Primeiro comboio de passageiros em fibra de carbono do mundo é apresentado na China

40 Comentários

Desenvolvido pela Qingdao Sifang Rolling Stock Co, uma subsidiária da China Railway Construction Corporation, o comboio em fibra de carbono Carbon Star Rapid Transit concluiu com êxito os testes na fábrica e deverá começar a funcionar em Qingdao ainda este ano.


 

Construção pioneira em fibra de carbono

As principais estruturas de suporte de carga do comboio, incluindo a carroçaria e a estrutura do bogie, são feitas de materiais compósitos de fibra de carbono. Esta construção de vanguarda faz com que a carroçaria e a estrutura do comboio sejam 25% e 50% mais leves, respetivamente, do que as fabricadas com materiais convencionais.

No total, é 11% mais leve do que os modelos tradicionais, o que permite uma redução de 7% no consumo de energia, segundo o South China Morning Post. Esta eficiência traduz-se numa redução significativa das emissões de dióxido de carbono – cerca de 130 toneladas por ano.

Os comboios Cetrovo foram concebidos para viajar a velocidades até 140 km/h, consideravelmente mais rápidas do que a atual velocidade média de 80 km/h. Além disso, os comboios totalmente automatizados e sem condutor podem navegar em vias curvas ou íngremes e funcionar em condições extremas, como temperaturas e altitudes elevadas.

O menor peso do Cetrovo significa um menor desgaste das rodas e dos carris, o que resulta em menores custos de manutenção e em viagens mais silenciosas para os passageiros. Além disso, o comboio está equipado com um sistema inteligente de aviso prévio anti-colisão e um sistema de deteção de obstáculos, que pode enviar automaticamente alertas e parar o comboio em caso de emergência.

De: Xinhua

 

Avanço da tecnologia nos comboios e no trânsito ferroviário

A China Railway Construction Corporation, o maior fabricante de material circulante do mundo, continua a liderar em termos de inovação. Desde a sua criação em 1900, durante a ocupação alemã, a Qingdao Sifang, uma subsidiária da empresa, tem estado na vanguarda do fabrico de material circulante na China.

Não podemos imaginar o quão longe estamos agora no sistema de transportes. Com o primeiro comboio de passageiros em fibra de carbono do mundo, a China está a pensar no futuro no que diz respeito à sustentabilidade e à eficiência. De facto, este tipo de comboios são o futuro que também promoverá campanhas mais ecológicas na indústria.

No início de 2023, começou a produção do primeiro comboio movido a hidrogénio na China. Diz-se que este comboio pode atingir uma velocidade de 160 km/h.

 

Leia também:

NASA quer construir um comboio robô levitante na Lua

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Grunho
    Grunho

    Os USA podem começar já a sonhar com isto lá para o ano 3000…

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Os chineses de facto cada vez fazem ver mais a UE.

      https://youtube.com/shorts/mZczITNPI4I

      1. Avatar de Grunho
    2. Avatar de Unknown
      Unknown

      Ate em Portugal temos melhores comboios que chineses. A europa tem a melhor linha de alta velocidade do mundo

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Sim, se estás a referir-te a umas automotoras diesel fabricadas na Jugoslávia, os chineses não têm nenhuma. Ou ainda não têm. Talvez quando abrirem um museu.

      2. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Será por isso que os chineses possuem, no momento, a linha de comboios comercial de alta velocidade com a velocidade de topo mais alta de todo o mundo? Uns míseros 100km/h mais rápido que o TGV. Também é por isso que a China possui a linha de comboios de alta velocidade mais extensa do mundo? A linha deles é tão extensa que representa dois terços de todas a linhas de alta velocidade do planeta.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Para o barāo vermelho só contam as locomotivas a vapor.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Para mim a linha do Tua é que é fixe.

        2. Avatar de Jose
          Jose

          Mas para as ter foi necessário ir buscar a tecnogia aonde? Você tem menos de 30 anos? Se não tem deve ter a memória fraca! Não acha estranho um país como a China ser um atraso autêntico com um regime comunista feudal, de um momento para o outro, após os outros terem investido imenso e terem sido amplamente espiados (ainda o são), a China revele de um dia para o outro tanta tecnologia? Andou a fazer o quê até hoje? Não há nada qye is chineses façam que seja disruptivo ou realmente inovador, pois se usaram fibra de carbono para fazer comboio alguém a criou antes!

