Primeiro Vídeo Nokia Windows Phone

39 Comentários

A Nokia está a acelerar a sua renovação no marcado de dispositivos móveis. Depois da apresentação do N9 chega a vez do primeiro Nokia Windows Phone.

Esta semana foi rica em apresentações e novidades por parte da marca finlandesa e foi mostrado o Windows Phone Mango em acção.

O CEO da Nokia, Stephen Elop, fez uma apresentação para uma audiência à qual pediu para desligarem as máquina de filmar, sob o pretexto da apresentação de algo altamente confidencial. Como as regras foram feitas para serem quebradas, um grupo não as respeitou e a Technet apresentou assim o primeiro vídeo que mostra o novo Nokia Windows Phone.

Com o nome de código “Sea Ray”, o dispositivo é muito idêntico ao recém anunciado N9. Este novo equipamento tem um LED e um botão extra, além de um sistema operativo novo, o que o torna logo num smartphone único e com um comportamento diferente.

Embora exista muita especulação quanto ao lançamento deste binómio, oficialmente ainda não há nenhuma informação. Até lá vamos acompanhando o que será uma nova oferta forte neste segmento de mercado cada vez mais valorizado pelas marcas.

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de roliveira
    roliveira

    Boa manobra de marketing. O Elop no fundo sabia que o evento ia ser filmado por alguem e que nunca poderiam verificar todas as câmaras do evento.

    Assim, a noticia da suposta “leak” deste vídeo dá a meu ver uma atenção redobrada da imprensa ( e como o fruto proíbido é o mais apetecido) foi uma óptima estratégia de atrair atenção.

    Quanto ao equipamento já gostei do design do N9, este mantem as mesmas linhas. Pena não ser um aparelho que siga o material de construção mais “metalico” reminiscente do N8.

    Contudo é bom ver, que a Nokia continua a apostar num design “industrial”, e muito original nos seus equipamentos. Diferentes, do que se conhece aí, mas ao mesmo tempo bonitos.

  2. Avatar de cuboc
    cuboc

    Sera que e desta que a nokia começa a sair do poço que tem vindo a cavar de alguns anos para ca?

    da para ver que o windows mobile esta afirmace outra vez no mercado, pena sites como pplware nao dar quase nehuma atençao aplicaçoes e a desenvolvimentos como da no android.

    1. Avatar de roliveira
      roliveira

      Claro que não dá. Porque o mercado do Windows Phone 7, é perfeitamente residual comparado com o dos iDevices com iOS e o Android. Basta olhares para a quantidade e qualidade de aplicações que o Windows Phone 7 tem e as que os restantes dois têm, para perceberes porquê.

      Agora, se reparares, a cobertura do pplware tem sido isenta. Tens noticias de Windows Phone 7, tens até noticias da HP e do WebOS. Até já vi aqui (embora agora já menos como é normal), aplicações para Symbian.

      Como deves compreender os tópicos para cobrir são muitas vezes diversificados, e há que escolher o melhor para publicar e que os leitores mais requisitam 😉

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Certo, estás a comparar o número de aplicaçõed do iPhone que está no mercado há 4 anos e o Android que está no mercado há pouco menos de 3 anos como o WP7 que está no mercado há 9 meses?

        Surpreendente seria se em 9 meses tivesse atingido o número de aplicações de qualquer um dos outros.

        1. Avatar de roliveira
          roliveira

          Ver comentário abaixo 😉

      2. Avatar de Emannxx

        É, comparas-te as aplicações de um e de outro, mas comparas-te também o tempo do mercado? Não me parece. O Windows Phone 7 é um recém chegado, o Android já cá está à bem mais tempo, o iOS nem se fala. É lógico que estes últimos têm mais aplicações… Enfim…

        1. Avatar de roliveira
          roliveira

          Não disse o contrário. Apenas a realidade. Não há do ponto de vista aplicacional (independentemente da razão), procura por parte dos leitores do pplware para aplicações do Windows Phone 7.

          Porquê? Porque o mercado do Windows Phone 7 é residual comparado com as outras duas plataformas. Mais uma vez independentemente da razão (repeti para realçar)

          Não quer dizer que isto não mude, mas para já não está.

          Não estou a defender e atacar nenhuma plataforma, apenas a explicar a meu ver a linha editorial do pplware, que creio que tem toda a lógica para já.

          Não sejas tão impulsivo e tires conclusões precipitadas do que os outros escrevem;)

          1. Avatar de Bruno Silva
            Bruno Silva

            Só digo que actualmente se fazem tantas APPS para Windows Phone como para iOS 😉
            http://www.winrumors.com/infographic-microsoft-vs-apple/
            Basta ver esse gráfico!
            Como comentava ontem um User Apple, na cena da patente, a Apple está a ficar de rastos no que toca a evolução, e daí enganar os Clientes com Upgrades de Hardware e vende isso como novidade!

