Presidente do Instituto de Informática da Segurança Social pede demissão

31 Comentários

Sérgio Carvalho até agora Presidente do Instituto de Informática da Segurança Social pediu demissão do cargo. Segundo as informações, tratam-se apenas de “razões pessoais”. O pedido já foi aceite pela tutela, segundo fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.


Sérgio Carvalho pediu demissão “com efeitos imediatos”

Segundo fonte oficial da tutela, em resposta à agência Lusa, “O Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Informática, I.P., Sérgio Bruno Alambre de Carvalho, solicitou à senhora Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social a cessação do seu mandato, por motivos pessoais, pedindo que fosse com efeitos imediatos”.

“Rosário Palma Ramalho agradeceu a competência, visão, empenho e profissionalismo demonstrados por Sérgio Bruno Carvalho durante a vigência do seu mandato como Presidente do Instituto de Informática”.

Numa publicação feita no LinkedIn, Sérgio Carvalho refere que…

Por razões pessoais e inadiáveis, apresentei 6ª feira passada a minha demissão de Presidente do Instituto de Informática (I.I.) à Srª Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que a aceitou no início da semana. Peço-vos para respeitarem o não querer falar sobre o tema.

Estou profundamente grato à Srª MTSSS pela confiança em mim depositada, à excelente equipa de Funcionários Públicos que encontrei no I.I., no Ministério, e em outros Organismos de outros Ministérios com quem trabalhei. Há Servidores Públicos extraordinários, ao nível dos melhores profissionais com que já trabalhei, que tentam fazer maratonas com os pés amarrados, e sem sapatilhas.

Foram meses intensos, muito bonitos e de grande aprendizagem. Adorei Servir os meus concidadãos, e recomendo aos meus Amigos que, se puderem, passem por uma experiência similar, tendo em conta que ser Gestor Público é bastante diferente de ser Gestor Privado, como escreveu Peter Drucker.

De relembrar que Sérgio Carvalho assumiu o cargo de Presidente do Instituto de Informática da Segurança Social a 1 de julho de 2024.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    yah. tá tudo arder e baza. está tudo perdoado. assim é facil.

    1. Avatar de VaPoC
      VaPoC

      Acontece o mesmo no governo. Cometem crimes e depois são despedidos. Passados 10 anos os crimes prescrevem e quem ficou a arder foi o zé povinho.

  2. Avatar de Aves
    Aves

    Em junho, a ministra exonerou a ex-presidente do II. Este foi nomeado em julho e sai agora, por motivos pessoais e inadiáveis, agradecendo e elogiando todos, desde a ministra ao porteiro. Qual é o “quid” da questão?

  3. Avatar de Paulinho
    Paulinho

    Pronto, já sabemos quem clicou no link malicioso que continha o ransomware.

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Comentário profundamente ignorante, está a confundir o II com a AMA.

  4. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    A segurança Informática em Pprtugal é desgraça mesmo.

    Sobre outro tópico já que não se podia comentar no aetigo sobre o Windows 12.
    É estupido como aindam só passou 4 anos que foi lançado o Windows 11 e já vem ai o 12.
    É pra arranjar mais problemas com quem tem computadores é certo.
    Deviam deixar amadurecer bem o 11 em vez de já quererem outro…..

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Ora vê o timeline dos lançamentos do macOS:
      https://en.wikipedia.org/wiki/MacOS#Release_history

      e o do kernel do Linux, que dá origem a todas as distribuições:
      https://en.wikipedia.org/wiki/Linux_kernel_version_history (ignoremos as versões LTS que, como no Windows demoram muito mais a serem substituídas)

      Se calhar, 4 anos até é muito tempo…

      1. Avatar de Álvaro Campos
      2. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        Mas não queiras comparar as coisas, MacOS está feito para o seu próprio hardware, um user da apple pode bem aguentar com um pc apple mais anos do que windows e ainda recebe mais atualizações sem problemas.

