Presidente da República deixa cair a lei da cópia privada

58 Comentários

A Lei da Cópia Privada já fez correr muita tinta, depois de ter sido aprovada em Conselho de Ministros, esta terça feira o Presidente da República vetou o diploma, defendendo uma reponderação legislativa mais conforme a uma adequada protecção dos direitos de autores e consumidores.

Ainda não será desta que os portugueses recebem mais uma taxa a título de compensação de autores e produtores.

music_00


Segundo informações do site da presidência, Cavaco Silva vetou, esta terça-feira, o diploma sobre “a compensação equitativa relativa à cópia privada”, defendendo uma reponderação legislativa mais conforme a uma adequada protecção dos direitos de autores e consumidores.

“O Presidente da República devolveu à Assembleia da República, sem promulgação, o Decreto n.º 320/XII da Assembleia, que regula o disposto no artigo 82.º do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, sobre a compensação equitativa relativa à cópia privada”, lê-se numa nota divulgada no site da Presidência da República.

Cavaco Silva faz declaração ao País sobre a tempestade na Madeira.

Este veto adia para já uma taxa que os consumidores teriam de pagar para compensar os autores por cada cópia para uso privado que cada utilizador faça de uma obra (um álbum ou um filme, por exemplo).

Depois de várias petições contra esta nova taxa e todas elas sem frutos aparentes, o poder político avançou mesmo com a lei nº 246/XII, mais conhecida como a Lei da Cópia Privada. Agora, No texto publicado no site da presidência, o Presidente da República justifica a sua decisão ao não promulgar o diploma. Segundo Cavaco Silva é “essencial alcançar um equilíbrio adequado entre todos os interesses, designadamente o direito dos autores a serem devidamente remunerados e compensados pelas suas obras e, por outro lado, o direito dos consumidores a aceder, em condições justas de mercado, aos bens e serviços da economia digital”.

Também considera ser necessária uma regulação comum, para “evitar assimetrias e disparidades nas condições de mercado”.

Cavaco menciona também que “É igualmente de ponderar a posição assumida por diversas associações de direitos dos consumidores, com destaque para a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – DECO que, em parecer sobre o diploma em apreço, considerou ser o mesmo, e cita-se, «obsoleto, ineficaz e desproporcionado».

Afirma ainda que o mesmo diploma não procede a uma distinção clara entre a reprodução legítima e a reprodução ilegal – uma vez que esta última, por força dos desenvolvimentos tecnológicos, não tem vindo a ser efetuada, predominantemente, através dos dispositivos objeto da medida. Considera, por outro lado, que há uma desadequação dos mecanismos previstos para uma correta composição dos interesses em causa e, por último, refere a necessidade de um debate alargado e consistente sobre esta matéria, que abranja todos os pontos de vista existentes.

Espera-se agora uma reação sobre este veto que poderá, ou não, mudar o rumo desta tentativa de introdução de taxa ao consumidor.

Partilhar:
Tags:

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Raquel Moreira
    Raquel Moreira

    primeira boa decisao enquanto presidente…ja valeu a pena ter votado nele LOL

    1. Avatar de Andre Couto
      Andre Couto

      Desculpe-me ser tão rude mas…é de tolinhos como você que eles gostam…roubam o mais que podem com os eu voto, e depois deu-lhe uma migalha e você sorri… enfim.

      1. Avatar de Norman Bates
        Norman Bates

        Achou que ela estava a ser irónica.

      2. Avatar de João Moreira
        João Moreira

        É assim tão difícil perceber o que a Raquel quis dizer?