  3. Avatar de Shogun

    A partir do momento que o finlandes comecou a falar so consegui ver mais 1m do video lol.

    Agora mais a serio, o telemovel pareceu-me muito bonito, so gostava de saber como vai ser com o bootloader, se vai estar desbloqueado tb. Relativamente ao WP7, n utilizei mt ainda porque infelizmente n consegui desbloquear a rom que instalei no meu HD2, mas do que vi pareceu-me melhor que o Android em termos de touch e teclado e msm fluidez. O Android no entanto ganha noutros aspectos, o que se deve a sua maior maturidade.

  4. Avatar de Litlehouse
    Litlehouse

    Noto que os equipamentos com WP7 têm todos, ou quase, uma estilo semelhante, isto é, muito rectangular quinado, quando eu estava à espera que este Nokia tivesse o formato do N8, que era a linha mais ou menos seguida pela Nokia nos últimos tempos. Fica-se com a impressão que é só mais um entre muitos.

  5. Avatar de kekes
    kekes

    Ahahah curti o finlandês a falar XD mas é uma maquina muito bonita. Vamos ver se a Nokia volta a ter sucesso, o mundo dos smartphones ao rubro, assim é que eu gosto 🙂

  6. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    A segurança da Nokia para algo classificado como “altamente confidencial” é:

    “Por favor desliguem as câmaras” llllloooooooolllllll

    Seria como ir conhecer o Barack Obama e o segurança dizer: “Por favor quem tiver facas ou pistolas no bolso deixe neste cestinho!” 😀 😀 😀

    De qualquer modo a Nokia para mim além de apostar no Windows 7 devia apostar no Android ou então apostar em grande no Meego e torna-lo num dos grandes OS’s para smartphones. Abri-lo a todos os fabricantes, porque não? Uma espécie de segundo Android

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      concordo! lol

  7. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Pediu para desligarem as câmaras? Além de existirem várias câmaras de vários ângulos, então e a câmara que filma directamente o telemóvel :(? Não estou a perceber =)

    1. Avatar de Rogério
      Rogério

      Também achei muito estranho.
      É pedido para que sejam desligadas as câmaras pois o que vai ser mostrado é algo muito confidencial, mas fica uma a filmar, para além daquela que filma o telemóvel.

      Algo aqui está errado, ou eram câmaras HD (a julgar pela qualidade) ocultas, o que duvido, pois está uma a filmar mesmo em cima do equipamento. Só se os olhos do homenzinho forem lentes de uma câmara. xD

      Sobre o equipamento, é bonito, sem muitos pormenores que deixem o telemóvel elaborado de mais e o próprio Windows Phone 7 tem uma interface bastante boa e bonita.
      Podiam ter feito o equipamento à base de alumínios, mas não está mal, também vai depender da qualidade dos plásticos.

      Mais uma vez, PPLWARE em cima do assunto.

    2. Avatar de rodasp
      rodasp

      és tu e eu… existe aqui qualquer coisa 😛

  8. Avatar de Daiquiri
    Daiquiri

    A minha opinião porque acho que a Nokia vai ganhar muito com o WM7 é:

    A Nokia tem muito nome. Muito mesmo. Todas as pessoas que não são geeks nem nerds ainda dizem “Epá quero um nokia que isso é que me aguenta bem sem problemas”. E é verdade. Podem até mostrar alguma curiosidade por smartphones mas passa-lhes assim ao lado.

    O Android falha um bocado como smartphone para pessoas normais porque é um mar de opções. Até eu, que uso Android há bastante tempo às vezes me perco e não me lembro onde está opção X ou Y. Também há muita escolha. Quantas vezes não me perguntam qual ‘o melhor’. Há tantos que custa a saber. A maioria das pessoas nem ao trabalho de fazer esta analise se dá, quanto mais ao trabalho de comprar.

    O iPhone, por mais bom equipamento que seja e por melhor que o iOS ofereça é simplesmente demasiado caro para a maioria das pessoas. Embora este cative os leigos dos smartphones como a primeira escolha para dar o passo para este tipo de equipamento acham-no simplesmente demasiado caro para o que ele faz.

    Já Nokia com WM7.. Pelo que li a Nokia quer equipamentos acessíveis. E é isso que as pessoas procuram. É nokia, é smartphone, não é muito caro e todos temos que admitir que o WM7 é espectacularmente intuitivo. Se a Nokia não falhar em lançar os novos equipamentos sem bugs estúpidos e hardware à altura do sistema operativo, então já ganhou.

