Preços das gráficas Nvidia GeForce RTX 30 usadas aumentam até 200%

17 Comentários

Praticamente todos os dias temos assistido a uma rol de notícias completamente insanas no que respeita ao mercado das placas gráficas. As consequências da pandemia da COVID-19, a escassez de chips, a mineração de criptomoedas, a guerra da Rússia contra a Ucrânia, a inflação e muitos outros problemas são os principais fatores para este cenário.

E desengane-se quem acha que o pior já passou, pois segundo as informações mais recentes, os preços das placas gráficas usadas GeForce RTX 30 da Nvidia aumentaram em até 200%.



GPUs RTX 30 usadas estão 200% mais caras

Segundo as mais recentes informações vindas do mercado das placas gráficas, as GeForce RTX 30 em segunda mão estão a disparar para valores completamente megalómanos.

Quase parece que voltou a fase mais alta da mineração das criptomoedas, mas esta é uma atividade que já não precisa de placas gráficas. Portanto, a consequência desta situação foi uma enorme quantidade de placas gráficas usadas para serem vendidas em segunda mão. E tal como já aqui falámos, muitos mineradores do Vietname acabaram mesmo por vender estas GPUs na rua.

No início, as pessoas conseguiam comprar modelos da linha de gráficas Nvidia RTX 30 por valores extremamente baixos. Mas com os preços loucos a que os chips da nova gama GeForce RTX 40 se encontram à venda, muitos consumidores recorrem aos modelos da geração anterior. E, assim, já se encontram muitas gráficas desta linha da Nvidia com um aumento de preço a rondar os 200%.

Segundo os detalhes, as lojas começaram a devolver as unidades que não conseguem vender, tendo estas sido aceites às fabricantes. Mas os modelos que ficaram em stock estão a ser vendidos a preços completamente insanos.

O canal espanhol El Chapuzas Informatico mostra alguns exemplos desse aumento de preço, onde a GeForce RTX 3080 Ti pode chegar aos 839 euros e a RTX 3060 Ti aos 440 euros. E em Portugal o cenário é idêntico. Mas o canal revela ainda que no eBay, por exemplo, é difícil encontrar uma RTX 3080 Ti abaixo dos 700 euros e uma RTX 3060 abaixo dos 220 euros.

Também nos EUA estes chips gráficos RTX 30 aumenteram o seu valor em cerca de 200%.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Aproveitassem as campanhas da BF. Eu saquei uma RTX 3060Ti nova por 470€ há 15 dias, agora a passear no OLX, as usadas estão a 400-450€.
    Obrigadinho mas o risco de apanhar uma RTX 3060 que passou a vida a minerar…

    1. Avatar de TheMiner
      TheMiner

      As minhas passaram a vida a minerar, compradas novas e tenho a RTX 3080 a bombar no PC em gaming sem stress…
      Abres o olhos e confirmas a quem compras…

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    E usadas,vejam bem,usadas !! Eu nem dadas as queria,já deram tudo o que tinham a dar.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      “já deram tudo o que tinham a dar”??? Como assim? Não são suficientemente boas pra ti? wtf

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        A maior parte esteve a minerar,ninguém é burro para não saber isso.

    2. Avatar de Mig-21
      Mig-21

      Não são um carro nem uma mulher, ainda têm muito para dar 😀

      1. Avatar de WhiskasSaquetas
        WhiskasSaquetas

        A minha 1080 minerou ETH 3 anos e 10 meses 24h sob 24hrs e está aqui agora no gamming sem problema nenhum ….

  3. Avatar de Jose Paulada
    Jose Paulada

    Comprei a rx4080 para o meu desktop e não podia estar mais satisfeito. Finalmente gaming a 8k na tv de 88 polegadas é um must. Aconselho a todos

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Adoro o sarcasmo de certos posts.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Pff.. que é isso comparado com a minha 6090 numa TV de 150″ em 16K? Abaixo disso é para meninos

  4. Avatar de Jaime
    Jaime

    Eu preferi gastar 1000€ numa 3090 novinha na BF. Pensei numa da série 40 mas acho que para mim chega.
    Apesar de estarem até boas nunca confio em gráficas de segunda mão.
    Consegui a minha 3090 com fatura com NIF (algo que em segunda mão é difícil) e com garantia. Para mim o NIF conta muito!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Anda por aí muito “nif” com setups de refrigeração piores do que se estivessem a minerar. Vale o que vale.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Alguém anda a s NIF ar algumas coisas bem potentes…

  5. Avatar de secalharya
    secalharya

    Usadas…para minar. Grande parte delas estão em fim de vida.
    Não comprem!

  6. Avatar de Mario
    Mario

    Até podem aumentar 1000%< ninguém as compra.

  7. Avatar de José
    José

    usadas fiquem lá com elas para isso compro novo

    *https://www.pccomponentes.com/tarjetas-graficas/geforce-rtx-3060-series

  8. Avatar de Blaze
    Blaze

    Os preços baixaram, e claro há quem venda mais barato ou mais caro no olx… Entretanto comprei uma 3060ti por 300€, e uma 3080 por 500€. Não vejo o aumento de 200% que fala no artigo!? Só compra muito mais caro quem é burro!