    2. Avatar de Carlos Fonseca
      Carlos Fonseca

      Que tristeza… O facto do homem ter vetado o diploma não quer dizer que ele não venha a ser aplicado porque, de volta à Casa das Negociatas (vulgo Assembleia da República), se a maioria voltar a aprovar o diplopma, ele será aplicado na mesma… Mas também não me faz mossa dado que desde há muito que compro na Irlanda e Espanha o que preciso e com IVA mais barato…

      1. Avatar de Marco
        Marco

        só à 3x é que é aprovado.
        qt ao comprar fora, lembra-te que houve uma mudança na lei comunitária e vais ter de começar a pagar os 23% mesmo comprando fora.

        1. Avatar de Rui C
          Rui C

          mete ai o link da lei comunitária sff

        2. Avatar de agapito farofias
          agapito farofias

          errado, o presidente só pode vetar uma vez!

          1. Avatar de agapito farofias
            agapito farofias

            quando muito pode ir a tribunal constitucional…

        3. Avatar de miguel
          miguel

          mesmo comprando fora vais pagar 23%… pagas o IVA 2 vezes???

          e a lei da livre circulação de bens??

          1. Avatar de zetas
            zetas

            Nas compras comunitárias, o IVA passou a ser o do pais de residencia do comprador.
            Só se paga uma vez.

    3. Avatar de Mega
      Mega

      É de mim ou estamos em anos de eleições?

  2. Avatar de Johnny
    Johnny

    Bem feita, eu mesmo ia comprar la fora.. só para deixar o mercado português lixado por assim dizer.. nunca iria contribuir com tal aprovação parva e estúpida mas alguem ainda acha que o dinheiro ia para todos os autores? já estou a ver portugal a gastar tempo para ir dar o dinheiro obtido por esta lei, esta é só mais uma medida para encherem os bolsos.. não pactuo com estas leis estúpidas e sem pés nem cabeça!

    1. Avatar de knom
      knom

      preocupa-te com o ambiente e gasta 0,10€ em sacos de plástico 😀

      1. Avatar de mzzr
        mzzr

        essa cena de gastar 10cênt. por saco plástico foi a melhor coisa que fizeram

        1. Avatar de Asdrubal
          Asdrubal

          Ainda não percebi essa coisa dos sacos de plástico.
          Parece que os sacos de plástico de maior espessura não pagam a taxa. Logo, essa coisa do ambiente cai por terra, pois, é bem pior.

          1. Avatar de sp
            sp

            Diguemos que a gramagem superior não paga ao estado os 10 centimos. Mas fica com lucro para a casa 😛
            Logo deduzindo as grandes empresas descobriram uma lacuna e aproveitaram.

          2. Avatar de mzzr
            mzzr

            quem tem supermercados o quanto poupam agora nos sacos com essa dos 10cênt. antes chegam ao final do mês gastavam imenso dinheiro pelos sacos. uns queriam saco só para aquilo, depois queriam saco para o lixo e agora cada um paga os 10cênt. por saco ou então trazem de casa.

          3. Avatar de Norman Bates
            Norman Bates

            Porque os sacos mais grossos, já são sacos que aguentam para vários usos…

            Agora os sacos que eles usavam é que não dava para nada! Chegava-se a casa, e já vinham todos furados de serem tão fracos…

            Ok que é inconveniente, mas também é preciso olhar pelo ambiente…

          4. Avatar de Vagueante
            Vagueante

            O único problema nessa lei, é que segundo algumas notícias, apenas 1 centimo 0,01€ vai rpara o ambiente o resto não passa de mais um imposto……

          5. Avatar de Miguel Marques
            Miguel Marques

            O pior de tudo não é o pagamento dos 10 cêntimos por saco! É o facto que é proibido por lei pagar para facer publicidade gratuita a superficies mercantis e afins.
            E vais a qualquer supermercado e estes gajos vendem um saco sem qualquer qualidade e ainda por cima poem um logo que se vê a 2 kilometros fazendo com que tu sr consumidor pagues para lhes fazer publicidade, dois grandes exemplos são o Lidl e o Mini preço/DIA que sempre se usaram de lacunas na lei colocando somente um dizer no saco de (Saco reciclavel) e pronto está justificado fazeres publicidade gratuita a estes tipos.

