Primeiro vírus para iPods!!!

18 Comentários

A empresa russa de segurança, Kaspersky, anunciou a descoberta do primeiro vírus para iPods, muito embora este apenas ataque os dispositivos onde foram instaladas distribuições Linux e, por esta razão, a maioria dos utilizadores não corre qualquer perigo. O vírus, de nome Podloso, ao atingir o iPod, instala-se no disco na pasta de demonstrações de programas num ficheiro de extensão .elf.



A partir daí, quando tentar aceder aos ficheiros, é projectada no ecrã a frase “You are infected with Oslo the first iPodLinux Virus” ou, em português, “Você está infectado com o Oslo o primeiro vírus do iPodLinux”. Segundos os especialistas da Kaspersky, o vírus foi criado apenas demonstrar que também os dispositivos da Apple estão sujeitos a “contaminações”.

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eu disse, está dito!
    Eu disse, está dito!

    … onde foram instaladas distribuições Linux !
    Pode lá ser! 🙂

  2. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Pois claro …

    Já seria de esperar … afinal a Kaspersky labs também precisa de viver ….

  3. Avatar de Carlos

    Kaspersky, muito há frente sem duvida .

    Bem Haja
    Carlos

  4. Avatar de nuno

    falta dizer isto:

    “Podloso is a typical proof of concept virus, which is created in order to demonstrate that it is possible to infect a specific platform. It does not have a malicious payload and is unable to spread on its own: a user has to save the virus to the iPod for the device to become infected.”

    fonte: http://www.kaspersky.com/news?id=207575511

    Ou seja, é um vírus fraquinho, uma prova de que é possível infectar tanto um iPod como um Linux (mas claro que é..) que não se replica nem se espalha sozinho. Como os geeks que se dão ao trabalho de pôr linux a correr em leitores de mp3 normalmente não executam tudo o que encontram, não deve haver problema 🙂

  5. Avatar de João Moreira

    É a chamada democratização dos vírus.(eheheh…)

  6. Avatar de Miguel Jeri
    Miguel Jeri

    Por isso é que eu digo: Kaspersky é fixe! Mas ninguem acredita… 🙁
    Cumps 😉

  7. Avatar de André Silva

    lol… esta é para os acérrimos defensores do linux e mac! =D

  8. Avatar de m4n_in_bl4ck
    m4n_in_bl4ck

    @nuno: Por acaso não falta. Isso está no último parágrafo do artigo embora, obviamente, de forma mais reduzida.

    @André Silva: A razão porque não afecta Windows é porque este nem se pode importar para o iPod… (mas também, pra quê? :p)

  9. Avatar de Ricardo Moreira de Carvalho

    Para o iPod “ficar infectado”:

    1) O iPod tem de ter Linux instalado.
    2) O utilizador tem de colocar lá o “vírus”.
    3) O utilizador tem de correr o “vírus” para este “infectar” os outros
    programas.

  10. Avatar de n_u_n_o
    n_u_n_o

    nao é mais facil atira-lo contra uma parede?! 😛

  11. Avatar de Bikoka Frita

    Fico sempre de pé atrás quando uma empresa que desenvolve antivirus anuncia novos virus.
    Para mim existe sempre conflito de interesses!

  12. Avatar de LZ
    LZ

    @André Silva, lê o que o Ricardo Moreira de Carvalho escreveu, principalmente o 2º e 3º ponto 😉

  13. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    @Bikoka Frita, esse é o ponto importante da questão … por isso eu disse lá em cima, que a Kaspersky labs também precisa de viver … 😉

  14. Avatar de vyana
    vyana

    É incrivel como existem tantos otários na informática, sou programador e administrador de sistemas em Linux, e repugna-me imenso ler estes disparates, ainda para mais vindo de uma empresa que subrevive à custa dos virus informáticos em sistemas tão foleiros como os da Micro$oft.

    Eles mesmo dizem o seguinte: “Podloso cannot be launched automatically without user involvement…” o utilizador tem que executar o tal ficheiro para que algo possa acontecer. Eu também posso desenvolver um pequeno programazinho que formata o computador, bastando que alguem o execute, isto não é um virus.

    Para que um código seja considerado um virus, assim como nos humanos, este tem que se auto-reproduzir, etc… bla, blá, blá, isto não é o que acontece.

    Mais, em linux, mesmo que existissem virus, esses só danificavam toda a home do utilizador em sessão, para que ele danificasse todo o sistema precisaria de ter permissões de root, ou seja, bastava novamente criar as pastas do respectivo utilizador e tudo funcionaria a 100%… Tudo isto não passa de mais um “bluf” de mais uma empresa em vias de extinção….

  15. Avatar de Jonblue
    Jonblue

    Qual é o melhor Linux caso venha a optar por um 2º SO?

  16. Avatar de Ricardo Moreira de Carvalho

    @Jonblue
    Existem dezenas de distribuições Linux e a resposta à sua pergunta não é linear, uma vez que cada distribuição se adapta às necessidades. A meu ver, a distribuição mais robusta é a Debian. A mais fácil de usar é a Ubuntu ou a Caixa Mágica.

    Cps,

  17. Avatar de nuno

    @jonblue

    se houvesse «um melhor» acabava-se com os outros todos, não 😉 ? tudo depende do que pretendes fazer com ele. Mas provavelmente aconselho-te algo como o Ubuntu, por se tratar de uma distribuição estável e genérica. Ah, e muito fácil de usar.

  18. Avatar de vyana
    vyana

    @jonblue

    Faço minhas as palavras do Ricardo Moreira de Carvalho, mas para quem quer iniciar aconcelho vivamente o Ubuntu, pois existem muitos manuais para tudo em português, de referir os seguintes:

    http://www.guiaubuntupt.org
    (sem dúvida este merece alguma consideração)

    https://help.ubuntu.com
    (diversa documentação para desktop, multimedia e servidores)

    http://www.ubuntugames.org
    (este site está em baixo, possivelmente para manutenção – lista vários jogos 2d/3d/etc… e como instalá-los)

    http://www.ubuntuvideo.com
    (apresenta videos de demonstração para instalar aplicações e afins)

    http://www.ubuntu.com
    (site oficial do ubuntu, para fazer download dos CDs, informação da comunidade e suporte)

    http://www.gnome-look.org
    (para pores o teu desktop bonitinho)

    http://shots.osdir.com
    (aqui poderás ver screenshots de várias distribuições bem como do Ubuntu)

    http://ubuntuforums.org
    (forum sobre ubuntu, alguma dúvida, coloca pois alguem te irá ajudar)

    http://www.youtube.com/watch?v=lawkc3jH3ws
    (aqui poderás ver um video com os efeitos 3D em Linux – Beryl/Compiz)

    Aproveito para divulgar que o lançamento da nova versão do Ubuntu (Ubuntu 7.04 – Feisty Fawn), sai para a próxima semana 19 de Abril (com muitas novidades e funcionalidades) – http://tecnomodo.blogspot.com/2007/03/vem-o-ubuntu-704-feisty-fawn.html