Presidente da Microsoft: Mulheres não devem pedir aumentos…

62 Comentários

mas saber e ter fé de que o sistema vai realmente dar-lhe o direito de um aumento à medida que avança [no seu trabalho]

Depois do anuncio do corte de 18 mil despedimentos, o CEO da Microsoft, Satya Nadella volta a ser o centro das atenções isto porque referiu que as mulheres que trabalham na tecnologia não devem pedir aumentos.

Satya Nadella_01


Foi numa conferência destinada a analisar a participação e contributo das mulheres no mundo da tecnologia que se realiza em Phoenix, Arizona, EUA, que Satya Nadella foi desafiado a dar um conselho às mulheres que não têm coragem de pedir um aumento do salário. Em resposta, Nadella referiu que: ” Não se trata realmente de pedir um aumento, mas saber e ter fé de que o sistema vai realmente dar-lhe o direito de um aumento à medida que avança [no seu trabalho]

Mas Satya Nadella não se ficou por aqui, para ele: “pedir uma subida da remuneração é um “bom karma” que ajuda o chefe a concluir que a funcionária é de confiança e deve ter mais responsabilidade na empresa

Na sequência de tais declarações, Satya Nadella foi altamente criticado nas redes sociais, em especial no twitter. Mas, foi também através dessa rede social que o Presidente Executivo da Microsoft aproveitou para esclarecer as afirmações, acrescentado que: “…se deve terminar com as disparidades salariais entre os géneros para que um aumento não seja necessário com base num preconceito.

Satya Nadella_02

Além do Twitter, Satya Nadella enviou também um e-mail aos funcionários (na Microsoft 29% dos funcionários são do sexo feminino) referindo que “Acredito que homens e mulheres devem receber uma remuneração igual por um trabalho igual. E quando se trata de um conselho sobre como conseguir um aumento quando pensamos que merecemos, o conselho de Maria [Klawe] é o conselho certo. Se acha que merece um aumento, deve apenas pedi-lo.”

E já que o tema é mulheres na Tecnologia, sugerimos a leitura dos seguintes artigos:

Via EmpresasHoje

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Valter
    Valter

    Este Sr. Nutella não deve ter tido muito sucesso com as miúdas durante a adolescência.

    1. Avatar de António
      António

      Não te deixes enganar pelo titulo sensacionalista da notícia. Deves ler a notícia completa antes de comentar.
      O que ele disse é que as mulheres não deveriam ter necessidade de pedir aumento porque deveriam receber o mesmo que os homens pelo mesmo trabalho.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Lê a notícia.

      1. Avatar de miguel
        miguel

        ja li a noticia nelson…
        e contudo não consigo encontrar relação do titulo com o artigo

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Lê melhor, ele foi questionado acerca das mulheres.

          Com uma rápida pesquisa no google com satya nadella + woman, verificas que o titulo está assim em praticamente todo o lado.

          Cumps,

          1. Avatar de Flink
            Flink

            Seguir algo errado, acabas por também ficar… errado.

          2. Avatar de Mota
            Mota

            Mas o pplware tem uma comunidade enorme, não precisa de seguir os erros de jornalistas do tipo correio da manhã.

            Percebo que esteja assim em outros sites, mas aqui não deveria estar, é preciso continuar a instruir as pessoas como o pplware faz, mas de forma correta.

            Os outros fazem mal, o pplware não.

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Por isso é que disse ao Valter…

    3. Avatar de Darth
      Darth

      Le a noticia

      Es o tipico internauta

    4. Avatar de keke
      keke

      Concordo plenamente

  2. Avatar de kekes
    kekes

    Digas o que digas, vais estar sempre lixado com o que respondes.

  3. Avatar de guilherme santos
    guilherme santos

    Comentários perfeitamnete imbecis (volta Bill Gates, estás perdoado!). Para além disso, ou a tradução está incorrecta ou as frases são completamente incoerentes e destituídas de sentido. Em resumo: o homem pode ser um grande gestor e/ou um fantático técnico mas quando abre a boca…
    … “Por qué no te callas, hombre?”

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Ele foi mal interpretado, apenas e só isso. Qualquer RH deve ser valorizado pelo que faz e pelo que contribui para a empresa…não é por ser homem ou mulher.

  4. Avatar de Ro301
    Ro301

    O pplware colocou 3 ou 4 links de artigos relacionados com as mulheres. Devm ser os únicos aqui da casa jejeje :p

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Sinceramente depois de ler o artigo não percebo o título da notícia.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Ele foi questonado sobre as mulheres, o que não percebes concretamente?

