualquer software não está isento de ter problemas, isso já se sabe. E é obvio que quanto mais utilizadores tiver mais sujeito está a ataques, a questão principal é quanto tempo demoram para os resolver.

    Quem pensa que existem softwares perfeitos à prova de ataques vive num mundo utopico…

  10. Avatar de nrocha

    @Marcelo Ribeiro

    Não discordo de muitos pontos que falas e sem duvida podem explicar muitos motivos do meu comentário anterior, no entanto no concordo quando se diz que o mercado windows é mais apetecido porque tem mais maquinas instalados por eles. É sabido que os UNIX estão presentes na maior parte dos serviços criticos que servem utilizadores de outros sistemas operativos e por isso podiam afectar mais facilmente um grande número de pessoas caso esses sistemas operativos fossem mais vulneraveis. É verdade que o número de pessoas a utilizar explica muita coisa e tambem pode explicar isto, mas essa visão nem sempre pode ser utilizada.

  11. Avatar de Covenant
    Covenant

    Para ser activado o vírus depende da acção do utilizador, do nível de permissões.

    Isto é chamado de virus ? HAHAH!

  12. Avatar de -BoRiS-

    Cara, Isso seria Mais trabalho do Anti-vírus detectar isso, Já que depende da ação do Utilizador…
    Penso que nem falha do OpenOffice seje.

  13. Avatar de nuno

    OTIMO…assim a comunidade opensource fica quieta e para de se vangloriar de nunca ter tido vírus.

    @arkan

    já tinhamos tido vírus como este antes — conceptuais. se não sabes o que são informa-te. e sim, “afecta” para qualquer sistema operativo… mas quero vê-lo a danificar um sistema operativo *nix sem que o OpenOffice esteja a correr em modo root (se não sabes o que é, informa-te), o que nenhum utilizador faz.

  14. Avatar de Ruben
    Ruben

    O Bill Gates nem devia abrir o champanha, lol. Ele que veja as falhas que o office tem. Os desenvolvedores do OpenOffice, é que passam o tempo todo felizes. Nao acredito que isto seja um virus muito grave, é apenas uma falha, coisa que todos os programas têm (o microsoft office tem muitas… lol), mas isto nao desvaloriza o OpenOffice.

  15. Avatar de Por cima
    Por cima

    Lá estão os cabeças de “ganga” a funcionar!

  16. Avatar de mpmont
    mpmont

    @Por cima

    Não vejo qual é o motivo de festa, nem mesmo porque é que a comunidade que usa os “abertos” como tu dizes deve baixar a cabeça, uma coisa que so funciona com determinadas permissões é algo que nem mete medo, depois não vamos comparar, estás a falar de um programa que não é pago, e que só agora é que aparece qualquer “virus”, meu Deus, não vamos falar do office! aquilo é bug atrás de bug, é erro atrás de erro, não tem estabilidade nenhuma, e ainda por cima é pago, e bem pago! acho que os “não abertos” ainda têm muito que andar!!! essa é a verdade…

    e os “abertos” não se julgam os melhores, são melhores!

  17. Avatar de faustino
    faustino

    Gosto de ver quem é que são os inchados. Pelo tipo de comentários que tenho visto, acho que pelo nome que usam, até se vê quem são. Já agora quanto ao open source ser melhor ou pior do que o software proprietário, não vale a pena discutir. O que vale a pena discutir é, se o que fazemos com o computador necessita que paguemos centenas ou milhares de euros quando existem programas “grátis” ( open source ou não) que fazem a mesma coisa.
    Outro aspecto é se devemos premiar a pirataria informática, que muita gente pratica para ter os programas proprietários que são “melhores” do que os grátis. Por exemplo, quantos Microsoft Ofice legais vocês conhecem em casa de privados? Façam a percentagem em relação ao total de MS offices que sabem que estão instalados nos computadores que conhecem. Quem diz MS Office, diz todo um conjunto de programas, windows, photoshop, autocad, etc., etc., etc..
    Se tivessem que pagar acho que alguns mudavam de opinião.