        No linux não há strees para o pc, até uma distro recente pode funcionar bem em pc’s antigos.

        Consegues meter windows 11 num pc com 10 anos? Só passando pelas regras de requisito do windows 11.

        Com MacOS e linux não tens os mesmos strees que no windows a cada nova versão.

  5. Avatar de Joca
    Joca

    Bem pode pedir a demissão. A informática da Seg Social é péssima. Não dá para anular uma declaração inserida, não tomam em conta as rectificações efectuadas na declaração mensal e apresentam a pagamento o saldo incorrecto. Enfim, aquilo precisa de uma barrela. Além disso, aquele pessoal é incompetentíssimo. Demoram anos (literalmente) a dar uma resposta (quando não dão nenhuma!).

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Se soubesse a falta de meios técnicos e humanos com que a maior parte das instituições do estado se debatem, não chamava incompetentes a pessoas que não conhece. Este devia estar à espera de uma coisa, descobriu outra e mandou o estado dar uma volta ao bilhar grande.
      Enquanto o estado achar que deve pagar a um especialista de informática, a um médico e a mais alguns, o mesmo que paga a um animador cultural da terceira idade, o pessoal vai saindo todo e daqui a nada vão pagar o dobro ou bem mais às grandes consultoras onde eles agora trabalham.

      1. Avatar de Veritas
        Veritas

        Salvo erro, mais de 7% da população portuguesa, é funcionário público. Um dos rácios mais elevados do mundo.

        A meu ver, o problema não é a falta de pessoal, mas sim a falta de pessoal competente.

        745.406 funcionários públicos não serão suficientes para uma população de cerca de 10 milhões?

        1. Avatar de Tiagoj1981
          Tiagoj1981

          Por acaso o que disse não está correto, relativamente à população empregada, Portugal até é um dos países da UE com o menor rácio de funcionários públicos.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Ainda à dias na TSF estavam a falar disso, Portugal está abaixo da media Europeia no que toca a gastos e pessoal.

        2. Avatar de Aves
          Aves

          A comparação tem que ser feita com os países da UE
          Os dados que existem são de 2016:
          “Os números mostram que em Portugal 15% dos cidadãos empregados eram funcionários públicos, um valor que fica abaixo da média comunitária, de 16% em 2016.
          Quase duas dezenas de Estados-membros têm percentagens de emprego público mais significativas que Portugal.
          No topo deste ranking estão os países nórdicos, com a Suécia a liderar (29%), seguida no pódio pela Dinamarca (com 28%) e pela Finlândia (com 25%).
          Portugal aparece na parte inferior da tabela, — ao lado da Irlanda e da Espanha, — e atrás de nós aparecem apenas quatro países onde a percentagem de empregados a ocupar cargos na Função Pública é menor: Alemanha (10%), Luxemburgo (12%), Holanda (13%) e Itália (14%).”
          https://ec.europa.eu/eurostat/web/products-eurostat-news/-/WDN-20170723-1?inheritRedirect=true&redirect=%2Feurostat%2F

        3. Avatar de Viriato
          Viriato

          Olhando para esses numeros…dá quase 1 funcionario por cada 10 Portugueses..
          Um Personal Trainer para 10 pessoas, … é serviço de luxo!

        4. Avatar de Chato de Alverca
          Chato de Alverca

          “Salvo erro, mais de 7% da população portuguesa, é funcionário público. Um dos rácios mais elevados do mundo”

          O ChatGPT, o Co-Pilot ou o Perplixity podiam-te ajudar. Mas o mais correcto era ires ao Eurostat. Assim evitavas dizer barbaridades!