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      O que eu não percebi foi onde ele disse que as mulheres não devem pedir aumentos, eu não tirei essa ideia do texto, mas ele pode ter dito mais coisas que não foram transcritas.

      1. Avatar de Peter
        Peter

        Eu acho que o titulo está corretíssimo. O mal está na pessoa que o lê. A mente discriminativa interliga logo para algo negativo nas mulheres…

  6. Avatar de Pato
    Pato

    Deviam mudar o titulo. Quem não ler o artigo todo fica a pensar outra coisa..

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Colocamos a segunda parte do que foi referido para não haver falsas interpretações

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Mas o artigo deve ser lido na integra. Como sempre refiro, não dá para meter toda a informação num titulo. O que o CEO da Microsoft disse, e concordo verdadeira com o que ele referiu é que :”Não se trata realmente de pedir um aumento, mas saber e ter fé de que o sistema vai realmente dar-lhe o direito de um aumento à medida que avança [no seu trabalho]“. Ou seja…o mérito!

      Resultado…foi mal interpretado!

      1. Avatar de Valter
        Valter

        O Nutellas deveria estar então a tentar motivar as milhares de asiáticas que passam 12 horas por dia num banco de madeira a assemblar os MS Surface.

        1. Avatar de miguel
          miguel

          se fores por ai, é todas as empressas do mundo de tecnologia nada/quase nada ée feito na europa ou americas

  7. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Isso de ter fé e esperar pelo reconhecimento da chefia tá bem tá…Se trabalhares para alguma empresa tercerizada então nem se fala, como diz o ditado quem não chora não mama.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Nem todos trabalham em Portugal.

  8. Avatar de Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues

    Esta notícia para mim não tem impacto tecnológico, mas sim social.

    O que destaco neste tema é que, ao contrário da Apple e da Google, a Microsoft tomou uma posição pública acerca de remunerações. Será um risco calculado e aceitável?

    As declarações podem afectar o orçamento da Msft deste ano. A Msft pode ter de incorrer em custos adicionais, que por sua vez vão impactar no stock market price.
    Podem ser custos excepcionais como correções de ordenados em empregados femininos (nivelamentos), ou até ações de motivação dos funcionários. Muitos homens podem-se ter sentido afetados com o efeito social viral de desvalorização do seu posto de trabalho. Daí o CEO ter de imediato enviado um email internamente a justificar as declarações…

    Por outro lado no contexto externo, a Microsoft está a desafiar a concorrência, colocando esta “bomba” na rua que pode minar a estabilidade da sua concorrência.
    Qual é a percentagem de funcionários masculinos em empresas deste sector? Com uma maioria masculina, em países onde a maioria dos habitantes são masculinos (devido a políticas governamentais como foi o caso da China), às mulheres resta apenas uma percentagem marginal de vagas, menos bem pagas do que os homens.

    Acredito que este tipo de intervenções visam a criação de espaço para a salvação da pequena quota de mercado do BING, agora que existe um concorrente no mercado ainda maior do que a GOOGLE.
    Refiro-me à chinesa ALIBABA.COM

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      “O que destaco neste tema é que, ao contrário da Apple e da Google, a Microsoft tomou uma posição pública acerca de remunerações.”
      Estás um pouco equivocado.
      Estas declarações aconteceram numa conferência em que várias empresas participaram a debater a situação das mulheres nesta indústria – Google, Apple, Microsoft e muitas outras. Sabes das declarações do CEO da Microsoft por causa da polémica que gerou, mas outras empresas tb falaram

  9. Avatar de Maria
    Maria

    A pergunta é que foi mal feita. Não deveria ter a ver com as mulheres a pedirem aumento, mas sim toda e qualquer pessoa que ache que a ele tem direito, independentemente do seu género. Daí a resposta….

  10. Avatar de Jaime Neves
    Jaime Neves

    Esta faz-me lembrar a tirada espirituosa dum patrão aquando dum aumento de salários, disse:
    – Vou conceder um aumento de ordenado ao primeiro funcionário que leve mais tempo a pedi-lo por escrito:

  11. Avatar de André
    André

    Epah este título valha-me deus….!!! Já se notou uma insistência pro apple e contra a microsoft infelizmente 🙁 Adoro a página mas sinto um pouco isso

    1. Avatar de Vítor M.

      O mal é não conseguirem interpretar tudo. O título é parte da notícia e cuidado que ele disse com intenção o que está patente em todo o artigo e até vem depois a pedir desculpas pelas declarações.