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    “put away your cameras” wink! wink! 🙂

  10. Avatar de MOr
    MOr

    Parece-me que o Sr Elop sabe o que faz e sabe que a Nokia tem de trabalhar e lançar bons produtos mais rapidamente. O N9 vai chegar com um ano de atraso e os Nokia com WP já vão competir com o iPhone 5 e Androids bombásticos.
    A luta não está perdida mas depois de dar anos de avanço à concorrência vai ser uma luta muito difícil.

    1. Avatar de roliveira
      roliveira

      É de facto uma luta dificil, mas…

      Se ganhar, a Nokia valoriza-se no mercado e ganha um fôlego novo.

      Se perder, é engolida pela microsoft, o que já se fala como grande hipótese 😉

      https://pplware.sitedev.pt/informacao/microsoft-podera-comprar-servicos-moveis-nokia/

      O Elop é o cavalo de troia do Balmer, heheheh!

      1. Avatar de MOr
        MOr

        Então e o CEO que la estava antes do Elop que deixou a Nokia a dormir com um OS ultrapassado e sem estratégia para o futuro era o quê?

        1. Avatar de roliveira
          roliveira

          Bem visto 😉 Talvez velho do restelo ? 😀 Sabes que este mercado é dinâmico, hoje pode estar à frente a Apple, mas amanhã pode não estar. E um bom CEO tem que se saber ajustar à mudança dos tempos e dos mercados. Poucos existem com essas características, mas quem as têm, são mesmo os melhores.

          Esta atitude dinâmica de gerir uma empresa é fundamental para obrigar a que haja sempre inovação, e uma empresa não se agarre ao que de bom tem na altura.

          Uma tecnologia pode ser boa hoje, mas amanhã não servir de nada e estar obsoleta. E quanto a mim foi esse o problema de visão do antigo CEO.

  11. Avatar de Emannxx

    O smartphone é lindo, e o sistema operativo idem aspas, mas verdade seja dita, foi uma dor ter de ouvir aquele Finlandês a falar! Até faz confusão! Podiam ter pedido a outra pessoa com melhor sotaque inglês…

    Eu sempre tive uma curiosidade de morte por mexer no WP7… ainda não encontrei nenhum telemóvel daqueles de teste, a interface parece-me (do que vi até agora em vídeos) simplesmente genial – está tudo ali, e não está tudo atafulhado, como na maioria dos outros sistemas.

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Dizes que é o melhor com base na opinião de outros ou pelo facto de imaginares que é o melhor! Meu caro, está muito longe de ser verdade…. 😉 Vai a uma Media Markt que tens os dispositivos prontos a mexer!

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    FINLANDÊS….. NÃO OBRIGADO…..

  13. Avatar de Rei Naldo
    Rei Naldo

    Parece uma boa máquina !

  14. Avatar de Ryan
    Ryan

    Se puserem Android no Nokia… volto a comprar Nokia. O Windows Phone 7 ate nao e mau… mas precisa de alguma maturacao.

    1. Avatar de msm
      msm

      voltar a comprar nokia por causa do android. loool

  15. Avatar de speed
    speed

    a noticia refere-se que a primeiro video nokia windows phone e aqui o pessoal já está a fazer offtópic e a falar da mesma conversa do costume. a dizer que um tem mais app que o outro. o android e malhor que tal. o ios e melhor porque é isto e aquilo. sempre que a noticias de smaphones ou algo assim. ninguém sabe falar da noticia. fazem todos um offtopic. enfim

  16. Avatar de TelmoB
    TelmoB

    Não cheguei a perceber se tinha home botton, mas tirando o botão lateral a mais e a posição do LED da câmera.. é igual ao N9.
    Acho que não é mal pensado, porque ao apresentar o mesmo design nos equipamentos só temos que escolher com qual software o queremos usar. E quanto ao material penso ser resistente com o do N8.

    Vamos ver lá ver o que a Nokia vai conseguir com tudo isto. Eu acho que iria gostar mais de uma aposta forte no MeeGo, mas o WindowsPhone não deixa de ser interessante por causa de todos os serviços a que temos acesso.

    Outro ponto.. em Portugal existe muita gente “devolta” do WP e a Microsoft até deu apoios para isso.

  17. Avatar de Spink
    Spink

    Vi o vídeo gostei do telemóvel, mas no fim disse para mim mesmo “nha troco o meu android por Windows mobile !!”, na minha opinião android está muito bom tendo muitas e boas apps para ele, a Windows desde a uns tempos que deixou-se ficar bastante para trás, mesmo nas versões anteriores a esta do video.

    1. Avatar de c33
      c33

      realmente não sabes o que dizes.

