Primeiro autocarro expresso 100% elétrico já circula em Portugal

31 Comentários

Portugal tem apostado bastante na mobilidade elétrica. O número de postos de carregamento estão a aumentar, o Governo tem vindo também a apoiar na compra de veículos elétricos e não administração pública também tem havido mudanças.

O primeiro autocarro expresso 100% elétrico já começou a circular em Portugal. Saiba onde.

Primeiro autocarro expresso 100% elétrico já circula em Portugal


 

Para além dos autocarros 100% elétricos, dos autocarros movidos a biogás, e de autocarros equipados com painéis solares, a serem lançados em breve numa linha internacional que tem Portugal como destino, a FlixBus encontra-se a desenvolver o primeiro autocarro europeu de longo curso alimentado por células de combustível de hidrogénio, em conjunto com a Freudenberg e a ZF.

Lançado no Terminal Rodoviário de Bragança, o primeiro autocarro de longa distância 100% elétrico em Portugal. Depois dos testes-piloto com autocarros de longa distância 100% elétricos na Alemanha e em França e do lançamento das primeiras viagens interestaduais com autocarros 100% elétricos nos Estados Unidos, é a vez de Portugal receber o primeiro autocarro expresso 100% elétrico, que irá operar na ligação entre o Porto e Bragança, revela o Notícias do Nordeste.

O veículo, que permite viagens 100% neutras em carbono, tem capacidade para 47 passageiros e uma autonomia a rondar os 350km. O tempo de carregamento é de três horas.

Primeiro autocarro expresso 100% elétrico já circula em Portugal

Dados oficiais indicam que, em 2019, viajaram nos chamados expressos, em Portugal, cerca de 6,6 milhões de passageiros, quase o mesmo que em comboios intercidades e longo curso (6,7M), o que atesta a importância deste meio de transporte para o País, que é complementar ao comboio.

 

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Indignado
    Indignado

    É mais ao contrario, o comboio é que é um transporte complementar a rede de expressos e afins.

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Infelizmente essa é a realidade.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Vao gastar metade mas aposto que o preço do bilhete vai ser o mesmo

    1. Avatar de António
      António

      Talvez, mas o custo de aquisição do autocarro deve ser o dobro.
      O verdadeiro custo dos EV’s anda a ser escondido por descontos e subsídios mas num futuro muito próximo isso vai ter de acabar.
      Não vejo a hora de de gastar 10.000€ a mais para poupar 8.000€ em combustível, tendo a certeza absoluta que o carro pouco vai valer 5 anos depois.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Qualquer veiculo vale pouco 5 anos depois, excepto clássicos ou veículos de colecção

      2. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        Não precisa de subsídios. Pelo menos em veículos de transporte citadinos, o custo por km de um autocarro elétrico já é inferior ao de um autocarro a diesel.

        E isso foi calculado em estudos feitos há 2 anos atrás. Com a evolução dos preços dos combustíveis só vai piorar para os veículos diesel.

  3. Avatar de LA
    LA

    Não devem poder andar a mais de 50 Km/h, para ter essa autonomia e carregar em 3 horas.

    1. Avatar de zcxzxc
      zcxzxc

      E um autocarro precisa de andar a muito mais que essa velocidade porquê mesmo?

      1. Avatar de LA
        LA

        Se for um autocarro extra-urbano, necessita.

        1. Avatar de Sabe-se lá
          Sabe-se lá

          Pois… para fazer Porto-Bragança, devia de chegar, pelo menos, aos 100km/h…

          1. Avatar de zeberil
            zeberil

            Pelo menos não, até… 100 km/h é o limite máximo de velocidade para os veículos pesados de passageiros em auto-estrada.

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Onde viste que anda a 50 km/h? A ideia é a viagem seja cerca de 2h e do Porto a Bragança são +/- 200km.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Alguém que os vá avisar que estão a utilizar o autocarro de forma errada.

  4. Avatar de Zaark
    Zaark

    Renovem e reforcem a rede ferroviária, e melhorem as carruagens existentes. Os transportes ferroviários são a forma mais eficiente de transporte público, ponto. Mas na forma actual não dá para competir decentemente.

    1. Avatar de Zedotelhado
      Zedotelhado

      Mas assim os amigos não ganham dinheiro.

      1. Avatar de asimoto
        asimoto

        +100
        bem verdade!

  5. Avatar de Grunho
    Grunho

    Comboios a diesel, autocarros eléctricos. O mundo virado do avesso. Prefiro-os à vela.

    1. Avatar de Tomas
      Tomas

      Comboios todos eletricos em Portugal . Esta no orcamento do governo ate 2024

      1. Avatar de Theboice
        Theboice

        POSSO DESDE JÁ AFIRMAR QUE ISSO SERÁ IMPOSSÍVEL EMAIS NEM NOS PRÓXIMOS 30 ANOS…

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        No orçamento podem por tudo. Onde não está de certeza é nos cofres.

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Combóios a diesel em Portugal? Deves andar imenso de combóio porque a maioria são eléctricos.

      1. Avatar de dr_jivagos
        dr_jivagos

        basta haver um para ele ter razão.
        Por exemplo a linha do oeste é a diesel.

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        Linha do Douro, a partir de Marco de Canavezes para cima, ainda está diesel.
        O comboio Celta, faz a ligação entre Porto e Vigo, também está a diesel.
        Estes são alguns exemplos a acrescentar.

  6. Avatar de João P.
    João P.

    Venham mais isso corresponde a menos poluição e mais silencio. Venham mais elétricos.

  7. Avatar de Leo
    Leo

    Uiiii vai arder como o outro.

    De acordo também com a descrição do vídeo, este autocarro 100% elétrico Bolloré Bluebus 5SE foi o segundo destes a incendiar-se na frota da RATP tendo este último incidente levado a empresa a retirar temporariamente estes veículos de circulação.

    https://www.google.com/amp/s/autoportal.iol.pt/amp/acidente/insolito/video-autocarro-eletrico-arde-por-completo-apos-incendio-na-zona-das-baterias/20220525/628e05480cf26256cd25e97f

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Cuidado. Eu se fosse a ti nem saía de casa.

  8. Avatar de asimoto
    asimoto

    Eu já estou a ver o futuro…vai ser tipo Mad Max..
    Todos a lutar contra todos por combustível..

    A malta na autoestrada a fazer uma “batida ás perdizes” só para roubar o precioso…”my precious..”

  9. Avatar de LarilasOS
    LarilasOS

    E esses frigoríficos a pilhas aguentam quantos kilómetros com 50 pessoas lá dentro e a subir ladeiras íngremes ?uns 50km ? Grande seca de viagem…sempre a parar no abastecimento para carregar…e ainda são umas 3 horitas…bem faz o motorista… irá passar mais tempo no café da área de abastecimento do que ao volante