Prepare a carteira! Fatura da eletricidade vai subir…

34 Comentários

O ano de 2024 está quase a chegar e com ele devem chegar algumas subidas que pesarão certamente na carteira. O preço da eletricidade vai aumentar já em janeiro, no mercado regulado. Saiba já de quanto será o aumento na fatura.

Prepare a carteira! Fatura da eletricidade vai subir...


Preço da eletricidade vai aumentar em 3,7% em janeiro…

Os preços da eletricidade, no mercado regulado, vão subir já no próximo ano e esta subida terá impacto imediato nas faturas de quase 950 mil consumidores. De acordo com as informações da SIC, o preço da eletricidade vai aumentar em 3,7% em janeiro, face a dezembro.

Pedro Silva, da DECO Proteste refere que…

Tudo está ligado à crise energética que ocorreu nestes dois anos. Temos esta má notícia para quem está no [mercado] regulado, o aumento na fatura será entre um a três euros por mês

No que diz respeito ao mercado liberalizado ainda não se sabe muito bem o que irá acontecer…

Os consumidores têm de estar atentos porque é um mercado complexo e as comunicações não são as melhores. Os comercializadores anunciam reduções no preço na energia, esquecendo-se das tarifas de acesso e é a partir desta componente que os preços podem aumentar

Para a DECO Proteste o mercado regulado não é atualmente a melhor opção para a carteira dos portugueses. O mercado liberalizado tem tarifas mais vantajosas.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Eu estou a pagar na Galp Energia em Bi-horário o seguinte tarifário:
    Fora Vazio 0.16 KWh
    Vazio 0.11 KWh

    Eu optei por este para colocar o carro a carregar a noite e ainda tenho mais 6 meses de contrato já agora quanto pagam vocês?

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Obrigou a contrato?
        Precisaram de ir lá a casa verificar ou foi tudo online, por esse preço daqui a 6 meses mudo.

        1. Avatar de Mapril
          Mapril

          Não tenho certeza absoluta, mas creio que a lei permite que o cliente rescinda o contrato a qualquer momento.

    1. Avatar de AJMS
      AJMS

      Paguei 0.06 kWh no mês passado, para Dez devo pagar 0.10 kWh, pela potência 0.13 ,mercado indexado/hora.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      eu pago 0.04 com a goldenergy + acp

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Isso é quase dado, como conseguiste esse preço?

      2. Avatar de Atento
        Atento

        Pagava!
        Com a atualização de taxas, continuando a ser mais económico, passou a pagar 0,063 em vazio e 0,132 em cheias.
        É um protocolo que a Gold Energy tem com o ACP e os sócios ACP pagam estes valores.
        Os valores serão atualizados no final do ano em função davariação do IPC.

    3. Avatar de Medina
      Medina

      A Galp é uma das mais caras.
      Não são honestos, anunciam uma tarifa e praticam outra.
      Estou no indexado, mês passado vazio 0.04 cêntimos, fora vazio 0.09.

    4. Avatar de mb
      mb

      Os contratos de electricidade não têm fidelização. Pode mudar de comercializador sempre que quizer.

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Todos os anos a mesma lenga lenga.

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O mercado regulado da eletricidade só foi vantajoso quando começaram aquelas subidas malucas da energia e a implementação da MIBEL. Depois quando passou o calor da coisa, deixou de ser vantajoso. Penso que só no gás natural possa compensar.

  4. Avatar de Redin
    Redin

    Quem tem Bitcoin em carteira não sente o poder do custo de vida. Somente a porcaria da moeda FIAT cria esse desconforto.
    HGSP.

    1. Avatar de Júlio Martins
      Júlio Martins

      o que é que isso tem a ver com o tema deste artigo ?????

      1. Avatar de Contador
        Contador

        Fanatismo. A necessidade de tentarem sentir-se superiores por alguma razão, mesmo que não faça sentido nenhum.

        1. Avatar de Redin
          Redin

          Ou será que é mais uma forma de te manteres ignorante perante factos?
          Quando um dia descobrires já é tarde de mais pra recuperar.
          No beneficio da duvida não confies, verifica.

  5. Avatar de pombo
    pombo

    então mas energia limpa e verde ia só trazer alegrias!! agora fica mais caro?

  6. Avatar de Raimundo Ontivares
    Raimundo Ontivares

    sim, nos gás ainda compensa

  7. Avatar de Maria Albertina
    Maria Albertina

    Qual é a melhor tarifa para uma família com 1 criança e um veículo elétrico? (2 TV, aquecimento elétrico, eletrodomésticos habituais, 2 frigoríficos )

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Simule no simulador da ERSE

    2. Avatar de Medina
      Medina

      Atualmente, mercado indexado com bi horário.

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Vou já encomendar mais um painel solar cada vez que aumenta é mais um que vem

  9. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Eu estou no mercado liberalizado. Sou cliente da EDP Comercial. Espero bem que a empresa não aumente os preços da eletricidade. Era uma grande ajuda que nos dava.

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Recebeste uma carta aqui á umas semanas que até vai baixar para os valores semelhantes ao inicio do ano (deste). Em agosto subiu e até foi bastante mas parece que o pessoal nem deu conta

      1. Avatar de Chico
        Chico

        Vão dar, quando receberem os acertos no final do ano.

  10. Avatar de luis nascimento
    luis nascimento

    andam para aí a mandar foguetes que tivemos meses em que quase a totalidade da energia ter sido produzida pela água luz ou vento e depois toma lá. eu compreendo que os sistemas eólicos solares e barragens custam dinheiro, mas, para o consumidor final é tudo a mesma m€rd@

    1. Avatar de Contador
      Contador

      Ahaha, isso é tudo poeira para os olhos e não interessa para nada. No fundo vais pagar mais e pagas! Ou achas que eles iam perder lucros lá porque a eletricidade vem toda da natureza? Isso é que era bom.

    2. Avatar de Aves
      Aves

      E em Portugal?! Os milhões que não podia render a extração de petróleo, carvão e gaz natural! Vai-se investir nas renováveis porquê?
      E fechou-se as centrais a carvão porquê? Fazia-se como na Polónia – extraía-se o carvão para as centrais. Ou fazia-se como nos EUA – fecharam centrais mas aumentaram as exportações de carvão, até para o Médio Oriente.

  11. Avatar de Miguel Oliveira
    Miguel Oliveira

    Fácil não vendem combustível fossil toca a taxar a electricidade! Ai queres carregar o carro quase de graça, vais ver o de graça. Bocadinho a bocadinho daqui a 10 anos estás a pagar mais 50€ de eletricidade. Este ano os Estados Unidos fizeram o maior investimento em energias renováveis, magnatas que ganharam milhões de dólares com petróleo… Aos anos que eu ando a dizer que o verde vai ser um grande marketing.

  12. Avatar de Costa
    Costa

    Até dia 31 de dezembro pago cerca de 0.04 na goldenergy + ACP + tarifa social. Já avisaram que em janeiro vai subir o preço base de 0.08 para 0.10 mais o tal acerto do acesso às redes. Em janeiro o indexado deve ser a opção mais em conta.