      Abram os olhos 😉 os títulos estão correctos, vejam bem tudo o que está implícito.

      http://www.forbes.com/sites/amitchowdhry/2014/10/10/microsoft-ceo-satya-nadella-apologizes-for-comments-on-womens-pay/

      1. Avatar de André
        André

        Atenção…..eu não falei por não ter interpretado, aliás li todo o conteúdo antes de escrever o quer que fosse, também sei que há pessoas que não o fazem. Apenas falei para alertar de casos de pessoas que só lêem os títulos e que vão deturpar as informações. E tenho sentido uma certa tendência na página para apoiar a apple e deturpar a microsoft, sendo isto apenas uma opinião que acho que devem ter em conta como a de qualquer outro leitor vosso 🙂
        Olhos abertos tenho eu desde que nasci, obrigado pela dica 😉 Cheios de títulos sensacionalistas estamos todos… depois saem destas: “O que é isso, CMTV?” 😀

        1. Avatar de Pedro Pinto

          O titulo é uma pequena parte da noticia…são poucos caracteres para se dizer muito. Mas penso que está tudo esclarecido…tal como ele foi mal interpretado quando referiu aquilo, mais uma vez alguns interpretaram mal o titulo…mas é parte do que ele disse.

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          Tens toda a razão, o Vitor M é que não sabe aceitar uma crítica, dispara logo em todas as direções, como se errar não fosse humano… O titulo não transmite o que ele disse, pelo menos eu não entendo isso. Mas parece que a imprensa toda quis perceber mal o que ele disse, não foi só o pplware, é o jornalismo de hoje em dia.

  12. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Reação do pessoal a ler o título da notícia: Que otário!!
    Reação do pessoal que lê realmente a notícia: ok, ele está certo.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Infelizmente muita gente só lê os títulos.

  13. Avatar de SC
    SC

    Não percebo as críticas feitas ao título publicado, na minha opinião o título foi bastante inteligente e motivou-me a ler o post.
    Caso não tenham reparado, o título tem reticências, as reticências indicam um pensamento ou ideia que ficou por terminar.
    Estou de acordo com o Tiago Rodrigues… a minha reacção à notícia foi idêntica à observação dele.

  14. Avatar de JP
    JP

    Até que enfim alguém têm a coragem de desmistificar a falsa questão da imparidade das mulheres no mundo laboral. Salário igual trabalho igual, independentemente de ser mulher e ter cotas próprias

  15. Avatar de pedro
    pedro

    Tudo o que envolve mulheres sera sempre um caos, o capitalismo concedeu-lhes igualdade de “coisas” agora tamos lixados. Elas sao mais, mais discriminatorias…tamos lixados! 😀

  16. Avatar de Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues

    É curioso ver que estes últimos comentários têm sido maioritariamente superficiais… à volta do título.
    Comunidade pplware…
    Coloquem o cérebro a funcionar. Para alguns pode ser novidade, mas Sim, vocês têm um! Está por cima dos olhos.

    Esta notícia tem muita informação relacionada, vejam os links, e vejam também o que foi complementado pela equipa pplware nos comentários.
    E leiam os comentários dos outros. Parem de ser papagaios!
    🙂

  17. Avatar de Zefra
    Zefra

    As mulheres no mundo ocidental em quase todo o lado tem os mesmos direitos que os homens. O que acho é que os movimentos feministas quando ouvem disto aproveitam logo para fazer guerra onde não existe. Nas empresas de software e hardware as mulheres de uma forma geral tem salários equiparados aos homens. Não me venham com a cantiga do bandido. E o que o homem disse claro que foi mal interpretado. Se ele veio pedir desculpa foi apenas para acalmar os ânimos. Algumas vez ele vai retirar o que disse. Eu nem sequer pedia desculpa. Deixem-se de tretas e das cantigas das queixinhas no mundo Ocidental. Muitas dessas mulheres acho que até têm poder demais.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      e o acesso a cargos mais bem remunerados? As desigualdades não se resumem à remuneração para o mesmo cargo

  18. Avatar de Rui C
    Rui C

    Por ser uma sociedade em que o Homem é que manda , algumas recebem aumentos na horizontal.

    O ser Humano é incrível!

  19. Avatar de Hugo
    Hugo

    Estarei a precisar de óculos ou os primeiros comentários (que classificavam esta noticia de sensacionalismo e afirmavam que é o estilo habitual do seu autor) foram vitimas do lápis azul virtual?