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Sim, pois claro que nunca inovaram nada. Por alguma razão mais de metade das patentes do 5G pertencem a empresas chinesas. Por alguma razão são líderes no desenvolvimento e fabrico de baterias, com vários clientes como a Tesla. Bem como toneladas de outros exemplos. Mas já sei, os chineses só sabem copiar, apenas no sei porque razão, em muitos sectores, são líderes.

    3. Avatar de Jose
      Jose

      Sim, até que nunca construiram nada em fibra de carbono, como aviões. Automóveis, motos etc etc! Os americanos deixaram de ter interesse no comboio com a oferta do avião num país continental, com a maior oferta mundial a nivel interno. Na costa Leste ir de Sul para Norte, ou de Leste para Oeste mesmo de avião, pode levar mais 4/5 horas!

  2. Avatar de Anung
    Anung

    Enquando os outros apresentam comboios avançados, chips avançados, carros electricos avançados, etc….

    A UE, como líder da evolução e progressão mundial, apresenta casas de banho não binárias, manifs coloridas, livros avançados sobre ideologia de género, etc…..Tudo enquando as pessoas empobrecem.
    O futuro é bem promissor 🙂

    1. Avatar de nhecos
      nhecos

      Não é “a UE que apresenta”, são “as pessoas que vivem na UE apresentam”. Porque felizmente na UE as pessoas têm um grau de liberdade que o permite. Incluindo a a liberdade de escrever alarvidades ignorantes como a sua. Mas se os arco-íris lhe fazem cócegas e o seu armário na UE é demasiado pequeno, pode sempre ir para um armário maior num desses países ultra-avançados como a China.

      1. Avatar de R
        R

        Ele disse alguma asneira? Não vi asneira nenhuma.. Vi uma verdade completamente ridícula empurrada pela UE e seus políticos enquanto o povo se distrai com futebol e a rir se daquilo que o Senhor chama uma asneira.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Então vão para a China, se é tudo tão fantástico e aqui é tudo tão mau, juro que não compreendo o que os prende aqui, eu odeio carne de borrego, adivinha não como borrego, simples
          O @nhecos tem razão, felizmente vivemos em democracia e as pessoas podem ser felizes da forma que intendem sem receios de nada

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            E qual o mal ir para a China?
            Existe milhares e milhares de emigrantes na china a ganhar muito bem e com boa qualidade de vida e por sinal o povo chinês recebe muito bem.

          2. Avatar de GM
            GM

            Até a liberdade e libertinagem se voltarem contra as pessoas nativas da UE….
            Mas isso, daqui a alguns, poucos, anos, veremos.

          3. Avatar de R
            R

            Ia responder lhe mas depois disse que vivemos em democracia e eu perdi a vontade de discutir o assunto. Não vale a pena. Criticamos a China. Mas aqui queremos agir da mesma forma, mas como usamos a palavra democracia como ponto final fica tudo giro. Hehe.. Kiss..

          4. Avatar de Jose
            Jose

            Nem mais.

        2. Avatar de nhecos
          nhecos

          Não chamei nada de asneira, mas sim de “alarvidade”. Mas calculo que o tradutor não seja grande coisa a traduzir este tipo de expressões para a sua língua.

          1. Avatar de R
            R

            De facto para a minha língua é. Sou ingénuo, sou toto, e só tenho a quarta classe. Só que não acredito nas demagógias que vocês comem nem como no prato de quem as apregoa.

      2. Avatar de Anung
        Anung

        É mesmo a UE, não são as pessoas. Para saber o que querem as pessoas fazem-se referendos.
        Conseguiram destruir o arco-íris. Antes adorava ver um belo arco-íris após umas chuvadas, agora até tenho medo.

        Então mas não são os muçulmanos e a palestina que são muito avançados? Pensava que eram pois trazem sempre a sua bandeira junto com a vossa.