            E com esta nova lei o que aconteceu foi que a outra que visava proteger os consumidores caio por terra.

      2. Avatar de Johnny
        Johnny

        Ahahaha como se eu paga-se, levo sacos de casa, no pay! WIN 😀

        1. Avatar de Toni
          Toni

          Usa os 10 cêntimos para aprender a escrever… “paga-se”? WIN!

    2. Avatar de Tavares
      Tavares

      O “produto” arrecadado com a aplicação desta taxa iria mesmo para os autores…da lei e das associações e não para os “criadores” dos conteúdos!

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Bem feita mesmo, eles que vão par aquele citio que eu cá seu, bem feita mesmo, asssim já não nos roubam mais dinheiro por comprar pens e assim, bem feita mesmo carasas, a granda cavaco 😀

    Cumprimentos, pedro

    1. Avatar de Liberal da cerca
      Liberal da cerca

      gostei do citio e do carasas! Quanto à múmia cavacal…

  4. Avatar de Fábio
    Fábio

    Até que enfim vi o nosso presidente da república a fazer alguma coisa de jeito e a ter pulso em alguma coisa. Pena já não puderes ir mais para presidente senão, continuava a não acreditar em ti 🙂 Mas à que louvar esta atitude sensata, e desde já o meu apreço também à DECO pelo, mais uma vez, excelente trabalho, que com certeza foi muito tido em conta, e que muito nos defende de muitas injustiças que se passam neste país

    1. Avatar de João terra
      João terra

      O gajo vetou, porque tambem compra material informatico e nao quer pagar mais. eu já perdi as expectativa neles.

  5. Avatar de ptpedropt
    ptpedropt

    1ª acção útil de todo mandato dele
    se calhar tem ações numa empresa de discos rígidos

  6. Avatar de Pedro Meireles
    Pedro Meireles

    excelente noticia, se esta saísse amanha não sei se ficaria tão contente 🙂

  7. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Bolas, tinham que se pagar uns 30€ por cada Ctrl-c, Ctrl-v. 😐

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      “…uma taxa que os consumidores teriam de pagar para compensar os autores por cada cópia para uso privado que cada utilizador faça de uma obra.”

      Isto é estupidez autêntica!!!
      Taxa para cada cópia de uso privado? São doidos.

      Parece que aquela taxa para cada dispositivo electrónico de armazenamento passou. 😐

    2. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Parece que é mesmo a taxa sobre dispositivos de armazenamento, pelo que li noutros sites.

      Compreendi mal, não fazia sentido mesmo pagar uma taxa por cada cópia particular que se faz em casa.

      É boa esta notícia. 🙂

  8. Avatar de lmx
    lmx

    Nem sei muito bem, o que essa lei da cópia privada iria fazer…

    Eu como productor de software…iria receber uma taxa?? ganda cena 😛
    Se eu fizer software o estado iria me dar uma taxa, ou algo do género??

    isto era uma loucura…já nem precisaria de vender o software 😀

    Isto parece mais um subsidio de incentivo a criação de software e conteúdos do que propriamente para restringir a cópia…

    Acho que não percebi muito bem esta lei…

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      Já somos dois. Pelo que percebi o “tacho” era para um grupo de editoras ou artistas.
      Nunca se falou em produtores de software ou artistas gráficos, etc…
      Espero que acabe por aqui esta palhaçada com a decisão do PR.
      Já chega de encher os bolsos a chulos.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        “Nunca se falou em produtores de software ou artistas gráficos, etc…”

        Ora bolas…quer dizer…isto era só para alguns meterem ao bolso..

    2. Avatar de Raquel Moreira
      Raquel Moreira

      quem ganha com estas leis sao sempre quem as faz, autores?? Vejam os livros ou cds/dvds, em que as editoras ficam com 60% so por os por a venda.