  18. Avatar de luisef
    luisef

    Não vejo razão para o Bill G. estar a comemorar. Creio que os craquers só se dão ao trabalho de craquear aquilo que tem um número interessante de utilizadores, não é?
    O tal Bill deve é estar arrepiado…….

  19. Avatar de CospeFogo
    CospeFogo

    Não acho isto um vírus. Considero mais uma prova de de como se consegue infectar o openoffice. É igualzinho ao caso do Podloso.

    PS= Sou novo por estas bandas. O site tá bue da fixe.

  20. Avatar de P
    P

    Isso do “Linux ter menos vírus porque há menos utilizadores” é uma estupidez. A maioria dos servidores até corre com sistemas Unix.

  21. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    A mim o que me enerva é o facto de haver gente a fazer de tudo para estragar o trabalho de outros, provávelmente se aplicassem as energias que gastam nisso a trabalhar em algo que valesse a pena, poderiam ser alguém, assim não passam de frustados a sabotar o trabalho de outros. Enfim…

  22. Avatar de Marcelo Ribeiro
    Marcelo Ribeiro

    @ P

    Não percebi muito bem o que é que a primeira frase tinha a ver com a segunda… mas pronto…
    A principal razão pela qual eles usam Unix não tem propriamente a ver com a segurança… volto a dizer: não há nada 100% seguro. Linux’s e afins têm uma aproximação diferente do conceito de segurança- Enquanto na Microsoft é tudo feito às portas fechadas, na comunidade Linux é feito às portas abertas. Enfim… politicas diferentes… não vou entrar em detalhes que se podem tornar chatos.

  23. Avatar de P
    P

    Quis apenas dizer que não é o número de utilizadores que torna um sistema seguro ou inseguro.

  24. Avatar de VM
    VM

    é por estas e por outras que o gates está onde está ! se cada um seguisse a sua vidinha … pá percam tempo com os morangos ! é bem mais prestavel do que tar para aqui a louvar pessoas que nao tem principios nem moralidade apenas por fins pessoais ! alguem me pode explicar como se pode ser feliz a defender um SO ou uma marca sabendo que nao lucram nada com isso ? criar um virus apenas para lixar a vida do outro ? enfim … so tenho pena deste ser o nosso futuro !

  25. Avatar de Manuela Alves
    Manuela Alves

    Marcelo Ribeiro diz:

    Outra coisa é o tipo de utilizadores que cada SO tem: enquanto que em Windows vai dos azelhas aos expert, em Linux, os azelhas já não entram. Porque nem sequer sabem que Linux existe. Queixam-se de que ninguém usa Linux, que é mais seguro, etc etc. Mas se metem os azelhas a usar Linux… vão ver que em pouco tempo tá em igual ou pior situação que o Windows.

    Eu pertenço á categoria dos azelhas, embora saiba que o Linux existe .Estava tentada a experimentá-lo mas com este aviso, é melhor estar quietinha.
    Gostava de saber se o mesmo problema se coloca em relação ao OpenOffice – é que comprei um portátil que vem equipado com o Vista e eu não estou disposta a comprar o Office da Microsoft . Tinha pensado resolver isto com o OpenOffice, mas agora fico na dúvida…

  26. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    @Manuela Alves
    Em questão de azelhas somos dois. 😀
    Em relação ao OpenOffice julgo que não terá qualquer problema já que a interface é muito similar ao Office, usei, quando tive que formatar o pc, durante cerca de 3 meses e não tive dificuldade e inclusive a minha filha de 12 anos também usava para trabalhos de escola sem qualquer problema.

  27. Avatar de Gustavo Reis dos Santos
    Gustavo Reis dos Santos

    Ai meu Deus!!! vou parar de usar o Open Office porque existe um virus que eu precisa da minha intervenção para executar e além de tudo não causa nenhum dano na minha máquina.
    Eu quero ver um virus automatico em Script de OpenOffice que detone todo o sistema, virus conceituais existem mais de 1000.
    Não dou 15 dias para essa falha ser corrigida e ai, Adeus Virus

  28. Avatar de ze
    ze

    isto n e virus nenhum, e um script.
    e pode ser traduzido para office na mm
    deixem-se d mrds, n ha virus em linux!!!!