          1. Avatar de Aves
            Aves

            Os 7% da população total estão certos. Costuma é usar-se a população ativa (dá cerca de 14%) ou a população empregada (dá cerca de 15%).
            O que não está certo é comparar Portugal com todos os países do mundo. Um país menos desenvolvido da UE compara-se é com os mais desenvolvido de alguns continentes. Por isso, o melhor é fazer comparações com os países da UE

          2. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Não tendo dados para afirmar o que digo, mas nas ilhas e no interior do país o maior empregador deve de ser o estado e ainda bem que assim é, caso contrário essas pessoas iam receber uma ajuda qualquer “sem” contribuir para o esforço comum e assim recebem mas também juntam para o mesmo “monte”.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Não há desculpa para a falta de profissionalismo!!!!
        O Estado é campeão em trabalhadores com a carreira feita que não dão 1 minuto à empresa, nem querem saber se encontram algo de errado. Muito poucos vestem a camisola e suam e preocupam-se!!!!! Sabem que o dia 22 vem todos os meses e coitado do Governo que não conseguir pagar no dia 22!!!!!

        E quando foi a pandemia, pessoas com salário mensal de 2500€ que recusavam-se a trabalhar em casa enquanto não lhes dessem um computador e internet. Teve de ser um colega a emprestar um velho portátil da filha, para a senhora fazer alguma coisa 1 semana de 4 em 4 semanas!!!!!!! Se o colega não tivesse emprestado o portátil que já tinha sido da filha, sabe que tinha de fazer o serviço dele e da dita senhora que passou semanas em casa sem mexer uma palha!!!!!!

        Aliás, ainda hoje se forem às Finanças, têem de fazer marcações, tal e qual como no tempo da Covid!!!!!!

        Qualquer funcionário público sabe que o patrão está em Lisboa, por isso é igual ao litro de maltratam os clientes (nós) ou não. Vão a uma empresa privada e vejam lá se um funcionário de atendimento, fala convosco com 2 pedras nas mãos como alguns FP!!!! Se o fizessem seriam imediatamente despedidos!!!!!

        E podíamos continuar com o escãndalo das baixas sobre os mesmos funcionários públicos, dos que descontam para a CGA em relação à ralé que desconta para a Segurança Social (a tal que os FP gostam de dar subsídios a quem não trabalha, sem problema nenhum, porque ele desconta para a CGA e que se lixe a SS….. só os mais novos têem esse problema).

        Também podia referir o absurdo da FP ter ADSE para ir a consultas privadas, especialmente os trabalhadores do sector da saúde, no fundo a admitirem que fazem tudo para que a FP esteja na lama!!!!

        Quanto às condições de trabalho, talvez se os FP abdicarem de 1 dos milhares de sindicatos, para que nasça o sindicato das infraestruturas públicas, as coisas aconteçam!!!!! Enquanto se preocuparem apenas por aumentos de salários, possibilidade de acumularem funções (Médicos, Advogados no Parlamento e nos escritórios……..), estamos bem lixados!!!!!!

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          @Rui, junta mais tabaco nisso que está a bater forte, a ADSE, é paga pelos funcionários com os seus descontos mensais e não fica barato, muitos seguros privados ficam mais baratos.
          A ADSE já foi excelente, neste momento é boa, os privados quando não tinham clientes adoravam os acordos com ADSE, assim que se começaram a financiar no estado, sim os privados criam a falta de médicos e depois como bons paladinos vêm oferecer os seus serviços a preço de luxo ao estado que os vai ter de pagar.
          Bons e maus funcionários há em todo o lado, eu digo que era bom sermos só mal atendidos quando vamos tratar de alguma coisa na função publica, nunca foste mal atendido num café, restaurante, loja, serviço?
          Então empreiteiros são super o pináculo da boa educação e de serviços de excelência.
          A verdade é que há milhares de funcionários públicos é “normal” apanhares um mau funcionário, grave é ires a um café e tem dois empregados e seres mal atendido por um deles.
          Geralmente quando vais a um serviço publico ou é para pagares ou para reclamares, logo já não vais com o melhor dos humores e comportamento gera comportamento.
          Acrescento mais um facto geralmente os pessoal que faz atendimento é aquele pessoal que não serve para muito mais do que receber uns papeis e colocar uns carimbos, libertando assim os mais capazes para fazer tarefas mais complexas.