    3. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Podes ver mais informações sobre a lei e a sua estupidez em http://jonasnuts.com/

  9. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Olha olha fez alguma coisa olha 😮

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Eu pensava que a excelência pertencia ao clube do restelo xD

      Só falta acabar com o imposto de poluição inflacionado pelo ano de lançamento do carro…se polui menos porque vai estar a levar com mais 10% a cada ano? Por poluir menos paga mais? Ao pagar esse imposto o estado vai limpar o CO da atmosfera das cidades? ou vai comprar o novo serie 6 para o levar do parlamento aos pasteis de belem?

      Ja é muito gatono lá no poleiro…

  10. Avatar de bruno miguel
    bruno miguel

    meus amigos ainda não entenderam que o P. da república tambem faz downloads depois como e que ele via as séries da semana 😛

  11. Avatar de Joao
    Joao

    Feliz com o meu novo ipad, que aparelho fantastco, qual surface qual que

    1. Avatar de pedro meireles
      pedro meireles

      sim, e isso tem a ver com este post em que?

    2. Avatar de O gajo que lê outras cenas
      O gajo que lê outras cenas

      Porquê? Só porque? Não era dar-lhe até o ferro chorar?

    3. Avatar de agapito farofias
      agapito farofias

      o joao pega de empurrao!

      1. Avatar de miguel
        miguel

        pegar de empurrão é um novo estatuto social, é uma coisa “fixe” aos olhos do rebanho da sociedade, é o mesmo que ter um Ipad, é “fixe”

        Por isso estas a elogia-lo e bem..

  12. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Toda a gente a atirar foguetes e esquecem-se de um “piqueno” pormenor. A lei volta à assembleia da República, e eles nem precisam de alterar uma virgula, basta voltarem a submeter e o presidente já não pode vetar.

    Sim, o presidente da Republica Portuguesa é um verbo de encher, qualquer ele que seja. Tem um poder: dissolver a assembleia, fora isso é tipo basicamente é bom para viajar “à pala”

  13. Avatar de JN
    JN

    Afinal o Ti Cavaco não está tão senil como dizem.
    Sabe que, politicamente, já não perde nada em ouvir esses subsídio dependentes que se dizem autores dizerem mal do PR.

  14. Avatar de Joselito
    Joselito

    É um medida populista ao meu ver.

    1. Avatar de O gajo que lê outras cenas
      O gajo que lê outras cenas

      mas tu sabes pouco obviamente

  15. Avatar de LP
  16. Avatar de Dr.Estranho
    Dr.Estranho

    Afinal a múmia ainda mexe… Mexe mas pouco.

  17. Avatar de Liberal da cerca
    Liberal da cerca

    Olha o cara-de-pau fez alguma coisa útil para a sociedade!!! sim senhor, pode ir a enterrar descansado!

    Se os chupistas sócios da SPA querem uma compensação que a façam refletir no produto que vendem e não se utilizem os suportes de dados universais para arrecadar financiamento de forma parasita!

    Uma taxa implica um serviço. Qual é o serviço associado a esta taxa?

    Taxas e taxinhas… onde é que eu já ouvi isto?!!! É só quando interessa, não?

  18. Avatar de AlexX
    AlexX

    Vetou o diploma porque constatou que alguém se esqueceu de incluí-lo na lista vip de isentos e ele tem Teras e Teras de fotos dos netinhos. Só uma questão de aprimorar a lei e quando atacarem de novo o povo contribui com cara alegre ou paga multa, e o sarcófago nem se vai mexer…

  19. Avatar de transcendez
    transcendez

    Like!

  20. Avatar de Manuel
    Manuel

    Granda CAVACO… FECHEM A SPA… A PASS MUSICA e ACABEM COM OS SELOS NOS JOGOS DVD E AFINS… RUA COM ESSES MITRAS TODOS QUE VIVEM A CUSTA DOS PORTUGUESES.