        1. Avatar de nhecos
          nhecos

          Já vi IAs a alucinar a fazerem mais sentido do que aquilo que você escreve,

          1. Avatar de Anung
            Anung

            O sentido das coisas são diferentes para cada um.
            Para mim, ao contrário de ti, não faz qualquer sentido ter prazer sexual com o aparelho excretor.

            A minha natureza não permite de maneira alguma conceber tal coisa.

      3. Avatar de Unknown
        Unknown

        Ele fala mal mas não sai daqui. Deve ser daqueles que diz que viver com os papas lhe estraga o estilo mas não sai porque não arranja nem emprego, e um toto

      4. Avatar de Jose
        Jose

        Tenha juízo e preocupe-ss com assuntos realmente interessantes e sérios!

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Nem me fales das casas de banhas mistas só de lembrar que vieram com essa ideia nas escolas onde podiam entrar um homem numa casa de banho de uma menina, Fonix esta UE anda toda mamada.

      1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei!
        BurroFuiEuQueEstudei!

        Na minha escola tínhamos WCs unissexo, e imaginem vocês nunca houve problema com nada. Agora têm de ser não binário ou sei lá o quê e é a confusão (na cabeça deles) que se vê.

    3. Avatar de Gringo Bandido
      Gringo Bandido

      anung a querer vender uma visão de futuro onde os direitos humanos basicos são um entrave para o progresso, devemos de ser robôs de carne para ele, tipico de alguem com um enorme défice de empatia, isso tem um nome na psicologia.

      1. Avatar de GM
        GM

        De facto, “obrar” é um direito humano básico. E esse direito pode ser exercido quer seja numa wc feminina, quer numa masculina. Independentemente do género do necessitado à rasca.

      2. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei!
        BurroFuiEuQueEstudei!

        Não ponho aqui a lista completa porque é enorme…… mas tu és uma pessoa inteligente (acho), deve chegar lá:
        Afeganistão, Arábia Saudita, Argélia, Bangladesh, Barbados, Butão, Brunei, Burundi, Camarões, Catar, Chade, Egito, Eritreia, Etiópia, Gâmbia, Gana, Guiana, Líbano

      3. Avatar de Anung
        Anung

        É uma escolha pessoal degenerada que tem de ser respeitada mas não aplaudida. É algo banal e sem interesse á qual ninguém liga nem nunca ligou, mas agora querem atenção especial, atenção e casas baratas em Lisboa e Porto.
        Só que não chateassem já era bom, apenas tinham de viver como as pessoas normalizadas quimicamente. O que não falta são gays com vergonha do vosso movimento e agenda, mas esses não interessam.

        Sempre vivi muito bem sem ter momentos”pride” heterossexual. Não necessito dessas formas de atenção.

        1. Avatar de Gringo Bandido
          Gringo Bandido

          Não te trates não…

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Para mim o aparelho excretor apenas serve para expelir o protudo proveniente da alimentação. Não sou eu que me tenho de tratar, mas compreedo.

        2. Avatar de R
          R

          Mas devíamos de criar esse movimento. Irónico como os mesmos que querem diretos especiais estão a denegrir a própria imagem

        3. Avatar de Jose
          Jose

          Exactamente!

    4. Avatar de Jose
      Jose

      Esse tem sido o problema no Ocidente. Há gente convencida que somos todos ricos – até nis aconselharam a “empobrecer” para outros poderem ficar também eles ricos -, e perde-se tempo com mesquinhez e conversas da treta fúteis. O mérito passou a ser malvisto. O engraçado e fascinante é viver num certo parasitismo.

    5. Avatar de Jose
      Jose

      Esse tem sido o problema no Ocidente. Há gente convencida que somos todos ricos – até nis aconselharam a “empobrecer” para outros poderem ficar também eles ricos -, e perde-se tempo com mesquinhez e conversas da treta fúteis. O mérito passou a ser malvisto. O engraçado e fascinante é viver num certo parasitismo.

    6. Avatar de Damnupa Kot
      Damnupa Kot

      podes crer

  3. Avatar de TdSR
    TdSR

    Só falta DRS.