      1. Avatar de Spink
        Spink

        lol! pelo que dizes, deves saber tudo. Queres uma lista de apps que nem existem para Windows mobile, ou se existem só agora é que saíram. Por exemplo dropbox só agora é que existe uma versão para Windows mobile, android já existe a algum tempo. Os utilizadores de windows mobile tiveram que esperara ate agora so para poderem aceder ao sua pasta dropbox a partir do telemovel. No entanto utilizadores android já o fazem a bastante tempo!!

        1. Avatar de c33
          c33

          acho que ainda não percebes-te o que quis referir o meu comentário ao teu. e já agora não é windows mobile é windows phone.

        2. Avatar de LOL!
          LOL!

          Pena o iOS já ter três anos e o Android dois anos e tal.

          O WM7 tem… 7 meses. Por isso é normal que haja mais aplicações para os outros dois sistemas.

          O WM7 está muito bom. Dá tempo ao tempo. 😉

          1. Avatar de LOL!
            LOL!

            WP7 e não WM7 como escrevi. Nem reparei. 😉

  18. Avatar de Diogo Lourenço
    Diogo Lourenço

    Boas.. falando do tlm, acho-o bastante bonito.. Em relação ao WP7.. bem.. fui proprietário de tlms com WM5 , WM6.5, varios Nokias, 1 tlm com android (embora não topo de gama), possuo iPad (e simplesmente adoro o iOS), e há pouco tempo ao trocar de tlm aproveitei a promoção/baixa de preço do LG Optimus 7, pois precisava de um tlm com bom processador por causa de browser para internet,câmara competente (para tirar boas fotos usa-se uma maquina fotografica, não um tlm), e uma interface simples, bonita e intuitiva.. uso varias redes sociais, uso bastante várias contas de email.. e tinha várias opções, mas confiei no WP7 sem nunca ter mexido muito em nenhum.. e.. estou bastante, mesmo bastante contente!! adorava no WM6.5 ter vários programas que me poderiam alterar a aparência do SO (spb, pointui, etc), mas estava sempre a mudar.. alterava ROMs para usar o Sense da HTC (tinha um omnia2), enfim, andava sempre “entretido” nisso.. mas chega-se a uma conclusão.. quanto mais tralha se poe, pior a performance do tlm, pior ainda com a má gestão de recursos que os antigos WM tinham… o android é muito engraçado, mas, espero me enganar, caminha um pouco para o antigo caminho seguido pela MS com os antigos WM.. pode-se alterar tudo, e quem perde é o utilizador, pk ker alterar tudo, e isso piora a performance do tlm!! vejamos o caminho da apple.. sem jailbreak, tuco “fechadinho” e aquilo simplesmente funciona!! não há duvida disso! é caro, sim, mas funciona, e para quem consiga utilizar os mil e um recursos de um iPhone, o mesmo já não é assim tão caro, mas são opinioes.. voltanto ao WP7.. acho fabuloso, é rapidissimo, as aplicações não têm AINDA grande qualidade, mas isso vai mudar.. o iPhone no principio apenas tinha webapps, e agora vejam o que se consegue fazer com uma aplicação.. o WP7 vai evoluir.. e muito.. eu acredito piamente nisso! e digo mais, fala-se em mil e uma aplicações para android e de borla.. quantas realmente se usa?? claro que há mtas aplicações que tenho em iPad que gostaria de ter em WP7, mas elas vão aparecer… quanto a funcionalidades do SO, quando sair o Mango o WP7 vai ter mais funcionalidades nativas apenas do SO que qualquer um dos outros.. e funcionalidades nativas funcionam melhor que qualquer aplicação que se instale no tlm a posterior, por muito boa que ela seja!! É um sistema operativo bastante jovem, mas que aprendeu muito com os outros que já ca estão.. há muito que andava desiludido com a MS, mas sinceramente, acho que estão no caminho certo…

  19. Avatar de Bruno B.
    Bruno B.

    Vamos esperar para ver o que sai desta parceria… não me parece que este Windows Mobile tenha o perfil da Nokia!

    Certamente que a Nokia irá fazer algumas alterações!

  20. Avatar de aver
    aver

    Há uma coisa que os entendidos no marketing apontam à Nokia.
    Demoram muito tempo entre anunciar um novo produto e comercializá-lo. Anunciam o produto e não dizem quando é que fica disponível. Parte-se do princípio que vai demorar meses. Assim o entusiamo que se cria quando o produto é anunciado perde-se. Quando o produto finalmente é lançado já ninguém liga.

    A Apple faz diferente. Agora, em finais de Junho, faz correr o rumor de que vai sair o iPhone 5 em Agosto/Setembro. Umas semanas antes (não meses) de pôr o produto nas lojas anuncia-o.

    Pode haver diferenças nos produtos, mas os “timings” também são importantes. Senão não há “vipe” (onda de opiniões favoráveis na blogosfera e nas notícis da comunicação social que valem mais que uma campanha publicitária e sai praticamente de graça).