Prémio Nobel da Física com resultados comerciais

7 Comentários

A descoberta da magnetorresistência gigante (GMR), que deu hoje o prémio Nobel da Física 2007 ao francês Albert Fert e ao alemão Peter Grunberg, revolucionou a tecnologia dos discos rígidos de computador e teve influência directa em muitos objectos do dia a dia, como os leitores de MP3, os telemóveis ou os computadores portáteis.

Nobel da Física 2007


Os dois laureados descobriram a GMR em 1988, durante trabalhos desenvolvidos separadamente. Os dois também ganharam em conjunto o prémio Japão 2007 pelo seu trabalho.

A descoberta permitiu a nanotecnologia que teve um forte impacto nas tecnologias de informação e da comunicação, permitindo sobretudo produzir as cabeças de leitura que equipam hoje todos os discos rígidos.

Foi sobretudo graças a esta descoberta que foi possível conseguir a enorme miniaturização dos discos duros a que se assiste hoje em dia, diz o Comité Nobel em comunicado.

“A história do efeito GMR é uma demonstração muito boa de como uma inesperada descoberta científica pode originar tecnologias completamente novas que resultam em produtos comerciais”, escreve o comité.

As pesquisas neste domínio de nanociência continuam em forte expansão. Os cientistas conseguem, cada vez mais, guardar enormes quantidades de informação em espaços cada vez mais pequenos.

O efeito GMR é o resultado de uma grande resposta eléctrica proveniente de um pequeno estímulo magnético. Quando os átomos são colocados nas camadas magnéticas dos discos duros, interagem de modo diferente, o que permite armazenar uma maior quantidade de dados nos discos duros.

Isto é devido à propriedade intitulada “spin” dos electrões, uma das partículas que constituem os átomos. As variações de “spin” produzem as variações de resistência eléctrica usadas para armazenar os dados nas superfícies magnéticas.

A aplicação prática desta descoberta resultou num sem fim de aparelhos portáteis e de pequeno tamanho. Os exemplos são os telemóveis, pequenos computadores portáteis, leitores de música MP3 ou o iPod.

Mas permitiu também tudo o que implica uma grande quantidade de informação, como o YouTube, comentou Chris Marrows, um físico da Universidade de Leeds especializado no ramo da ciência chamado “spintronics”.

Os laureados receberão a 10 de Dezembro em Estocolmo uma medalha de ouro, um diploma e um cheque de 10 milhões de coroas suecas (1,08 milhões de euros), quantia que será dividida pelos dois.

No ano passado, o prémio Nobel da Física foi partilhado pelos norte-americanos John Mather e George Smoot por trabalhos sobre as radiações cósmicas que apoiam a teoria do Big Bang para explicar a origem do Universo.

FonteFonte: SIC

Partilhar:
Tags:

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de t@ndre

    É sempre um pouco dificil, principalmente em PT, fazer investigação com caracter comercial…. Falo com experiencia própria.. bem dificil!!!
    Por isso uma vez mais.. parabéns aos laureados 😉
    —————-
    sounatural.com

  2. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    Só tenho uma coisa a dizer. Obrigado !
    😀

  3. Avatar de t@ndre

    @Guerreiro
    és um dos laureados?? 🙂

  4. Avatar de Miguel

    Boas,
    Para quem for pai e tenha miúdos que gostem de física recomendo uma escola altamente : http://e-fisica.fc.up.pt/ .
    Isto é um pequeno curso de verão com os professores da Faculdade de Ciências do Porto e é simplesmente fantástico. O objectivo é motivar os jovens para a Física de uma maneira divertida e cativante. Este projecto é financiado pelo governo o que torna a semana toda ( com dormida. comida e tudo o resto ) por apenas 50 € ! Cinquente euros …
    Recomendo a toda a gente 😉
    http://e-fisica.fc.up.pt/

  5. Avatar de Sniffer
    Sniffer

    Vale dizer que essa pesquisa foi tese de PhD de um brasileiro. O “laureado” premiado foi orientador dessa tese desse brasileiro esquecido: Mario Norberto Baibich.

    Notícia aqui: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL147423-5603,00-PREMIO+NOBEL+EM+FISICA+PODERIA+TER+VINDO+PARA+O+BRASIL.html

  6. Avatar de _BlondieGirl_

    Ainda hoje, na aula de EO (electromagnetismo e óptica), o prof. andou a falar disto, cerca de meia hora. Dá que falar!

  7. Avatar de *K*
    *K*

    Epah blondies de LEIC é k nao…