  20. Avatar de probiotico
    probiotico

    Então o homem não sabe que,
    PARA TRABALHO IGUAL SALÁRIO
    IGUAL…P,,,

  21. Avatar de MM
    MM

    Onde está a notícia que o Satya Nadella pediu desculpas no dia seguinte numa entrevista?
    Em que diz mais ou menos que esteve mal naquela resposta e que explicou melhor a situação, etc.

      1. Avatar de MM
        MM

        Pois tenho, mas é tipo informação de rodapé! 😉
        Aliás, o artigo está mal feito desde o início, começando no título.
        Quando vocês deram a notícia já tinha saído o comunicado / explicação acerca do tal comentário que vem no título.
        Portanto, vocês deram a notícia com 2 dias de atraso e mesmo assim insistiram num erro de discurso que já entretanto tinha sido explicado e reforça essa ideia com o título?!
        É o mesmo que eu noticiarem hoje que há um caso de suspeita de ébola no Porto (quando já foi desmentida).
        E como alguém já disse por aí, isto é um assunto social e não de tecnologia.
        Será que vão meter aí a notícia que o Balmer comprou LA Clippers ou que a Fundação do Gates tem uma iniciativa nova chamada: “Grand Challenge: Putting Women and Girls at the Center of Development.”?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          MM

          O artigo tem sequência…o que aconteceu antes, o que aconteceu depois. Está tudo lá, é so leres.

          1. Avatar de MM
            MM

            Contínuo a achar que dada a data de publicação não faz sentido fazer-se um artigo assim!! Mas pronto, eu não sou director de redação.

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Repara MM,

            Tens um artigo que conta o que o CEO falou (temos vimos que foi mal interpretado), as reacções nas redes sociais (derivadas das má interpretação) e as palavras de “justificação/esclarecimento” …que mais é preciso dizer? Não percebo sinceramente porque tanto alarido? Afinal ele disse alguma coisa assim de tão grave?

          3. Avatar de MM
            MM

            @Pedro Pinto
            Continuo a achar que é o mesmo que abrirem uma notícia hoje a dizerem “Possível caso de ébola no Porto” quando já foi desmentido.
            Repara que há muita gente que só lê os títulos (seja por preguiça ou seja porque recebe as notícias formato RSS). Eu ao ler num agregador de notícias “Presidente da Microsoft: Mulheres não devem pedir aumentos…” o que penso? Que é efectivamente o que ele pensa, quando ele já explicou melhor o discurso.
            Mas pronto, não vale a pena insistirmos neste detalhe editorial, são as vossas escolhas, a vossa responsabilidade, e eu sou apenas leitor.

          4. Avatar de Pedro Pinto

            Ah!!!!! ok ok, então és do tais que aprender a ler artigos pelo agregador 🙂 tas desculpado. Va, para a próxima clica lá que tens toda a informação necessária (garantimos).

            Há no entanto um coisa que eu ainda não percebi…porque deu tanto “estrilho” nas redes sociais? ok, ele depois veio explicar, mas isso também está no artigo.

            Abraço MM

          5. Avatar de MM
            MM

            É a mesma coisa que ires à banca de jornais e leres os títulos do dia. Só os jornais sensionalistas é que puxam o lado negativo para a primeira página mesmo que no interior as desmintam.
            Abraço Pedro Pinto

          6. Avatar de Pedro Pinto

            Discordo 🙂
            Tu não compras todos os dias jornais diferentes. Logo compras o que é mais credível. Se lês o Pplware é porque temos o mínimo de credibilidade…logo é preciso leres a noticia toda para entenderes do que se fala. Escrever ha muita gente que escreva…mas é preciso ir ao detalhe para as vezes não haver mal entendidos. Ok o titulo é agressivo…concordo, mas é parque do que foi dito…e explicado depois.
            Está tudo aí 🙂

            Abraço
            MM

  22. Avatar de joao
    joao

    este gajo precisa de ver o filme do steve jobs.

    tem la bons exemplos deste tipo de pessoa.se e que se pode chamar pessoa.

    o maior erro do steve foi contractar o CEO para a empresa dele.

    o karma deve estar a acontecer a BILL GATES.

    1. Avatar de MM
      MM

      Tás a brincar, certo? O gajo que berrava e tratava mal os funcionários que não estavam alinhados com ele e tu dizes que é exemplo?! LOL