        2. Avatar de contraditorio
          contraditorio

          Meu caro…eu vou-lhe dizer como se resolviam estas dificuldades todas: na AP só os ministros seriam governados pelos governos ! Como é visível para quem por lá passou…os dirigentes só têm a competência de ter o cartão do partido ! Nalguns…até o porteiro/recepcionista é do partido ! E..quem por lá passou durante toda a vida sabe que a especialidade para o desempenho de funções não é o tópico essencial para saber o que está a fazer no cargo que ocupa ! É mais ter o party card ou ser amigo de quem o tenha e…toda a gente sabe que uma vida inteira a dar o litro nem com uma medalha de cortiça sai ! E…quando é preciso alguém que saiba o que fazer é preterido por expert’s de fora ou gabinetes especializados enteriores ! Quem está dentro é burro…quem vem de fora é o máximo ! E não estou a falar de cor…mas com muito conhecimento de muitos anos 🙂

      3. Avatar de AlexS
        AlexS

        Falta de meios humanos? ahaha.

        Quer explicar como há tantos e a produtividade é um desastre. E desorganização e maus modos campeam? Muitas vezes o pior nem é responderam atrasado, é um funcionário dizer uma coisa e outro dizer o contrário, nas finanças é comum.

      4. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        +1
        Sei bem porque tenho uma familiar que é notária e por aquilo que ela me conta os meios informáticos são uma miséria, atualizam-se quando as máquinas/sistema não dão mais e mesmo assim deixam arrastar!
        Os sorvedouros fracos em serviço público são as milhentas IPSS de fachada, observatórios e fundações sem outro grande desígnio senão encher os bolsos às famiglias que sempre estiveram alapadas ao regime…os ditos vampiros!

    2. Avatar de contraditorio
      contraditorio

      🙂 até parece que esta S.S. não está a abarrotar de boys partidários 🙂 Neste instituto a maioria dos programas informáticos eram copiados e reformatados e a maioria deles funcionava/funciona péssimamente 🙂 Entram milhões mas trabalham ainda a carvão 🙂 O programa de apoio judiciário é uma aberraçao disfuncional porque acabou com o papel mas criou um informático que, se não recorrer ao papel, não responde às necessidades 🙂 É uma instituição que fica mal num qualquer curriculum pessoal 🙂

  6. Avatar de palex
    palex

    Sou o único a achar um exagero existir um “Presidente do Instituto de Informática da Segurança Social”? Instituto só para a Segurança Social?

    1. Avatar de contraditorio
      contraditorio

      Claro que sim 🙂 Apenas uma fórmula de meter mais boys partidários na cena 🙂 Ou seja…informáticos de um Instituto dentro de outro Instituto a fazerem trabalho que um informático interno poderia fazer 🙂 Mas este esquema é usual em vários outros ministérios 🙂 Basicamente é chamar imbecis aos aos trabalhadores e super-inteligentes aos de fora a ganharem o dobro ou mais que os internos 🙂

    2. Avatar de contraditorio
      contraditorio

      Além disso é óbviio que é mais um local onde se pode enfiar um presidente mais uma carrada de vices e vogais e mais uma carrada de assessores, adjuntos e afins a ganharem bom papel 🙂 🙂 🙂

  7. Avatar de maxapadajá
    maxapadajá

    O capitão é sempre o último a abandonar um barco que se está a afundar, aqui é o primeiro. Sabemos escolhê-los. Venha outro primo desse que se demitiu. FORÇA NEPUTISMO!!!

  8. Avatar de mesmo
    mesmo

    há um padrão nisto, é óbvio, mas é deixar andar como sempre…

  9. Avatar de José Gonçalves
    José Gonçalves

    A culpa é de… da… do…